Ferramentas Mentais

EVITE LAÇOS ABERTOS, ELES PODEM FAZER VOCÊ TROPEÇAR FEIO NA VIDA

Por acaso você já chegou em casa, ao final do dia, e sente que não vai conseguir dormir se for deitar? Que não consegue se desligar?

Coisas que aconteceram no trabalho enchem sua cabeça. Não só do trabalho, mas acontecimentos da faculdade, da academia, contas que precisa pagar ainda hoje, um amigo para quem prometeu ligar.

Todas essas coisas que vem e vão de sua cabeça o tempo todo, são Laços Abertos. Eles continuam se repetindo em nossa mente até serem resolvidos. Como veremos, se você não aprender a lidar com eles, sua qualidade de vida no presente, e seus projetos no futuro, podem ser seriamente comprometidos.

O que exatamente é um Laço Aberto

pencil 3744153 640

Um Laço Aberto é um fenômeno psicológico descoberto por Bluma Zeigarnik. Os Laços Abertos ou o chamado Efeito Zeigarnik, afirma que as pessoas lembram-se de tarefas não concluídas ou interrompidas, melhor do que as tarefas concluídas.

A ideia de estudar isso surgiu quando um professor de Bluma,  Kurt Lewin (famoso psicólogo alemão-americano), notou que um garçom tinha maiores recordações dos seus pedidos não pagos do que dos demais. Tudo que é inacabado fica na nossa mente por mais tempo, às vezes tempo demais.

No conto, As Mil e Uma Noites, o rei Shahryar condena Sherazade à morte, mas na noite anterior, ela pede para contar para ele uma história. O detalhe é que Sherazade termina a história faltando um detalhe, que ela promete dar na noite seguinte quando contará outra história. E a cada noite ela faz o mesmo, sempre termina suas histórias com um sabor de quero mais, forçando o rei a adiar sua execução diariamente, já que está sempre curioso de saber como termina aquela história.

Você já deve ter se acostumado com isso ao assistir novelas. É muito difícil ver uma novela que não termine num momento crítico, quando um personagem está prestes a tomar uma decisão. Neste momento a novela acaba e você só vai saber o que vai acontecer se voltar no dia seguinte.

O ser humano tem necessidade de fechar Laços Abertos, e enquanto não fechá-los, não vai conseguir tirá-los da cabeça. Um ótimo exemplo disso é Sheldon, do seriado The Big Ben Theory. Ele tem o que se pode chamar de uma compulsão por fechar Laços Abertos.

Veja abaixo se você se identifica um pouco com ele…

É provável que todos nós tenhamos essa compulsão em um maior ou menor grau.  E tarefas incompletas quase nunca são uma boa coisa, porque elas continuam esgotando nossa capacidade mental e emocional, simplesmente por não terem sido resolvidas, o que nos manterá num constante estado de estresse e sobrecarrega, até termos uma ideia clara do que vamos fazer com elas.

O que isso tem a ver comigo?

dancing dave minion 510835 640

Enquanto a ideia dos Laços Abertos é essencial para tornar as histórias tão maravilhosamente inesquecíveis, Laços Abertos em nossa vida, tem um efeito completamente diferente. Eles podem comprometer seriamente nossa energia.

Cada uma das tarefas que começamos e não terminamos, arranja um lugarzinho lá na nossa mente e de lá ficam nos atormentando sem parar. Muitas vezes, sem percebermos. Só de vez em quando. Isso acontece quando lembramos de alguma coisa que precisamos fazer, bem no meio de alguma outra tarefa igualmente importante. E isso compromete nossa concentração.

E para piorar, essas tarefas pendentes não precisam ser grandes para parecerem esmagadoras.

Comprar o remédio de gripe, confirmar sua participação na comissão de formatura, recarregar seu cartão de transporte público, responder ao e-mail do seu chefe. Nada disso é grande coisa em si, mas o conjunto dessas pendências, pode causar muita ansiedade.

E o frustrante é perceber que essas coisas, que nos atormentam durante o dia inteiro, são  tarefas tão pequenas, que juntas não iriam consumir nem uma hora do nosso tempo, se pudéssemos nos concentrar somente nelas.

Mas o remédio você só pode comprar depois que largar do trabalho, você só pode confirmar sua participação na comissão de formatura à noite depois de tirar algumas dúvidas, o cartão de transporte público você só vai ter tempo de resolver no sábado, na sua folga e o e-mail do chefe precisa de algumas informações que você depende de um colega enviar.

Ou seja, tudo virá a seu tempo, e enquanto isso essas tarefas vão ficar sobrevoando sua mente como uma nuvem carregada.

Como me livrar de Laços Abertos e aumentar minha produtividade?

hand 65688 640

O grande segredo é fechar os laços assim que eles apareçam em sua vida, assim eles não voltam para lhe assombrar.

O erro que muita gente comete é confundir um Laço Fechado com uma Tarefa Concluída. Apesar de um Laço Fechado muitas vezes estar relacionado a uma tarefa que foi concluída, ele pode simplesmente dizer respeito a alguma tarefa para a qual determinamos com clareza o momento que vamos tratar dela.

Em outras palavras, a tarefa ainda existe, ela ainda está pendente, mas se ela tiver lugar e hora para ser resolvida, isso tira ela da nossa cabeça até que chegue a hora certa.

Mas para atingir essa liberdade você tem que subir alguns degraus

Degrau 1 –  Tire imediatamente a tarefa da sua cabeça

calendar 3073971 640

Você precisa fechar os Laços Abertos imediatamente após eles se apresentarem para você, imediatamente.

E a solução para isso pode ser uma boa e velha agenda. Ou talvez você prefira um aplicativo para registrar seus laços e não deixá-los aberto. Na realidade não importa. O que é realmente importante é que tenha o hábito de fazer isso sempre que uma tarefa se apresenta para você.

Existem três categorias de Tarefas que podem fácil e rapidamente se tornar Laços Abertos, se você não souber como armazená-las corretamente.

Categoria 1 – Eventos

Diz respeito a uma atividade  que tem data, hora e duração. O baile de formatura de uma amiga sua no domingo 23 das 22h até Deus sabe que horas, o aniversário de casamento de seus pais num restaurante na terça dia 12 das 20h às 22h, a comemoração de seu  namoro no sábado 30 das 18h às 21h.

Se você for capaz de armazenar essa informação em algum lugar, e souber que não há chances de você passar batido, a necessidade de constantemente lembrar disso deixa de existir, e seu cérebro começa a se acostumar a se concentrar em outras coisas.

A grande dificuldade aqui não é para quem não confia na memória e anota tudo em algum lugar. O grande desafio aqui é para você que tem uma memória tão boa que julga que não precisa anotar isso em lugar nenhum, pois vai lembrar no dia.

A questão infelizmente não é essa. Não tem a ver com lembrar, tem a ver com gastar sua capacidade cerebral para armazenar essa informação.

Já ouviu falar da Teoria do Sótão de Sherlock Holmes?

Veja uma explicação diretamente dele…

Em outras palavras, se você esgotar sua capacidade de armazenar informações com todo tipo de coisa, algum dia, mais cedo ou mais tarde algo vai escapar, você vai extrapolar sua capacidade de armazenamento, e o estresse vai começar a aumentar.

Se é que você já não sentiu os sintomas disso.

Ninguém gosta de sobrecarga, e seu cérebro não é diferente. Cuidado para não abusar hoje dele só porque você pode, e não poder contar com ele mais tarde quando você precisar.

Categoria 2 – Tarefas

As tarefas tem dia e hora para acontecer.

As tarefas podem ser atividades isoladas. Pedir orçamento da viagem de férias, Mandar currículo para recrutador da empresa onde você quer trabalhar. Naquele dia e naquela hora você excuta aquela atividade e pronto. Resolvido.

Mas você também pode encarar as tarefas como uma categoria complementar aos eventos. Uma tarefa pode fazer parte de algo maior.

No exemplo anterior, para comemorar o aniversário de namoro de forma memorável não basta lembrar a data no dia. Talvez você queira ligar, uma semana antes, para um restaurante que vocês dois gostam, e reservar uma mesa para o grande dia. Isso seria uma ação específica, com um objetivo específico, mas que é uma parte de algo maior.

Além disso talvez você queria sair não manhã do grande dia para comprar um  presente para tornar o jantar ainda mais memorável. Aqui você tem outra tarefa.

Se você não parar para pensar nesses gatilhos e agendá-los com antecedência eles vão ficar aparecendo na sua mente a toda hora para não ter perigo de você esquecer,e a consequência é um estado de estresse constante até tudo estar resolvido. Com o perigo adicional de esquecer alguma coisa importante no caminho e por tudo a perder.

Categoria 3 – Ideias

A terceira categoria diz respeito à ideias, reflexões, desejos, aspirações e todo tipo de pensamentos que passam pela sua cabeça.

Coisas que você quer fazer um dia. Lugares que quer conhecer. Um livro que quer ler. Um filme que quer assistir. Uma conversa séria que gostaria de ter com um familiar.

Todos nós temos esses tipos de pensamentos relâmpago durante o dia. E eles ficam voltando ao longo do dia, das semanas, dos meses, em alguns casos anos, até serem resolvidos ou caírem no esquecimento.

“O que era mesmo que eu queria falar com Marcos?”

“Qual é mesmo o nome daquele filme que eu achei interessante e queria assistir?”

“Preciso conversar com Marta sobre esse hábito dela chegar tarde no trabalho, ela vai acabar sendo demitida por causa disso”

Despeje todos os seus pensamentos e ideias em algum lugar, ao invés de tirar energia mental daquilo que está fazendo para lembrar deles.

Com essa estratégia simples de anotar seus eventos, tarefas e ideias, você será capaz de remover uma grande quantidade de ansiedade de suas costas.

Se você continuar a deixar as tarefas, grandes e pequenas, se repetirem em sua mente como um filme sem final, você será constantemente atormentado por ansiedade e preocupação.

Mas não se iluda com a aparente facilidade desse hábito. Por um lado, o ato de anotar parece simples, mas por outro você precisa incorporar esse hábito ao seu dia a dia a tal ponto que você nem mais pense ao fazer uma anotação em sua agenda, e tirar essa preocupação da sua cabeça.

Degrau 2 – Você não é um canivete suiço multiuso

army 2186 640

No entanto, de nada adianta você assumir o compromisso de ter um dia e hora para tudo que tem que fazer, se colocar várias coisas a serem feitas num mesmo dia e horário.

isaac newton 3936704 640
Isaac Newton

Newton já comprovou isso ao dizer que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

Pode até parecer que não, mas isso vale para nossas tarefas e eventos do dia a dia.

Você precisa se livrar da ideia de multitarefa. Já existem estudos demais comprovando que o ser humano não é capaz de fazer várias atividades intelectualmente exigentes ao mesmo tempo. Seria ótimo, mas simplesmente não é verdade.

Para ter um resultados excepcionais você precisa se dedicar a uma tarefa por vez, e manter em mente como essa tarefa desempenha um papel no quadro mais amplo de seus objetivos e desejos.

Então, por exemplo, digamos que você é responsável pela festa de final do ano da sua empresa.

Se você tentar manter tudo em sua mente, é muito possível que esteja num estado constante de estresse.

Mas agora você sabe como encerrar os Laços Abertos à medida que eles surgem.

Para começar você marca no seu calendário a data da festa.

Mas não para aí. Você anota todas as ideias que vem à sua mente para ter uma festa excelente, para não esquecer nada. Então, você começa a transformar essas ideias em ações, e a adicionar alguns lembretes das tarefas que você quer fazer e quando tem que fazê-las.

Quem vai levar doces.

Quem vai levar salgados.

Quem vai levar as bebidas.

Quando contratar as mesas e cadeiras.

Quanto reservar do orçamento para contratar a banda.

Quebrar um projeto complexo como esse, em tarefas menores, permite que você fuja de uma draga emocional constante, e canalize sua energia para fazer as coisas que realmente fazem a diferença.

Uma vez que separamos uma grande idéia em partes menores, podemos ver como elas se encaixam, e o poder que elas têm para dar vida à nossa grande ideia.

Degrau 3 – Não desperdice o tempo que ganhou, ao invés disso faça bom uso dele

tomatoes 2838141 640

Agora, que você tem uma direção clara de para onde está indo e sabe quais tarefas precisam ser realizadas e quando elas precisam ser feitas, você pode se concentrar totalmente em uma pequena tarefa de cada vez, sem se preocupar com todo o projeto.

Para completar essas tarefas menores, você pode usar muitas técnicas, mas eu gostaria de sugerir a Técnica do Pomodoro.

Em uma postagem anterior eu entrei em maiores detalhes da técnica. Para uma visão mais detalhista da mesma, visite a postagem abaixo:

SE A PROCRASTINAÇÃO É UM PROBLEMA, VOCÊ DEVERIA CONHECER A TÉCNICA DO POMODORO

A Técnica do Pomodoro é simplesmente uma maneira estratégica de tirar o melhor proveito do seu tempo, seguindo algumas etapas:

#1 Escolha uma e apenas uma tarefa para trabalhar

#2 Se concentre nessa única tarefa durante uma sessão de 25 minutos

#3 Se desligue de qualquer fonte de distração (celular, computador, etc)

#4 Anote tudo que lhe distrair para resolver depois e volte para a tarefa

#6 Quando a sessão acabar, faça um intervalo de 5 minutos, você terá fechado um pomodoro

#7 Depois de 4 sessões de 25 minutos faça um intervalo maior, de 15 minutos

#8 Comece do #1 e repita o processo quantas vezes precisar

Uma dica: Use algum aplicativo para registrar seu progresso. Isso pode ser estimulante. Minha sugestão é o Pomodoro Timer Lite.

Apesar de simples, a Técnica do Pomodoro permite que você estruture seu tempo e foque sua atenção. Com a prática você será capaz de estimar quantas sessões são necessárias para concluir uma determinada tarefa e cada vez mais, administrar melhor seu tempo.

Resumindo…

pug 801826 640

Laços Abertos podem nos perseguir durante todo o dia. Eles podem ser grandes e assustadores, ou pequenos e aparentemente irrelevantes. Mas na realidade não importa.

Temos que gerenciar até mesmo o menor dos Laços Abertos para que tenhamos um dia realmente  produtivo.

Comece aos poucos, e da próxima vez que um Laço Aberto aparecer na sua frente. Agende-o para um dia e hora que possa dar a ele sua total atenção.

Se você adquirir o hábito de fechar todos os laços que se abrem constantemente na sua frente, isso vai lhe ajudar a manter um nível estável de foco e clareza, ao mesmo tempo que diminui sua ansiedade em relação aos prazos que se aproxima.

Não valeria a pena tentar?

Ou você já tentou e enfrentou alguma dificuldade que lhe impediu de continuar?

Talvez você tenha desenvolvido suas próprias estratégias para  resolver certos problemas que apareceram no meio do caminho.

Não perca a oportunidade de compartilhar suas experiências, ideias e estratégias com a nossa comunidade.

Quando nos ajudamos mutuamente, acabamos sendo capazes de chegar mais longe.

6 comentários em “EVITE LAÇOS ABERTOS, ELES PODEM FAZER VOCÊ TROPEÇAR FEIO NA VIDA”

  1. Leandro

    Já tinha ouvido sobre falar sobre Os Laços Abertos, mas não com este termo e não com tamanha profundidade. Essas tarefas inacabadas ou que ainda nem foram iniciadas vem constantemente lembrarmos-nos e isso de fato suga muita energia. E quanto mais queremos esquecer algo, mais nosso cérebro lembrará sobre aquilo que queremos esquecer ou não lembrar naquele momento.

    Como foi mencionado por Jaélison, agendas, aplicativos, um diário de bordo, ou até um guardanapo se estiver disponível no momento em que a ideia surgir, ao anotar, e especificar dia e horário para cumprir determinada tarefa, você estará ajudando seu cérebro a não esgotar sua capacidade e, consequentemente, evitando transtornos como estress, ansiedade, entre outros.

    Uma dica que eu aprendi e gostaria de compartilhar, é sempre começar o dia pelas tarefas mais difíceis, mais complexas, enquanto o seu cérebro ainda está descansado e, consequentente mais criativo.

    Obrigado pelo artigo, Jaélison. Obrigado também por exercer sua função de forma brilhante e por ter como uma das suas missões levar conhecimento para as pessoas.

    1. Perfeito seu comentário Leandro, particularmente em dois pontos. Qualquer dispositivo é um bom dispositivo para descarregar a mente. Mesmo um guardanapo. às vezes nos preocupamos em encontrar a melhor ferramenta perdendo tempo em encontrar, configurar, e usar quando o que realmente precisamos é fazer acontecer, e muitas vezes ferramentas simples dão conta do recado. Já que mencionou essa questão do guardanapo, tenho um dado interessante sobre isso. Woody Allen, um dos mais políferos e reconhecidos diretores de cinema da atualidade (52 filmes desde 1966, quase um filme por ano, já ganhou 7 Oscar, e foi indicado 32 vezes, o que dá uma indicação a cada dois ou três anos). Alguns diretores já ficaram famosos apenas por ser indicados uma única vez ou ganhar um oscar uma única vez. Imagine a produtividade de Woody Allen para conseguir isso? Sabe como ele consegue. Duas coisas, 1) sempre que tem uma ideia anota na hora, e segundo ele usa MUITOS guardanapos, ele tem uma coleção deles cheios de ideias para novos filmes, 2) ele escreve numa máquina de datilografia, daquelas bem antigas, pois com isso não há distrações. O segundo ponto importante que Leandro salientou é encarar o que é mais difícil como a primeira coisa do dia. Pode ser que por causa disso no final do dia você só tenha terminado uma coisa, mas quando deitar a cabeça no travesseiro à noite você terá uma noite tranquila por saber que não fez muito mas fez o que era importante.

  2. Os laços abertos são constantes em nossas vidas. Foi muito prazeroso ler este artigo e me identificar com várias situações.
    Mudanças são necessárias na vida.

    1. Erika,

      Que bom que achou pontos de semelhança com sua vida no artigo. Espero que eles possam lhe ajudar a implementar ajustes que lhe direcionem para mais perto de seus objetivos de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima