Nossos dias estão cheios de compromissos que são agendados para nós.
Coisas como aulas que temos que assistir, reuniões que temos que participar, festas para as quais recebemos convites mesmo que não queiramos ir.
Outros compromissos somos nós que agendamos. Coisas como dentista, lavar o carro, comprar roupas, nos reunir com os amigos no restaurante.
Por cima de tudo isso estão tarefas que não tem uma data certa para serem feitas, mas que têm que ser feitas em algum momento, e que temos que encaixar em algum lugar no meio de todos esses compromissos. Coisas como arrumar o quarto, ler um livro, lavar roupas.
Nada disso por si só é demais, mas quando colocamos tudo junto, as coisas podem ficar complicadas e podemos sentir uma sobrecarga de responsabilidades difícil de administrar.
Mas muito do caos que atinge a vida de muitas pessoas, vem do fato de elas transferirem a responsabilidade de gerenciar todo esse enorme volume de informação para suas memórias.
Nesse sentido David Allen dá uma excelente conselho em seu livro A Arte de Fazer Acontecer, ele diz:
“Seu cérebro é para ter ideias, não para armazená-las”
O nosso cérebro é inegavelmente muito poderoso, o que não quer dizer a mesma coisa que infalível.
Eu arriscaria dizer que em algum momento de sua vida você já esqueceu de alguma coisa.
Um compromisso
O horário de um remédio
Dar os parabéns pelo aniversário de alguém
Se nunca aconteceu, parabéns, mas isso não quer dizer que não vai.
O certo é que quanto maior o número de compromissos e tarefas, maiores suas chances de esquecermos algo, e algo, e depois algo, e quando você menos espera sua vida estar cheia de tarefas e compromissos atrapalhando uns aos outros, e o sentimento de sobrecarga está instalado.
Como evitar que isso aconteça?
Aqui estão 5 passos que você pode tomar hoje para construir um sistema para gerenciar sua agenda de compromissos e tarefas e tomar as rédeas da sua rotina.
É possível que algumas dessa dicas você já pratique, mas considere o poder de juntar todas essas coisas num único sistema que ajude você a dar conta de suas responsabilidades.
Assim, vamos entender como construir um sistema de gerenciamento de compromissos e tarefas em que você possa confiar.
PASSO #1 | USE UM CALENDÁRIO PARA REGISTRAR COMPROMISSOS
Crie o hábito de registrar TODOS os seus compromissos em um calendário.
Apesar de ser perfeitamente viável usar um calendário de papel, os calendários eletrônicos hoje tem vantagens significativas. Você pode acrescentar, remover, alterar informações rapidamente.
Tudo está disponível para você em qualquer lugar (celular, computador) e não há o perigo de você perder informações, pois tudo tem cópia na nuvem.
Independente do formato que você escolher para registrar seus compromissos, papel ou digital, ou do aplicativo que você escolher para trabalhar no caso do digital, o ponto aqui realmente importante é que você registre TODOS os seus compromissos.
Registre dia e hora.
Crie esse hábito.
De tal forma que chegue ao um ponto que você não tem que se preocupar de lembrar de nada pois terá certeza de que se há algo marcado, você anotou em sua agenda. Com o benefício de que não haverá o perigo de você marcar duas coisas para o mesmo dia e horário.
Sua mente começa a ficar mais livre para pensar.
PASSO #2 | TAREFAS NÃO SÃO COMPROMISSOS
Tarefas são atividades que você precisa ou quer fazer, mas que você tem a liberdade de definir o dia e a hora de fazê-los.
No máximo uma tarefa tem um prazo até quando ela tem que estar pronta, mas até lá é com você.
E aqui muita gente se atrapalha, pois começa a colocar essas tarefas em sua agenda como se fossem compromissos.
Essas tarefas são atividades que você deve encaixar no seu dia quando e se puder.
Até lá elas devem ficar devidamente registradas para não ter o perigo de você esquecer delas ou deixar o prazo passar.
Novamente aqui você tem duas opções:
-
Anotar essas atividades em um meio analógico como uma caderneta
-
Use uma solução digital como um aplicativo.
Dicas valiosíssimas!
Obrigado Taiza. Fico muito feliz de compartilhar conhecimento útil.