O mercado de trabalho está mudando muito rápido, tanto para quem é jovem, quanto para quem é maduro. Essa é uma realidade que vale para todo mundo. A tecnologia e a automação contribuíram muito para isso.
Funções novas aparecem de um dia para outro, posições antigas mudam tanto, que estão quase irreconhecíveis e alguns cargos, simplesmente não fazem mais sentido e tendem a desaparecer, se é que jã não desapareceram.
-
Qual foi a última vez que você precisou da ajuda de uma pessoa, de carne e osso, para entrar ou sair de um estacionamento?
-
Você ainda vai a um banco pagar suas contas e conversar um pouco com a pessoa que está no caixa?
Excelente Conteúdo, me ajudou bastante.
Jaélison, muito bom o conteúdo!
O texto acima, além de trazer novos conhecimentos, nos ajuda a refletir sobre nossas capacidades, o quão preparados estamos e o quanto precisamos nos capacitar.
Ao lê-lo, lembrei de um texto que li recentemente falando sobre o que significa ser um “Polímata”, a importância de ser um e como se tornar.
Polímata é aquela pessoa que sabe muito sobre várias coisas. Sabe mesmo, estuda, pesquisa, se aprofunda no assunto. Como exemplo o texto fala sobre Leonardo da Vinci, que além de ser um grande pintor, foi escultor, arquiteto, engenheiro, inventor, físico, a lista é longa. Muitos o considera o maior gênio da história da humanidade, justamente por tantas competências.
E o fato mais interessante é que ele mandava bem em tudo que fazia. Talento ? Com certeza ele tinha muito e de sobra. Mas o grande segredo era a curiosidade apaixonada que ele possuía por adquirir novos conhecimentos.
Acredito que com essas suas dicas e, bastante empenho, podemos nos tornar um “Polímata”, e consequentemente, ser mais atrativo para o mercado de trabalho, como seu texto nos ensina.
Forte abraço.
Primeiro obrigado por aumentar meu vocabulário Leandro :), não conhecia o termo polímata. Mas tem tudo a ver com o que proponho neste testo. E as coisas estão ainda mais difíceis atualmente pois o volume de conhecimentos que precisamos e que são considerados básicos só aumenta. Saber edição de textos, planilhas eletrônicas, ferramentas de comunicação remota, vídeoconferência, são conhecimentos considerados básicos. Ou seja, temos que ser pessoas polímatas ao quadrado somente para maternos nossas competências atualizadas :(. E como vocÊ bem disse, precisamos ter um compromisso muitos sério com nossa capacitação para sermos o mais atraentes possíveis para o mercado. Obrigado por sua contribuição.