Ferramentas Mentais

UMA ESTRATÉGIA SIMPLES, COM MAIS DE 100 ANOS, PODE LHE AJUDAR A TIRAR O MÁXIMO DE SEU DIA: CONHEÇA O MÉTODO IVY LEE

Charles M Schwab
Charles M. Schwab

Charles Michael Schwab foi um magnata do aço americano. Sob sua liderança, a Bethlehem Steel se tornou a segunda maior siderúrgica dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo.

A Bethlehem Steel chegou a ser a maior construtora de navios e a segunda maior produtora de aço da América.

Andrew Carnegie
Andrew Carnegie

Schwab começou trabalhando para Andrew Carnegie, um dos homens mais ricos da história dos Estados Unidos.

Schwab buscava constantemente estratégias e meios de melhorar o desempenho de sua empresa e de seu pessoal, e com isso em mente, por volta de 1918, ele agendou uma reunião com Ivy Lee.

Ivy Lee
Ivy Lee

Ivy Ledbetter Lee na época era um empresário de sucesso e uma referência na área das relações públicas.

220px John D Rockefeller
John D. Rockefeller

Ivy Lee chegou a ser assessor direto de John D. Rockfeller, considerado o homem mais rico da história dos estados unidos.

Naquela reunião, Schwab, impressionado com a reputação de Lee, indagou como ele poderia melhorar o desempenho de sua empresa, a conversa transcorreu mais ou menos assim:

Schwab: “Mostre-me uma maneira de fazer mais coisas.”
Lee: “Dê-me 15 minutos com cada um dos seus executivos.”
Schwab: “Quanto vai me
custar?”
Lee: “Nada, a menos que funcione. Depois de três meses, você pode me enviar um cheque para o que acha que vale a pena para você.”


O final da história foi que depois de três meses, Schwab ficou tão satisfeito com os resultados que pagou 25 mil dólares para Lee. Uma observação importante, em foi em 1918. Atualmente isso estaria em torno de meio milhão de dólares.

O que será que Lee fez, que pareceu valer tanto dinheiro ao olhos de Schwab?

O QUE É MÉTODO IVY LEE?

arrows 2029157 640

Na realidade o método de Ivy Lee nada mais é do que uma rotina diária muito, mas muito simples, usada para atingir máxima produtividade.

O que não é tão simples assim, são os resultados que você é capaz de atingir ao segui-lo.

Aqui está como funciona o método…

1 No final de cada dia de trabalho, anote as seis coisas mais importantes que você precisa realizar amanhã. Não anote mais de seis tarefas.

2 Priorize esses seis itens, e os coloque em ordem decrescente de importância. O mais importante primeiro.

3 Na manhã seguinte, concentre-se apenas na primeira tarefa, na mais importante das seis. Trabalhe até que a primeira tarefa seja concluída, antes de passar para a segunda tarefa.

4 Use a mesma lógica para o resto dos itens de sua lista. No final do dia, mova todos os itens inacabados para uma nova lista de seis tarefas para o dia seguinte.

5 Repita este processo todos os dias.

Isso parece simples demais para ter um resultado significativo certo?

4 RAZÕES PORQUE O MÉTODO FUNCIONA

thinking 272677 640

1) Ele é simples demais!!!

white 1714170 640

Dizendo assim até parece algo negativo não é?

Mas não é nesse sentido que o chamo de simples demais. Quero apenas chamar a atenção para o fato de que esse método, nada mais do que uma linha mestra a ser seguida para que você não perca seu caminho.

lighthouse 980457 640

Algo muito parecido com os faróis, que são estruturas equipadas com uma fonte luminosa, destinada a orientar a navegação marítima, fluvial, lacustre e, até mesmo a  aérea em alguns casos.

Eles ajudam os viajantes a terem uma referência que os ajudem a sair de onde estão até onde desejam chegar.

Portanto, ser simples demais é a primeira grande vantagem do método.

Há, entretanto, quem aponte para o fato de que o método não apresenta soluções para imprevistos, emergências, urgências e distrações.

A analogia do farol continua válida. Quando uma embarcação encontra uma dificuldade na sua rota para chegar no farol, ela não espera que o farol resolva o problema. A tripulação sabe que o farol está lá para que não percam sua direção, mas sabem que devem fazer uso de outros recursos para lidar com o mar furioso, as tempestades, as doenças.

Essa tripulação sabe que tem que usar de várias técnicas para resolver os problemas que aparecem, mas faz isso confiante, pois sabe que, depois de solucionados, ela pode contar com o farol para lhes lembrar o caminho a ser seguido.

Precisamos dessas estratégias e técnicas para lidar com as dificuldades do dia a dia. É por essa razão que falo aqui do porque você deve evitar de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, de como você deve estrutura suas tarefas para aumentar sua produtividade, da importância de cultivar uma rede de relacionamentos, das estratégias de como estruturar suas ideias de forma profissional, de como administrar seu tempo da forma mais inteligente possível, dentre outros assuntos.

Cada um desses tópicos, são ferramentas a serem usadas para resolver os problemas do dia a dia.

2) Um compromisso pessoal aumenta suas chances de atingir seus objetivos

writing 1149962 640

Em seu livro As Armas da Persuasão 2.0, Robert B. Cialdini fala sobre a necessidade que o ser humano tem que de ser coerente consigo mesmo, e sobre o poder de colocar por escrito nossos objetivos.

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=655511181X&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=fmhd0c 20

[Transparência: sou afiliado do programa da Amazon.]

Para reforçar esse ponto, ele fala de um experimento realizado por Morton Deutsch e Harold Gerard em 1955.

O experimento mostrava algumas linhas desenhadas num papel para estudantes universitários, e pedia que eles estimassem o seu comprimento. Nesse ponto, os estudantes foram divididos em três grupos. O Grupo 1, teve que se comprometer publicamente com seu julgamento inicial, e colocar por escrito o comprimento da linha, além de assinar o documento e entregar ao pesquisador. O Grupo 2, também se comprometeu com sua estimativa, mas em particular, anotando-a numa lousa e logo em seguida apagando sem mostrar a ninguém. O Grupo 3 não precisou se comprometer com suas iniciativas iniciais. Eles fizeram a estimativa em suas cabeças.


Assim, algumas pessoas se comprometeram em grupo, outras em particular e outras não se comprometeram.


Depois desse exercício, os pesquisadores recolheram as folhas com a linhas e informaram que as estimativas dos estudantes estavam erradas, mesmo que estivessem certas. O que eles queriam saber é se os estudantes iriam aceitar a nova informação e mudar de ideia ou se iriam resistir e continuar com a mesma opinião.

Os resultados foram muito esclarecedores.

O Grupo 3, de estudantes que não haviam anotado nada, foi o grupo onde mais pessoas mudaram de opinião, e aceitaram que havia errado na sua estimativa do comprimento da linha.

Já no Grupo 2, que havia anotado sua estimativa, mas não havia compartilhado a mesma com ninguém, houve certa resistência em aceitar que um erro de estimativa havia sido cometido.

Entretanto, no Grupo 3, daquelas pessoas que haviam se comprometido publicamente com suas estimativas, foi onde os pesquisadores encontraram o maior número de pessoas que resistiram em aceitar que haviam feito uma estimativa errada.


O que esse estudo, e vários outros semelhantes, mostram, repetidamente, é que nós, serem humanos, temos uma enorme necessidade de sermos coerentes. De fazer o que prometemos fazer.

Na época de Ivy Lee, esses estudos ainda não haviam sido realizados, mas o ato de colocar por escrito durante a noite o que você pretende fazer no dia seguinte, está baseado nesse princípio científico da coerência.

E ele é tão poderoso hoje, quanto era há 100 anos.

Portanto, ponha por escrito hoje, o que pretende fazer amanhã, e isso por sí só aumentará suas chances de concluir essas tarefas.

3) Torna as decisões mais fáceis

woman 687560 640

Você já deve ter sentido na pele o quão perigoso é começar uma tarefa sem ter clareza do que quer obter com ela.  

tv 3774381 640

Se sentar na frente da televisão, abrir o Netflix e começar a procurar o que assistir.

É muito fácil você levar mais tempo decidindo o que assistir do que efetivamente assistindo.

É diferente quando você já sabe o que quer assistir. Já entra no filme e pronto. Tudo é mais rápido. Você maximiza o seu tempo.

Essa é uma grande contribuição do Método Ivy Lee. Você começa seu dia começando, e isso pode fazer uma enorme diferença no final do dia.

4) O método traz foco para seu cotidiano

glasses 1246611 640

Se você é um leitor de minhas postagens já sabe minha opinião sobre os males da multitarefa. O mito da multitarefa é que estar ocupado é sinônimo de ser uma pessoa produtiva. Na realidade nada poderia ser mais ilusório. O foco é uma das características comuns indivíduos de sucesso em diversas áreas, desde esportes até negócios. Não tem como ser excepcional em várias coisas ao mesmo tempo.

O Método Ivy Lee lhe obriga, além de fazer primeiro a coisa mais importante, fazer uma única coisa por vez.

E para atingir resultados impressionantes isso é tudo de que você precisa.

POR QUE NÃO TENTAR?

possible 4062861 640

Sei que a ideia parece muito simples. Mas o poder das pequenas coisas não deve ser negligenciado.

Talvez você já use técnicas mais avançadas do que a sugerida pelo Método Ivy Lee. Essa é uma excelente oportunidade de você  compartilhar suas estratégias com a comunidade do Ferramentas Mentais.

Mas talvez, você ainda esteja lutando para começar a estruturar seus dias de forma mais produtiva.

Neste caso que tal dar uma chance para Ivy Lee?

Charles M. Schwab parece não ter se arrependido.

1 comentário em “UMA ESTRATÉGIA SIMPLES, COM MAIS DE 100 ANOS, PODE LHE AJUDAR A TIRAR O MÁXIMO DE SEU DIA: CONHEÇA O MÉTODO IVY LEE”

  1. Emerson Alves

    Olá, Jaélison. Gostaria de lhe parabenizar pelo excelente conteúdo postado semanalmente. Tenho utilizado algumas das metodologias vistas aqui, e tenho melhorado meu desempenho pessoal e profissional através dessas leituras.
    Já utilizo a técnica de Ivy Lee, e particularmente, gosto muito. Já inicio meu dia sabendo quais serão as minhas prioridades e o que preciso fazer para que elas sejam concluídas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima