Ferramentas Mentais

QUAIS AS HABILIDADES QUE VOCÊ PRECISA PARA CRESCER NA CARREIRA

Apesar de existirem muitas estratégias possíveis para crescer na carreira, como desenvolver uma ampla rede de relacionamentos, construir um currículo sólido ou investir em uma formação diferenciada, elas mudam apenas a forma como as pessoas vêem você.

Entretanto, cultivar habilidades raras e valiosas, que aumentem o valor do que você oferece para possíveis empregadores ou clientes, muda quem você é, e muda aquilo que você é capaz de fazer. Investir em habilidade raras e valiosas mudam, portanto, como você se vê.

 

 

 

Eu sou raro

e há valor em toda raridade;

portanto, sou valioso. Og Madino

 

 

 

E quanto maior for o valor que você for capaz de trazer para uma empresa ou um negócio, tanto mais fácil se tornam as outras partes do desenvolvimento da sua carreira.

Eu costumo dizer que quando alguém quer oportunidades da carreira, a primeira coisa que ela deve fazer é ajudar as pessoas a ajudarem ela.  Em outras palavras, se você for capaz de mostrar que possui habilidades diferenciadas e que trazem resultados, tudo se torna mais fácil. As pessoas vão querer você no time delas, ou vão querer indicar seu nome.

Naturalmente, agora você deve estar se perguntando:

 

 

Quais são essas habilidades que eu preciso aprender para alcançar o cargo que desejo?

 

 

Vou sugerir três perguntas para as quais você deve descobrir as respostas, e que vão lhe ajudar a descobrir, com relativa facilidade, quais são as habilidades você precisa aprender para progredir na sua carreira.

 

 

 

 

 

 

Pergunta #1 – Quais são as reclamações do mercado?

angry 3233158 640

 

 

 

 

 

 

Lembre que uma habilidade rara e valiosa é aquela que vai ajudar você a trazer valor para uma empresa ou um cliente. E nada agrega mais valor para uma organização do que ver um problema ser resolvido.

Portanto, converse com as pessoas que trabalham na área onde você deseja trabalhar, e pergunte quais são os problemas que eles tem no seu dia a dia e que não conseguem resolver.

Se você conseguir essa resposta, você de quebra descobriu as habilidades que você precisa para construir. São as habilidade que resolvem esses problemas.

 

 

 

Por exemplo:

 

 

 

Se a reclamação for: “Nunca conseguimos aumentar nossas verbas de investimentos, porque nas reuniões da diretoria nossas apresentações falham em deixar claras nossas necessidades

A habilidade poderia ser: Oratória ou Uso de ferramentas de apresentação.

 

 

 

Se a reclamação for: “Estamos sempre perdendo oportunidades no exterior, por conta de nossa dificuldade com a língua estrangeira.”

A habilidade poderia ser: Aprender inglês, espanhol ou mandarim.

 

 

 

Essas podem parecer soluções óbvias para as reclamações. Mas só são óbvias porque as reclamações foram levantadas.

Lembre-se:

 

 

Todo problema é elementar depois de explicado.

Sherlock Holmes

 

 

Não estou aqui dizendo que é fácil entrar em contato com pessoas que trabalham no segmento que você quer trabalhar, para ter essas conversas. Mas também não é algo tão difícil.

Tudo depende do quanto você acha que vale a pena fazer isso. Lembre-se que você tem amigos, professores, antigos colegas de trabalho e colegas que estão trabalhando.

Todas essas pessoas são contatos que podem responder partes dessa pergunta, até que você tenha a resposta completa.

 

 

E esse esforço vale a pena

 

 

Vale a pena, em primeiro lugar, porque vai impedir que você invista em uma habilidade que na realidade ninguém quer, nem valoriza, e que portanto, não estão dispostos a pagar bem.

E em segundo lugar, vai evitar que você invista em uma habilidade que é muito competitiva. Em outras palavras, se ninguém estiver reclamando de um problema, é muito provável que seja porque há muitas pessoas capazes de resolvê-lo a um preço razoável, o que sugere que a habilidade de resolver esse problema pode não ser tão rara assim.

É fácil imaginar que um serviço de limpeza, é mais fácil e barato de conseguir do que uma auditoria financeira. Ou que um professor de matemática, é mais fácil e barato de conseguir, do que um estatístico, para fazer análise das estratégias de investimento de uma empresa.

Mas nem sempre a escolha é tão óbvia, e você não quer investir tempo e dinheiro numa habilidade que o mercado não quer, e só descobrir tarde demais.

Esse é o modo de evitar que isso aconteça.

 

 

 

Pergunta #2 – Em que áreas, profissionais excepcionais, superam a pessoa normal?

umbrella 846185 640

 

 

 

 

Pense em alguém que você admira na área em que você deseja atuar profissionalmente.

Pode ser uma celebridade, ou uma empreendedora ou empreendedor de sucesso, mas também pode ser alguém próximo de sua realidade, como o dono de uma empresa em que trabalhou, um empresário de sucesso em sua cidade, ou mesmo um conhecido seu que se destaca na carreira.

 

 

 

 

thinker 28741 640

Agora tente responder as seguintes perguntas:

 

 

 

O que essa pessoa é capaz de fazer, que você não é?

Que coisas essa pessoa pode fazer, que você não sabe como fazer?

Que coisas essa pessoa saber fazer, que você acha que não seria capaz de fazer também?

 

 

Tire um tempo para pensar nas suas respostas. Coloque por escrito as características que você julga que separam essa pessoa de você.

Ao fazer isso, você terá uma lista das habilidades que você precisa dominar. Habilidades de diversos tipos:  técnicas, sociais, experiência de mercado ou em termos de conhecimento.

Ou então, mostrará outros tipos de características que são necessárias para o sucesso na carreira como : reputação, rede de relacionamentos, referências de clientes, currículo de realizações.

Nem tudo que você descobrir, com esse exercício, você será capaz de reproduzir. Mas algumas coisas você será capaz de buscar.  Se você se perguntar o que precisa aprender ou cultivar, para se aproximar dessas pessoas, você encontrará algumas habilidades que você pode tentar desenvolver agora mesmo.

Descubra quais são, e comece!

 

 

 

 

Pergunta #3 – O que é que eu já posso colocar na mesa?

furniture 731449 640

 

 

 

 

A resposta para essa pergunta reside em você. Só você pode fazer um levantamento das coisas que você pode oferecer para o mercado, para ser capaz de trabalhar no campo que você deseja trabalhar.

Liste o que você é capaz de fazer tanto em termos técnicos, como em termos de habilidades secundárias, que dão suporte às principais, como habilidades pessoais, confiabilidade, organização.

O que você vê é satisfatório para você? Você contrataria essa pessoa? Você percebe alguma coisa que está faltando, e que no fundo você sabe que já poderia ter conseguido e só lhe faltou foco?

Quando você começa na vida profissional, você é um recurso a ser gerenciado, portanto habilidades técnicas são mais valorizadas, mas à medida que sua carreira avança, você gasta mais tempo gerenciando e conectando os interesses da empresa, e as pessoas que podem materializá-los.

 

 

 

Em que momento de sua carreira você está agora?

 

 

 

Faça uma autoavaliação sincera. Olhe para você, como se fosse uma outra pessoa. Mas uma pessoa que você conhece bem. Que conselhos você daria para ela? Que lacunas você vê nas habilidades atuais dessa pessoa. Em que áreas você vê que existem habilidades boas, mas que precisam ser melhoradas?

Aconselhe essa pessoa, esse será um dos melhores conselhos que receberá na sua vida.

 

 

 

 

Qual habilidade você vai desenvolver em seguida?

ux 788002 640

 

 

 

 

Se você passou por todas as etapas desse processo, você terá uma lista razoável de áreas, conhecimentos e habilidades que você precisa investir, para se tornar uma pessoa possuidora de habilidade raras e valiosas.

Tudo que tem que fazer agora é começar.

Além disso, talvez você tenha outras ideias de como enriquecer seu perfil com habilidades diferenciadas, que aumentem suas chances num mercado altamente competitivo.

Portanto, não deixe de compartilhar suas experiências e ideias com a comunidade.

2 comentários em “QUAIS AS HABILIDADES QUE VOCÊ PRECISA PARA CRESCER NA CARREIRA”

    1. Olá Andrelle,

      Que bom que gostou da publicação. Espero que consiga colocar algunas dessas estratégias em prática para alavançar sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima