Ferramentas Mentais

PARA NÃO SE ARREPENDER DE SUAS DECISÕES NO FUTURO VOCÊ PRECISA APRENDER A FAZER ESCOLHAS MELHORES NO PRESENTE

E se ao final do uma vida de esforços você simplesmente não chegar onde gostaria de ter chegado? Talvez você até já tenha se questionado isso recentemente.

Eu já não deveria estar trabalhando?

Eu já não deveria ter recebido uma promoção?

Será que vou construir uma família da qual me orgulhe no futuro?

Minha pós-graduação não deveria ter aberto novas portas para mim?

Há muitos aspectos que podem afetar nossa jornada, alguns deles são fatores sobre os quais não temos influência, mas muito do que o futuro nos reserva tem a ver diretamente com nossas escolhas.

Escolhas sobre o faremos, sobre o que não faremos. Sobre as coisas que deixamos entrar em nossas vidas, e sobre aquelas que não terão espaço. Coisas que faremos agora e outras que faremos depois.

E é natural, e muito comum, que as pessoas busquem um equilíbrio entre as áreas de sua vida para se sentirem realizadas.

Mas será que isso é realmente possível?

#1 O modelo de decisão do Fogão de Quatro Bocas

flame 580342 640

Segundo pesquisa da Gallup em 2017, aproximadamente 53% dos funcionários afirmaram que um emprego que lhes permite ter um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e bem-estar pessoal é “muito importante” para eles.

Estamos sempre em busca do equilíbrio perfeito entre vida profissional e pessoal que liberará tempo suficiente para gastar com nosso trabalho, família, amigos e saúde. O avanço da tecnologia, trouxe benefícios como e-mail, mensagens instantâneas, smartphones, redes sociais, entre outros. Agora é possível fazer mais em menos tempo.

Mas ainda há um problema que sempre se repete.

Nós só temos 24 horas em um dia, e uma quantidade limitada de tempo e energia para gastar.

Em 24 de Agosto de 2009, David Sedaris publicou um artigo no The New Yorker onde ele compartilha um conceito que acabou sendo adotado como um modelo de tomada de decisão.

O modelo de decisão do Fogão de Quatro Bocas.

Imagine um fogão de quatro bocas. E agora imagine que cada boca do fogão é uma área importante de suas vida, respectivamente:

A primeira boca representa sua família;

A segunda boca representa  seus amigos;

A terceira boca representa  sua saúde;

A quarta boca representa seu trabalho.

Agora imagine que se você ligar todas as bocas do fogão ao mesmo tempo a intensidade da chama vai ser distribuída entre todas elas. Mas se você apagar uma das bocas a chama fica mais forte nas três restantes. E se você apagar mais uma, as outras duas ficam ainda mais fortes. Se você deixar apenas uma boca ligada,  ela fica com uma chama muito intensa.

Essa é a ideia por trás do Modelo de Decisão do Fogão de Quatro Bocas, ele sugere que:

Para ser bem sucedido na vida, você tem que desligar uma das bocas do fogão. Mas para ser realmente bem sucedido na sua vida você tem que desligar duas das bocas.”

Segundo essa lógica, para ter sucesso na carreira você teria de sacrificar a família, ou os amigos ou sua saúde. E para ter muito sucesso na carreira teria de sacrificar ao menos duas dessas áreas.

Apesar de um pouco desconfortável de admitir, há alguma verdade nessa ideia.

Se você pensar no seu passado e tentar lembrar de uma grande conquista pessoal em seus estudos acadêmicos, esportes, carreira ou outra área importante de sua vida, você provavelmente sacrificou uma ou mais das outras áreas.

Quanto buscamos o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre todas as áreas possíveis, negligenciamos a enorme dedicação que é necessária para atingir a excelência em qualquer área.

#2 Você precisa decidir

background 2492010 640

É fácil se perguntar Por que não posso ter tudo? Por que não posso dedicar igual energia para todas as áreas que são importantes para mim?

Parece injusto não poder se dedicar igualmente a tudo que é importante para você.

Mas depois do choque inicial, a resposta é na realidade muito simples.

Simplesmente a vida está cheia de escolhas. Se você quer ser uma estrela no trabalho, sua família, ou seus amigos ou sua saúde podem ter que pagar um preço.

Se você quer ser um cônjuge exceptional, e estar presente em todos os momentos do casal, talvez tenha de deixar de participar de algumas festas de seu círculo de amigos.

Se você quer que seus filhos lhe achem o máximo, talvez tenha que faltar a uma ou duas reuniões no trabalho (talvez até mais).

É claro que você pode tentar manter o fogo aceso em todas as quatro bocas de sua vida, mas neste caso você também terá de aceitar que nenhuma das bocas brilhará mais intensamente que as demais.

No livro, O ritmo da vida, Matthew Kelly, entrevistou 10.000 pessoas sobre seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Aqui está a pergunta que Kelly fez aos participantes:

Se você tivesse que escolher entre equilíbrio e satisfação, qual escolheria?

Dos 10.000 participantes, 10.000 escolheram satisfação ao invés de equilíbrio.

Esta pesquisa sugere que não é o “equilíbrio” que estamos buscando. É ganhar mais tempo para fazer as coisas que nos trazem satisfação, e perder menos tempo fazendo as coisas que não trazem.

Cabe a você escolher se quer viver uma vida equilibrada, na qual você nunca atingirá seu potencial, ou um vida desequilibrada, dentro da qual você se destaca em uma determinada área onde tem satisfação no que faz?

#3 Alternativas

silhouettes 616913 640

Atualmente queremos tudo e para agora. Se o Uber diz que vai chegar em 5 minutos e leva 6 já ficamos impacientes. As pessoas querem ser líderes, campeãs de vendas, palestrantes, e muito muito mais. Viajar para diversos lugares diferentes e provar bebidas e culinárias incríveis. A ideia é que para fazer tudo isso é só querer.

Mas você não pode se tornar excepcional em tudo que gostaria. É preciso escolher.

Não dá para ter as quatro bocas do fogão acesas ao mesmo tempo e ser excepcional em cada uma delas. Mas acender ou apagar cada uma dessas bocas envolve decisões. Nós temos escolhas a fazer.

Mas podemos fazer uma manutenção em nosso fogão. Se alguma das bocas estiver piscando, entupida, ou sem funcionar,  podemos fazer ajustes.

Temos algumas alternativas…

Alternativa #1: Delegar

delegate 1969952 640

Podemos ganhar tempo para nos dedicar àquilo no que queremos nos destacar, delegando as atividades que consomem nosso tempo e energia, mas que não contribuem para nossa meta maior.

Já fazemos isso quando colocamos uma conta em débito automático. Ou quando alguém contrata uma van para buscar e trazer seu filho da escola. Ou quando, depois de terminar seu trabalho de conclusão de curso, você contrata alguém para verificar se o trabalho está atendendo os padrões de formatação necessários para aprovação.

Tudo isso ganha tempo.

A terceirização de pequenas porções de sua vida permite economizar tempo e gastá-lo em outro lugar. A mesma ideia pode ser aplicada as áreas de sua vida representadas pelas bocas do fogão para liberar mais tempo para se concentrar nas bocas em que você quer se destacar.

A vantagem da terceirização é que você pode manter uma boca do fogão acesa sem necessariamente gastar seu tempo com ela.

Alternativa #2: Maximizar nossa produtividade

african american 3843919 640

Embora não consiga seja possível focar todo o nosso tempo em uma única boca do fogão sem consequências, podemos maximizar o tempo dedicado a cada uma das bocas. A melhor maneira de começar é focado em coisas importantes.

Alguns exemplos:

Posso dedicar blocos do meu tempo para me tornar mais produtivo no trabalho?

Posso levantar uma hora mais cedo e malhar na academia antes do trabalho?

Posso me encontrar com meus amigos na hora do almoço no intervalo do trabalho?

Posso planejar minhas reuniões com antecedência para elas durarem metade do tempo que geralmente duram.

Posso juntar dinheiro para comprar um computador que não leve uma eternidade para abrir o word.

Ao fazer algumas perguntas simples, você pode melhorar o tempo disponível para diferentes atividades e criar resultados positivos.

Alternativa #3: As estações da vida

fence posts 2331414 640

Uma terceira maneira de gerenciar as bocas do seu fogão é focar determinados períodos de tempo em uma determinada boca.

Você não vai conseguir equilíbrio assim, mas isso permitirá que você tenha tempo para dominar uma área específica.

Você passa a olhar para a sua vida como um padrão de estações. Você pode acender ou apagar determinadas bocas do fogão durante determinadas estações do ano, ou durante certos anos. Ao terminar a faculdade, você pode dar mais atenção às bocas da saúde e do trabalho. Se ainda não começou uma família, pode deixar essa boca desligada também.

Mas depois de 10 anos dedicados a sua carreira, talvez seja hora de começar a construir uma família, e talvez a saúde e a carreira paguem um pouco por isso. Dá para fazer muitas coisas ao longo da vida, só não dá para fazer tudo ao mesmo tempo.

Para essa estratégia funcionar você precisa identificar em que estação de vida você está agora?

Conclusão

paper 3343947 640

Embora a idéia de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal prometa uma visão romântica e esperançosa de que podemos equilibrar com sucesso as principais áreas de nossas vidas – o Modelo de Decisão do Fogão de Quatro Bocas sugere o contrário.

O Modelo de Decisão do Fogão de Quatro Bocas é um lembrete realístico de que não podemos ter tudo, por causa do tempo e energia limitados disponíveis para nós diariamente.

Mais especificamente, para alcançar o sucesso em qualquer área de nossas vidas, os sacrifícios são uma necessidade e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal torna-se irrealista.

Apesar de que ninguém gosta ouvir que não pode ter tudo, todo mundo tem restrições de  tempo e energia. Mas nem toda a esperança está perdida.

Em vez de procurar equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, por que não buscamos a satisfação em uma área específica por vez?

Quais são as principais áreas da sua vida que lhe trarão maior satisfação?

E quais as bocas que você precisa sacrificar para dar mais espaço para essas áreas?

Sua opinião

balloon 1014411 640

O Modelo de Decisão do Fogão de Quatro Bocas certamente não é um consenso. Talvez você discorde ou concorde parcialmente. Talvez na sua experiência haja outras alternativas, além daquelas que sugeri acima.

Não deixe de colocar aqui suas opiniões, elas ajudam a enriquecer a discussão.

4 comentários em “PARA NÃO SE ARREPENDER DE SUAS DECISÕES NO FUTURO VOCÊ PRECISA APRENDER A FAZER ESCOLHAS MELHORES NO PRESENTE”

  1. Leandro

    É bem interessante esse artigo do David Sedaris, por que embora eu não concorde com o seu pensamento, também não consegui discordar completamente. Isso por que eu acredito que devemos buscar ter equilíbrio em todas as áreas da nossa vida. Cuidar da saúde, por exemplo, trará enormes beneficios, como longevidade e mais energia para enfrentar seu dia a dia e etc. Eu não concordo em ter que apagar algumas bocas para ser bem sucedido em outras. Para mim não me consideraria uma pessoa bem sucedida se eu tenho um ótimo emprego mas meu relacionamento com meu cônjuge não vai bem. Não adianta ter um bom relacionamento e não cuidar da minha saúde, porque se afetará na relação do casal, baixa autoestima, relação sexual etc. Agora, não da para discordar que em determinados momentos teremos que dar mais ênfase a determinada área “diminuir umas das bocas” quando algo que não estava previsto acontece, como um relaciomentos amoroso que vai mal e precisa ser resgatado, uma doença que precisa ser tratada, estudar por mais tempo para passar no concurso e, é por esse motivo, que não consegui discordar completamente do seu método.

    Sensacional.

    1. Oi Leandro, o ponto que você chama a atenção é justamente o ponto que outros estudiosos do assunto salientam. Por um lado o preço a pagar se apagarmos completamente alguma boca de nossa vida pode ser caro e por outro se não tivermos foco pode ser que não alcancemos satisfação em nenhuma área. Você chama a atenção do caminho do meio que é válido. Algo como uma montanha russa com pontos de cume diferentes ao longo de nossa carreira.

  2. Irllanna Arruda

    Esse tema foi excelente para criar uma reflexão de como estou distribuindo meu tempo e fazer mudanças. Muito obrigada professor, seus assuntos são enriquecedores,

    1. Oi Irllanna,

      Obrigado. Que bom que a postagem tenha ajudado na reflexão de como aproveitar o tempo melhor. Todo mundo tem o mesmo tempo todo dia, a forma com aproveitamos ele é o que diferencia as pessoas e os que elas conseguem da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima