Ferramentas Mentais

RASTREAMENTO DE HÁBITOS: APRENDA A TÉCNICA QUE PODE AMPLIAR SEUS HORIZONTES PESSOAIS E PROFISSIONAIS

É comum ouvirmos dizer que cozinhar não é uma ciência exata.

Quando alguém faz um bolo, mesmo seguindo uma receita, é comum precisar um pouquinho mais de açúcar, ou um pouquinho mais de fermento, ou uma pitadinha mais de sal.

Durante o cozimento você pode fazer umas visitas ao fogão para ver se já está bom, se ele já cresceu o suficiente,  ou se você acha melhor deixar mais um pouquinho até ficar perfeito.

Ou seja, muito antes do bolo ficar pronto você pode fazer uma série de pequenos ajustes, aqui e acolá, que vão melhorando o bolo antes mesmo dele estar preparado.

Apesar de haver, às vezes, dezenas de etapas envolvidas na preparação de um bolo que precisam ser monitoradas, o processo está pronto depois de algumas horas e então, você é capaz de ver o produto final do seu esforço e isso faz toda a diferença na sua motivação.

Ou seja, rastrear a evolução do bolo ajudar a fazer pequenos ajustes, corrigir o curso e garantir que tudo está caminhando bem que vai dar certo.

Para construir um hábito a coisa é basicamente a mesma, com uma pequena mas importante diferença.

Assim como melhoramos um bolo por tentativa e erro, também melhoramos nossos hábitos por tentativa e erro, mas quando se trata de construir um hábito, a evolução é muito, muito mais lenta. Tão lenta que pode ser difícil visualizar o progresso que você está fazendo com seus hábitos. 

Você está lendo todos os dias, mas não terminou o livro ainda, você cortou doces do cardápio há 10 dias, mas não emagreceu quase nada, você vem estudando todos os finais de semana, mas como não teve provas ainda, não sabe se vai se sair bem nas próximas avaliações.

Logo, formar um hábito é como cozinhar um bolo que leva muitos dias, e cujos resultados desejados demoram a aparecer. Mas enquanto você espera que as recompensas de longo prazo de seus esforços apareçam, você precisa dar conta dos pequenos ajustes do pequeno prazo

Você precisa de um sinal visível de que aos poucos o hábito está sendo construído.

Fica mais fácil crer, se você também puder ver.

E é aqui que um rastreador de hábitos pode ajudar você, e muito.

O QUE SIGNIFICA RASTREAR HÁBITOS?

arrow 945268 1920

Rastrear hábitos é uma maneira simples de avaliar se um hábito faz ou não faz parte de sua vida.

A forma mais simples de você rastrear hábitos é usando um calendário, e marcar cada um dos dias em que você cumpriu sua rotina conforme planejado.

Por exemplo, se você quer desenvolver o hábito da leitura e para isso se programou para ler 10 minutos nas segunda, nas quartas e nos sábados, então cada uma dessas datas merece um X, sempre que você cumprir o prometido.

À medida que o tempo passa, o calendário se torna um registro visual dos seus hábitos.

Rastreador

Na imagem acima você vê um exemplo de um rastreador de hábitos que você pode começar a usar agora mesmo. Basta tocar Baixe aqui uma cópia do rastreador de hábitos, e você vai ter acesso a essa planilha pronta para imprimir e usar. 

Imprima, marque o mês corrente, preencha os hábitos que você quer rastrear neste mês, cole em algum lugar onde você pode vê-lo todo dia,  e é só começar.

Lembre você não precisa fazer tudo, todo dia, você precisa apenas acompanhar se está fazendo o que planejou nos dias em que se programou. 

O rastreador de hábitos é perfeito para isso.

O ponto importante dessa ferramenta é que ela fornece evidências imediatas de que você está seguindo no caminho certo de construir seu hábito.

É um sinal visual de que você está progredindo. 

RASTREAR HÁBITOS NÃO DEIXA VOCÊ ESQUECER O COMPROMISSO ASSUMIDO

brain 770044 1920

Quando você olha para seu Rastreador de Hábitos, não tem como não saber imediatamente o que está caminhando bem e o que você está deixando de lado.

Com um golpe de vista você já sabe o que tem que fazer.

Muitas pesquisas já apontaram os benefícios de acompanhar nossos hábitos de forma sistemática. 

Não importa qual é a área: Alimentação, Exercícios, Estudos, ou tantas outras. As pessoas que acompanham seus progressos de forma sistemática, tem sempre resultados melhores do que quem não acompanhar.

Os resultados desses experimentos mostra que os resultados podem ser até duas ou mais vezes maiores do que quando não acompanhamos o progresso de nossos hábitos.

Rastrear hábitos é uma maneira simples de acompanhar seu comportamento, e o simples ato acompanhar esse comportamento pode ser suficiente para mudá-lo, porque não tem como nos enganarmos quando os fatos estão bem lá na nossa frente.

É MOTIVADOR VER AS COISAS PROGREDINDO

up 2081170 1280

Se você está jogando um videogame e muda de fase, isso é motivante. Se você consegue chegar no final da primeira temporada de um seriado que você adora e o final foi ótimo, você se motiva para começar a próxima temporada o quanto antes.

Progresso é a vitamina da motivação.

Quando sentimos que estamos avançando em algo, aumenta nossa motivação de continuar nesse caminho. 

Rastrear hábitos pode ter esse efeito em sua motivação, cada pequena vitória alimenta seu desejo de continuar.

E esse lembrete visual pode ser muito importante naqueles dias em que parece que você não vai conseguir desenvolver esse hábito. A jornada é longa e você ainda não chegou lá.

Nessas horas de desânimo olhar para trás e ver o quanto você já progrediu nessa meta é muitas vezes tudo que você precisa  para continuar.

RASTREAR HÁBITOS É UMA DESCARGA DE ENERGIA NO SEU SISTEMA

slide 1015723 1920

Tem algo de muito satisfatório em marcar aquele X no seu rastreador de hábitos.

Mais um dia de leitura

Mais um dia de exercícios

Mais um dia de dieta

Mais um dia de estudos

Mais um dia de prática do seu instrumento

Vendo isso acontecer, aumentam suas chances de persistir, um pouco mais, um dia depois do outro.

O rastreamento de hábitos também ajuda a ficar de olho na bola: você está focado no processo e não no resultado. Você não está decidido a fazer abdominais, está apenas tentando manter a sequência viva e se tornar o tipo de pessoa que não perde os treinos.

A FREQUÊNCIA DOS HÁBITOS PODE VARIAR, SEU RASTREAMENTO NÃO

ekg 158177 1280

Rastrear seus hábitos vai ajudar você a estabelecer novos hábitos ou manter hábitos antigos no caminho. Logo você deve rastrear hábitos que são importantes para você e que você quer desenvolver.

Fique alerta à frequência dos seus hábitos, ela pode se encaixar em três categorias:

  • Hábitos diários, como ler.

  • Hábitos semanais, como ir ao cinema.

  • Hábitos mensais, com lavar o carro.

Nada melhor, para estabelecer um hábito do que tornar sua prática algo diária. Para estabelecer um hábito você precisa de repetí-lo com frequência. Mas você também pode rastreador de hábitos para rotinas semanais ou mensais. 

Independente da frequência do seu hábito você quer praticá-lo até o ponto onde não precisa mais pensar sobre ele para fazê-lo, como por exemplo escovar os dentes ou atacar os sapatos. Na hora certa você faz o que tem que fazer sem pensar muito nisso, é automático.

COMO COMEÇAR?

woman 2827304 1920

Para começar você precisa entender que vai ter que fazer dois esforços inicialmente: o esforço relativo ao hábito que você está tentando criar e o esforço de seguir esse hábito. 

Se você você aceitar esse desafio, então pode se beneficiar do rastreamento de hábitos de uma forma ou de outra, mesmo que seja apenas temporário.

Para que esse começo seja mais fácil, o rastreamento manual deve se limitar aos seus hábitos mais importantes. Escolha alguns poucos e rastreie sistematicamente, isso é muito melhor do que acompanhar vários sem compromisso.

Escolha entre 3 a 5 dos hábitos mais importante que você quer rastrear e é isso.

Dica: Marque no seu rastreador o hábito assim que concluir sua execução. 

Só para deixar claro:

Quando chegar da academia, marque “Treino” no seu rastreador.

Quando fechar a página do livro que está lendo, marque “Ler 10 minutos todo dia”.

Quando terminar o almoço e não tiver comido docinhos, marque “Tirar doces do meu almoço”.

Ou seja, torne seu Rastreador de Hábitos um instrumento que você usa diariamente. 

E SE EU FALHAR AO LONGO DO CAMINHO

mistake 1966448 1920

Não busque a perfeição na hora de rastrear seus hábitos, ela não existe. Aceite que você vai falhar em alguns momentos. Talvez você fique doente, talvez uma viagem se estenda mais do que o planejado.

O sucesso do seu rastreamento de hábitos não tem a ver com rastear sem falhas, tem a ver com não faltar repetidamente.

Essa é a regra de ouro: Não falhe duas vezes seguidas!

Se você tem que ler todos os dias, e falhar hoje, amanhã é sagrado ler.

Se você sai uma vez por semana com os amigos, e falhou essa semana, semana que vem é sagrada.

E assim vai…

Não dá para ser perfeito, mas dá para evitar errar duas vezes seguidas. Inclusive quem destrói um hábito é a sequência de falhas depois da primeira. Logo fique de olho nisso e seus hábitos se fortalecerão.

Logo, não se importe se falhar, mas não demore a volta aos trilhos.

VAI DEMORAR MUITO?

sad 2385795 1920

Tenho a resposta exata para isso: Não faço a mínima ideia.

  • Não faço a mínima ideia porque não sei o que é muito para você.

  • Não faço a mínima ideia porque isso vai depender muito do número de hábitos que você quer construir.

  • Não faço a mínima ideia porque não sei exatamente quais os hábitos que você quer construir.

Mas eu acho que a pergunta é errada e a pessoa para quem você pergunta é errada também.

A pergunta certa é: Vale a pena o esforço?

E a pessoa para quem você devia fazer essa pergunta é: Você.

No meu caso, valeu muito e tem valido até hoje.

Quando souber a sua resposta compartilha ela aqui para trocarmos ideias e experiências sobre como trazer hábitos fortes para nossas vidas.

2 comentários em “RASTREAMENTO DE HÁBITOS: APRENDA A TÉCNICA QUE PODE AMPLIAR SEUS HORIZONTES PESSOAIS E PROFISSIONAIS”

  1. Maria Mendes

    Meu principal erro e fica no celular mechando em redes sociais isso atrapalha muito mas sei que estou com esse hábito e posso muda só basta ter foça de vontade sei que vai demora um pouca mas vou conseguir vou fazer esse rastreamento pra me liberta

    1. Não sei se já tentou isso Maria, mas uma dica muito simples é desabilitar as notificações do celular. TODAS. Alertas lá no topo do celular, os sons, as mensagens na tela de bloqueio do celular. Você ainda pode ver as redes sociais na hora que quiser, mas aí vai ser na hora que você quiser. Mesmo que seja muitas vezes ao longo do dia ao menos é na sua hora. Quando essas notificações estão ligadas, nós vemos as redes sociais quando elas querem.
      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima