Oito em cada dez pessoas que decidem que precisam mudar para melhorar suas vidas, não conseguem se manter no caminho que planejaram para conquistar essas mudanças.
Já aconteceu com você de decidir mudar alguma coisa em sua vida e acabou desistindo?
-
Talvez tenha sido mudar a alimentação;
-
Se dedicar mais aos estudos;
-
Passar a fazer mais exercícios.
Pode ter sido outra coisa qualquer, mas para a maioria de nós sempre haverá uma história onde começamos algo importante, mas que não conseguimos continuar até termos os resultados desejados.
Vale nos fazemos algumas perguntas:
-
Por que é que acontece isso?
-
Quais são as maiores razões pelas quais os novos hábitos não se sustentam?
-
E o que podemos fazer para facilitar as mudanças positivas?
Há diversas razões para isso, mais do que poderíamos discutir aqui, mas eu quero falar de 5 delas que podem nos ajudar a resolver muitos desses problemas que encontramos em continuar nossas decisões de mudança.
Razão #1 – TENTAR FAZER MUITAS COISAS AO MESMO TEMPO
Há muita pesquisa que aponta que novos hábitos são difíceis de incorporar ao nosso dia a dia. Na realidade mais que três novos hábitos podem tornar o processo inviável.
E mais, quando estamos falando de novos hábitos estamos falando de hábitos muito, muito pequenos.
-
Ao invés de começar a treinar na academia todos os dias, estamos falando de ir à academia 2 vezes por semana;
-
Ao invés de ler um livro por mês, estamos falando de ler um livro por ano;
-
Ao invés de correr 1 kilômetro, estamos falando de dar uma volta na quadra do prédio e voltar para casa.
Mas o mais seguro mesmo é escolher um hábito e persistir nele até que ele faça parte de sua rotina. E só então escolher outro. E assim fazer, incluindo um hábito por vez.
Imagine se você conseguisse adquirir um único hábito por mês. Mesmo assim, ao final de um ano você terá adquirido 12 hábitos diferentes.
Seja inteligente na hora de escolher os primeiros hábitos que você pretende adquirir. Por exemplo, se você sente cansaço durante o dia, não rende no trabalho, se arrasta nos estudos, talvez o primeiro hábito que precise trabalhar é dormir um pouco melhor.
Quando esse hábito estiver estabelecido, outros aspectos de sua vida também terão melhorado, mesmo sem você ter ainda dedicado tempo a eles.
Razão #2 – COMEÇAR COM ALGUMA COISA QUE É MUITO GRANDE
O outro lado da moeda é que ao invés de tentar muitas coisas ao mesmo tempo há quem prefira escolher uma coisa muito importante e muito difícil para começar, achando que essa mudança já terá um enorme impacto em sua vida.
O problema é qualquer novo hábito que mude nossa rotina, mesmo que pequeno, já é difícil ser implementado, e se esse novo hábito é também algo muito desafiador aumentam as chances de desistirmos no caminho.
Novos hábitos não deviam ser assustadores, na realidade deviam ser tão simples, e fáceis de fazer que não como nos recusarmos a começar.
As metas podem ser grandes, os degraus não.
Por exemplo:
-
Ao invés de começar tentando fazer 100 abdominais todos os dias, que tal começar com 5;
-
Ao invés de ler 10 páginas de um livro por dia, por que não começar com 1;
-
Ao invés de correr por 1 hora, por que não começar com 10 minutos.
Comece com algo que é tão fácil de fazer que você não tem como não começar. O segredo é ir aumentando aos poucos.
Comece com o que muito fácil, e quando perceber que está fácil demais aumente um pouquinho, e faça isso continuamente. Quando menos perceber você chegará na sua meta ou mesmo já terá ultrapassado ela.
Razão #3 – FOCAR NUM OBJETIVO E NÃO NUMA ROTINA
Quando você tem uma meta você se interessa nos resultados. Quando você quer trabalhar com gestão você se interessa pelo emprego e não com as disciplinas que terá que pagar na faculdade para ter seu diploma. Elas são o caminho mas não o destino. E geralmente os olhos estão no prêmio final.
É natural! Mas talvez essa não seja a melhor estratégia.
O problema é que novos hábitos não geram resultados, eles criam o caminho para você chegar lá. Um caminho que você tem trilhar todos os dias. Esses hábitos representam um estilo de vida que vai ajudar você a concretizar suas metas.
Portanto, se você realmente deseja atingir os resultado que deseja para sua vida é toda a sua energia deve ser usada para construir esse estilo de vida que vai levar você inevitavelmente aos resultados que preicsa para progredir.
Razão #4 – BUSCAR MUDANÇA MAS NÃO MUDAR SEU AMBIENTE
O ambiente em que você existe tem forte impacto sobre sua capacidade de adquirir e manter novos hábitos, e por isso merece uma atenção mais do que especial de sua parte.
Independente da razão pela qual você quer mudar, se novos hábitos são necessários para isso acontecer, mudar seu ambiente é também parte necessária do processo.
-
É quase impossível ser uma pessoa positiva a maior parte do tempo, se você se cercar de pessoas negativas;
-
É quase impossível não falar mal de alguém, se você se cercar de pessoas que falam mal de todo mundo o tempo todo;
-
É quase impossível você se concentrar no que é importante para sua vida, se você recebe mensagens de texto, notificações, e-mails e telefonemas o tempo todo.
A principal atitude que você pode tornar um novo hábito mais fácil, é realizá-lo em um ambiente projetado para que esse hábito seja bem-sucedido.
Se livre de tentações, distrações ou qualquer coisa que lhe tire do caminho projetado.
Razão #5 – NÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O PODER DAS PEQUENAS MUDANÇAS
Como falamos, nosso foco está nos resultados, e os resultados tem que ser grandes e desafiadores para nos estimular.
-
Ler 30 livros por ano;
-
Economizar R$ 2000,00 para as próximas férias;
-
Perder 30 quilos para o próximo carnaval;
Muita gente pensa nesses termos, e se você olhar essas metas acima fica claro que existe a ideia de que se a meta não for grande, não tem valor.
Mas na prática isso é diferente. Escolha qualquer um dos hábitos que você tem hoje, qualquer um, e pare para pensar quanto tempo você levou para que ele fizesse parte de sua rotina.
Escovar os dentes, por exemplo. Já parou para pensar quantos anos seus pais levaram para que você adquirisse esse hábito.
Construa aos poucos hábitos inabaláveis e que serão seu porto seguro para grande realizações.
PORTANTO…
Se novos hábitos são necessários para você conquistar sua metas, você deve levar sess processo à sério.
-
Comece um novo hábito por vez;
-
Comece com algo muito pequeno;
-
Comece com algo que você pode continuar fazendo para sempre;
-
Repita isso várias vezes até se tornar uma rotina;
-
Depois que se tornar uma rotina você pode aumentar a intensidade;
-
Quando o hábito estiver estabelecido da forma que deseja, você pode procurar outro hábito para implementar.