Você saberia dizer o que as seguintes pessoas têm em comum?
Marco Polo (1254-1324), Leonardo da Vinci (1452-1519), Ludwig van Beethoven (1770-1827), Charles Darwin (1809-1881), Marie Curie (1867-1934), Winston Churchill (1874-1965), Courtney Love (1964-), Lady Gaga (1986-), Jennifer Aniston (1969-), Thomas Edison (1847-1931), Albert Einstein (1879-1955), Oprah Winfrey (1954-), Emma Watson (1990-) … e a lista continua!
Apesar de pertencerem a áreas diversas como música, ciência e política, todas essas pessoas tinham o hábito de registrar seus pensamentos, ideias, conquistas, preocupações em um diário.
Na prática, manter um Diário é simplesmente o ato de pensar em sua vida e anotar seus pensamentos consistentemente. É isso aí. Nada mais é necessário. Mas, apesar de sua simplicidade, ter um diário desempenhou um papel fundamental nas carreiras dessas pessoas que mencionei e de inúmeras outras.
Por que tantos atletas, cientistas, políticos, empresários da história tinham um diário? Quais são os benefícios?
Vale a pena pensarmos um pouco sobre isso!
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM DIÁRIO?
Pegar o que está na sua cabeça e colocar no papel é algo que qualquer pessoa pode fazer.
Veja algumas dos benefícios de começar um Journaling:
-
Registrar tudo que acontece com você: Quando você anota diariamente as coisas que acontecem com você, você tem a oportunidade de registrar todos os fatos importantes de sua vida para que não caiam no esquecimento;
-
Aprender com a experiência: Ler seus registros antigos é um pouco como ler um ótimo livro pela segunda vez. Você aprende novas frases e vê o passado de uma maneira diferente. Só que desta vez você está relendo a história de sua vida.
-
Fazer diferente da próxima vez: Um diário permite que nós lembremos o que aconteceu conosco no passado com riqueza de detalhes. Isso nos ajuda a agir de forma diferente no futuro.
Eu anoto o que acontece em meu dia e o que vai acontecer, escrevo poemas e frases, faço pequenos desenhos e colo algumas coisas como embalagens de doces para eu lembrar Do que eu comi, do que eu gostei e do que nunca mais comeria
Anoto se fiz algo de errado para nunca mais faze-lo
P E R F E I T O ! ! !
Um retrato preciso de nossas vidas nos faz fazer mais do que dá certo e evitar o que dá errado.
Olá, Jaélison.
Antes eu usava um diário, porém não tinha conhecimento dessas dicas, então com o passar do tempo acabei deixando a prática de escrever no diário de lado.
Depois de ler o seu texto vejo que o diário não precisa ser tão detalhado, como eu fazia antes. Agora vou voltar a escrever no meu diário apenas o essencial.
Obrigado!
Que ótima notícia Emerson. Um diário é um importante instrumento de autoconhecimento. Tem funcionado muito bem para mim, espero que seja enriquecedor para você também.
Abraço.