Mesmo com as tecnologias modernas, que usam áudio e vídeo, os livros ainda são uma fonte inestimável para você adquirir novas informações e aumentar seu conhecimento sobre uma série de assuntos.
Há inclusive muitos cursos, vídeos e orientações para lhe ajudar a ler mais e mais rápido.
Entretanto no final do dia, se você não for capaz de lembrar e usar a informação que consumiu, qual a finalidade de ter lido, afinal de contas?
Categorias do conhecimento
De forma geral, podemos pensar nos tipos de conhecimento que você pode adquirir através de livros como pertencendo a duas categorias.
Categoria: Fatos & Conhecimentos Concretos
Há livros que estão repletos de fatos e conceitos concretos que você simplesmente precisa ou quer conhecer.
Um livro sobre história do Brasil, uma coleção de Matemática Financeira.
Talvez você precise aprender isso para passar em alguma disciplina de sua faculdade.
Ou talvez, o assunto lhe interesse particularmente, e você apenas quer saber mais sobre ele.
Podemos chamar esse tipo de informação de informação acadêmica. Ela vale por si só, mas não tem necessariamente uma aplicação imediata no dia a dia.
Categoria: Aplicação prática no cotidiano
Há livros, entretanto, que tem como objetivo uma aplicação prática e mais imediata no seu dia a dia, daqueles assuntos sobre os quais eles tratam.
Livros sobre culinária, sobre artes marciais, sobre como construir um patrimônio administrando melhor seu salário.
Nesta postagem eu quero falar com você sobre 5 técnicas de leitura que podem aumentar significativamente sua capacidade de reter e acessar aquilo que você lê em livros.
Técnicas de leitura que podem aumentar sua capacidade de reter e usar informação
Técnica #1 | Folheie o livro do começo ao fim antes de começar a ler
Antes de efetivamente começar a ler o livro, passe uma vista no mesmo.
Leia o sumário. Entenda sobre o que o livro vai falar, e como ele está estruturado.
Antes de começar a ler um determinado capítulo, olhe os tópicos deste capítulo. Se houver, consulte os subtópicos também. Procure no final do capítulo e talvez você encontre um resumo do mesmo.
Leia esse resumo.
Toda essa leitura, antes de começar a realmente ler, funciona para configurar seu cérebro, para estar mais atento aos detalhes que vão surgir quando a leitura começar.
Assim, quando você efetivamente começar a ler o capítulo, você será capaz de perceber mais detalhes sobre o mesmo. Estabelecer melhores conexões de uma ideia com a outra.
E contextualizar o que está sendo dito dentro de uma ideia mais geral.
Veja se esse experimento mental ajuda você a entender melhor quão poderosa é essa técnica.
Imagine que você decidiu comprar um carro.
Neste momento começa a parte divertida. Você pensa na cor. Você pensa no modelo. Você decide se será um Sedan ou Hatch ou outro tipo.
Não importa quanto tempo levar, em algum momento você terá decidido.
Nesse exato momento, no momento em que você decidir qual o carro que vai comprar e sair na rua, passará a ver muito mais carros desse tipo na rua, do que normalmente você veria.
Talvez isso até já tenha acontecido com você. Talvez tenha sido com outro objeto que tenha decidido comprar.
Uma pergunta para você:
O que você acha que é mais provável? Que depois que você decidiu comprar o carro, as montadoras passaram a fazer mais carros desse modelo, ou apenas, devido ao fato de que você decidiu por esse modelo, seu olhar está mais atendo toda vez que ele passa na rua?
O fato é que ficamos mais atentos aos detalhes daquele tipo de informação que investimos algum tempo para conhecer.
É isso que você consegue quando folheia um capítulo de um livro antes de começar a ler. Você se apropria das ideias principais, e quando começa a ler fica mais fácil de fixar o que está lendo.
