Já parou para pensar que muitas vezes não é uma questão de ter ou não ter tempo a razão pela qual você deixar de fazer as coisas que precisam ser feitas?
Que na realidade, a questão é se sentir ou não com a energia para fazer essa coisa quando chega a hora?
É aqui que entram os hábitos. Os seus hábitos podem estabelecer níveis de energia ao longo do seu dia. Se você pratica bons hábitos, sua energia estará mais estável e você se afastará do esgotamento físico e mental.
No entanto, se seus hábitos estão desalinhados, você pode entrar em um ciclo em que se sente cada vez pior, até que se levantar da cama todo os dias já é a primeira grande batalha do seu dia.
Para ajudar a manter seus níveis de energia altos ao longo do seu dia, aqui estão nove hábitos que você pode começar a praticar imediatamente.
Hábito # 1: Vá dormir cedo
O sono é a base da sua energia. Se você não dormir o suficiente, começará a ter um desempenho abaixo do esperado.
Mesmo que você conheça pessoas que dizem não precisar dormir muito mas mesmo assim não se sentem cansadas, pessoas que dormem seis horas ou menos, as pesquisas dizem que isso não é verdade.
Sete a oito horas são praticamente obrigatórias se você quer permanecer cognitivamente alerta a longo prazo.
Isso é um fato!
No entanto, na prática, nos tempos atuais, a maioria das pessoas não consegue dormir tanto, entre trabalho, faculdade e deslocamento muitas pessoas simplesmente não conseguem dormir mais que seis horas, muitas dormem ainda menos.
Isso também é um fato!
Se você não aprender a administrar essas duas realidades, você vai, com o passar do tempo, perdendo energia até ser apenas uma sombra do que você é capaz de fazer.
Para algumas pessoas, a privação do sono pode ter sérias consequências, mas isso acontece aos poucos, o que significa que elas se sentem um pouco mais cansadas todos os dias, mas não acham que estão piorando, porque vão piorando um pouquinho a cada dia.
Um experimento interessante mostrou que a privação do sono causava declínios contínuos no desempenho mental, apesar das pessoas pesquisadas dizerem que se sentiam perfeitamente alertas.
Tente ao menos isso: Mesmo que você não tenha como dormir mais cedo num dia normal, sempre que tiver uma chance de dormir mais aproveite. Não vá dormir tarde assistindo um filme se pode dormir um pouquinho mais.
Hábito # 2: Exercício todos os dias
Quando falamos de energia, exercícios demoram um pouco para aumentar seus níveis de energia. No começo dá até preguiça. Mas se você praticar algum tipo de exercícios por tempo suficiente, em breve sentirá mais disposição nas outras atividades do seu dia.
Mas se você é aquela pessoa que falamos que trabalha, estuda e se desloca, qual a hora que você vai se deslocar?
Lembre que se exercitar não é o mesmo que academia. Se der ótimo, mas se não der para ir para uma academia crie o hábito de fazer algumas flexões ou marinheiros ou alongamentos, todos os dias.
Torne isso uma rotina e com o tempo esse hábito trará um pouco mais de energia para seu dia a dia.
Tente ao menos isso: Faça pelo menos 10 minutos de algum tipo de exercício ou alongamento todos os dias assim que acordar. Acorde 10 minutos mais cedo se for necessário.
Hábito # 3: Cochile durante o dia
Se você não tem tempo de dormir durante a noite, tirar cochilos durante o dia então está fora de cogitação certo?
No entanto há muita pesquisa mostrando que um cochilo durante o dia vários benefícios cognitivos.
Principalmente se você tirar um cochilo depois de estudar algo, isso ajuda a fixar o conhecimento.
Um cochilo curto depois do almoço pode ajudar você a trabalhar com mais energia à tarde, quando normalmente sua energia estaria baixa.
Mesmo se você trabalha em um lugar que não incentiva a soneca, pode usar um pedaço do seu horário de almoço para descansar rapidamente.
O problema para muita gente é que elas acham que não conseguem dormir em 5 ou 10 minutos. Preferem dormir mais tempo, mas isso na realidade é ruim.
Se você dormir demais entrará nas fases mais profundas do sono, o que faz com que se acordem extremamente cansadas.
Cochilos curtos são o ideal, e se não conseguir dormir apenas feche os olhos e peça que ninguém incomode você nesse intervalo de tempo. Depois observe sua produtividade depois que acordar.
Tente ao menos isso: Por uma semana, insira uma soneca de no máximo 20 minutos após o almoço para recuperar sua energia durante a tarde e observe sua produtividade.
Hábito # 4: O mais importante primeiro
Escolha começar seu dia fazendo aquele trabalho que você julga o mais importante do dia.
A questão aqui é mais psicológica do que qualquer outra coisa.
Se começar seu dia com e-mails, reuniões, ligações e acabar não conseguindo produzir algo valioso, é muito fácil você perder a energia, sentir frustração e exaustão e começar a segunda metade do dia ainda com menos energia.
Outra razão é que, para a maioria das pessoas, a sua energia diminui ao longo do dia, e a qualidade do que você produz no final do dia é inferior à qualidade do que você fez no começo do dia.
Assim, como altos níveis de energia não são sustentáveis ao longo de todo o dia, é uma estratégia inteligente concentrar as coisas importantes do seu dia naquele período específico onde você vai render mais.
Tente ao menos isso: Escolha um período do começo do seu dia, podem ser alguns minutos, ou se possível algumas horas, e torne essa uma zona de trabalho protegida, e use ela para trabalhar apenas naquela atividade mais importante do dia.
Hábito # 5: Comece o seu dia sabendo onde quer chegar
A energia é um fenômeno interessante. Comece seu dia direcionando sua energia para o que é importante, e mesmo que não esteja com tanta vontade você acaba engrenando e fazendo o que tem que ser feito. Afinal de contas você está com energia, mesmo que não esteja com vontade.
Mas se você cometer o erro de gastar sua energia com algo que não é importante, pode não conseguir se recuperar durante o resto do dia.
Uma maneira de evitar isso é estabelecer uma intenção muito clara de como será o seu dia, principalmente no início, e isso deve acontecer de preferência na noite anterior.
Coloque por escrito o que pretende atingir durante o dia seguinte, anote em sua agenda de forma que seja automático seguir seu planejamento quanto o dia começar.
Tente ao menos isso: Antes de dormir, escreva seu plano para o dia seguinte e visualize-o. Experimente o Método 1-2-3.
Hábito # 6: Use seus dias para pensar sobre seu futuro
Já aconteceu de você, depois de ouvir uma palestra, ou um vídeo, ou um amigo, ou uma professora, e se convencer a fazer algo que normalmente não faria?
E como consequência disso acabar conquistando algo que normalmente não conquistaria?
Mesmo que isso nunca tenha acontecido, consegue imaginar a razão por trás disso?