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POR QUE EU DEIXO QUASE TUDO PARA DEPOIS?

Procrastinação é muito, muito, muito mais comum do que você possa imaginar. Provavelmente, quase todo mundo que você conhece já deixou para depois algum tipo de tarefa. Mas, apesar de ser reconfortante pensar que esse não é um problema só seu, é importante refletir que ele pode comprometer, em muito, sua vida e sua carreira.

Se alguma vez você já se viu tentando correr atrás do tempo perdido, quando o prazo de uma tarefa está batendo a porta, e você tem que trabalhar horas extras para completá-la, você sabe como é uma sensação ruim.

Nestes momentos, você se pergunta como deixou isso acontecer. E a resposta é fácil, isso aconteceu  por conta dos e-mails que você teve que ler, da rede social que você teve que acompanhar, das paradinhas para o café, das conversas de corredor, das coisas que você fez, mas poderia ter deixado para depois.

Muitas vezes, essa falta de foco é confundida com preguiça. Não é! Procrastinar é o ato de escolher fazer uma determinada coisa, no lugar de outra. Preguiça não tem nada a ver com isso. Preguiça é não fazer nada. É uma falta de vontade de fazer qualquer coisa.

O problema é que ao ceder a pequenos impulsos de fazer algo que não é o que devíamos fazer naquele momento,  pode se transformar em desmotivação, desilusão e depressão, afetando nossas vidas e nosso trabalho.

 

Reconheça que você procrastina e descubra o porque

 

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Antes de tomar uma atitude em relação à procrastinação, você precisa reconhecer que ela existe na sua vida. Se você não aceitar que procrastina, e sempre encontrar uma desculpa para adiar  algo importante, você nunca sairá dessa armadilha.

Parece mais fácil de fazer do que é, pois nem sempre é fácil identificar que você está procrastinando, mas aqui temos alguns sinais que você pode prestar atenção e que podem ajudar:

 

  • Você passa seu dia fazendo atividades sem importância;

  • Tem certos itens, na sua lista de tarefas, que entra dia e sai dia e nunca saem do lugar;

  • Você lê e relê mensagens algumas vezes antes de decidir o que fazer;

  • Logo depois de começar uma tarefa realmente importante, você dá uma paradinha para tomar um café;

  • Você sempre está disponível para fazer alguma coisa para alguém, que não é relevante para você e seus projetos pessoais;

  • Você só começa a fazer algo, quando está se sentindo com espírito para isso.

 

A lista pode continuar, mas já ajuda a entender como você gasta seu dia.

Se uma ou mais dessas coisas acontecem com frequência, você provavelmente vem procrastinando. Mas saber isso é bom, pois o próximo passo é saber porque você faz isso.

 

  • Você adia uma tarefa por que ela é chata?

  • Ou por que ela é maçante?

  • Ou será que é porque na hora de fazer a tarefa você não se organizou para ter tudo o que precisa à disposição, para poder começar imediatamente?

  • Ou o que você tem a fazer é assustadoramente grande, tão grande que não dá nem vontade de começar.

 

 

Vejamos 4 atitudes que podem mudar drasticamente seu hábito de adiar tarefas importantes.

 

 

#1 Se preocupe em começar e não em terminar

 

 

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Tudo que planejamos para nosso futuro tem um pouco de perfeição.

Isso porque, quando sonhamos, não levamos em consideração os imprevistos. Mas imprevistos vão sempre acontecer. Quando nos concentramos na tarefa concluída, tudo é mais idealizado.

O futuro é algo vago neste caso, e por conta disso pode ser desmotivador. Nestes casos, a alternativa é focar no início da tarefa. Esqueça por um minuto, sobre a linha de chegada, e se concentre no primeiro passo.

Observe o que pode ser feito agora, e faça.

 

#2 Você tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo

 

 

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Evite trabalhar em muitos projetos ao mesmo tempo. Isso pode ser desanimador. Inclusive porque um projeto pode levar horas, dias, semanas ou mesmo meses. E um projeto envolve a sua vida e não somente seu trabalho.

O projeto pode estar relacionado à empresa, à família, à saúde, etc. Junte muitos projetos longos e você tem uma ambiente propício para a procrastinação. O que fazer?

Quebre os projetos em tarefas pequenas. O ser humano está inclinado a terminar algo que está perto do final.

Ao invés de se comprometer em ter um dia saudável, que é uma tarefa enorme, você pode quebrá-la em pequenas atividades, com começo, meio e fim, como por exemplo:

 

 

1) Tomar um copo de água logo que acordar;

2) Comer uma fruta;

3) Fazer alguns alongamentos;

4) Preparar uma refeição leve;

5) Tomar banho;

6) etc.

 

Tudo isso faz parte de um dia saudável, mas quando pensamos nessas coisas como tarefas isoladas, elas não parecem tão difíceis de começar e terminar parecem?

 

#3 Todo dia é uma novidade, a vida é uma festa

 

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Segundo o dicionário:

 

 

rotina

substantivo feminino

  1. caminho utilizado normalmente.

  2. hábito de fazer algo sempre do mesmo modo.

  3. conjunto de instruções para executar uma tarefa.

  4. horário estabelecido para as atividades diárias.

 

Há quem pense que a rotina é algo ruim, mas ela faz maravilhas para quem deseja evitar a procrastinação. Se todo dia é diferente do dia anterior, você pode ter problemas com sua produtividade.

Imagine o que a rotina faz por você em outras áreas. Tomar banho, escovar os dentes, se alimentar.  Essas e outras atividades, são rotinas comuns na vida de todo mundo. O valor da rotina é que você não tem que pensar no que vai fazer, no como vai fazer e no quando vai fazer. Quando dá a hora você faz.

Se isso é verdade para suas rotinas pessoais, isso pode ser verdade para suas tarefas também. Se você criar a rotina de, numa determinada hora, de um determinado dia, fazer uma determinada tarefa, mesmo que naquela hora e naquele dia, você não se sinta com vontade de fazer a tarefa, a rotina tomará conta. Pense em quantas vezes você não estava com vontade de escovar os dentes e escovou assim mesmo!!! Provavelmente você nem pensou nisso.

Crie rotinas para as coisas que você costuma procrastinar, e verá como a procrastinação diminui significativamente.

 

#4 Encontre alguém para compartilhar suas metas

 

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Se uma árvore cai na floresta mas não há ninguém por perto, ela faz barulho?

Se a árvore cair na floresta, certamente emitirá algum som, mas barulho já é diferente. Para ser barulho, ter de haver alguém lá para dar a opinião.

Quantas vezes você já ouviu alguém mais velho chamar a música que você gosta de Barulho?

E o que isso tem a ver com procrastinar?

Se você só tiver sua própria opinião para avaliar se uma tarefa que você não fez foi uma procrastinação ou se realmente foi necessário, você pode aliviar seu próprio lado com frases como:

 

Não era tão importante!

Eu não tinha condições de fazer naquele momento.

Eu deixei para fazer bem feito mais tarde.

 

E tudo isso pode ser verdade, mas pode ser também você se iludindo. Aqui entra a figura do confidente. Ela pode ser um coach, um mentor, mas pode ser um irmão, um amigo ou sua mãe. O importante é encontrar alguém com quem você se comprometa a fazer aquela tarefa que você julga importante.

Converse com essa pessoa frequentemente, por exemplo semanalmente, e compartilhe suas conquistas e suas falhas. Ela vai lhe ajudar a perceber o que você deixou de fazer, mas podia ter feito.

Ela vai funcionar como uma consciência externa, um farol para sua metas. Ela via lhe dizer a verdade, mesmo quando você tentar se iludir. Por isso escolha essa pessoa com sabedoria.

 

Por que não tentar?

 

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Na teoria as coisas podem parecer mais fáceis ou difíceis do que realmente são. Somente na prática podemos ter certeza.

Tente trabalhar essas 4 atitudes na próxima oportunidade que tiver, e veja que benefícios elas trazem para seu dia a dia. Você se surpreenderá.

Não deixe de compartilhar suas impressões deixando seu comentário. Ao dividir com a comunidade as pedras do seu caminho, talvez você esteja ajudando alguém a caminhar mais rápido.

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