Técnica #2 | Use um marcador de texto, mas use-o com sabedoria
Marcadores de texto podem ser altamente eficazes, se forem usados de forma inteligente. Se não, eles podem ter o efeito contrário e ao invés de destacar o que é importante, simplesmente poluir ainda mais o texto que estamos lendo.
Isso vem do fato de que tem gente que simplesmente marca demais.
Essas pessoas marcam à medida que leem. Elas não leem primeiro, tentam entender o que leram e só depois marcam aquele trecho que melhor resume o que entenderam. Elas vão marcando e marcando e marcando.
Rapidamente o que elas têm na sua frente é uma página branca, com letras pretas e pintadas de verde ou amarelo, o qualquer que seja a cor do seu marcador.
E isso é inútil!
Mas a culpa não é do marcador. A culpa é não usar o marcado estrategicamente.
– Leia antes de marcar.
– Entenda o que leu.
– Só então marque.
Se usada estrategicamente, a técnica do marcador de texto tem duas importantes vantagens:
1 | Você foca toda a sua atenção em realmente entender o que está lendo, em vez de começar a marcar indiscriminadamente;
2 | Você evita marcar coisas demais. Tudo que tem demais no mundo tem menos valor. Já observou isso? Isso é verdade para metais preciosos. Isso é verdade para recursos naturais. Por que você acha que seria diferente para marcações no seus livros. Se você marca informações demais nos seus livros, em breve, não vai saber destacar o que é realmente importante para você.
Técnica #3 | Faça anotações de próprio punho assim que terminar de ler
A melhor sugestão aqui é que, a medida que você lê, sempre que achar interessante faça anotações sobre o que está lendo. Você pode usar a própria página do livro que está lendo. Você pode usar um caderno de anotações. Ou algum aplicativo de computador ou celular como o Evernote para registrar suas impressões sobre o livro.
Talvez seja uma dúvida sobre o que está lendo.
Talvez seja um exemplo que lhe ocorreu e que você julga que lhe ajuda a entender melhor o assunto.
Ou talvez seja um detalhe que você não quer deixar escapar.
Neste ponto, muitas pessoas se perguntam, como elas podem saber qual é o detalhe importante que merece que elas façam anotações.
Aqui entra a Técnica #1. Ter folheado o capítulo antes de começar a ler, pode lhe ajudar a identificar a coisa mais importante daquele capítulo.
Coisas como:
– Palavras chave
– Pontos principais como tópicos ou subtópicos
– E exemplos e histórias que ajudam a entender melhor aquele ponto
Se lembre que é você quem decide o que vai ser anotado, e qual o nível de detalhes de suas anotações
O tamanho e a forma dessas anotações dependem inteiramente de você e vão variar dependendo do seu nível de interesse no assunto.
Técnica #4 | Faça um resumo do que leu, assim que terminar de ler
Tente fazer isso quando terminar um determinado capítulo de um livro.
Veja quais são os pontos principais do capítulo.
Você não precisa reescrever o capítulo. Na realidade você não quer fazer isso. O que você quer, é condensar o que leu numa versão que contém o que é essencial.
Técnica #5 | Complemente o que leu com informações de outras fontes
Isso é importante por duas razões:
1 | Conexõe neurais
Imagine que eu lhe contasse a seguinte história:
Versão curta
Marcos detesta morar em apartamento de cobertura.
Versão longa
Quando Marcos foi morar sozinho ganhou duas coisas de seus pais. Um apartamento que ficava numa cobertura e um cachorrinho. Dos dois ele amava o cachorrinho mais do que tudo. O cachorrinho lembrava ele de sua cidade e de seus pais. Ele estava acordado para se despedir dele quando ele saía para o trabalho. Ele estava aguardando pacientemente quando Marcos voltava para casa no final do dia. A vida era boa, e o bairro era tranquilo. Tão tranquilo que Marcos nem se preocupava em trancar suas portas. Ele morava numa cidade com criminalidade zero. Com o tempo ele nem mais se preocupava em fechar as portas. Mas um dia, quando chegou em casa, Marcos descobriu que seu cachorrinho tenha saído para a cobertura e caído do prédio. Foi assim que Marcos perdeu um dos melhores amigos que tinha. E é por isso que hoje Marcos detesta coberturas.
O que a neurociência nos diz é que, seu eu lhe re-encontrasse depois de algum tempo e pedisse para você me dizer o que é que Marcos detesta, você teria muito mais chances de lembrar se tivesse ouvido a história longa.
Ele criar neuroconexão no nosso cérebro, que tornam mais fácil resgatar as informações que precisamos mais tarde. Não é uma informação solta. Ela faz parte de uma cadeia de informações.
É por isso que ao ler um livro, se você complementa o que lê com informações de outras fontes, você aumente significativamente suas chance de lembrar mais sobre o que leu no futuro.
2 | O assunto se torna mais interessante
Informações adicionais podem tornar o assunto ainda mais interessante. Ou se o assunto for desinteressante, essa é sua chance de encontrar algo interessante sobre ele.
Isso é importantíssimo porque, o interesse é o ingrediente mais eficaz para o aprendizado efetivo e uma memorização de longo prazo.
Assim, se você puder e tiver tempo para fazer isso, encontre outras fontes sobre o que está lendo, aumentando assim seu nível de interesse sobre o tópico.
Não importa essa fonte, podem ser outros livros, filmes, documentários, revistas, etc.
Um passo adicional relativo aos livros de cunho prático
Essas técnicas funcionam bem, tanto para livros que lidam com Fatos & Conhecimentos Concretos, quanto para aqueles que tem como objetivo uma Aplicação prática no cotidiano.
Mas no caso desse livros práticos, há um passo importante a ser dado, e que você deve levar em consideração para tirar o maior proveito deles.
Como você pode imaginar, a maneira mais eficaz de lembrar essas informações, nesses tipos de livros, é um pouco diferente.
Você precisa pôr em prática o que ler.
Na realidade, você deve misturar a leitura com a prática. Pratique à medida que lê.
Esse é o ponto desses tipos de livros afinal de contas, não é?
Recapitulando…
Mas vá com calma
Uma dica final:
Depois de terminar de aplicar essas técnicas a um livro, faça uma caminhada, dê uma pausa, vá para a academia, tire uma soneca, ligue para alguém para conversar um pouco.
Dê um tempo para a informação sedimentar.
Em nossa sociedade, se você não tiver cuidado, é possível que você passe cada minuto que não esteja dormindo, consumindo novas informações.
Se você realmente estiver falando sério em relação a se apropriar do que lê, se você quer ser capaz de recordar as informações que consome, você não pode ficar constantemente absorvendo novas informações.
Você precisa de um tempo para consolidar o que aprendeu, e permitir que esse conhecimento se instale e se integre a seus bancos de conhecimento existentes.
Você só pode estar brincando…
Talvez seja o que você está pensando agora.
Você só pode estar brincando Jaélison. Seu eu ler um livro usando essas técnicas, o que me tomaria 3 horas, vai acabar me consumindo 8 horas.
Você talvez esteja se perguntando se vale a pena se dar a esse trabalho todo.
O detalhe é que, se essas técnicas funcionarem, você pode até levar mais tempo (em alguns casos muito mais tempo) para terminar de ler um determinado material, entretanto, depois você será capaz de mostrar algo como resultado do seu esforço.
Em outras palavras, no segundo caso você terá investido 8 horas, no primeiro você terá jogado fora 3 horas.
Pense nisso! Vale a pena.
Mostre que você sabe o valor do seu tempo, tirando o máximo proveito dele.
Muito bom o conteúdo Jaelison!
OI Lucas,
Que bom que gostou. A ideia é essa. Trocarmos experiências e ideias. Um abraço.