Ferramentas Mentais

VELOCIDADE MÍNIMA, MÉDIA, MÁXIMA: NA HORA DE CORRER ATRÁS DE SONHOS VOCÊ PRECISA ENCONTRAR O RITMO CERTO

Independente do hábito que você quer criar, da meta que você quer atingir, ou do projeto que você quer concretizar, há maneiras diferentes de você executar seus planos.

E a primeira e talvez mais importantes decisão que você tem que tomar é a intensidade com que você vai se dedicar a essa nova iniciativa.

Há três intensidades que você pode escolher:

  • Mínima

  • Média

  • Máxima

Intensidade MÍNIMA: São aqueles projetos em que você deve se concentrar em fazer sempre ao menos um pouco, e que no final esses pouquinhos acabam sendo o suficiente para que o projeto valha a pena.

Por exemplo: Ir andando para o trabalho todos os dias ao invés de pegar uma condução, acordar 5 minutos mais cedo todo dia para fazer alguma coisa antes de sair ou fazer 10 minutos de alongamento logo depois de acordar diariamente.

Intensidade MÉDIA: São projetos em que você se compromete com uma determinada meta (diária, semanal, quinzenal, etc), mas onde o foco não é realmente atingir essa meta, o foco é cumprir essa tarefa o maior número de vezes que você puder e isso com o passar do tempo fará muita diferença.

Por exemplo: Estudar 1 hora por dia ao menos 3 vezes na semana, ler 2 livros por mês, praticar corrida ao menos 2 vezes por semana. Nem sempre você vai conseguir fazer o que planejou, mas quando conseguir isso vai ajudar você a chegar um pouco mais perto do objetivo traçado.

Intensidade MÁXIMA: Envolve projetos em que exista a necessidade da superação de algum limite específico  e que quando vencido vai ajudar você a começar uma nova fase de sua vida, algo importante o suficiente para você se comprometer de corpo e alma.

Por exemplo: Estudar todo dia para terminar seu TCC e assim não perder o prazo da sua graduação, parar completamente de sair nos finais de semana para economizar cada centavo para fazer uma viagem internacional no final do ano ou entrar num regime radical para estar em forma para seu casamento.

A questão é entender o que você pode esperar de cada uma dessas intensidades para ser capaz de decidir quando e onde aplicar essa modalidades de abordagem de problemas em sua vida.

Intensidade MÍNIMA

one 2703170 640

Antes de começarmos a refletir sobre onde você deve investir seus esforços em uma determinada intensidade, é importante pararmos para pensar qual nosso modelo de referência.

E no caso do foco em projetos o padrão é zero. Ou seja, devemos refletir sobre a intensidade que vamos usar, em relação à não fazer nada.

É importante parar para pensar sobre isso, pois se não tivermos esse parâmetro de comparação podemos não dar o devido valor às nossa pequenas conquistas.

Por exemplo, quando alguém passa a acordar 5 minutos mais cedo para ler durante esses cinco minutos, não é incomum que escute a crítica de que 5 minutos não vão fazer nenhuma diferença em seus hábitos de leitura.

Mas quem pensa assim, esquece que a alternativa é NÃO LER NADA. Logo 5 minutos é 100% mais leitura do que quem nada lê.

E, dependendo do livro, do assunto e de sua relação com ele, em cinco minutos você pode consumir páginas, ao invés de apenas alguns parágrafos.

E mesmo que você precisasse de mais tempo, ao menos você está abrindo espaço em sua vida para essa determinada atividade, tornando mais fácil expandir o tempo que você dedica a ela, já que ela faz parte do seu dia a dia, porque muitas vezes, a dificuldade está em começar e não em manter.

Assim sendo, considere a Intensidade Mínima nas seguintes situações:

  • A alternativa é NÃO FAZER NADA;

  • Você quer construir um hábito de longo prazo;

  • Quando começar é o real obstáculo.

Intensidade Média

two 2705886 640 1

Enquanto na Intensidade Mínima você escolhe se comprometer com algo bem pequeno, tão pequeno que não tem como você deixar de cumprir aquele compromisso, a ideia de Intensidade Média não está relacionada a fazer sempre alguma coisa, ela está mais relacionada com fazer sempre que possível.

Assim imagine que você quer aprender uma nova língua. E para tal se programa para estudar ao menos 5 horas semanais.

Observe que nessa estratégia, você não tem uma meta diária específica a atingir, você só quer melhorar constantemente seu domínio sobre a língua. Você não tem uma meta diária que você precisa cumprir religiosamente.

O que você tem aqui é um objetivo, que você espera atingir, mas que pode ser comprometido por outros eventos do seu dia. E se isso acontecer, e ao final da semana você não tiver atingido sua meta semanal, tudo bem, pois você sempre terá a semana seguinte para tentar novamente.

Na média, se você conseguir mais do que falhar estará caminhando no sentido do sucesso.

Mas tenha em mente que Intensidade Média é mais apropriada para projetos de longo prazo. A intensidade média ajuda você a manter um hábito de maneira consistente, mesmo que não perfeita, por um período de tempo significativo, de forma que na média você esteja dentro do que precisa para progredir nesse objetivo.

Então se você trabalha com vendas e busca uma meta de 20 ligações para clientes por semana, haverá semanas em que não conseguirá atingir a meta, mas se entender que a meta é tentar semana após semana, então você estará trabalhando dentro do aceitável.

Intensidade Máxima

three 2705887 640 1

Há no entanto áreas de sua vida, ou momentos de sua carreira, ou estágios de sua formação que vão exigir de você um compromisso maior, caso você queria cumprir os requisitos dessa atividades, que podem estar associados à qualidade, prazos ou outros tipos de critérios.

A questão aqui é perceber isso com antecedência e entrar em modo de Intensidade Máxima Deliberada e não Reativa.

Modo de intensidade máxima deliberada acontece quando você percebe que um determinado objetivo precisa de sua total atenção ou ao menos a maior parte da sua atenção para atingir um determinado critério.

Digamos, por exemplo, que esse é o semestre do seu projeto de conclusão de curso. E para muitas pessoas essa é uma etapa que consome muito do seu tempo e da sua tranquilidade.

Se você entrar em modo de intensidade máxima deliberada no seu projeto de conclusão de curso, desde o primeiro dia da disciplina, você vai definir uma calendário exigente de execução do mesmo. 

Você terá metas apertadas para cumprir, vai se encontrar toda semana com seu orientador, vai dedicar 30 minutos todos os dias para pesquisa, vai usar 2 horas nos sábados e nos domingos para escrever.

O resultado desse esforço é que vai terminar seu projeto primeiro que todo mundo e com qualidade.

Para muita gente que entra em módulo reativo, tudo isso acontece, mas nas últimas duas semanas do semestre. Nessas semanas essa pessoa falta o trabalho, negligencia outras disciplinas e acaba entregando o projeto.

Mas a qualidade não é a mesma! E algumas vezes, é insuficiente até para aprovação.

Decidir se um projeto vai requerer Intensidade Máxima de você e escolher trabalhar nele com intensidade antes que ele exija sua atenção pode ter um impacto significativo na sua vida e na sua carreira.

Mas tenha em mente que Intensidade Máxima não é uma estratégia sustentável a longo prazo, ela deve ser usada em momentos específicos que requerem sua atenção e energia e que trarão resultados que justifiquem o esforço.

Resumindo

idea 1876658 640 1

Busque Intensidade Mínima em projetos onde os pequenos esforços acumulados trarão grandes resultados com o tempo.

Busque Intensidade Média em projetos é que o importante é a constância, onde o fazer sempre é mais importante do que o fazer tudo o que planejou.

Busque Intensidade Máxima em projetos que você quer começar, continuar e terminar com um único fôlego. Projetos que são por isso muito importantes para você. Mas tenha em mente que esse tipo de intensidade você não vai conseguir manter por muito tempo, logo escolha com sabedoria.

Agora se pergunte: Qual é o próximo projeto em que eu posso aplicar alguma dessas estratégias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima