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É DIFÍCIL CONVIVER COM GENTE GROSSEIRA, E ISSO PODE ATRAPALHAR SUA CARREIRA

Grosseria no ambiente de trabalho não é, infelizmente algo incomum. A grosseria pode assumir muitas formas. Desde uma demonstração de desrespeito, quebra de normas, expectativas sociais, etiqueta, até atingir um comportamento sem consideração, agressivo ou mesmo, deliberadamente ofensivo.

Infelizmente a linha que separa o que é aceitável e o que não é, não é tão clara. Uma grosseria pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, diferentes organizações ou ambientes.

 

 

J.K. Rowling 1

“Professor, por que não podemos parar diretamente na casa do seu velho colega?”

– Porque seria tão rude quanto chutar a porta da frente, disse Dumbledore.

“Cortesia dita que nós oferecemos aos companheiros a oportunidade de nos negar a entrada.”

J.K. Rowling autora dos livros da série Harry Potter

 

 

Assim, gritar com os colegas de trabalho, seria inaceitável em um escritório, mas algo normal na cozinha movimentada de um restaurante.

E apesar de que o uso de grosseria pode ser uma maneira de demonstrar poder, ele também pode ser uma resposta ao estresse, pressão ou frustração.

 

 

Como lidar com isso?

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Bem isso vai depender de quem é você nessa relação? Há duas possibilidades:

 

É você  quem manda

Você é quem tem que obedecer

 

Vamos ver o seu comportamento em cada uma delas:

 

5 estratégias de lidar com a grosseria, quando você está no comando

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Se você é o objeto das grosseria, você pode aos poucos se sentir irritação e aflição. Você precisa tomar cuidado com a evolução dessa situação pois se ela não for eliminada logo, pode se tornar normal e fazer parte da forma como as pessoas se relacionam no seu ambiente de trabalho.  E mais tarde pode crescer para para um comportamento agressivo e intimidador.

Vários estudos [estudo da USP] apontam que a grosseria pode prejudicar o desempenho da equipe, reduzir a utilidade e a colaboração e ter um impacto negativo nas relações de trabalho.

 

 

“Não se deixe ameaçar por pessoas rudes, porque a grosseria é um sinal de insegurança”.

Gift Gugu Mona

 

 

Considere incorporar um ou mais das estratégias a seguir se seu ambiente de trabalho sofrer desse mal:

 

 

white male 1834088 640#1 Seja um bom modelo: Se você ocupa um cargo gerencial, o modo como você trata seu pessoal pode influenciar o modo como eles tratam uns aos outros. Seu comportamento serve como referência para seus subalternos. Mesmo que você não ache que seja capaz de ser agressivo, tenha em mente que seu ambiente de trabalho pode influenciar seu comportamento sem que você sequer perceba.

 

blind 3737372 640#2 Não ignore o que está acontecendo: Se você ignorar o comportamento grosseiro, você envia um sinal que, na verdade, você o admite. Se você testemunhar, ou se for trazido à sua atenção, você precisa lidar com isso. Só porque ele não está lhe dando problemas hoje, isso não significa que em breve não terá. Aja sempre que puder.

 

bomb 477229 640#3 Lide diretamente com a pessoa que exibe o comportamento agressivo: Quando você precisar abordar a grosseria, escolha um lugar reservado para falar com a pessoa. Mantenha a calma e a objetividade ao falar dos fatos como você os conhece, explique o impacto negativo deles e como isso fez as outras pessoas se sentirem, e deixe claro como você quer que ele modifique seu comportamento. Pense que se não deixar claros os limites na primeira vez que o fato acontecer, depois vai ficar cada vez mais difícil colocar barreiras até o ponto onde o problema pode se tornar inadministrável.

 

 

heart 1187266 640#4 Ouça: Tente saber o lado da pessoa que foi grosseira. Ela pode pensar que tinha bons motivos para se irritar com alguém, e que sua grosseria era apenas uma reação a isso. Não era nada pessoa. Ela precisa entender que seu comportamento foi inaceitável.

 

 

binoculars 354623 640#5 Acompanhe o processo: Como falamos, tente entender o lado do agressor, mas você tem que deixar absolutamente claro que você não quer uma repetição daquilo que aconteceu. Se você está numa posição hierárquica superior, defina metas e padrões de comportamento que devem ser seguidos e monitore a evolução dos mesmos. Se não houver melhora, então tome uma ação firme. Se você hesitar em agir, se pergunte, “se isso continuar assim aonde vai acabar?”. Possivelmente vai acabar numa situação limite, onde você vai tomar uma decisão que já poderia ter tomado há muito tempo, logo tente agir enquanto o problema ainda é pequeno.

 

 

 

4 estratégias de lidar com a grosseria, quando você é quem recebe as ordens

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Agora, se a grosseria vem de uma pessoa que é hierarquicamente superior a vocÊ, então a negociação é diferente. Muitas pessoas nessas situações pensão que precisam aceitar um comportamento grosseiro já que é improvável que a pessoa em questão mude como ela se comporta. Mas isso não é verdade, você pode trabalhar para diminuir o  efeito dessas grosserias sobre você.

 

“A grosseria é um meio de atrair atenção, afirmar poder, encobrir o despreparo, desviar inseguranças pessoais e intimidar as pessoas mais humildes”.

Kilroy J. Oldster

question mark 1829459 640#1 Pergunte o por que: Sempre que o Alerta de Grosseria tocar, pergunte o por que. Talvez o chefe tenha tido um dia ruim e você não tem nada com isso, mas é possível que ele esteja realmente zangado com você, e você fica sabendo exatamente a razão. Se o problema for com você, você precisa descobrir a razão urgentemente. Se você não souber a razão, isso vai acontecer o tempo todo. Você precisa lidar com isso com cuidado, pois há um desequilíbrio de poder a considerar. Você não quer prejudicar seu relacionamento com ele ou colocar sua segurança no trabalho em risco. Vale a pena conversar com colegas sobre o melhor modo de abordar o assunto.

hands 2227857 640#2 Seja positivo: No momento da raiva, há uma tentação de sermos rudes de volta, mas isso não é aconselhável quando a outra parte é hierarquicamente superior a você. Mesmo que você ache que o comportamento da outra parte foi errado, não perca a razão ao perder o controle.  Mostre seu valor para a empresa e para a equipe.

delete exercise 515757 640#3 Aprenda e se adapte: Você aprende as sutilezas de seu carro. De sua máquina de lavar. De seu laptop. Você sabe exatamente onde mexer para corrigir algum problema. Lidar com pessoas é algo um pouco parecido.  Você pode evitar muitos problemas se tentar aprender mais sobre as pessoas com convive. Aprenda como a pessoa que é hierarquicamente superior a você, e que está apresentando um comportamento agressivo ou invasivo, se comporta e quais são os gatilhos que podem colocar ela na defensiva. Você será capaz de lidar com mais eficiência com a situação se for capaz de antecipar o humor e a forma como essa pessoa pensa.

hands 1926704 640#4 Procure ajuda: Agressividade pode ser uma forma de jogo de poder e até de intimidação. Se você procurar demonstrar mais assertividade e autoconfiança no seu relacionamento com essas pessoas, só isso,  pode diminuir suas chances de ser alvo desse tipo de comportamento, mas se mesmo assim isso continuar, você deve pedir ajuda.

 

Considere levantar suas preocupações com seu departamento de RH. Dê a eles evidências para respaldar suas reivindicações, como um registro escrito de casos em que você foi submetido a um comportamento grosseiro ou inaceitável. Eles têm a responsabilidade de criar um ambiente seguro para todos trabalharem, e estarão dispostos a reduzir a rotatividade de pessoal, para que possam oferecer uma variedade de soluções, desde a mediação até a ação disciplinar, conforme apropriado.

 

Essa abordagem provavelmente terá consequências para seu relacionamento com seu gerente, mas enviará um sinal claro de que você se recusa a ser tratado dessa maneira.

