Ferramentas Mentais

AS 4 CARACTERÍSTICAS INDISPENSÁVEIS PARA O SÉCULO 21

Estamos no Século 21. Você já parou para pensar que, se você tem mais que 17 anos, você na realidade nasceu no século passado? E se o mundo muda de um dia para o outro, imagine as mudanças que aconteceram desde o Século passado!

 

 

Será que você vem acompanhando essas mudanças?

Será que você tem as características que as empresas buscam?

Quais são as competências indispensáveis para garantir um lugar no mercado de trabalho do Século 21?

Mas cuidado, se você tem menos que 17 anos isso não quer dizer que você já possui automaticamente essas características, por isso vale a penas conhecê-las também.

As 4 características indispensáveis para trabalhar no mercado do Século 21 são:

#1 Colaboração

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A colaboração é um processo onde duas ou mais pessoas trabalham juntas com um objetivo em comum. Para tal essas pessoas precisam compartilhar informações e seus conhecimentos com os outros membros do grupo. Na colaboração não há líderes, apenas times. Na realidade, quanto mais descentralizados os grupos, melhores os resultados da colaboração.

As empresas esperam que você tenha facilidade de se tornar um membro de uma equipe, e aprender com os outros ao mesmo tempo que compartilha o que sabe. As empresas esperam isso de você.

Entretanto, na sociedade moderna, a tecnologia tem desempenhado um papel chave ao facilitar a troca de informações e conhecimentos. Logo, para ser um efetivo membro colaborador de uma equipe, não basta estar aberto a aprender e ensinar, você precisa dominar as ferramentas da tecnologia que facilitam esse processo.

Produzir e distribuir documentos, planilhas, vídeos. Criar videoconferências para discutir algum assunto em particular. Trabalhar em ambientes colaborativos virtuais com diversas pessoas. E muito, muito mais.

Colaborar atualmente não significa somente está aberto a trocar informações, significa dominar as ferramentas de tecnologia que permitem essa troca de informações. E essas ferramentas vão além da troca de mensagens instantâneas ou da interação nas redes sociais.

Pesquise no segmento que você deseja trabalhar quais são as ferramentas que estão sendo mais usadas. Você possivelmente vai se surpreender em descobrir quantas delas você nem havia ouvido falar até aqui. Mas agora que sabe, trate de aprendê-las. As empresas vão querer que você já sabia usá-las, antes de lhe contratar. E se não souber, pode perder oportunidades.

#2 Comunicação

 

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Basicamente, comunicação diz respeito à troca de informações através de diversos métodos. Neste processo, mensagens são trocadas através de conversação, escrita ou mesmo gestos.

Até aqui nada de novo, entretanto a tecnologia trouxe novas dimensões para o que significa se comunicar.

Uma variedade de ferramentas tecnológicas disponíveis expandem a sua capacidade de se comunicar de forma rápida e efetiva, economizando tempo e acelerando a transmissão da informação.

Existe um universo de recursos à sua disposição além das redes sociais: conferências de vídeo, conferências de áudio, sistema de gerenciamento de aprendizagem, ambientes de colaboração para troca de documentos, recursos para trabalho em conjunto num mesmo projeto, para citar apenas alguns.

Por que essa informação é importante? Por causa do dito popular:

Para o martelo a solução para tudo é o prego!

Isso quer dizer que, se por exemplo, uma rede social que você usa lhe fornece todas as ferramentas de que precisa para se comunicar, é improvável que você venha a se dar ao trabalho de pesquisar outras alternativas de comunicação. A não ser quando perder uma oportunidade de trabalho. Neste caso, você vai correr atrás do conhecimento, mas ao menos aquela vaga você já perdeu.

Para evitar isso, observe tudo o que há de novo em termos de recursos de comunicação.

#3 Pensamento crítico

 

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Hoje, qualquer um pode abrir um navegador e acessar um fluxo de informações infinito. As únicas limitações são a curiosidade, a imaginação e o tempo. Todo mundo pode ter acesso a muita informação. Entretanto, isso não quer dizer estar bem informado.

O problema para as empresas é que, se sua equipe não tiver um pensamento crítico, a consultar tais informações, essa equipe não será capaz de identificar o que é relevante, o que é uma oportunidade ou mesmo o que é uma ameaça.

Basta pensar quantas vezes uma informação chegou em você e acabou não sendo verdade.  

Ter a paciência de verificar diversas fontes de informação e analisar os dados que coletou, para só então tomar uma decisão, é uma característica muito importante, e rara, e que pode aumentar significativamente sua competitividade no mercado de trabalho.

Construa um banco de fontes confiáveis, sobre os assuntos relevantes para sua área de atuação, e sempre consulte mais de uma fonte antes de se posicionar sobre um assunto.

#4 Criatividade

 

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É importante estabelecermos inicialmente uma diferença entre Criatividade e Inovação. Já que é frequente elas serem tomadas como sinônimos. Isso é importante, pois as empresas precisam de pessoas criativas, mas não necessariamente de pessoas inovadoras.

Criatividade tem a ver com trazer algo original. Algo que nunca foi feito antes, ao menos por aquele grupo de pessoas ou naquela empresa. Já Inovação tem a ver com criar algo que não existia.

Ser criativo, portanto, é trazer, sugerir, implantar ideias nunca antes implantadas. Isso não quer dizer que elas não existiam. Significa dizer apenas, que até aqui ninguém havia pensado em implantá-las. Isso pode ser devido ao fato de não conhecê-las ou não pensar que elas se aplicariam ao contexto daquela empresa em particular.

Assim sendo, qualquer um pode ser criativo se for a primeira pessoa daquele grupo à ter acesso à ideias novas. Mas para tal é necessário se informar constantemente sobre as novidades de sua área de interesse. Buscar informação em fontes especializadas, e não apenas consumir as informações oferecidas pelo seu círculo de relacionamento. Consuma e difunda informações originais com tanta frequentemente, que você venha a se tornar uma referência na sua área.

Ser uma pessoa criativa, portanto, diz respeito à ser uma pessoa antenada na sua área e pôr em prática o que aprende antes da sua concorrência.

Expanda seus horizontes

 

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Em função do que vimos aqui, não perca a oportunidade de trocar ideias, experiências e fontes de informações com pessoas diferentes, mas que, como você, desejam crescer e ajudar outras pessoas.

Deixe seu comentário, expresse suas dúvidas, peça e ofereça ajuda.

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