Ferramentas Mentais

SE VOCÊ PASSA MAIS TEMPO PLANEJANDO DO QUE FAZENDO, AQUI ESTÁ UMA DICA SIMPLES QUE PODE AJUDAR VOCÊ A TIRAR SEUS PLANOS DO PAPEL

Todos nós queremos ser consistentes e progredir nos nossos planos para o futuro.

O problema é que muitas vezes nos falta força de vontade e motivação para fazer o que é necessário ser feito.

PARA COMEÇAR: QUE TAL MUDAR A FORMA COMO VOCÊ DEFINE SUAS METAS?

maze 1804499 640

Normalmente uma meta é algo que desejamos atingir num determinado período de tempo. 

Ou mais especificamente numa determinada data.

É por isso que é comum ouvirmos coisas como:

“Quero ficar sarado para o carnaval.”

“Tenho que estar preparada para correr 10 km daqui a 3 meses.”

“Este ano vou ler 10 livros.”

E a razão por que muitas dessas metas com prazos muito específicos não acontecem é justamente isso, os prazos.

Assim quando o prazo chega e não atingirmos exatamente o que havíamos planejado, sentimos que falhamos. 

Muitas vezes não paramos para observar que apesar da meta não ter sido 100% atingida, estamos bem melhor do que quando começamos.

A consequência séria desse tipo de pensamento é que ignoramos as pequenas conquistas conseguidas até aquele momento e, muitas vezes, desistimos de continuar até atingir a meta inicial.

É claro que os prazos de algumas metas tem que ser respeitados, não adianta por exemplo, terminar de estudar o material de uma prova três semanas depois de ter feito o teste.

Mas, muitos dos prazos de nossas metas podem ser renegociados, de forma que você não precisa desistir de uma meta simplesmente porque não cumpriu o prazo que inicialmente havia determinado.

Mas alto lá. Se você estiver pensando algo do tipo:

“Obaaaaa! Então não preciso ficar triste quando quando não atingir uma meta no prazo, basta empurrar com a barriga o prazo para outra data e está tudo bem!!!!! 😃

Se pensou isso, continue lendo para entender como você pode usar essa estratégia para concluir metas e não para adiá-las.

FOCO NA CONSISTÊNCIA

runner 805392 640

Imagine, só por um momento, que ao invés de você atrelar um prazo para uma determinada meta, que é realmente importante para você,você montasse um cronograma a ser seguido rigorosamente, e que levasse você sistematicamente a atingir sua meta.

Você pode se perguntar:

Mas não é a mesma coisa? Quando eu defino um prazo para atingir uma meta, não terei que trabalhar frequentemente naquilo para atingir a meta?

Bem, na teoria a resposta é CERTAMENTE, mas na prática a resposta é NÃO NECESSARIAMENTE.

Tudo devido à Lei de Parkinson, que diz que há uma tendência natural de distribuirmos o tempo que temos para fazer uma tarefa dentro do prazo que demos para ela.

Na prática funciona assim:

“Eu quero ler esse livro até em 20 dias.”

“O livro tem dez capítulos.”

“Basta ler um capítulo dia sim, dia não e dá para terminar no prazo folgado.”

“Eita hoje tem festa na casa de Marcos, não dá para ler meu capítulo, hoje mas posso ler amanhã.”

“Eu devia ler o capítulo de ontem hoje, mas estou cansado da festa de Marcos vou deixar para amanhã.”

… depois de 20 dias

“Ai meu Deus, como é que acumulei tantos capítulos para ler? Não vai dar para terminar o livro no prazo. Vou desistir.”

“Vou aproveitar esse tempo livre e começar aquele seriado novo, como chama mesmo? ‘The Good Doctor’. Disseram que é ótimo…”

Você já caiu nessa armadilha? Lá se foi sua meta pela janela.

Quando temos o prazo em mente sempre há a possibilidade de deixar algo que deveríamos fazer hoje para um pouquinho mais para a frente.

Imagine, no entanto se você definisse uma meta e criasse um cronograma das tarefas necessárias para atingi-la. E se comprometesse em seguir esse cronograma.

No caso acima seria algo assim:

“Quero ler mais.”

“Me indicaram esse livro para ler, vou começar por ele.”

“Vou me comprometer a ler um capítulo por dia.”

“O livro tem 10 capítulos”

… 20 dias depois

“Oba, terminei o livro.”

“Realmente é muito bom.”

“Levei 20 dias porque não consegui ler todo dia.”

“Mas valeu a pena terminar.”

“Agora preciso pensar no próximo livro que vou ler.”

Nos dois casos 20 dias se passaram, mas no primeiro como o compromisso era com o prazo, a pessoa sentiu que falhou e decidiu desistir, enquanto no segundo caso o compromisso era ler todo dia até terminar o livro, e apesar de terminar no mesmo tempo que a primeira pessoa, a segunda pessoa teve um sentimento de conquista e realização.

Já parou para pensar quantas metas suas você não realizou simplesmente por que não deu tempo suficiente para elas acontecerem?

PRIORIZE A PRÁTICA E OS RESULTADOS VIRÃO

concert 1838412 640

Pelos exemplos acima, somos capazes de perceber como um progresso consistente acontece quando nos comprometemos com um cronograma.

A medida de nosso sucesso não é se atingimos a meta no prazo determinado, isso pode ser ajustado. 

A medida de nosso sucesso é se comprimos o cronograma que definimos. E lembre-se que esse compromisso pode ser diário, semanal, quinzenal. Tudo depende de sua disponibilidade e da importância daquela meta para você.

Pessoas produtivas e bem sucedidas praticam com mais frequência aquelas coisas que são importantes para elas e fazem isso de forma consistente.

Em outras palavra, desempenho não tem a ver com resultados, resultados são consequência. Desempenho tem a ver com prática continuada.

TENTE E VEJA COMO ISSO FUNCIONA PARA VOCÊ

business 1989126 640

O foco está em executar a ação, não em atingir um determinado objetivo em uma determinada data.

Não tem como saber aqueles dias em que você vai produzir mais do que num dia normal, mas tem como garantir que você esteja sempre produzindo de forma que não perca aquele dia em que vai produzir mais que o normal.

Logo se você quer planejar menos e executar mais, comece a trabalhar com um cronograma e deixe um pouco de lado os prazos.

Compartilhe sua experiência aqui com a comunidade. Suas vitórias e dificuldades podem ajudar outras pessoas que estão no mesmo caminho da excelência.

2 comentários em “SE VOCÊ PASSA MAIS TEMPO PLANEJANDO DO QUE FAZENDO, AQUI ESTÁ UMA DICA SIMPLES QUE PODE AJUDAR VOCÊ A TIRAR SEUS PLANOS DO PAPEL”

  1. Maria Mendes

    Boa noite!!
    Eu estou sem foco sem animo pra nada nem pra ler meus livro já fiz doações de varios mas gosto de ler todos os temas que são abordados aqui no ferramenta mentais !

    1. Oi Maria. Primeiro obrigado por compartilhar esse sentimento. Só isso já é um passo importante, muitas vezes estamos com a vida tão corrida que não paramos para refletir sobre nossos sentimentos. Fico feliz que os temas que trato aqui sejam interessantes para você. E sobre essa questão de leitura acontece com todo mundo aqui e acolá perder uma pouco do ânimo de ler. As vezes pode ser que estamos já com muita informação de um tipo de assunto. Já pensou em buscar uma outra área de leitura que você tenha interesse mas que não leu nada ainda?
      Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima