Se você alguma vez na vida já fez escolhas ruins, das quais acabou se arrependendo, sabe como a sensação é ruim. Fazer exercícios ou estudar, assistir um seriado que você gosta ou um filme que um professor sugeriu. Comer um prato enorme de salada ou um pratinho pequenininho de pudin.
A maioria das pessoas vai alegar que essas escolhas ruins são fruto de falta de força de vontade.
Entretanto, a ciência vem demonstrando que a questão não é tão simples assim, e que as pequenas escolhas que fazemos ao longo do dia, afetam nossa força de vontade.
Porém, com algumas pequenas mudanças no nosso comportamento, podemos dominar nossa força de vontade, e fazer escolhas que nos deixem com orgulho de nossas decisões.
CANSAÇO MENTAL PODE SER MUITO PERIGOSO
Os pesquisadores Jonathan Levav e Liora Avnaim e Shai Danziger realizaram um estudo sobre a força de vontade no sistema de liberdade condicional, analisando 1112 audiências de liberdade condicional designadas a oito juízes durante um período de 10 meses. Para cada decisão os juízes levavam cerca de 6 minutos. A demanda de trabalho era entre 14 e 35 pedidos de condicional por dia. Os juízes paravam para o almoço e o jantar.
Essa carga de trabalho demonstrou um característica interessante da força de vontade. No começo de cada expediente de trabalho,ou seja, no começo da manhã, no começo da tarde, e no começo da noite, a chance desses juízes darem uma condicional era de 65%, e ao final do expediente era quase 0%.
Em seu livro A ÙNICA Coisa, Gary Keller dá outros exemplos interessantes de como a força de vontade pode afetar nossos julgamentos e como ela declina ao longo do dia e em certos momentos do dia.
[Sou afiliado da Amazon.]
No caso dos juízes, os casos no final do expediente não eram mais difíceis, ou os criminosos mais perigosos. A questão unicamente é que os juízes estavam mais cansados e impacientes no final do expediente do que no início. E quando ficamos sem força de vontade fazemos escolhas piores.
QUE LIÇÃO PODEMOS TIRAR DESSA PESQUISA?
Que a força de vontade é exatamente igual a um músculo. Com suas vantagens e desvantagens.
A vantagem é que se for trabalhada inteligentemente pode se desenvolver e ficar resistente e poderosa.
A desvantagem é que há um limite além do qual o músculo fadiga e não rede mais o que poderia render.
E da mesma forma que seus músculos se cansam no final de um treino, a sua força de força de vontade diminui à medida que você toma mais e mais decisões, ao que os cientistas chamam de Fadiga da Decisão.
Agora a pergunta realmente importante aqui é…
VOCÊ É UMA VÍTIMA DA FADIGA DA DECISÃO?
A resposta é: Provavelmente.
Tim Ferriss sugere que quando acordamos de manhã, acordamos nossa jarra de suco de pensamento criativo cheia. Essa é apenas uma imagem, mas imagine que você tem essa jarra de suco cheia toda manhã, e que ela lhe ajuda a ter clareza nas escolhas e decisões do dia.
Cada gole ajuda a tomar uma decisão. Ao longo do dia, quando você começa a tomar decisões, você esvazia um pouco de sua jarra, e dependendo de como foi seu dia, ela pode se esvaziar muito cedo.
Quando você chega em casa, depois de um longo dia, você sabe que dá para estudar um pouco antes de ir dormir, mas seu cérebro toma a decisão mais fácil, sentar na frente da televisão.
Esse é o exemplo perfeito da Fadiga da Decisão.
Apesar da Fadiga da Decisão ser algo que atinge a todos nós, existem algumas maneiras de organizar nossa vida e planejar o dia, que ajudam significativamente a dominar a força de vontade.
Vejamos algumas estratégias que você você pode por em prática, ainda hoje, e assim tomar as rédeas de sua força de vontade.
Estratégia #1 | O MAL ESTÁ NOS DETALHES
Tomamos decisões importantes em nossa vida. Que profissão escolhemos, quem escolhemos para nos casar, para onde viajar, quando fazer minha primeira viagem internacional.
Mas também tomamos decisões muito simples todos os dias, tão simples que muitas vezes não paramos para pensar que são decisões da mesma forma. Que roupa vou usar hoje, o que vou levar para o lanche, que coisas tenho que colocar na minha bolsa para passar o dia fora de casa.
A questão é que não importa o grau de importância, cada decisão esgota nosso estoque de força de vontade.
E não queremos estar com um estoque baixo quando surgirem decisões realmente importantes durante o dia queremos?
Logo, pequenas decisões sobre vestuário, alimentação, e outros aspectos do seu dia, que possam ser tomadas em alguns minutos, deveriam ser decididas na noite anterior, assim você não começa o dia desperdiçando sua força de vontade nessas escolhas no dia seguinte. Com isso você terá mais espaço mental para fazer as escolhas importantes a cada dia.
Não subestime o poder dessas pequenas decisões sobre sua força de vontade.
Estratégia #2 | COMEÇE COM O MAIS IMPORTANTE
Para a maioria das pessoas, que trabalham num emprego convencional, o que acontece é que elas usam a sua jarra de suco para ajudar sua empresa a tomar as melhores decisões. Mas sabemos que nossa jarra de suco acaba secando ao longo do dia. E é por isso que, para quem trabalha o dia todo e talvez até, estude à noite, é muito improvável que consiga encontrar tempo para investir no seu crescimento pessoal no final do dia. É muito difícil! Você já deu a sua criatividade e a capacidade de decisão para os negócios de outra pessoa.
Sua força de vontade está à zero. Não há mais nada para dar. Mas há uma solução.
Acorde mais cedo, nem que sejam apenas 30 minutos, e invista em você. Faça isso quando sua jarra está cheia, invista naquilo que fará a maior diferença na sua vida. Pode ter a ver com saúde, com condicionalmente físico, com crescimento intelectual. O que importa é que faça isso quando sua jarra está no máximo. E então você dá as sobras para todo mundo.
Michael Hyatt (autor, palestrante e ex-presidente e CEO da Thomas Nelson Publishers) usa uma analogia interessante para nos ajudar a entender porque deveríamos tomar os primeiros goles do nosso suco de força de vontade quando estamos cuidando do nosso crescimento pessoal.
Ele chama a atenção que quando você está no avião, você recebe a orientação de que, no caso de um acidente, você tem que colocar a máscara de oxigênio primeiro em você, antes de colocá-la em qualquer outra pessoa.
Você deve cuidar de si mesmo primeiro, não por egoísmo, mas para ser capaz de cuidar daqueles que ama logo em seguida.
Estratégia #3 | PALAVRAS AO VENTO
Assumir compromissos é sempre algo que requer muita reflexão. Um compromisso, é muitas vezes como um contrato. Ele tem ônus e bônus.
Ao se casar, por exemplo, você assume compromisso de estar sempre à disposição do seu cônjuge em diversos momentos. Festas de aniversários de familiares, visitas ao médico, almoços românticos, etc.
Uma infinidade de coisas, e nem sempre você estará com vontade, mas nem sempre vai poder se recusar a participar. Isso acontece porque você quer que o relacionamento progrida. É por isso que você assume e cumpre esses compromissos, você sabe que sem eles, não haverá progresso.
A decisão de tomar as rédeas de sua força de vontade para conduzir sua vida para um futuro melhor, é um compromisso também.
Não adianta dizer que pretende melhorar, você tem que se comprometer. E um modo bom de fazer isso é colocar por escrito esse compromisso.
Logo, no que diz respeito à fazer primeiro as coisas que são importantes para seu futuro, você precisa ir além, você precisa abrir espaço em sua agenda para essas coisas.
Vimos que a maioria de nós não terá a força de vontade e motivação para tomar as decisões corretas todos os dias se não nos mexermos.
Em vez de esperar fazer a escolha certa a cada dia, agende as coisas que são importantes para você.
Use uma agenda analógica ou digital, não importa, mas coloque por escrito o que pretende fazer ao longo do dia, da semana e se possível ao longo do mês.
Assim você acorda todo dia, com uma visão clara do que aquele dia tem a oferecer para sua vida.
VOCÊ DEVIA SER A COISA MAIS IMPORTANTE DO SEU DIA
Espero ter lhe dado informações suficientes para você entender que a Força de Vontade não é algo que você tem ou algo que lhe falta.
E apesar dela vai variar ao longo do seu dia, é possível fazer algumas mudanças na sua rotina para que você possa melhorar a qualidade de suas decisões e escolhas, e assim fazer progressos consistentes nas coisas que são realmente importantes para você.
[Alguns dos links acima são links afiliados, o que significa que, se você optar por fazer uma compra, eu ganharei uma comissão. Esta comissão vem sem nenhum custo adicional para você. Por favor, entenda que eu faço essas recomendações porque as julgo úteis para você, e não por causa das pequenas comissões que eu receberei se você decidir comprar alguma coisa. Essa receita me ajuda a manter essa plataforma, e assim ser capaz de continuar fornecendo esses conteúdos para você. Por favor, não gaste dinheiro com esses produtos, a menos que você sinta que precisa deles ou que eles o ajudarão a atingir suas metas.]
Olá, Professor Jaelison, muito bom mesmo ler sobre todos os assuntos que fazem parte de certa forma do meu dia a dia, parece até que o Senhor está presente, motivando com experiências e propósitos que só me fazem bem, contribuindo sempre para uma caminhada proveitosa, às vezes mudanças assustam e são difíceis, porém necessárias e benéficas, dicas simples e valiosas , só tenho agradecer! Obrigada
É isso Terêsa. A mudança de perto pode parecer assustadora ou ao menos desconfortável. Mas quando a aceitamos e olhamos para trás, muitas vezes nos perguntamos por que não a fazemos mais cedo.
Bom dia, Jaélison!
É impressionante como este artigo me descreve, parece que já o tinha recebido antes.
A cerca de uns 15 dias atrás venho me comportando justamente assim.
A noite, antes de dormir, já deixo tudo que vou precisar para o dia seguinte, separado.
Ganhei 20 minutos do meu tempo, que uso para dormir mais.
Outro ponto importante, eu chegava no trabalho por volta das 8:30, e agora chego as 7:00, porém, me tranco na sala e passo 30 minutos estudando apostilas do meu MBA e mais 30 minutos estudando cursos do FNDE, sobre transporte, alimentação escolar, FUNDEB e demais programas voltados a Educação.
E as 8:00 começo o expediente sem atraso e com a cabeça cheia de ideias.
Quanto a criar uma agenda, todo segunda preparo minha agenda semanal e deixo anexado ao lado do notebook.
Não tem mais como esquecer as prioridades.
Essas práticas são muito importantes, consigo me programar, não me sinto sobrecarregada intelectualmente e consigo manter um equilíbrio de bem estar no ambiente de trabalho.
Oi Cris,
A ciência nos ajuda a saber o que fazer em vários aspectos da vida. E em relação à produtividade não é diferente. Mas quando colocamos em prática e vemos o que a ciência diz funcionar em nossas vidas, surge um tipo de movitação diferente. A motivação de quem sabe que consegue atingir seus objetivos usando técnicas comprovadas para isso. Parabéns pela determinação de por isso em prática. Pois os resultados compensam, mas começar é bem difícil.
Olá professor!
Aprendi muito sobre sobre este tema.
Como havia lhe dito antes que gosto muito de ler, o livro milagre da manhã e o #6 me ajudou muito a entender que temos que fazer algo por nós, e que o primeiro horário é essencial para o decorrer do dia.
O #6 me ajudou no planejamento, nas metas.
A cada dia aprendo mais e me sinto motivada para alcançar meus objetivos.
Pensei em escrever algo com Este tema que me chama atenção. ” a importância das pessoas nas empresas e na sociedade “.
O que o senhor acha?
Eu vejo muitas pessoas sendo tratadas como coisas, que não sabem o seu valor.
Obrigada pela atenção!
Um grande abraço!
Erika
OI Erika,
Vários pontos interessantes no seu comentário. Primeiro fazer algo por nós. Nós devíamos nos tratar como o melhor investimento que temos. E nos pagar primeiro. Sempre priorizamos as contas, os compromissos profissionais, e deixamos nós para o final. Devíamos começar o dia cuidando primeiro um pouquinho que seja de nós e depois começar com todo o resto.
A segunda coisa é que planejar dá realmente empolgação. Pois quem começa o dia sabendo o que vai fazer já começa com uma energia diferenciada.
Por fim, a cada dia que passa a importância das pessoas nas empresas e na sociedade dá lugar à novidades que tiram um pouco o foco da atenção para o ser humano e sua contribuição para a sociedade. Logo sua ideia de artigo é muito bem vinda.
Obrigado por trazer sua contribuição para a discussão.
Jaélison.