É natural que com a chegada de um novo ano, estejamos estejamos repletos de planos.
Planos para finalmente fazermos o que não conseguimos fazer no ano passado. E planos em relação à novas conquistas.
Estamos repletos de otimismo!
“Quedia éhoje ?”, Perguntou Pooh.
“Éhoje “,chiou Piglet.
“Meu diafavorito “,disse Pooh.
A.A. Milne
Mas o otimismo tem um preço, por vezes alto, pois ele muitas vezes nos faz superestimar o que seremos capazes de faz num ano, e subestimar o que podemos conquistar em cinco ou dez anos.
Por conta disso, muitas vezes nos programamos para fazer num ano o que precisaríamos de dois ou mais anos. E no fundo sabemos que não conseguiremos. Muitas vezes, sabemos que não conseguiremos na mesma hora em que estamos escrevendo nossas metas.
Por isso é importante começarmos um novo ano com um plano em mente. É importante tomar as rédeas de sua vida e não deixar que o hoje seja uma continuidade do ontem, para assim garantir que o amanhã será melhor que o hoje.
Com isso em mente, aqui estão algumas reflexões para você considerar antes da chegada no ano novo.
# DECIDA O QUE PRETENDE FAZER COM ANTECEDÊNCIA
É claro que durante um ano muita coisa pode acontecer. E, portanto, muita coisa do que você planejar pode acabar não acontecendo. Isso não quer dizer, no entanto, que você não possa criar uma visão do que pretende fazer.
Não precisa ser nada sofisticado, nem usar algum tipo de programa para isso. Muitas vezes o tempo que você gasta se preparando para se planejar é todo o tempo que você precisa para concluir seu planejamento.
Outro dia vi esse vídeo abaixo do Porta dos Fundos que mostra justamente como muitas vezes perdemos tempo pensando ao invés de agindo. Veja se algo parecido não acontece com você.
É tão mais simples voltar ao básico!
Papel, lápis e em alguns minutos é tudo que você precisa para ter uma visão clara do que pretende fazer no ano que vai começar.
Veja um exemplo:
Cada quadradinho abaixo do mês é uma das coisas que você pretende fazer ao longo do ano.
Alguns meses haverá muita coisa a fazer. Alguns meses serão mais tranquilos. E a vantagem de pensar com antecedência é que se algum mês você se vir com uma sobrecarrega você pode migrar alguma atividade que planejou para um mês mais leve. E pode fazer isso sempre que precisar.
Melhor ainda se puder colocar essas atividades num quadro, e deixar à mostra durante o ano todo. Desta forma você terá um lembrete visual ao longo de todo o ano dos compromissos que assumiu consigo.
# INVISTA EM RELACIONAMENTOS PROFISSIONAIS
Não importa sua área específica de atuação.
Não importa exatamente qual seu momento de carreira.
Não importa o grau de sua formação.
Você pode ainda estar estudando, você pode ter acabado de se formar, ou pode mesmo já estar atuando há algum tempo na sua área.
Independente desses possíveis cenários, você precisar ter contatos e relacionamentos que abram portas para você.
Há inúmeras estratégias que você pode fazer uso para isso, mas uma que é muito pouco usada é a participação de eventos de sua área.
Participar de eventos na sua área é um hábito saudável para sua carreira. Você não precisa ir a vários.
Que tal começar com um por ano?
Essa é uma excelente forma de construir relacionamentos com pessoas da sua área, bem como saber como anda seu mercado de trabalho, as tendências e as oportunidades.
Pode ser um evento acadêmico como o Congresso Internacional de Administração ou um evento voltado para gestão como o expoGestão. O importante é você entrar no circuito de negócios e conhecimento na sua área. Talvez você tenha que sacrificar alguma coisa para poder estar nesse evento. Talvez tenha de fazer economias e fazer um investimento significativo. Mas investir em sua rede de relacionamento é muito importante.
E eventos como esse podem lhe colocar em contato com profissionais que você não teria a oportunidade de conhecer em outras situações.
Não vá para qualquer um. Pesquise. Veja aquele que tem mais a enriquecer seu currículo. Aquele onde participam pessoas que são referência em sua área.
Faça uma escolha inteligente na hora de investir seu tempo e dinheiro.
# CUIDE-SE E CUIDE DAS PESSOAS IMPORTANTES NA SUA VIDA
Você já parou para observar que há algumas coisas que sempre ficam depois? Que sempre há algo mais importante para fazer antes?
Sabe quais são essas coisas? São todas as que você não coloca como prioridade! Não teve prioridade, alguma coisa mais urgente vai tomar o lugar. Você tem que ir na apresentação de seu irmão nas escola, mas de repente surge um imprevisto no trabalho e você acaba faltando. Ou você tem que comemorar seu aniversário de namoro, mas um amigo precisa que você o ajude com sua mudança, e você acaba convencendo sua cara-metade para comemorar um outro dia.
Se você puxar pela memória verá que há uma série de momentos onde você deixou de lado o que é importante para você e para aquelas pessoas que ama, por causa de imprevistos que surgiram. E isso cansa e desgasta.
Tente separar alguns momentos para você no ano que vem. Pense neles agora. Coloque em sua agenda. E proteja esse compromisso como algo sagrado.
Pode ser começar um Hobbie que você sempre quis fazer. Podem ser pequenos passeios ao longo do ano. Uma viagem curta de dois dias a cada três em três meses. Ou mesmo um período maior a título de férias uma vez por ano.
Cada pessoa tem uma realidade diferente, e essa realidade vai definir o que a pessoa pode fazer para relaxar. Mas independente de qual seja a sua, encontre um tempo para você e os seus.
Mas o fato é que se você não cuidar disso agora, não importa sua idade, você corre o risco de sofrer da Síndrome de Burnout.
Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, cuja causa está intimamente ligada à vida profissional
Wikipedia
E você não quer isso…
Mas talvez já tenha até alguns sintomas, será?
Tirar uma pouco de tempo para você e os seus ao longo do ano, e respeitar esse tempo pode lhe dar a energia que você precisa para produzir ao longo de todo o resto do ano.
# APRIMORE SEUS HÁBITOS
Bons hábitos são como imãs para o sucesso. Hábitos ruins são como âncoras que não deixam que você progrida na sua vida e na sua carreira.
Todos nós temos vários hábitos. Alguns bons e alguns ruins. E todos nós sabemos, mesmo que lá no fundo, aqueles hábitos que são bons e aqueles que não são tão bons assim.
Passar as tardes dos sábados, todos os sábados, assistindo um episódio de um seriado que gostamos atrás do outro, pode ser um hábito relaxante, mas será que é um bom hábito para você?
A resposta não é única, depende de cada pessoa. Mas cada pessoa sabe a resposta certa.
Uma decisão importante, portanto, para o ano que chega, é mudar hábitos ruins por hábitos bons.
A decisão é fácil, torná-la uma realidade nem tão fácil assim.
Mas, se você decidir buscar esse objetivo não vá com muita sede ao pote. Mude um hábito por vez. Não subestime quão difícil é mudar um hábito. Não adianta começar a mudar vários hábitos e acaba não mudando nenhum.
Se ainda não leu, veja esse post abaixo onde explico em maiores detalhes como você pode criar hábitos positivos.
VOCÊ NÃO PRECISA PARAR COM OS HÁBITOS RUINS, BASTA TROCAR POR BONS HÁBITOS
E lembre o que nos alerta Stephen R. Covey em seu livro Sete Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes:
Trate uma pessoa como ela é e ela permanecerá como está. Trate uma pessoa como ela pode e deve ser e ela se tornará como ela pode e deveria ser.
Portanto, se trate como a pessoa que você quer ser, e invista tudo que pode nessa transformação.
# QUAIS SEUS PLANOS PARA O ANO QUE COMEÇA?
Construa seu plano de sucesso, se divirta no processo e seja feliz.
Qual seu principal objetivo para o novo ano?
Compartilhe aqui suas metas!
E se não fez seu planejamento sugiro que você participe do desafio Construindo um plano de ação em 6 dias. Esse momento do ano é uma excelente oportunidade de pensar em detalhes como será seu ano próximo ano.
Até ano que vem!