Bloqueio de tempo é uma estratégia de gerenciamento de tempo aparentemente contra-intuitiva mas que pode ajudar você a manter o foco e aumentar sua concentração.
Pare um pouco e reflita como você normalmente dá conta das suas listas de tarefas.
Para a maioria das pessoas, o procedimento é escolher uma tarefa da lista, se concentrar nela até que esteja pronta e passar para outra. A exceção é se acontecer algum imprevisto ou urgência que obrigue você a parar.
E de tarefa em tarefa o processo se repete.
É uma maneira bastante comum fazer as coisas, mas será que é a mais eficaz?
Há algumas coisas que podem comprometer esse forma de resolver suas tarefas:
-
Talvez a tarefa seja tão longa que você não vai ter mais tempo ao longo do dia para fazer mais nada;
-
Talvez ela é tão chata que você vai fazer de tudo para adiar antes de começar.
Em situações como essa dividir seu dia em compartimentos de tempo vai ajudar você a dar conta de suas responsabilidades sem aquele gosto amargo na boca quando o dia termina e você deixou um bocado de coisas por fazer.
COMO O BLOQUEIO DE TEMPO FUNCIONA?
Um Bloqueio de tempo diz respeito aquele período de tempo que você reserva para dar conta de uma determinada tarefa ou compromisso. Ao final daquele período de tempo você cria um bloqueio, uma barreira, que impede que aquela atividade prossiga além dali.
Uma crítica possível a técnica do Bloqueio de Tempo é a de que nem toda atividade vai estar pronta dentro daquele período de tempo. Pode haver todo tipo de imprevisto e você simplesmente precisar de mais tempo.
Essa técnica se aproveita do fato das pessoas superestimarem o que podem fazer em um dia, e subestimam o que podem fazer em alguns dias.
Imagina por exemplo que o quarto de uma pessoa esteja uma bagunça. Até ela já está tendo dificuldade de se locomover dentro do quarto. Quanto mais achar suas coisas.
A questão está tão séria que essa pessoa decide que terá que arrumar o quarto. Neste momento ela tem duas opções: a) Tradicional ou b) Bloqueio de tempo.
Se ela optar pela tradicional, ela vai tirar uma manhã ou mesmo um dia para pegar direto e resolver o problema do quarto.
Se ela optar pela Técnica do Bloqueio do Tempo ela vai tirar, digamos, 15 minutos todos os dias para arrumar alguma coisa no quarto, até que esteja tudo pronto. Durante esses 15 minutos ela vai fazer o melhor que puder e pronto.
A desvantagem da técnica tradicional é que além de você não poder fazer mais nada nesse dia, é possível que você vá cansando ao longo do dia, e no final da arrumação esteja com muito menos cuidado na qualidade do que está fazendo.
Apesar da Técnica do Bloqueio do Tempo ter a desvantagem de consumir alguns dias para terminar uma coisa, que poderia ser resolvida em um dia, ela tem algumas vantagens muito importantes, se você está atrás de fazer mais e com mais qualidade.
-
Como você reserva apenas uma parcela do seu dia para uma determinada atividade, você tem como dar atenção a outras coisas ao longo desse mesmo dia;
-
Como o tempo que você fica na atividade é relativamente pequeno, você não compromete sua atenção, concentração e principalmente a qualidade do que está fazendo.
O QUE FAZ ESSA TÉCNICA ESPECIAL?
A Técnica do Bloqueio de Tempo é uma tática projetada para ajudar você a manter o foco e fazer algum progresso sistemático em suas atividades.
E ela consegue isso porque obriga você a mudar a sua atenção das tarefas, e agora se concentrar no tempo que tem para realizá-las.
Ao fazer isso, você convida a Lei de Parkinson para sua vida. A Lei de Parkinson é um princípio psicológico que identificou que quando temos um determinado intervalo de tempo para realizar uma certa atividade, inconscientemente tentamos preencher todo o tempo com a atividade, mesmo que desse para terminar em muito menos tempo. Lá no fundo de nossas cabeças o que passa é a ideia de que já que temos um pouco mais de tempo dá para fazer melhor.
Você já deve ter sentido o efeito da Lei de Parkinson em sua vida.
Você tem duas horas para fazer um seminário. Você termina o texto dos slides em 15 minutos. E depois passa uma 1:45 só ajustando imagens, cores e fontes da apresentação.
Uma professora deu 30 dias para você terminar um determinado trabalho. Dava para terminar em uma semana, mas você acaba levando os 30 dias para terminar porque foi adiando já que tinha mais tempo.
Ou então, você decide que vai comprar um presente diferente para sua mãe no aniversário dela daqui a 6 meses. Mas na prática, sai 2 dias antes para comprar o presente.
Voltando ao exemplo da arrumação do quarto, se você não tiver bloqueado um determinado período de tempo para a atividade, é bem possível que aconteça o seguinte:
Você olhe em volta, vê toda aquela desorganização, se desanima e dá um jeito de procrastinar. Como você tem o dia todo, pode começar mais tarde. E mesmo depois que começa, como não tem uma hora certa para terminar, acaba levando mais tempo do que precisa, porque fica dando paradinhas para ver as redes sociais e responder mensagens instantâneas.
Agora imagine que você só tivesse se dado 15 minutos para realizar o máximo de arrumação que pudesse. Será que você perderia tempo com essas coisas. Provavelmente não, são apenas 15 minutos, você precisará se concentrar ao máximo para deixar ao menos alguma coisa pronta.
Quando você age assim, a Lei de Parkinson ainda está presente, só que dessa vez a seu favor, você vai continuar fazendo o máximo para preencher 100% do seu tempo, só que desta vez são apenas 15 minutos.
VANTAGENS DA TÉCNICA
Neste ponto, você já de ter percebido que criar um prazo artificial para terminar uma determinada atividade, cria um senso de urgência autoimposto. Essa talvez seja a maior vantagem relacionada à Técnica do Bloqueio do Tempo, mas certamente não é a única.
Outras vantagens que vale a pena você considerar são:
VANTAGEM #1: FOCO MAXIMIZADO
É inevitável que sua atenção seja potencializada quando você reserva um compartimento de tempo limitado para uma determinada atividade. A escassez do tempo não permite que você se distraia demais, sob o risco de acabar realizando muito menos do que seria capaz, fazendo coisas com má qualidade.
Uma pessoa comum perde a atenção a cada 40 segundos. Imagine o que uma pessoa é capaz de produzir se for capaz de concentrar sua atenção por períodos de tempo bem maiores que isso.
VANTAGEM #2: MELHORIA CONTÍNUA
A maioria das pessoas não reserva um tempo para avaliar seu desempenho ao final do dia. Muitas vezes o final do dia trás a frustração de observarmos quanto ficou por fazer.
No entanto, avaliar o progresso feito ao longo do dia é essencial para identificar acertos, e repetí-los, e erros, para evitá-los.
Como esses compartimentos de tempo vão se repetir ao longo do tempo, a cada novo início você tem a oportunidade de avaliar como vem sendo seu desempenho até alí.
“Minha produtividade está satisfatória? Se não, então perdi apenas alguns momentos hoje, posso tentar melhorar amanhã.”
“Qualidade do que venho produzindo é boa? Se sim, posso refletir sobre o que contribuiu para isso. Se não, posso refletir sobre o que está comprometendo minha qualidade e melhorar na próxima vez. ”
VANTAGEM #3: NÃO HÁ MAIS GIGANTES ASSUSTADORES
Muitas vezes o problema de determinadas atividades não é sua complexidade, mas suas dimensões.
Quando temos que lidar com algo de grande envergadura, como o trabalho de conclusão do curso ou um relatório anual, o simples volume de trabalho associado a essas atividades já é o suficiente para ser intimidados.
Tão intimidadores que às vezes as pessoas sequer dão o primeiro passo.
Os bloqueios de tempo são úteis aqui também, pois permitem que você divida seu progresso ao longo do tempo tempo, em pequenas responsabilidades, ao invés de entrar no tudo ou nada de uma única vez.
“Vou tentar fazer o máximo que puder na próxima hora para o meu Trabalho de Conclusão de Curso”, é muito, muito, muito menos intimidador do que “Vou me sentar aqui e só levanto quando todo o TCC estiver pronto”.
Concorda?
O EFEITO TITANIC
Em um determinado momento, os tripulantes do navio Titanic entenderam que não havia como evitar o naufrágio, e que nem todo mundo seria capaz de escapar, e que o tempo era mínimo, inclusive, para salvar quem poderia ser salvo.
Quando essa limitação de tempo calou fundo em todo mundo, o que tinha que ser feito ficou claro, a tripulação tinha de priorizar suas ações. Fazer o que fosse possível no tempo que ainda tinham.
Trabalhar ou estudar dentro de restrições rígidas de tempo força você não somente a se concentrar, mas principalmente a priorizar. A entregar o que melhor puder no pouco tempo que tem. Isso pode até significar que alguns itens acabem não sendo feitos. Mas vai ajudar também a garantir que o que foi realizado será o que há de mais essencial. A escassez de tempo obriga você a canalizar o máximo do seu tempo e atenção para completar ao menos o que é essencial dentro daquele tempo que reservou.
A pior coisa que você pode fazer quando tem um projeto muito importante para terminar, é dar para esse projeto todo o tempo do mundo até que ele fique pronto.
Limite seu tempo, priorize suas ações e obtenha resultados muito melhores.
VENÇA OS OBSTÁCULOS E COLOQUE A TÉCNICA EM AÇÃO
Talvez você tenham se convencido até aqui das vantagens da Técnica do Bloqueio de Tempo, e esteja até considerando tentar.
Mas existe uma pergunta que precisa ser respondida antes de você colocar esa ideia em prática.
Qual o grau de dificuldade de colocar isso em prática?
Bem, não vai ser imediato.
Principalmente se você se acostumou a se concentrar na tarefa e não no tempo reservado para ela.
Mas qualquer nova técnica que você queira adotar em sua vida tem a chamada curva de aprendizado, ou seja, o tempo que você precisa para se acostumar com alguma nova prática.
Basicamente, se você persistir vai superar essas dificuldades iniciais, vai se acostumar com esse novo modo de pensar. Mas não do 0% para o 100%. Vá crescendo aos poucos.
Para ajudar você aqui estão 7 dias para acelerar a adoção dos Bloqueios de Tempo nas suas atividades diárias:
-
Escolha apenas um dos seus projetos para aplicar a Técnica do Bloqueio de Tempo. Quando dominar a técnica pode usar em quantos projetos desejar.
-
Em vez de começar com um projeto assustador, selecione uma tarefa ou trabalho relativamente pequeno – algo que você possa concluir em um curto espaço de tempo.
-
Da mesma forma, defina intervalos de tempo curtos ao começar. Para começar, nenhuma atividade deveria passar de 15 minutos, 20 no máximo. Isso já é um bom começo.
-
Cronometre o tempo que reservou.
-
Mas aqui está a parte realmente difícil: Durante seu Bloqueio de Tempo, não veja televisão, não assista vídeos no youtube, não consulte suas redes sociais, não olhe suas mensagens. Não faça nada que não seja essa única atividade.
-
Quando o tempo acabar, pare de trabalhar. Só retome essa atividade no dia seguinte.
-
Antes de começar uma nova atividades análise como se saiu, e principalmente se precisa fazer algum ajuste para a próxima vez. “Talvez você tenha dado tempo de menos? Talvez você tenha reservado tempo demais?” ”
COMECE COM O QUE TEM, E MELHORE COM O TEMPO
Lembre-se:
-
Concentre-se na tarefa em questão, evite ao máximo distrações;
-
Deixe os projetos menos intimidadores dividindo-os em blocos de tempo ao longo dos dias;
-
Faça pelo menos algum progresso em projetos que pareçam intimidadores;
-
Evite começar pelas tarefas fáceis primeiro, priorize o que é importante;
-
Ao terminar avalie o que funcionou e principalmente o que pode ser melhorado para a próxima vez;
A ideia de se concentrar no tempo reservado para uma tarefa, ao invés de se concentrar na tarefa até que ela esteja completamente concluída, não é como a maioria das pessoas. Por isso mesmo pode parecer contra-intuitivo.
Mas a Técnica Bloqueio de tempo é, na verdade, bastante direta e fácil de implementar. Ela vai lhe dar mais controle sobre seu tempo, mais energia para cada tarefa, e resultados mais consistentes ao longo do tempo.