Ferramentas Mentais

NÃO CONSIGO AGRADAR TODO MUNDO E ISSO ESTÁ ME TIRANDO DO SÉRIO. COMO FUGIR DESSA ARMADILHA?

A diferença entre viver uma vida de paz e produtividade versus uma vida de estresse e ressentimento pode estar em uma habilidade simples: 

Aprender a dizer não!

Dizer não faz toda a diferença:

  • Entre um horário lotado e um aberto;

  • Entre ter muitas tarefas e ter a quantidade certa;

  • Entre trabalhar horas loucas e cumprir prazos sem estresse.

Mas dizer não pode ser difícil. 

Você pode se sentir desconfortável em dizer não porque se preocupa com a perturbação das pessoas, com a aparência de que não consegue lidar com sua carga de trabalho ou com a perda de oportunidades agora e no futuro.

Mas a verdade é que, quando você nunca diz não, aumentará a probabilidade dos resultados que teme. 

E quando você diz não – quando necessário – reduz a probabilidade de falhar e desapontar e economiza sua sanidade.

Então, como exatamente você diz não? 

Há três áreas críticas onde você precisa aprender a dizer não:

  1. Compromissos;

  2. Tarefas; 

  3. Prazos.

Aqui estão algumas estratégias para dar conta do recado.

COMPROMISSOS

stress 2883648 640

Para começar a ter tempo de sobra, você precisa começar a dizer não a compromissos que desperdiçam seu tempo. Isso significa evitar fazer o que é mais fácil, ou seja, aceitar todos os pedidos que surjam). 

Ao invés disso, sempre que convidarem você para fazer parte de algo, se pergunte:

“Esse é o melhor uso do meu tempo?”

Isso pode acontecer em vários aspectos de sua vida.

Na vida social

people 2557396 640

Por exemplo, digamos que você recebeu o convite para participar em caráter voluntário de um projeto social. 

É uma boa iniciativa, claro, mas pensando melhor ela não está alinhada com suas paixões pessoais ou com seus objetivos de desenvolvimento profissional. 

Isso significaria algumas horas do seu tempo de trabalho por mês que você pode investir em outros projetos mais importantes para você, no momento.

Para recusar, diga:

“Agradeço muito o convite para participar desse programa social. É uma honra, mas preciso recusar porque estou sem tempo no momento. Obrigado pela sua compreensão”.

Olhando assim, parece fácil de fazer, mas se já passou por algo parecido, sabe que há uma série de fatores como pressão social e mesmo sua vontade de ajudar lutando contra você.

Na vida profissional

men 1979261 640

Ou digamos que convidam você para participar de uma reunião em que sua presença não é necessária. De fato, outras pessoas em sua equipe podem se encaixar melhor. Você pode recusar o convite para a reunião e dizer:

“Eu vi o convite da reunião. Estou ciente do que está acontecendo. Antônio vai representar nossa equipe, e relatará tudo o que foi discutido.”

Talvez você não esteja no momento de sua carreira em possa se recusar a ir para uma reunião ou tenha como mandar alguém em seu lugar, mas tem muita gente que pode mas vai assim mesmo.

Na vida pessoal

argument 238529 640

Ou talvez você alguns amigos que você não vê há muito tempo, convidaram você para uma almoço, mas você precisa trabalhar, ou estudar, ou ir à academia, ou simplesmente quer ficar um pouco só para pensar.

Você poderia dizer:

“Muito obrigado pelo convite, mas eu já tenho outros compromissos justamente nessa data.”

Dizer não aos compromissos que não se alinham às suas prioridades ou necessidades pode levar a uma pequena quantidade de desconforto inicial, mas economiza horas no final.

Se você aproveitar essa horas não terá do que se arrepender.

TAREFAS

checklist 2077020 640

Para a maioria das pessoas é comum começar  o dia com uma lista de tarefas enorme e terminar o dia com uma porção dessas tarefas incompletas.

Isto é especialmente verdade para pessoas que dizem SIM para todo mundo independentemente do trabalho que tenham que realizar.

Para sair desse ciclo, é hora de começar a dizer NÃO.

Quando alguém pede que você faça algo que não é seu trabalho, você tem todo o direito de dizer NÃO. 

O problema é que se você vem dizendo SIM com muita frequência as pessoas podem estar tão acostumadas com isso que será necessário treinar um pouco mais para acabar com o hábito de pedir a você todas as pequenas coisas. 

As pessoas se adaptam, assim como se acostumaram a ouvir você dizer SIM, vão se acostumar a ouvir você dizer NÃO.

Tente algo assim da próxima vez:

“Essa não é minha área de especialização. Conheço uma pessoa que sabe mais disso do que eu e posso passar o contato dela para você.”

“Acho que Marta, pode pedir o almoço para a reunião de amanhã. Encaminharei o pedido para ela.”

“A responsabilidade de fazer a ata da reunião é de André, vou avisar que você precisa da ata para ele.”

Também pode acontecer de pedirem para você participar de um projeto onde sua obrigação não é obrigatória, mas que todo mundo está participando, mas você tem muito mais a fazer e não tem tempo para isso. Você poderia dizer:

“Parece uma iniciativa realmente interessante. Infelizmente, eu já estou no limite do que posso enfrentar agora. Eu não seria capaz de fazer pelo tempo que se faz necessário. Como isso é importante para você, provavelmente é melhor dar isso a alguém que possa dar mais tempo e atenção ao projeto”.

E por fim, mas não menos importante, uma armadilha que você deve evitar é se voluntariar para coisas para as quais você não tem tempo.

Parece loucura não é, mas pode acontecer que em uma reunião as pessoas estejam falando sobre tarefas diferentes que precisam ser concluídas e de repente há um vácuo e você está lá, parece a hora de dizer alguma coisa, mas não diga nada. Se sente sobre as mãos e dê uma mordida na língua. Não se ofereça.

Não se oferecer é uma das melhores maneiras de dizer NÃO.

PRAZOS

waiting 410328 640

Muitas vezes, no entanto, há tarefas que são de sua responsabilidade e precisam ser feitas, e até aí tudo bem, mas o problema começa quando outras pessoas decidem determinar os prazos de SUAS tarefas.

Você precisa aprender a dizer não para PRAZOS irracionais.

Sei que dependendo de onde você trabalha, ou do grupo ao qual pertence sua liberdade de impedir que definem prazos para você vai variar.

Mas talvez você tenha mais poder do que imagina se parar para pensar nas consequência de dizer SIM como uma metralhadora.

Principalmente no trabalho o medo de perder oportunidades ou mesmo ser demitido faz com que muita gente diga SIM para coisas que elas já sabem que não vão dar conta ou vão acabar fazendo mal feitas.

Então elas aceitam e adivinhe o que acontece? Elas não dão conta, ou fazem mal feito o serviço e são demitidas por incompetência e não por rebeldia.

O que temiam acaba acontecendo, mas o que fica no histórico dessas pessoas é pior ainda.

Mesmo que lhe peçam para fazer algo que parece simples, mas que você não tem como saber se dá conta daquele prazo, aprenda a negociar um prazo alternativo logo de cara.

Assim, se não for possível cumprimir o prazo inicial, mas você cumprir o prazo alternativo, ainda assim seu trabalho terá uma leitura positiva.

“Eu adoraria ajudar você agora, mas meu tempo já está totalmente reservado. Segunda-feira te procuro para ver o que podemos fazer. “

Você precisa aprender a impor limites. 

Talvez você não consiga impor todos os limites que gostaria, mas também não precisa ser uma país sem fronteiras nenhuma onde qualquer pessoa pode ditar prazos para você.

Se você receber um projeto grande, mas o prazo inicial não for razoável, considerando seus outros compromissos, você poderá tentar negociar alternativas antes de aceitar sem discussão.

  • Se a situação envolver seu chefe, você poderá explicar suas diferentes prioridades e pedir orientação sobre o que focar primeiro;

  • Se a situação envolver alguém que não seja seu chefe, mas você tiver a capacidade de definir limites, poderá fazer uma contraproposta;

  • Se a situação envolver alguém que não seja seu chefe, onde você não tem autoridade para adiar prazos, talvez seja necessário envolver outras pessoas na conversa. 

ASSUMA CONTROLE ANTES QUE VOCÊ SE VEJA CONSUMIR PELA SOBRECARGA

control 427512 640

Isso pode incomodar algumas pessoas.

Isso vai incomodar algumas pessoas.

Mas com o tempo você vai aprender com quem pode e com que não pode fazer isso.

E no final de contas você ganhará algumas horas em sua agenda para se concentrar no que é importante para você.

Dizer não não é fácil. 

Mas você não precisa ficar se desculpando. 

Diga o que você precisa dizer e siga em frente. 

Lembre-se, ao dizer não, você está dizendo sim ao que mais importa com seu tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima