Você é a soma de seus hábitos. Aquilo que você passa a maior parte do seu dia pensando e fazendo define a pessoa que você é.
“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.”
Will Durant
Mas e se eu não gosto da pessoa que sou, ou então, se eu quero ser uma pessoa ainda melhor, o que devo fazer?
Uma das formas de fazer isso é controlando seus hábitos.
O processo de construção de um hábito pode ser dividido em algumas etapas simples. Conhecer essas etapas pode nos ajudar a entender o que é um hábito, como funciona e como construir hábitos que nos levem, de onde estamos, até onde queremos chegar.
HÁBITOS NOS CERCAM
É muito provável que exista alguma coisa na sua vida que você adora fazer, ou simplesmente não consegue deixar de fazer diariamente.
Talvez seja um café, logo de manhã, antes de começar seu dia, ou uma caminhada na praça na frente de casa assim que acordar, ou ir à academia à noite depois do trabalho.
Ou talvez seja algo mais pessoal e menos perceptível para o mundo exterior, como fazer uma oração antes de uma apresentação importante, ou meditar antes de uma prova, para aumentar sua concentração.
Essas coisas acontecem conosco em modo automático e muitas vezes nem damos atenção à elas. Vale a pena tirar algum tempo para identificar alguma coisa específica que você faz repetidamente.
Tente responder às seguintes perguntas:
-
Como foi que você desenvolveu esse hábito?
-
Isso é algo que você deseja continuar fazendo, ou é algo que você preferiria parar de fazer?
-
E talvez o mais importante, esse hábito afeta sua vida de forma positiva ou negativa?
A ideia é que ao encontrar um hábito que não gostamos, ou pior ainda, que é ruim para nós, deveríamos eliminá-lo. Entretanto na prática, os hábitos são muito sorrateiros, pois são na realidade comportamentos que se desenvolvem, muitas vezes, ao longo de anos.
O esforço, no entanto, vale a pena, devido ao importante papel do hábito no nosso sucesso na vida.
HÁBITOS SÃO IMPORTANTES PARA SEUS SUCESSO
Se você é alguém que tem muita força de vontade ou um alto nível de disciplina, então, quebrar um hábito ou começar um novo hábito não é algo muito difícil para você. Mas para a maioria das pessoas, isso pode ser um problema gigantesco.
Pois na verdade, os hábitos são um fator essencial que rege quase todos os aspectos de nossas vidas. Eles controla a maioria de nossas ações diariamente: da hora que acordamos a hora que vamos dormir, os tipos de comidas que ingerimos, a forma como trabalhamos, a forma com estudamos, os tipos de festas a que vamos, os tipos de festas que não vamos. Tudo isso são hábitos!
A sorte é que os hábitos não dependem apenas da força de vontade.
É possível canalizar seus hábitos e usá-los como uma ferramenta para atingir seus objetivos.
Mas para isso você precisa entender a estrutura de um hábito.
O CICLO DO HÁBITO
Felizmente, os hábitos podem ser domados; e, uma vez que você tenha controle total sobre eles, você perceberá o verdadeiro potencial deles em conduzir sua vida rumo a conquistas e progresso maiores.
Então, deixe-me desconstruir um hábito para você.
Para um hábito se formar, acontece o que se pode chamar de um Ciclo.
Nas palavras de Charles Duhigg que escreveu O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios:
“O processo de construção de um hábito é um ciclo de três etapas. Primeiro, há um Gatilho que diz ao seu cérebro que é hora de adotar um determinado comportamento. Depois, há a rotina, que pode ser física, mental ou emocional que executamos quase que inconscientemente. Finalmente, há uma recompensa, que ajuda seu cérebro a descobrir se vale a pena lembrar e repetir esse ciclo em particular no futuro. Com o tempo, esse ciclo – gatilho, rotina, recompensa; torna-se cada vez mais automático.”
Charles Duhigg
Vamos entender o que acontece em cada uma das etapas do deste ciclo.
O CICLO DE 3 ETAPAS PARA A FORMAÇÃO DE UM HÁBITO
#1 O GATILHO
O gatilho aciona seu cérebro para iniciar um comportamento. É algo que sinaliza uma recompensa futura. No passado pré-histórico isso estava ligado a abrigo, alimentação ou procriação. Nos tempos modernos, isso está mais ligado a dinheiro, fama, poder ou prazer.
Nosso objetivo inconsciente é sempre conseguir uma recompensa por nossas ações. O gatilho é simplesmente o primeiro sinal de uma recompensa.
Por exemplo: Quando você sente o cheirinho do bolo que sua mãe está fazendo na cozinha já começa a imaginar a recompensa de poder comer uma fatia.
#2 A ROTINA
Uma rotina é o comportamento que se segue após o seu hábito ter sido desencadeado pelo gatilho. Como os hábitos estão no “piloto automático”, uma rotina geralmente é a mesma sequência de ações que é tomada a cada vez que o gatilho acontece. A rotina pode assumir a forma de um pensamento ou de uma ação.
Por exemplo: Depois de sentir o cheirinho do bolo que sua mãe está preparando na cozinha você tem que parar de fazer o que está fazendo, se levantar e ir buscar sua fatia.
#3 A RECOMPENSA
A recompensa é o objetivo final de qualquer hábito. E se a recompensa for satisfatória, seu cérebro se lembra de repetir o comportamento novamente para obter a mesma recompensa no futuro sempre que o gatilho for desencadeado.
Por exemplo: Quando você chega no cozinha lá está o bolo, ainda quentinho. Você corta uma fatia e experimenta, e … ele está delicioso. Se sua mãe fizer esse bolo novamente, e você sentir o cheirinho onde quer que esteja na casa, agora você sabe que vale a pena parar de fazer o que estiver fazendo e ir direto para a cozinha garantir sua fatia.
Tem me ajudado bastante essas matérias de grande importância , tanto na vida pessoal como profissional , muito obrigada professor .
Oi Lauriceia, seu comentário é a recompensa que preciso para continuar produzindo esse tipo de material. E lembre que você pode contribuir também chamando a atenção de assuntos que são importantes para seu crescimento pessoal e que eu talvez ainda não tenha abordado. Obrigado.
Grato ao professor Jáelison por estar sempre trazendo matéria de grande conteúdo e relevância . Em um mundo em que as notícias, informações, nos são apresentadas de forma muito prontas para o consumo, tirando até a capacidade de raciocínio e reflexão justamente por aceitar sem examiná-las , saber como se formam os hábitos e como se instalam em nossa mente e daí passam a fazer parte de nosso cotidiano dominando nossa vida e nos conduzindo de forma automática, saber o processo nos ajuda também a mudar de forma mais tranquila quebrando com o ciclo do automatismo se quisermos que nosso futuro seja promissor e de sucesso. A vida de amanhã é forjada hoje, e isso passa com certeza pelos hábitos que adotamos e repetimos dia após dia. Mais uma vez, registro minha gratidão pelas suas realizações, sabendo que a caminhada é longa e que passo a passo chegaremos onde desejamos com disciplina e determinação.
Oi Willams, você traz duas leituras interessantes e muito relevantes. A questão da sborecarga de informações que nos levam a um consumo, muitas vezes sem filtros, e a questão da automatização das nossas reações as essas informações. Sem um entendimento do que está acontecendo e como esses hábitos se instalam em nossas vidas podemos facilmente nos tornar vítimas. E como você disse, “a vida de amanhã é forjada hoje”, portanto para termos mais controle sobre o nosso futuro precisamos entender o papel dos hábitos no nosso cotidiano. Obrigado por sua contribuição.