Estudar e trabalhar de casa tem muitos contratempos, e um deles é a falta da estrutura básica que uma faculdade ou um escritório oferecem.
Agora para muitas pessoas, estar em um lugar específico, em uma hora específica para trabalhar, e principalmente estudar não é uma obrigatoriedade.
Aulas gravadas, conteúdos que você pode consultar quando quiser, prazos e não expedientes Tudo isso exigiu que você adote uma estratégia intencional para gerenciar sua produtividade.
É muita liberdade, e muita gente mete os pés pelas mãos quanto tem que administrar seu próprio tempo.
E se você falhar nisso, seus dias podem se encher de atividades que você não consegue dar conta.
O bloqueio de tempo é uma estratégia muito poderosa que pode ajudar você a gerenciar essa liberdade sem exigir que você mude drasticamente a forma como estuda ou trabalha.
Tudo o que você precisa fazer é reservar horários ao longo da semana para concluir todos os seus projetos.
E ela é particularmente poderosa porque já há comprovação científica de que planejar como você gastará seu tempo com antecedência, aumenta sua capacidade de concluir tarefas com eficiência e precisão.
É claro não vamos esquecer da lei de Parkinson segundo a qual:
“Quando temos um determinado intervalo de tempo para realizar uma certa atividade, inconscientemente tentamos preencher todo o tempo com a atividade, mesmo que desse para terminar em muito menos tempo. Lá no fundo de nossas cabeças o que passa é a ideia de que já que temos um pouco mais de tempo dá para fazer melhor.”
Ela é relevante porque o inverso também é válido. Ou seja, mesmo que o tempo que você estimar para concluir uma atividade não seja folgado, seu cérebro vai tentar otimizar o tempo para você cumprir o prazo da mesma forma.
Se quer entender melhor como essa técnica funciona veja este artigo onde entro em muito mais detalhes.
Mas aqui vamos ver como você pode usar o Bloqueio de Tempo como a base de um sistema de produtividade pessoal.
LISTE SUAS ATIVIDADES SEMANAIS
Tudo começa com seu compromisso de colocar no papel tudo que você pretende fazer numa determinada semana.
Afinal de contas:
“Se você não pode medir, você não pode controlar”
Peter Drucker
Não deixe nada de fora, coloque tanto seus projetos mais importantes, até coisas pequenas que fazem parte do seu dia a dia com verificar mensagens, estudar, fazer contatos e tudo o mais que você possa imaginar que consome seu tempo.
Se você não tem o hábito de colocar suas atividades do dia, e da semana semana, talvez você tenha alguma dificuldade para começar.
Se for o caso, tente usar a use a Matriz de Eisenhower para ter uma visão mais estruturada de suas tarefas categorizadas por prioridade.
Independente de como você vai gerar sua lista de atividades, você vai inevitavelmente encontrar várias atividades nas quais não havia pensado, incluindo atividades pessoais que deve realizar durante o dia de trabalho e estudos, como levar seu cachorro ao veterinário, fazer compras no supermercado.
Pode ser tedioso listar todas as tarefas; no entanto, o Bloqueio do Tempo exige que você tenha uma compreensão total de tudo com o que você vai gastar tempo durante sua semana.
AGENDE INTERVALOS AO LONGO DO DIA
Você provavelmente já percebeu como é fácil se distrair do que está fazendo, quando está estudando ou trabalhando de casa, e perder noção do tempo.
E aqueles 10 minutos de intervalo viram 2 horas de redes sociais.
Isso é péssimo.
Mas o contrário pode ser tão ruim quanto. Ou seja, ficar direto na sua atividade sem intervalos.
Intervalos são importantes. Sem intervalos você vai acabar se cansando e a qualidade de sua produção vai cair, muitas vezes sem você perceber.
E no final de um dia você só vai ter produzido metade do que seria capaz.
Há muita pesquisa sobre o momento ideal de fazer um intervalo. Na prática depende de cada pessoa, você deveria fazer um intervalo um pouco antes de cansar.
Na média, pausas a cada 50 ou no máximo 90 minutos são o ideal. Podem ser pausas pequenas de 5 a 10 minutos.
Portanto, se você está estudando 4 horas por dia, deve planejar de 3 a 4 pequenos intervalos ao longo do dia.
Algumas ideias do que fazer nesses intervalos:
-
Ligar para alguém com quem faz tempo que você não fala, e dizer que queria aproveitar esses 5 minutos do seu intervalo para saber como ela está. cuidado para não perder noção da hora..
-
Brinca um pouquinho com seu animal de estimação.
-
Fazer um lanche rápido.
-
Ler algumas notícias que interessem você, cuidado aqui também para não ter sua atenção sugada para o mundo digital.
Não importa o que você faça durante seus intervalos, contanto que isso tire sua mente do que estiver fazendo naquele momento, para que seu cérebro tenha a chance de relaxar e você possa retomar com uma energia revigorada.
CRIE BLOCOS DE TEMPO PARA CADA ATIVIDADE
Só agora é que a Técnica do Bloqueio de Tempo pode efetivamente começar a ser usada.
Depois de ter uma lista de todas as atividades que você precisa fazer, você pode finalmente começar a bloquear o tempo de seu calendário.
Esse calendário pode ser uma folha de papel, um calendário do tipo que se compra em livrarias ou um aplicativo para celular.
Desde que seja um único lugar e que você coloque tudo nele está tudo certo.
Comece colocando no seu calendário tudo que tem data e hora certa para acontecer na sua semana.
-
Aulas;
-
Reuniões;
-
Consultas Médicas;
-
Eventos.
Agora, nos outros itens da sua lista que não tem nem dia, nem hora certas para acontecer, mas que devem ser concluídos nesta semana, estime uma carga horária que você imagina que será necessária para concluí-los.
Aqui há duas possibilidades:
-
A atividade é rápida, 30 minutos, dá para fazer num dia, como ler o capítulo 1 de uma disciplina.
-
Preparar um seminário para a faculdade, neste caso, você pode achar que vai precisar de 1,5 horas. Aqui você pode dividir essa carga horária em dias, por exemplo 3 dias, 30 minutos por dia.
Ou seja, há tarefas que são apenas tarefas. Mas há algumas que você pode encarar como mini projetos.
Agora tudo que você precisa fazer é encaixar essas atividades nas lacunas de sua agenda. Naqueles espaços livres durante a semana onde essas atividades cabem.
Por exemplo, se você tem duas horas de almoço mas só precisa de 1,5 horas para almoçar, então na sua agenda você tem 30 minutos livres todo dia para fazer o que quiser.
No exemplo acima você poderia na segunda-feira ler o capítulo 1 da disciplina, e nos 3 dias seguintes (terça, quarta e quinta), preparar o seminário da faculdade, 30 minutos a cada dia.
Independente de serem tarefas pequenas ou miniprojetos você tem que ter duas coisas em mente:
-
Qual é a urgência de cada projeto? Reserve um tempo para concluir suas tarefas de maior prioridade no início da semana para que eventos inesperados não o atrapalhem.
-
Identifique os momentos do dia em que sua energia está em alta? Se você rende melhor pela manhã, reserve as horas da manhã para seus projetos que exigem mais foco e passe as tardes fazendo reuniões, respondendo a e-mails e outras tarefas que exijam menos energia mental.
Uma dica importante é pegar seus blocos de tempo durante o dia, e dividir em duas categorias.
-
Blocos rápidos: Use os blocos rápidos, onde você tem pouco tempo para fazer algo para dar conta de atividades que não exijam muito sua atenção. Coisas operacionais, que podem ser feitas rapidamente.
-
Blocos longos: use os blocos de tempo do seu dia onde você vai ter mais tempo para tarefas que exigem sua atenção e concentração.