 

 

 

Minha empresa é pequena, e não há um RH onde eu possa formalizar essa reclamação, o que fazer neste caso?

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Na realidade, a solução é a mesma quando o RH de uma empresa não resolve o problema.

Se ainda não houver melhora em sua situação, ou se seu relacionamento com seu chefe falhar completamente, talvez seja necessário considerar a opção final de procurar oportunidades em outro lugar, seja dentro de sua organização ou externamente.

 

 

Você tem experiências que gostaria de somar à discussão?

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Existem muitas experiências no convívio com pessoas grosseiras. Assim como existem muitas outras possibilidades de soluções.

Há histórias que ajudam a entender as consequências de não tomarmos uma atitude nos estágios iniciais do problema. Conte sua história. Compartilhe suas dicas.

Ajude outras pessoas da nossa comunidade a não cometerem erros pelos quais você já passou.

Deixe aqui seu comentário.

4 comentários em “É DIFÍCIL CONVIVER COM GENTE GROSSEIRA, E ISSO PODE ATRAPALHAR SUA CARREIRA”

  1. Cristyane Marya

    Olá!

    Esse artigo me chamou muita atenção, pois era exatamente o que estava buscando aprender mais.
    Como lidar com pessoas grosseiras ?
    Toda minha carreira sempre foi em serviço público, então lido com os dois lados da moeda. O povo/público, que entendem que se tratando do setor público, devem chegar com grosseria, e se não for assim, nunca serão atendidos e seus problemas jamais serão resolvidos. Do outro lado tem o secretário/chefe, que não admite estar errado e tão pouco ser contrariado, e por qualquer razão já responde: “vou falar com o prefeito”.
    É um jogo de cintura diário, estressante e desgastante, mas dialogando, tentamos resolver tudo da melhor maneira possível.

    Abraços!

    1. Área particularmente difícil a sua Cristyane, entre a cruz e a espada por assim dizer. Mas o lado bom é que você está adquirindo experiência pelos dois lados e iso torna você uma profissional diferenciada, capaz de uma empatia maior em relação aos extremos da balança. Temos sempre como tirar proveito de tudo! Um abraço. Jaélison.

  2. Liliane Maciel

    Dentre tantas experiências de trabalhar com pessoas grosseiras, tenho uma que vou compartilhar. Tive uma experiência bem difícil, mas me marca até hoje de forma positiva. Já estava em cargo de Chefia aos meus 25 anos e era líder de uma Unidade Matriz de Saúde. Tínhamos um senhor de origem portuguesa já com seus mais de 65 anos que permanecia trabalhando na instituição. Todos dependiam dele para tirar cópias de documentos e ele era bem grosseiro com todos. Quando assumi a unidade precisava ter um contato maior com essa pessoa, e ele sempre grosseiro e impaciente. Um dia, como sempre fazia, dei bom dia e lá veio um “bom dia” forçado! Então, ao invés de deixar os documentos para depois pegar, me sentei e comecei uma série de perguntas pessoas bem descontraídas para conhecê-lo. Fiquei ouvindo toda a história de como ele havia vindo para o Brasil… Depois de conhecer algumas coisas , comecei a elogiar o seu serviço e agradecer com um sorriso quando ele me entrega os documentos… por fim nos tornamos grandes colegas de trabalho e muitos colegas diziam que eu tinha quebrado o coração de pedra que ele tinha! Ele na realidade só queria se sentir parte da empresa e ser respeitado pelo seu trabalho, que mesmo sendo simples tinha o seu valor. O diálogo sempre será o melhor a ser feito, mas é necessário observar o tempo e local certo.

    1. Liliane sua história exemplifica perfeitamente o poder que estabelecer um bom diáologo pode ter sobre os relacionamentos. No livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie dedica um capítulo inteiro para a importância de ouvir com atenção o que as outras pessoas tem a dizer. Seu exemplo demonstra na prática a profundidade dessa prática. Obrigado por compartilhar.

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