A sobrecarga de trabalho é um lugar comum para uma quantidade crescente de pessoas. Ela vem do fato de assumirmos muitas responsabilidades e depois não sermos capazes de gerenciá-las. Isso pode ser devido ao medo de perder o emprego, pela vontade de crescer rápido na carreira ou, às vezes, pela nossa inabilidade de simplesmente dizer não.
Independente da razão, o resultado disso é um estresse crescente em nossas vidas e que compromete nossa produtividade e saúde.
Aqui estão 6 passos que podem ajudar a administrar melhor sua carga de trabalho de forma a mantê-la dentro de níveis mais gerenciáveis.
#1 Gerencie seu tempo
Quando você investe seus esforços nas sua capacitação, surgem novas oportunidades profissionais. Mais experiência, mais responsabilidades, mais confiança em você e portanto, mais trabalho.
É aqui que aprender a gerenciar melhor seu tempo entra, pois mesmo que não haja tempo para fazer tudo, se você aprender a priorizar, haverá tempo ao menos para fazer o que é realmente importante.
E é possível fazer o que é realmente importante quando você identifica as prioridades de sua vida e se concentra nelas. Se você priorizar, os resultados vão aparecer nas áreas que fazem a diferença.
Isso significa que você terá que deixar tarefas que não são de alta prioridade para depois, ou mesmo abandoná-las completamente. Você é a melhor pessoa para saber quais tarefas merecem sua atenção.
Portanto, tire um tempo para refletir sobre elas antes de começar a fazê-las.
#2 Se livre de maus hábitos
É fácil deixar que seus hábitos consumam seu tempo, mas nem todo hábito é saudável para você ou para sua carreira.
Muitos desses hábitos são pequenos e não consomem mais que alguns minutos do nosso tempo, individualmente. Conversar um pouco com colegas de trabalho, responder algumas mensagens, navegar na internet, dentre outras. O problema é que eles se acumulam e viram horas e horas.
Mas antes de fazer qualquer coisa a respeito, é importante que você identifique quais dos seus hábitos desperdiçam um tempo precioso para você.
Se você não sabe como começar, a melhor forma é, simplesmente, colocando por escrito tudo o que você faz durante o dia. Todo dia! Se você fizer isso consistentemente, com muito pouco tempo, você verá com clareza quais as atividades que consomem seu tempo.
Caberá então a você decidir quais atividades você deve interromper, ou ao menos, controlar melhor, para ganhar tempo naquelas atividades que fazem a diferença.
#3 O mais importante primeiro, o menos importante depois, elimine todo o resto
Mas, mesmo depois de ter separado o que é importante do é que um desperdiçador de tempo, a lista de coisas a fazer pode ser grande. Há sempre a possibilidade de não dar tempo para fazer tudo.
O que fazer? PRIORIZE!
Veja a lista de tarefas que você se comprometeu a fazer hoje, nesta semana ou no final de semana. Avalie todas! Numere tudo em ordem crescente 0,1,2,3…. Onde zero é menos importante.
Feito isso, se concentre em cada uma, UMA A UMA, da mais importante até a menos importante. Ao final do dia, mesmo que não tenha concluído tudo o que planejou, a sensação será a de que ao menos, algo realmente importante foi realizado.
ALERTA: Mesmo com todos esses cuidados, é possível, que uma tarefa que sobreviveu aos seus critérios de filtragem, mais tarde se mostre desnecessária ou perca sua importância. Cuidado, não perca tempo fazendo o que não é mais necessário. Se isso acontecer, elimine a tarefa e canalize esse tempo para algo importante.
#4 Distribua sua carga, assim ela ficará mais leve
Mesmo com todas as estratégias acima, vez por outra, você ainda sentirá que há menos horas no dia do que você precisaria para dar conta de suas responsabilidades. Todo mundo precisa de ajuda e você não é diferente.
Aprenda a delegar!
Mas se você está pensando:
“Se eu tivesse um cargo de liderança na empresa isso seria até fácil, mas não é meu caso.”
Vale a pena lembrar a definição do verbete delegar no dicionário:
de·le·gar – Conjugar
(latim delego, -are, delegar, confiar)
verbo transitivo
-
Dar delegação a.
-
Transferir poder, função, competência, etc. a outrem, que passa a poder representar e agir em nome de quem transferiu esse poder, função, competência, etc.
-
Incumbir, cometer, confiar.
Muito boa as dicas professor, algumas eu já pratico, mas aprendi algumas novas também!
Iniciei recentemente a leitura aqui no Blog, e já estou enriquecendo de conhecimentos para por em prática, muito Obrigado!
OI Rafael, mas é assim que nossos grandes progressos acontecem. Um conhecimento aqui, uma ideia alí e quando menos percebemos, somos uma pessoa muito diferente daquela que éramos e um pouco mais próximas daquela que desejamos ser.
Prezado, Jaélison
Como sempre, suas dicas estão sendo enriquecedoras e valiosas. Nós estudantes, estávamos precisando de uma plataforma como esta, 100%digital e de fácil acesso. Aos colegas, só posso dizer que sigam e coloquem em prática as dicas que estão sendo compartilhadas por esse grande Mestre, pois os resultados com certeza virão, é apenas questão de tempo, é consequência.
Forte abraço.
Leandro Dayvison
Oi Leandro,
Obrigado por suas palavras. Essa é realmente a ideia, criar uma plataforma não só para compartilhar conhecimento mas aproximar as pessoas com interesses comuns.
ótimas dicas professor, suas dicas e experiências será minha alimentação diária nos estudos, parabéns.
Obrigado Cássio e bem-vindo. Vamos continuar a trocar experiências e informações para contribuir como o crescimento pessoal e profissional da nossa comunidade. Um abraço.