Ferramentas Mentais

UMA ESTRATÉGIA SIMPLES, MAS MUITO EFICIENTE, PARA LER MENOS, APRENDER MAIS E TIRAR NOTAS MELHORES

Estudar muito, aprender bastante e passar com boas notas. Isso faz sentido para você? 

Provavelmente. 

E seu dissesse leia muito pouco, aprenda o suficiente e tire excelente notas. Isso faria sentido para você?

Provavelmente não.

Desde muito cedo recebemos a orientação de como devemos estudar, onde devemos estudar, quando devemos estudar.

Passamos tanto tempo praticando esse formato de aprendizagem que qualquer alternativa de fazer diferente não faz sentido. Parece até um crime. 

Aqui apresento um modelo de estudo diferente do que você possivelmente pratica. 

Vale a pena conhecê-lo. Se você já tem bons resultados com a forma como estuda, ele pode ajudar você a ter ainda melhores resultados. E se seu formato de estudo está te sobrecarregando, essa estratégia pode ser o que faltava para colocar seus estudos novamente nos eixos.

COMECE ENTENDENDO QUE MUITO MENOS É NA REALIDADE MUITO MAIS

hands 2181992 1920

Na faculdade você terá que ler muita coisa ao longo de suas disciplinas. 

Provavelmente mais leitura do que parece humanamente possível para qualquer pessoa dar conta.

Você vai ter que passar por textos com frases rebuscadas, vocabulário do século passado, e três páginas de texto com uma ideia que podia ter sido resumida em um parágrafo.

E para piorar os prazos que você tem para consumir toda essa informação são totalmente fora da realidade de qualquer pessoa normal que estude e trabalhe.

Mas há uma regra, simples, que pode resolver todos esses problemas: 

Você não precisa ler tudo que mandarem você ler.

Eu sei que essa sugestão parece algo impensável. No entanto, por mais estranho que pareça à primeira vista, raramente é necessário ler todas as páginas dos materiais sugeridos nos conteúdos programáticos de um curso. 

A ESTRATÉGIA

creativity 819371 1920

Aqui está o que você deve fazer:

Para as leituras que abordam o tópico de uma próxima aula, muitas vezes é suficiente apenas passar uma vista no material com antecedência, para ter noção dos tópicos que serão abordados, e fazer anotações muito boas na hora da aula.

Se você procurar os tópicos mais importantes de um texto é possível ler dezenas de páginas muito rapidamente. O segredo é ler as introduções e conclusões dos capítulos com atenção e depois pesquisar dentro do conteúdos algumas informações para consolidar seu entendimento do mesmo.

Faça marcas ao lado das frases que chamaram sua atenção, um pequeno x no começo da linha; isso é mais rápido do que usar um marcador. 

Não fique tentando entender o significado de cada parágrafo. Em vez disso, encontre algum parágrafo que ajude a entender o tópico.

É óbvio que você vai perder muitos pontos importantes assim, mas lembre-se que quando estiver com seu professor ele vai poder completá-los para você.

Portanto, preste atenção na aula quando o assunto for discutido, e vai ficar claro para você o que você não entendeu com essa leitura superficial, e assim você pode completar as lacunas.

Para tirar uma boa nota na prova basta, revisar suas anotações de aula e reler aquelas frases que você marcou quando leu o texto.

COMO FAZER COM ASSUNTOS QUE NÃO FORAM VISTOS?

blindfolded 1732522 1920

Se houver um assunto em particular que tem boas chances de cair na prova, mas que não foi visto em sala por qualquer motivo, ele merece um trabalho adicional. 

Faça a leitura conforme discutimos acima, mas depois procure o professor (a) da disciplina. Fale para ele (a) o que você entendeu e faça anotações do que ele (a) chamar a atenção, pois há boas chances de que serão esses os tópicos que ele vai pedir caso caia esse assunto na prova. 

Essa combinação de uma leitura superficial do assunto, junto com um bom registro dos pensamentos do professor(a) sobre o que é importante, é uma maneira muito eficaz de se preparar para avaliações.

E QUANDO HOUVER UM LIVRO INTEIRO A SER LIDO?

book 3982984 1920

Primeira coisa a fazer, não leia.

Se por acaso alguma disciplina sugerir algum livro, antes de se dar o trabalho de ler o livro todo, descubra quais são geralmente os tópicos que caem em avaliações e se dedique a eles.

Leia apenas o necessário, seu dia começa com um número finito de horas a sua disposição, e há melhores usos para ele do que ler o que não será necessário.

E NO CASO DE DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM CÁLCULO?

people 316506 1280

Em disciplinas exatas, como matemática e estatística, as coisas são um pouco diferentes. 

Leia o material sugerido para as aulas MUITO rapidamente. Concentre a maior parte de sua energia na aula. 

Disciplinas exatas não testam sua leitura. Eles testam se você entendeu os conceitos explicados em sala. 

Assim seu objetivo nestes tipos de disciplinas é sair de uma aula tendo entendido o que foi explicado, e se sentindo capaz de colocar aquilo em prática. 

De forma geral, a leitura em disciplinas exatas deve consumir muito pouco do seu tempo. 

Coloque sua atenção que é importante: aulas, palestras e resolução de problemas.

TUDO É UMA QUESTÃO DE PRÁTICA

girl 2786277 1920

Nada como um dia atrás do outro. 

A capacidade de aprender o máximo durante as aulas é algo que pode ser desenvolvido. É na realidade uma habilidade, que pode levar um pouco de tempo para desenvolver.

Talvez no começo você precise ler um pouco mais antes das aulas no começo. 

Mas à medida que você se familiariza com seus professores e com a estrutura de seu curso, você pode começar a ler menos, aproveitar mais das aulas e ter notas melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima