Ferramentas Mentais

DEIXE PARA PROCRASTINAR AMANHÃ E COMECE A FAZER O QUE PRECISA SER FEITO HOJE

Uma pessoa que é verdadeiramente procrastinadora é alguém que deixa para fazer até amanhã aquilo que havia deixado para fazer até hoje.

Muitas vezes  adiamos, delongamos, demoramos ou transferimos para outro dia o que poderia ser prontamente realizado. E apesar de haver consenso de que procrastinar é algo ruim, o hábito de procrastinar acompanha a humanidade há séculos.

Procrastinação atinge ao menos 95% da população em geral e, cronicamente entre 15% a 20% de adultos e 33% a 50% de estudantes, segundo estudo publicado pela American Psychologial Association.

Os elementos que caracterizam a procrastinação estão associados à aversão à tarefa, atraso na execução da tarefa, baixa autoeficácia e impulsividade, assim como distração, autocontrole, falta de informação e organização.

Entretanto , apesar de ser um fenômeno comum, toda vez que nos rendemos a procrastinação podemos estar cedendo lugar de uma coisa que é importante para nosso futuro, em troca de algo que dá satisfação apenas naquele momento, e que mais tarde volta para nos atormentar.

Aqui estão 6 ideias, que você pode pôr em prática imediatamente, para ser capaz de fazer agora o que precisa ser feito e não se render à procrastinação.

Passo #1 | Entenda que todo mundo procrastina

children 593313 640

Como vimos o número de pessoas que procrastina é enorme. A maioria das pessoas que você conhece já procrastinou em algum momento, e vai procrastinar mais a frente. O maior problema da procrastinação está na forma como as pessoas se relacionam com ela.

Ou melhor dizendo, como elas justificam suas razões por procrastinar.

No meio científico esse modo de pensar é conhecido como Pensamento contrafactual:

Envolve a tendência humana de criar possíveis alternativas aos eventos de vida que já ocorreram; algo que é contrário ao que realmente aconteceu, e que ocorre quando penso em como as coisas poderiam ter sido diferentes.

Pensamentos como:

  • No futuro as coisas serão melhor;

  • Semana que vem terei mais tempo;

  • Da segunda vez farei com qualidade.

O problema desse tipo de pensamento é que ele justifica o mau uso do tempo agora. E lhe dá a liberdade de deixar o está fazendo para depois. Uma vez que depois fará melhor.

O que precisamos entender é que o agora é o melhor momento que temos à nossa disposição. Pode ser até que não saia perfeito, mas fazer algo agora nos aproxima um pouco mais de nossa meta, e isso por sí só já é muito bom. Pois, o trabalho feito agora lhe direciona para atingir algum progresso no futuro.

Portanto, deixe para procrastinar amanhã.

Passo #2 | Esteja sempre ponto para se re-adaptar

planning 620299 640

Digamos que você procrastinou uma determinada atividade, e que agora é pouco realista pensar que você vai terminar no prazo que havia inicialmente pensado. Ou talvez, você tenha terminado no prazo, mas a qualidade do que você produziu está abaixo do que imaginou. Ou mesmo, a qualidade está boa, mas há muitos detalhes que você desejava incluir.

Essas questões são muitas vezes a razão pela qual as pessoas procrastinam. Se sentem desmotivadas por não terem atingido seus objetivos.

Essa não é a hora de se desmotivar, é a hora de repensar seus planos, pois se não o fizer, isso aumenta suas chances de falhar.

Redefina suas metas, desde que elas ainda sejam satisfatórias e desafiadoras, você sentirá motivação de realizá-las.

Uma das teorias mais populares que buscam explicar o porque nós procrastinamos é chamada de Teoria da Motivação Temporal, desenvolvida por  Piers Steel e Cornelius J. König  e que busca explicar a procrastinação em termos de uma fórmula que coloca o tempo como um fator motivacional crítico e que pode ser aplicada para a questão da procrastinação.

A teoria afirma que a motivação de um indivíduo para uma tarefa pode ser calculada em função da seguinte fórmula (em sua forma mais simples):

tmt

onde,

Motivação = O desejo por um resultado em particular

Expectativa = Diz respeito à probabilidade de sucesso esperada

Valor = É a recompensa associada ao resultado

Impulsividade = É a sensibilidade para se desconcentrar da tarefa e fazer outra coisa

Tempo até concluído = Ou atraso é o prazo para a realização da tarefa.

Portanto para aumentar a motivação, você precisa aumentar a Expectativa e o valor, e diminuir a Impulsividade e o Prazo.

Se você quer entender melhor como a fórmula funciona você deveria ler o livro de Piers Steel sobre o assunto.

A Equacao de Deixar para depois

Para entendermos melhor vejamos um exemplo:

Considere um estudante que tenha um semestre para estudar para um exame final. Esse estudante recebe duas opções – estudar e se divertir. O estudante gosta de se divertir, mas também deseja tirar uma boa nota. A recompensa de estudar não é imediata , portanto, no início do semestre de estudos do aluno, a motivação para estudar é pequena, e como ainda há muito tempo, ele vai priorizar se divertir. No entanto, quando o semestre vai passando, e os meses viram semanas, e as semanas se tornam dias, o tempo disponível para se preparar vai ficando pequeno e consequentemente a motivação para estudar vai aumentando.

Você pode aumentar a sua motivação para terminar uma tarefa trabalhando as partes da fórmula, aumentando os elementos da parte de cima e diminuindo os elementos da parte de baixo.

  • Aumente o valorde terminar uma tarefa atrelando uma recompensa quando terminar a mesma.

  • Diminua sua impulsividadede perder o foco da tarefa se isolando para trabalhar. Ou talvez se desconectando da internet durante o intervalo em que tenha que se concentrar.

Os outros dois elementos da fórmula já trabalham a seu favor, quando o prazo da tarefa começa a ficar pequeno, sua expectativa de terminar a tarefa aumenta.

Passo #3 | O que os olhos não vêem o coração não sente

glasses 1246611 640

Uma das razões de parar de fazer uma coisa importante, e começar outra, que não é tão importante assim, são os chamados Gatilhos Visuais.

Os Gatilhos Visuais são todas as coisas que chamam nossa atenção e nos distraem daquela atividade que havíamos nos programado para fazer.

Esses elementos de distração são muito poderosos e não devem ser desprezados. Portanto, antes de começar qualquer atividade, tente deixar seu ambiente de trabalho o mais funcional e otimizado para aquela tarefa que você deseja realizar possível. Organize sua mesa de trabalho. Remova da área de trabalho do seu computador tudo que não esteja relacionado ao trabalho que pretende realizar. Coloque o celular em modo silencioso, e se possível se desconecte da internet por alguns momentos.

Talvez você não consiga deixar seu ambiente de trabalho ideal para o que deseja fazer. Neste caso considere trocar de ambiente de estudo ou trabalho. Ao invés do escritório vá trabalhar numa cafeteria. Ou ao invés de estudar em sua casa, vá para um biblioteca.

Só não caia na armadilha de pensar que existe o lugar ideal. Isso não existe. Encontre o melhor lugar possível e comece.

Um outro tipo de Gatilho Visual, que pode comprometer muito a execução de uma determinada tarefa é o gatilho psicológico. Em outras palavras, são aqueles pensamentos de coisas que você precisa fazer, juntamente enquanto está envolvido em um determinada tarefa. Quando isso acontece, o que a maioria das pessoas faz é dar uma “paradinha” para ver essa questão “rapidamente”. O problema é que uma coisa leva à outra, e quando você se dá conta, está resolvendo um problema que poderia perfeitamente ter sido deixado para outro dia.

Um excelente exemplo do Gatilho Psicológico, é quando você vai dar uma olhada nos seus emails, e vê uma mensagem, que tem um link, que leva você para uma loja, e quando você menos espera está comprando um sapato.

Uma estratégia, simples, de superar esse problema, é separar uma folha de papel e no topo colocar o texto “Para fazer depois”. E toda vez que lembrar de alguma coisa que quer fazer, consultar ou lembrar, anote na folha e volte para o que está fazendo. Quando terminar você pode resolver essas questões.

Lembre-se de se cuidar de si, de tempos em tempos. Faça um lanche de vez em quando, vá ao banheiro, beba água, saia para caminhar um pouco. Até máquinas precisam de manutenção, para poderem funcionar com qualidade, por longos período de tempo.

Passo #4 | Encontre a próxima ação física de seu projeto atual

 doors 1767562 640

É importante entender que quando estamos trabalhando em um projeto, na realidade não estamos trabalhando no projeto.

Em outra palavras, o projeto é uma ideia, um conceito. Não é real, apesar de ser concreto.

  • Pintar a casa.

  • Arrumar o quarto.

  • Lavar o carro.

Todas essas coisa são ideias que precisam ser executadas e muito provavelmente serão necessárias várias ações para dar o projeto como concluído.

Na realidade, a maioria dos projetos, por mais simples que sejam, envolvem uma razoável quantidade de tarefas. Portanto, quando pensamos em trabalhar num projeto, isso pode parecer difícil e cansativo, por conta dessa grande quantidade de coisas que lá no fundo sabemos que tem que ser feitas para concluir o projeto.

Por acaso você já participou de alguma reunião onde o responsável comenta que um pequeno projeto precisa ser feito, e pede para alguém se voluntariar e ninguém se voluntaria? Eu já! E isso geralmente é porque todo mundo sabe que não é um pequeno projeto e o trabalho que vai dar. E isso mata a motivação de qualquer um.

Para mantermos nossa motivação é importante pensar na Próxima ação física, que precisamos fazer para chegarmos um pouco mais próximos da conclusão do projeto.

O que quero dizer com Próxima ação física?

No exemplo de pintar a casa, a próxima ação física poderia ser fazer uma lista de todos os materiais que você precisa para pintar a casa. Um outra ação, física poderia ser  ir ao mercado (de posse da lista) para fazer a s compras. Depois disso uma próxima ação física poderia ser olhar no calendário, qual dia está livre para começar a pintura.

Assim, de ação física, em ação física,s cada tarefa importante acaba sendo realizada, mas você foge da sensação de sobrecarga.  Com isso você aumenta a Expectativa (probabilidade de concluir o projeto) da nossa fórmula de motivação.

Portanto, pensar nas próximas ações físicas, ajuda na conclusão de projetos, independente do seu tamanho, pois evita que que você tenha que pensar no todo, o tempo todo.

Pense nas tarefas individuais que precisam ser feitas em seguida, e tudo caminhará melhor.

Passo #5 | Controle o tempo de execução de suas tarefas

appointment 15979 640

Agora que você sabe a ação física que pretende fazer num determinado momento, tudo que você fazer é começar. Mas é importante se comprometer com a tarefa por um período determinado de tempo . Não importa o tempo, 10 minutos, 20 minutos, 30 minutos. O importante é que durante esse tempo você não pare a tarefa, exceto talvez por uma razão de causa maior.

Se você não for capaz de se concentrar, sem distrações, em uma tarefa cognitivamente exigente, você terá muita dificuldade de produzir resultados à altura de sua capacidade.

Se você que entender melhor como enquadrar uma determinada ação física dentro de um limite de tempo, e ainda assim, trabalhar com produtividade e resultados de qualidade leia o artigo

SE A PROCRASTINAÇÃO É UM PROBLEMA, VOCÊ DEVERIA CONHECER A TÉCNICA DO POMODORO

Passo #6 | Primeiro as primeiras coisas

tea 3214895 640

Um caso particular das situações que comentei acima, acontece quando você está apenas começando um projeto. Não há ações determinadas. Há apenas a ideia. Esse é um momento importantíssimo.

Invista seu tempo em pensar, o mais detalhadamente que puder, em todas as tarefas que são necessárias para que o projeto seja realizado.

É aqui que muitas pessoas escorregam. Pensar em detalhes, coisas que ainda não aconteceram, não é tão fácil, como pode parecer.  Existe uma estrutura para fazer isso.

Se quiser entender, na prática, como isso funciona, eu tenho  um desafio para você.

Chamei de Construindo um plano de ação em 6 dias.  Visite a página do curso para entender melhor, e talvez você ache interessante participar dele. Afinal de contas é gratuito.

Portanto…

action 2277292 640

Aqui mostrei 6 ações concretas que você pode pôr em prática hoje, AGORA se quiser, para vencer o hábito da procrastinação.

Talvez você já pratique algumas delas.

Talvez tenha algumas dicas pessoais.

Não deixe de deixar seus comentários. De trocar suas experiências. Esse é o objetivo da nossa comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima