Ferramentas Mentais

A TEORIA NA PRÁTICA É DIFERENTE: CUIDADO PARA SABER MUITA TEORIA, MAS NÃO SABER FAZER NADA NA PRÁTICA

É curioso como o tempo nos faz esquecer a origem das coisas.

A esteira, que hoje usamos para fazer exercícios, na verdade foi criada como objeto de tortura, em 1818. Os prisioneiros tinham que andar o equivalente a pouco mais de 3 km por dia numa máquina que bombeava água e quebrava grãos.

O palito de fósforo foi descoberto por acidente, no século 19. Um químico fazia misturas de compostos químicos quando deixou o conteúdo cair sobre um palito de madeira, que acabou secando. Quando ele tentou arrancar a mistura esfregando o palito numa outra superfície, acabou fazendo fogo acidentalmente.

Ou então a expressão “Tirar o Cavalo da Chuva”, que hoje significa, uma ordem para desistir de fazer algo, na verdade  vem dos tempos em que o cavalo era o principal meio de transporte. Se não tivesse a intenção de demorar, o visitante deixava o animal desprotegido na frente da casa. Porém, às vezes, o anfitrião o convidava para ficar mais, falando para o amigo abrigar melhor o bicho com a frase “Pode tirar o cavalo da chuva”. Ou seja: “Desista dessa ideia de ir embora”.

Mas o lugar onde esse esquecimento pode nos machucar mais é na nossa formação profissional. Isso mesmo aquela formação que você investe tanto dinheiro e tempo para ter melhores chances no mercado de trabalho.

As faculdades, escolas profissionalizantes e cursos especializados de hoje surgiram como consequência da necessidade das pessoas aprenderem a fazer algo. 

Mas  quando essas instituições de ensino não existiam como é que você acha que as pessoas aprendiam o que precisavam para se encaixar numa atividade profissional?

Elas aprendiam fazendo! Ela começavam estagiando e fazendo até deixarem de serem aprendizes e se tornarem mestres.

A ideia de aprender na prática como principal fonte de crescimento profissional pode ser vista ao longo da história bem como retratada na ficção em filmes como Aprendiz de Feiticeiro:

 

A aprendizagem foi, durante muito tempo, a maneira dominante de aprender habilidades profissionais. Um mestre concorda em ensinar para você como desenvolver uma determinada competência e em troca você concorda em fazer esse trabalho para essa pessoa por um valor muito menor do que um outro mestre cobraria.

Parece familiar?

Se isso é verdade, então você deveria tentar atuar na sua área de formação o quanto antes. Se não for possível começar antes mesmo de entrar numa instituição de ensino, não espere passar muito tempo depois de entrar.

O QUE VOCÊ APRENDE NA PRÁTICA É MAIS IMPORTANTE DO QUE O QUE VOCÊ APRENDE NA TEORIA 

building 2665812 1920

Imagine essa história de terror:

Suellen acabou de se formar e não acredita na sorte que teve. Conseguiu logo de cara uma vaga para gerir uma empresa na sua área de formação. Ela estava empolgada para por em prática tudo o que aprendeu no curso. No entanto, a teoria na prática é diferente e Suellen simplesmente não conseguiu dar conta dos problemas que apareciam e 5 meses depois foi demitida.  Como tinha que se manter, e como seu currículo nessa empresa era ruim ela acabou tendo que aceitar trabalhar numa função inferior à sua formação e depois de 5 anos ela continua tentando colocar sua carreira de volta aos trilhos.

Ao menos para mim é um filme de terror. E esse é um filme que já ví várias vezes, talvez você também já tenha visto acontecer com pessoas que conhece. 

Não seja vítima da Maldição de saber na teoria, mas não saber na prática.

O mercado contrata você pelo que ele imagina que você é capaz de fazer. Quando você tem uma formação, o mercado imagina que você é capaz de fazer certas coisas, mas se na prática você não atende essas expectativas ou você não cresce na empresa ou perde sua posição lá.

Se você ainda não se convenceu de que deve buscar, o quanto antes, atuar na sua área de formação, me deixe dar três importantes razões:

RAZÃO 1 | APRENDER COM UM OBJETIVO FAZ MAIS SENTIDO

child 3326960 1280

Aulas frequentemente estão desconectadas de uma aplicação prática.  Você aprende por aprender.

É por isso que depois de terminar uma disciplina de economia, os estudantes não passam necessariamente a investir melhor. Ou então, depois de terminar uma disciplina de marketing, isso não significa necessariamente uma melhora no marketing pessoal de uma pessoa. Ou ainda, depois de terminar uma disciplina de matemática, isso não evita que alguém cometa erros básicos.

Enquanto isso, atuar no mercado, lhe prepara exatamente para resolver problemas específicos pois o que você aprende tem um objetivo prático e ainda tem a vantagem de dar significado à teoria que você  aprende na faculdade.

As aulas são divorciadas das aplicações práticas da aprendizagem, enquanto que atuar no mercado prepara você para lidar com situações específicas.

RAZÃO 2 | APRENDA FAZENDO

painting 24439 1280

Olhe qualquer criança, e observe a rapidez com que ela aprende a falar, andar, correr, se expressar, e pare para pensar um pouco como ela consegue aprender tão rápido. 

A razão é simples, o seres humanos são capazes de aprender quase todas as habilidades que precisam para sobreviver ou fazendo ou observando.

Na realidade a capacidade de aprender apenas observando é única no mundo animal. Ainda mais porque, aprender por observação não exige que você entenda o que está fazendo, você pode aprender a fazer mesmo sem entender a razão de fazê-lo.

Entender pode vir depois.

As salas de aula não seguem esse princípio. Em vez disso, eles tentam ensinar teorias amplas para finalmente, talvez,  entrar no como. E quando não entram na prática, deixam você com a responsabilidade entender como isso funciona quando estiver atuando profissionalmente.

As aprendizagens, que se concentram na prática primeiro, permitem que você aprenda como o ser humano aprende melhor. Busque o maior número de situações práticas que puder na sua formação.

RAZÃO 3 | TEORIAS DEVEM SE ADEQUAR AOS FATOS E NÃO O CONTRÁRIO

comic characters 2026154 1280

É um erro capital teorizar antes que se tenha dados. Insensivelmente, começa-se a distorcer fatos para se adequar a teorias, em vez de teorias para se adequar a fatos.

Sherlock Holmes

O problema da sala de aula é que ela é estruturada priorizando a teoria ao invés da prática. Assim, em vez de trabalhar diretamente com um exemplo prático, vem a ideia de que deveríamos começar ensinando uma teoria para só depois vermos alguns exemplos práticos. 

Aprenda português, antes de tentar escrever uma redação. 

Saiba toda a teoria da computação antes de tentar fazer um programa. 

Claro que nem todas as aulas são assim, mas essa ainda é a filosofia predominante na maioria delas. 

Atua no mercado ajuda você a fugir disso, pois no trabalho a teoria é frequentemente ignorada, o que é bom, porque nem todas as teorias estão certas o tempo todo.

NÃO FAÇA ALGO SÓ PORQUE TODO MUNDO ESTÁ FAZENDO, FAÇA SUA APRENDIZAGEM SER DIFERENTE

people 4009327 1280

Não é porque a aprendizagem prática saiu de moda que você não pode se aproveitar de seus princípios e tornar sua carreira uma carreira diferenciada.

Aqui estão duas ideias que você pode colocar em prática imediatamente para que a teoria que você aprende ajude você a dar ainda mais resultados práticos e assim ter a carreira que deseja.

IDEIA 1 | APRENDA COISAS QUE VOCÊ PRECISA PARA RESOLVER PROBLEMAS PRÁTICOS

hand 2208491 1920

Não aprenda por aprender, sempre se pergunte onde você pode colocar isso em prática, comece o seu aprendizado com um objetivo específico em mente.

Quando você aprende algo muito específico isso funciona como tijolos na estrutura do seu conhecimento. Uma coisa aqui e outra alí, e como o tempo esse conjunto de conhecimentos lhe dará o entendimento do todo muito melhor.

Se na empresa em que trabalha derem para você a responsabilidade de mexer num programa de contabilidade, e você não sabe nada de contabilidade nem do programa, você vai dar um jeito de aprender o que precisa para dar conta da responsabilidade. Aos poucos, tijolo por tijolo.

Mas ao menos você tem uma problema prático para resolver, e a teoria que aprender vai fazer mais sentido.

IDEIA 2 | TEORIA VIERAM PARA EXPLICAR A PRÁTICA

girl 3718532 1920

É claro que é muito importante aprender a teoria, mas ela é mais útil depois que a base do conhecimento prático foi construída. Isso é muito mais estimulante.

  • Estudar lógica de programação é mais estimulante se você já desenvolveu alguns programas mesmo que simples;

  • Estudar princípios de poesia é mais interessante depois de você ter arriscado alguns poemas;

  • Aprender teoria de música faz muito mais sentido depois de você saber tocar algumas no violão.

VOCÊ VAI PRECISAR DA TEORIA, MAS NÃO IGNORE A PRÁTICA

deaf 3737373 1920

Vou reforçar o que disse apenas para deixar claro.

Não estou dizendo que a teoria não é importante. É claro que é.

Mas se você não buscar oportunidades de colocar em prática esses conhecimentos suas oportunidades de carreira podem estar comprometidas. 

Quando a grande oportunidade aparecer você tem que ter se preparado.

Infelizmente, o aprendizado em sala de aula, tanto em graduação quanto em pós-graduação, para um grande número de disciplinas, não prioriza a prática.

Neste caso, cabe a você buscar esse tipo de aprendizagem. 

O  poder de aprender fazendo e aprender assistindo parece óbvio, mas muitas vezes são obscurecidos em nosso estilo de educação focado na sala de aula e na teoria. 

Não invista todas as suas fichas na ideia que sua formação somente garantirá seu futuro.

Lembre-se: 

“A teoria é diferente na prática!”

 

Se você tem experiências de situações onde a prática foi um diferencial na sua vida profissional ou de outra pessoa, não deixe de compartilhar aqui. Isso pode fazer a diferença para alguém.

2 comentários em “A TEORIA NA PRÁTICA É DIFERENTE: CUIDADO PARA SABER MUITA TEORIA, MAS NÃO SABER FAZER NADA NA PRÁTICA”

  1. Acredito que um grande empecilho para praticarmos sua sugestão encontra-se na falta de oportunidades do mercado. É incomum encontrarmos em Vitória de Santo Antão, por exemplo, uma empresa que dê oportunidade real de aprendizado a algum estudante, sem que se aproveite de sua boa vontade e esforço para ter mais rendimentos e menos custos. Mas concordo que é de extrema importância o desenvolvimento de conhecimentos práticos para nos diferenciar dos demais. Ótimo texto!

    1. Oi Erick,

      Você bem diz a verdade, mas um ponto interessante é que essa verdade é verdade há dezenas de anos. As empresas aproveitando de seus aprendizes para realizar o trabalho para aumentar rendmentos e baixar custos a muito tempo. Meu ponto neste artigo é que o que não é tão comum é os aprendizes aproveitarema oportunidade de aprender para se diferenciar de quem apenas aprende trazendo resultados diferenciados para essas empresa. Isso no mínimo vai enriquecer seus currículos e talvez abra portas diferentes para essas pessoas. Talvez seja uma ideia controversa acredito. Mas a intenção é colocar a semente da ideia de que se nós fizermos o que todo mundo faz conseguiremos o que todo mundo consegue, mas se fizermos diferente talvez consigamos algo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima