Ferramentas Mentais

MINHA DÚVIDA É SE DEVO CORRIGIR MEUS DEFEITOS OU INVESTIR EM MINHAS QUALIDADES. OU SERÁ QUE DÁ TEMPO PARA CUIDAR DE TUDO?

Na busca em  atingir nosso potencial, um dilema que aparece no caminho é se devemos investir em nossos pontos fortes ou diminuir nossas fraquezas.

O problema em dedicar muito tempo em melhorar coisas em que você tem um desempenho péssimo, é que você pode acabar com coisas que você agora é só muito ruim. 

E isso não parece uma evolução significativa não é?

Em outras palavras, quando te perguntarem no que você se destaca, sua resposta vai ser: Em nada, mas eu deixei de ser horrível em uma série de coisas, agora sou só ruim.

Vale lembrar que dá para ter sucesso na vida se você tiver um excelente desempenho em vendas, mesmo que seja ruim em finanças, ou se você falar bem em público, mesmo que não saiba escrever muito bem.

Entretanto, se concentrar apenas em seus pontos fortes e investir neles somente é igualmente perigoso.

Image uma pessoa que é muito talentosa em planejamento mas que não tem nenhuma habilidade social. O trabalho dela vai saltar aos olhos da empresa, mas na hora da promoção, essa falta de jeito com gente pode comprometer sua carreira. 

Planejamento será a razão de sua promoção, mas a habilidade de gerenciar relacionamentos é básica para a sobrevivência numa organização. Não é algo aceitável ser excelente em planejamento e uma pessoa horrível de se conviver.

Isso vale para a vida pessoal também. De que adianta você ser quem mais vende na empresa, e quem ganha melhores comissões, se você gasta mais do que ganha e vive em dívida?

Meu ponto, portanto, é que a forma como você equilibra seus esforços entre suas fraquezas e talentos pode ser decisiva para sua carreira.

Quando seu tempo é limitado (e o quem não tem pouco tempo hoje em dia?), como você decide quais dos seus pontos fortes você vai maximizar e quais dos seus pontos fracos você vai melhorar de forma a ser capaz de atingir seu potencial?

VOCÊ TEM QUE SABER O MÍNIMO, MAS NÃO MAIS QUE O MÍNIMO

basic 1293977 1280

Zero vezes qualquer coisa é Zero.

Logo se você não tem competência nenhuma em uma área de conhecimento não tem como crescer nela.

Se você tiver muito talento em finanças, mas nunca praticar investimentos não vai sair do lugar. Se você tiver uma voz linda, mas nunca treinar falar em público nunca vai sair do canto.

A questão é em quais dessas habilidades você deveria investir.

E a resposta simples, é que você precisa começar analisando quais são as habilidades essenciais na área em que você quer atuar e se comprometer a ter os conhecimentos básicos em cada uma delas.

A boa nova é que qualquer área em que você queria se destacar não tem muitos habilidades essenciais que você precisa desenvolver. Não é difícil, não é muita coisa e não leva tanto tempo assim.

Na área de gestão temos basicamente: Marketing, Vendas, Finanças, Planejamento e Operações.

Se você fez uma boa formação em gestão, já terá o domínio do básico dessas áreas, se não fez então tem que correr atrás.

E aqui está o ponto realmente importante, não importa se você for EXCEPCIONAL em uma determinada área. Se você for péssimo em alguma das áreas essenciais do negócio em que você quer se destacar, essa será a razão pela qual você provavelmente nunca atingirá seu potencial.

Já ouviu a expressão, a corrente parte pelo elo mais fraco?

Aquele assunto essencial da sua área em que você tem deficiência, é seu elo mais fraco.

Mas mantenha em mente que você só precisa saber o básico daqueles assuntos essenciais da área em que você quer se destacar. Num futuro próximo você provavelmente vai ter algum especialista nesta área a quem possa consultar.

E depois é hora de escolher aquele assunto em que VOCÊ quer ser a referência.

Agora você tem um plano, saber o básico do que é essencial e saber muito daquilo em que você quer se diferenciar.

Mas agora a pergunta é: Como dividir meu esforço entre essas coisas?

Há duas formas de estudar um assunto. Na primeira você pode escolher entender até 80% de um determinado assunto. Na segunda você quer entender entre 81% e 99% de um determinado assunto.

A primeira representa os conhecimentos essenciais de sua área, e você pode adquirir esse conhecimento usando a técnica das 20 horas. A segunda é aquele assunto em que você se destacará e você pode  adquirir esse conhecimento usando a técnica das 10000 horas.

A TÉCNICA DAS 20 HORAS

clock 26101 1280

Essa técnica propõe que você pode atingir até 80% de domínio em um determinado assunto com muito pouco tempo de dedicação. Ela foi proposta por Josh Kaufman em sua palestra do Ted Talk e mais tarde no seu livro The First 20 Hours: How to Learn Anything… Fast que ainda não tem tradução para o português. 

A premissa básica e que você pode entender muito bem de um assunto sem que seja especialista nele.

E ele propõe fazer isso dedicando 20 horas do seu tempo, mesmo que você não entenda nada do assunto inicialmente.

Se você dedicar 45 minutos por dia em torno de 30 dias você terá atingido essas 20 horas.

Os pilares desse modelo de aprendizagem rápida são:

Pilar 1 – Decomponha a habilidade

Se você olhar qualquer habilidade, ela nada mais é do que uma porção de coisas diferentes que você precisa colocar juntas para obter um determinado resultado.

Assim o primeiro passo é dividir essa habilidade em itens isolados e escolher dentre esses itens quais o que você precisa entender para conseguir o domínio mínimo que você que do assunto.

Assim, você pratica essas coisas mais importantes primeiro e assim começa a melhorar seu desempenho muito rapidamente. 

Pilar 2 – Aprender o suficiente para se autocorrigir

Para cada um desses assuntos que você vai estudar, encontre entre 3 a 5 fontes diferentes de informação sobre o assunto.

Use elas como fonte de consulta. Livros, artigos, vídeos, podcasts.

E como são fontes diferentes elas vão complementar umas as lacunas deixadas pelas outras.

Mas lembre-se que sua intenção é conhecer o básico do assunto não a fundo. Você quer entender o básico dos princípios essenciais desse assunto.

Pilar 3 – Remover barreiras de aprendizagem

Filmes, seriados, internet, redes sociais. E tudo o que pode tirar sua atenção durante seu estudo precisa ser eliminado durante esses 45 minutos diários.

Tem gente que leva 45 minutos só para escolher que série que ver :).

Logo, uma coisa é tirar 45 minutos para se concentrar em um assunto, outra fazer isso enquanto faz uma porção de outras coisas.

Quanto mais você deixar as distrações de lado, e se concentrar em praticar aquele conhecimento mais rápido você vai dominar o tema.

Pilar 4 – Praticar por 20 horas no mínimo

Se você está aprendendo alguma coisa completamente nova, ou mesmo se está estudando direito uma coisa que você já estudou mas não aprendeu antes é normal sentir frustração ao longo do caminho.

Se você tem dificuldade com algum tipo de operação matemática, não é nos primeiros 45 minutos que você vai dominar o assunto. Nem nos próximos 45 minutos, nem nos próximos, nem talvez nos próximos. 

Talvez leve algum tempo e se você se deixar vencer pela frustração nas primeiras horas, não vai chegar nas horas finais e é lá em que seu domínio do assunto se consolida.

Logo, persista por pelo menos 20 horas e só então julgue seu aprendizado no final. Pois você precisa praticar por tempo suficiente se quer colher os resultados de seus esforços.

Por isso só comece se…

… for levar a sério…

… for trabalhar 45 minutos todo dia…

… for estudar sem interrupções…

… for fazer isso por 20 horas.

Senão você vai estar perdendo seu tempo.

Mas se for levar a sério ao final do processo aquele assunto do qual você não sabia nada ou não lembrava muito vai estar na ponta de sua língua e você terá condições de falar sobre ele de igual para igual com qualquer pessoa.

Você pode repetir o processo para quantos assuntos quiser, até ter um domínio de todos os assuntos essenciais de sua área de atuação. 

Ou seja, entre 6 meses e 1 ano é tudo você precisa mesmo que esteja partindo do zero.

Mas isso é para os assuntos essenciais de sua área, aqueles para os quais você precisa ter um entendimento básico.

Agora vamos para aquele assunto em que você quer ser referência.

A TÉCNICA DAS 520 SEMANAS

calendar 1763587 1280

Pessoas excepcionais geralmente são recompensadas desproporcionalmente. Numa corrida de fórmula 1 o primeiro lugar pode ganhar por causa de 1 segundo de vantagem, mas o prêmio pode ser 10 vezes maior do que o do segundo lugar.

Estar entre as referências dentro de um determinado assunto requer um compromisso diferente. Requer perseverança.

Logo o primeiro passo é você identificar aquele assunto, na sua área, em que você quer ser referência. Algo que goste. Algo que tenha a coragem de decidir bem mais que 20 horas. E bem mais que 6 meses ou 1 ano.

Os assuntos básicos que você aprendeu a dominar com a técnica das 20 horas podem garantir seu sustento, mas o assunto em que você vai se especializar vai cuidar de sua carreira. 

Por isso escolha com cuidado. Escolha algo que goste.

No livro Fora de Série, Malcolm Gladwell discute os estudos de Anders Ericsson sobre o que ele chama de Prática Deliberada. 

A pergunta que Ericsson queria responder era:

Por que algumas pessoas são realmente boas no que fazem enquanto outras não?

Ericsson e seus colegas pesquisadores estudaram os melhores desempenhos em vários campos, da música à cirurgia médica, esportes ao design de software. Dados de décadas de estudos e seus próprios experimentos de laboratório revelaram uma descoberta impressionante: os melhores dos melhores tendem a seguir técnicas semelhantes para melhorar suas habilidades.

Essa técnica é a Técnica das 520 semanas.

Todos nós tivemos que praticas alguma coisa, quer seja música, esportes ou estudos. E o problema é que quando pensamos em praticar pensamos em repetir, repetir, repetir. Mas repetir não torna ninguém especialista em nada, no máximo faz com que você mantenha uma habilidade mas não a melhor.

Mas se há algo em que você realmente deseja se destacar, você precisa superar esse estágio confortável e se desafiar.

Aqui, estão os seis componentes que você pode usar para ser excelente em algo. Essas etapas são baseadas na pesquisa da Ericsson sobre como as pessoas que são as melhores das melhores em suas áreas aprendem algo. 

Esses são os 6 princípios que você pode usar para aprender mais rapidamente e atingir mais metas.

Princípio  #1 | Encontre motivação

Sem a motivação para ultrapassar obstáculos, quando você entrar numa zona de conforme, a  inclinação natural será desistir. Portanto, se você está escolhendo uma habilidade em que quer se destacar, é bom que seja algo com o que você se importa e que se preparou para dedicar tempo e esforço consideráveis.

Princípio #2 | Tenha metas específicas e realistas

Prática deliberada, não é como resoluções de ano novo onde você torce para dar tudo certo. Envolve um planejamento cuidadoso, identificando áreas para aprimoramento e criando um plano e cronograma detalhados para desenvolver essa habilidade específica.

Princípio #3 | Saia da sua zona de conforto

Ericsson disse tudo quando disse “Esta é uma verdade fundamental sobre qualquer tipo de prática: se você nunca se esforçar para além da sua zona de conforto, nunca melhorará, nunca será excepcional. .”

Princípio #4 | Seja persistente e consistente

Ninguém está dizendo que esse tipo de esforço prolongado não será frustrante e desconfortável. Mas passar por esses momentos difíceis geralmente leva a melhorias muito significativas. Assim, um dos aspectos fundamentais da prática deliberada – e que a torna tão eficaz – é a regularidade.

Princípio #5 | Busque ajuda

Ericsson chama a atenção de que “Sem feedback, seja de si ou de outras pessoas – você não pode descobrir o que precisa melhorar ou o quão perto está de alcançar seus objetivos”.

Princípio #6 | Você precisa de tempo para se recuperar

Como a prática deliberada requer sua total atenção, com o máximo de esforço mental e / ou físico, ela só pode ser mantida por um curto período de tempo.

Pesquisas realizadas sobre o máximo de tempo em que é produtivo se dedicar à prática deliberada limitaram o tempo ideal como sendo de uma hora por dia, três a cinco dias por semana. Mais tempo que isso na realidade baixa o desempenho.

Esse nível de intensidade e concentração torna o tempo de recuperação importante. Logo, sonecas, caminhadas e intervalos são parte essencial do processo.

Portanto, se você dedicar tempo e esforço para explorar os princípios comprovados da prática deliberada, alcançará resultados extraordinários – você provavelmente se surpreenderá com o que é capaz.

Mas a prática deliberada é um investimento de longo prazo.

Você talvez esteja se perguntando de onde vem o nome TÉCNICA DAS 520 SEMANAS.

A conta é simples. Um ano tem 52 semanas. Para ser excepcional estudando 1 horas por dia, 7 dias por semana, 52 semanas por ano, você precisa em média de 10 anos ou 520 semanas.

Parece muito tempo? Mas se você começar amanhã já são 10 anos e 1 dia.

Portanto, escolha aquilo que quer dominar, descubra os fundamentos essenciais de sua área, dê uma chance a todos. Dedique suas 20 horas ao que é essencial e suas 520 semanas ao que é excepcional.

COMO COMEÇAR A ALCANÇAR SEU POTENCIAL

comfort zone 3089646 1920

Se você realmente entrar nessa jornada talvez perceba com o passar do tempo que ao aprender mais e mais outras possibilidades de excelência vão surgir para você.

Outros assuntos vão chamar sua atenção.

Ou talvez, com o passar do tempo você perceba que a habilidade que você escolheu para ser seu diferencial não é algo que vá dá os resultados que você esperada.

Se prepare para se readaptar.

A melhor dica que posso dar é  Sempre faça mais do que é fácil para você, mas que outras pessoas acham difícil.

Escolha participar de projetos que exijam mais daquela habilidade que você está desenvolvendo para ser seu diferencial e que para outras pessoas são coisas difíceis, pois a excelência vem com esforço, com o tempo e com a prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima