Ferramentas Mentais

UMA LIÇÃO SEM PREÇO: MELHOR UM POUCO TODO DIA, DO QUE MUITO DE VEZ EM QUANDO

Consistência
substantivo feminino
SENTIDO FIGURADO:
– estado ou caráter de que tem coerência,
credibilidade,
estabilidade.
– firmeza de pontos de vista
ou de caráter; persistência.
LÓGICA:
– ausência de contradição,
coerência lógica em um pensamento,
doutrina ou proposição.

Em outras palavras, ser consistente, é alinhar suas ações à princípios que tenham credibilidade, sejam coerentes e representem um ponto de vista bem definido.

Pode até que ser a consistência não dê conta de tudo na vida, mas certamente dá conta de muita coisa.

Com a enorme variedade de tentações no meio do caminho, até as pessoas mais talentosas pode escorregar em seus propósitos e não atingir suas metas. Nesses momentos, a consistência pode ser o bote salva-vidas que faz toda a diferença.

Se você quer avançar sistematicamente nos seus planos para esse ano, vale a pena analisar todas as vantagens que abraçar a consistência podem lhe trazer.

CONSISTÊNCIA GERA CONSISTÊNCIA

stand alone 3083450 640

Quem um dia já procrastinou sabe que o difícil é começar. Quem procrastina se concentra em não começar. Para não começar nossa criatividade não tem limites.

Você sabe que tem que tirar o domingo para estudar para uma prova, mas antes de começar lembra que primeiro tem que arrumar o escritório. Enquanto está nisso aproveita para arrumar o quarto. E como já separou as roupas, aproveita também para colocar elas para lavar.

Depois de tudo pronto, antes de começar a estudar, para um pouquinho para descansar assistindo alguma coisa na televisão, e como chegou a hora do almoço deixa para estudar de tarde.

E de tarde o ciclo começa novamente.

Se você deixar o espaço vazio, coisas sem importância vão ocupar ele, se você preencher todo o seu tempo com coisas importantes vai viver em sobrecarga.

laptop 3087585 640

Como resolver esse dilema?

Que tal abraçar a rotina para sua vida? Rotina tem uma conotação muitas vezes negativa. Algo repetitivo e chato. Mas repetição é uma base importante da excelência. Isso vale para tudo.

Se você estuda inglês duas vezes por semana, semana após semana, ao final de alguns anos, você, inevitavelmente, vai falar inglês.

Se você vai para a academia todo dia, de segunda à sexta, e corre nos finais de semana (sábados e domingos), você vai, inevitavelmente, entrar em forma, depois de uns três meses você já verá resultados.

Se você está acima do seu peso ideal e cortar totalmente doces de sua dieta, inevitavelmente, você notará os efeitos na balança em um mês ou mesmo menos.

O compromisso com uma rotina traz resultados inevitáveis. Por que não adotar uma rotina para cada uma das coisas importantes de sua vida? Separe dias e horários para tudo que é importante para você, se comprometa com esses agendamentos e seja consistente na hora de cumprí-los, e, inevitavelmente, você vai atingir qualquer objetivo que planeje.

CONSISTÊNCIA É MAIS IMPORTANTE DO QUE METAS

bulls eye 1044725 640

Imagino que essa parece uma afirmação exagerada. Como se eu estivesse dizendo que você deve começar mesmo sem saber onde quer chegar.

man 1245658 640

Algo parecido com o que acontece em Forrest Gump – Contador de História. Num determinado momento do filme o personagem principal, Forrest Gump, decide começar a correr, sem razão e sem destino. Ele correu por 3 anos, 2 meses, 14 dias e 16 horas. Ele dormiu, quando ele precisava, ele comeu quando estava com fome e ele ia ao banheiro quando sentia vontade. Depois desse tempo ele simplesmente parou e foi cuidar de outros aspectos de sua vida.

Não é nada disso, o que estou dizendo é que  o processo é muitas vezes mais importante do que o objetivo – o que você faz todos os dias é na realidade o que garante que você vai atingir aquilo que planejou realizar.

Não seja como muita gente que passa um tempo enorme planejando, mas não dedica um dia sequer fazendo.

Você pode aspirar ser um destaque em sua universidade, ou você pode estudar todos os dias por 30 minutos antes de dormir, de domingo à domingo, chova ou faça sol.

Você pode sonhar em um dia dar palestras eletrizantes ou você pode ensaiar na frente do espelho do banheiro por horas a fio até sentir segurança.

Suas aspirações só se materializam se você as transformar em ações concretas e muitas delas precisam de consistência para dar frutos. Uma só vez não vai ser suficiente.

CONSISTÊNCIA AUMENTA SUA CRIATIVIDADE

children 593313 640

Quando você adota a consistência como uma rotina em sua vida, e se compromete com algo, mesmo que tenha apenas uma  ideia vaga de onde quer chegar, você na realidade se coloca no caminho de uma série de dificuldades que não pode imaginar.

E quando elas acontecerem terá de pensar em soluções criativas para superá-las.

Trabalho constante gera inspiração constante.

Não se preocupe, o saco das suas ideias não tem fundo. Quando você está trabalhando regularmente em coisas que são importantes, você vai desenvolver as estratégias para contornar as dificuldade.

1) Sempre procrastino por que meu escritório está bagunçado na hora que vou trabalhar (Solução criativa: arrume o escritório no dia anterior).

2) Sempre perco a hora da academia por que levo muito tempo me arrumando para sair (Solução criativa: use a roupa da academia como se fosse um pijama, assim quando acordar é so escovar os dentes, agarrar  uma fruta e sair).

3) Não consigo me concentrar nos dias que separei para estudar por conta das interrupções do celular (Solução criativa: Desligue as notificações dos aplicativos que lhe atrapalham, ao menos nos períodos que precisa se concentrar).

Observe que essas soluções não são nem tão criativas assim não é? Mas elas me ajudam a ilustrar o ponto de que se você trouxer consistência para sua vida, e realmente se comprometer com a rotina decorrente dela, você será capaz de criar estratégias para vencer os empecilhos do caminho.

CONSISTÊNCIA AJUDA VOCÊ A SER MAIS BRILHANTE

learn 2405206 640

Digamos que você tem um artigo para produzir para sua pós-graduação. Digamos ainda que você tem 5 meses para produzir o artigo.

Existem duas maneiras de abordar esse problema…

Estratégia 1: Estudante convencional

Se você adotar uma postura convencional para esse problema, não seria surpresa se você deixasse para pensar seriamente no seu artigo faltando duas semanas para a entrega.

Se você agisse assim, é possível que seu artigo fosse reprovado.

É até provável!

Mas também é possível que ele seja aprovado.

O que é improvável, é que um artigo desse tipo, seja categorizado como brilhante pela comissão julgadora.

Concorda?

E isso não tem a ver com sua capacidade de ser brilhante ou não. Tem a ver com o tempo que você se dedicou a ele. Se deixou tudo para a última hora, você possivelmente teve que aproveitar ao máximo tudo o que produziu. Aproveitou as partes boas, claro. Mas teve que aproveitar as partes ruins também, pois não teve tempo de substituí-las por outras boas.

Estratégia 2: Abordagem de consistência

Agora imagine que você tivesse adotado o projeto de seu artigo de conclusão de curso como um Projeto de Consistência. E tivesse seguido uma rotina rigorosa de produção de conteúdo ao longo desses 5 meses.

Não se iluda, com mais tempo você terá a chance de produzir um volume maior de tudo, coisas ruins e coisas boas. Mas a consistência lhe dará o tempo necessário para descartar o que é ruim e produzir coisas boas no lugar. Assim não terá que aproveitar conteúdos de baixa qualidade, poderá simplesmente descartá-los.

Nesse caso, não só você teria seu artigo aprovado, mas também, não seria uma surpresa se ele foi categorizado como brilhante.

Consistência alivia você do fardo de fazer bem feito da primeira vez, e lhe dá espaço para respirar e entregar resultados impressionantes.

CONSISTÊNCIA CRIA UM SENSO DE RESPONSABILIDADE

cohesion 1156942 640

Quando você adota consistência de ações, você passa a trabalhar de trás para frente a partir de sua programação. Isso cria restrições naturalmente.

Ou seja, você se compromete com os resultados, e depois tem que se virar para fazer acontecer. Custe o que custar. Desagrade a quem desagradar.

Marta: Vamos para a festa de Fernanda?
Roberto: Quando é?
Marta: Sexta-feira?
Roberto: Que horas termina?
Marta: Lá para as 3 da manhã no máximo.
Roberto: Que pena, não dá para ir.
Marta: Por que?
Roberto: Porque nos sábados tenho de
sair de 5 da manhã para treinar
minha corrida para a maratona
que vou participar e
tenho que ter descansado.
Marta: Não dá para queimar só essa vez?
Roberto: Não, não dá não.
Marta: Você é um chato!
Vai acabar envelhecendo sozinho.

E como você pôde ver pelo diálogo acima, você pode criar algumas inimizades pelo caminho também.

E é por isso que suas ações, tem que ser consistentes com seus objetivos de vida, para que essas decisões que se façam necessárias, sejam mais fáceis de serem tomadas.

Se Roberto não tivesse um objetivo maior de vida, jamais faltaria à festa de Fernanda. Mas como tem um objetivo claro, vai faltar, sem um pingo de peso na consciência.

Também não caia na armadilha de pensar que algo que se repete é repetitivo.

No exemplo acima, Roberto corre todo sábado, ele repete essa rotina semanalmente. Mas a rotina dele não precisa ser repetitiva. A cada sábado ele vai estar um pouquinho diferente do sábado anterior.

– A cada sábado ele vai conseguir correr mais.
– A cada sábado ele vai poder escolher um caminho diferente.
– A cada sábado ele vai poder definir se o treino será de resistência ou velocidade.
– A cada sábado ele vai investir em alguma área da habilidade que ele quer desenvolver.

Até que chegue o dia em que ele pode colocar tudo isso junto a seu favor para completar a maratona que tanto almeja.

Você pode aplicar a mesma lógica para qualquer meta. Traga consistência para sua rotina e atingir a meta passa a ser um consequência.

ENCONTRANDO O SEU RITMO PESSOAL

metronomes 812679 640

Até aqui falei muito de TODO DIA, TODOS OS FINAIS DE SEMANA. Isso pode causar uma confusão entre constância e frequência. Para ter consistência você precisa de constância, mas a frequência cabe a você definir. Ela deve se adequar à sua realidade e ao seu ritmo.

Talvez você não possa estudar inglês duas vezes por semana, mas dê conta de uma vez de quinze em quinze dias. Talvez não seja possível estudar todos os dias por trinta minutos após chegar em casa de noite, mas talvez você consiga estudar por 3 horas seguidas de duas em duas semanas.

Quando comparados com uma frequência diária, blocos intercalados por dias ou semanas podem parecer que não são capazes de  produzir resultados com a mesma qualidade.

Mas cuidado para não ignorar o Poder do Efeito Composto. No livro O Efeito Composto de Darren Hardy ele entra em detalhes do poder dos pequenos ganhos em nossas vidas.

kindle 8 geracao preto com wi fi 4gb tela 6 de alta definicao sensivel ao toque e bateria de longa duracao 9600956
[Transparência: sou afiliado do programa da Amazon.]

Não tenho ciência de haver no mercado uma versão traduzida deste livro, há uma versão resumida para o leitor eletrônico da Amazon Kindle .

Você pode ter acesso ao resumo do livro no link baixo:

[Transparência: sou afiliado do programa da Amazon.]

Opcionalmente você pode ouvir o resumo do livro no vídeo baixo:

https://www.youtube.com/watch?v=z5E4RurANhw

Vamos fazer os cálculos para ver se isso funciona mesmo?

Vejamos com isso funcionaria no exemplo do artigo de conclusão do curso que dei acima.

Digamos que você só consegue se comprometer com 2 horas nos domingos e 2 horas nos sábados para escrever seu artigo.

São 4 horas por final de semana, logo 16 horas por mês. Ao longo de 5 meses você terá dedicado 80 horas ao seu artigo.

Parece muito, parece pouco?

Vamos comparar isso com a situação de quem deixou para fazer o trabalho quando faltavam apenas duas semanas para o prazo. Para essa pessoa investir o mesmo número de horas no seu artigo ela teria que trabalhar durante 14 dias e totalizar as mesmas 80 horas de trabalho, isso dá quase 6 horas por dia durante essas duas semanas.

Eu me pergunto se alguém que não teve tempo nos finais de semana, ao longo de 5 meses, para preparar seu artigo, vai ter agora quase seis horas por dia para terminar?

Provavelmente não. E é por isso que é de se esperar que a qualidade será baixa.

Ao encontrar seu ritmo pessoal, você pode produzir sem pressa, atingir resultados de qualidade, e tornar essa realidade parte de quem você é. Alguns sacrifícios podem ser necessários, mas os ganhos estão à altura.

COMO ESTÁ A CONSISTÊNCIA EM SUA VIDA?

hands 1838658 640

Agora é sua vez de compartilhar suas experiência com consistência. Ela tem trazido algum benefício para sua vida? Ou talvez a falta de consistência venha lhe impedindo de atingir metas importantes para sua carreira ou vida pessoal.

Vamos aproveitar esse espaço para trocar experiências e assim nos ajudar a vencer com mais facilidade as pedras do caminho.

Nâo deixe de colocar aqui sua opinião.

1 comentário em “UMA LIÇÃO SEM PREÇO: MELHOR UM POUCO TODO DIA, DO QUE MUITO DE VEZ EM QUANDO”

  1. Sem dúvidas que um pouco todo dia nos leva longe. É aquele velho ditado, né? “De grão em grão a galinha enche o papo.”
    Bom, para mim, eu tenho um dificuldade enorme em manter a consistência. Manter o foco. Eu começo por duas, três semanas e desisto. Alguém gostaria de compartilhar alguma dica/sugestão/ideia que possa me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima