Na sociedade do conhecimento, é natural imaginar que conhecimento, é aquilo que falta para nos levar de onde estamos, para onde desejamos chegar. A quantidade de cursos, vídeos e livros que buscam nos mostrar como desenvolver uma nova habilidade, ou melhorar nossa saúde, ou nos relacionar melhor com outras pessoas é enorme, e reforça essa ideia.
E essa é a razão por que nós consumimos esse conteúdos. Nós investimos na ideia de que se tivermos estratégias melhores, seremos mais capazes de atingir nossos objetivos. Em outras palavras, com novos conhecimentos, atingiremos novos resultados.
Mas será mesmo que novos conhecimentos são capazes de produzir novos resultados em nossas vidas?
Se você quer concretizar suas metas, em algum momento você vai precisar parar de perder tempo aprendendo coisas novas, e pôr em prática o que aprendeu, para atingir resultados concretos.
Existe uma razão porque você deve praticar mais e aprender menos
Aprender algo novo, e praticar algo novo, até podem parecer coisas semelhantes, mas na realidade são atividades profundamente diferentes.
Aprender que uma alimentação rica em verduras e frutas é mais saudável é uma coisa, passar a comer mais verduras e frutas é outra.
Aprender que é melhor estudar alguns minutos todos os dias para ter melhores resultados nas avaliações é uma coisa, tirar 30 minutos TODO DIA para estudar é outra.
Aprender que fazer exercícios frequentemente é bom tanto para o corpo, quanto para mente é uma coisa, fazer academia três vezes por semana é outra.
O ponto desses exemplos acima, e outros que eu poderia dar, é que em todos eles, os resultados vêm da prática e não da aprendizagem.
Aprendizagem cria conhecimento,
mas é a prática que cria habilidade.
Segundo Anders Ericsson defende em seu livro Direto ao ponto: Os segredos da nova ciência da expertise:
Quando praticamos alguma coisa, estamos envolvidos na repetição deliberada de um processo com a intenção de alcançar um objetivo específico. E as palavras deliberação e intenção devem ser destacadas aqui, pois determinam a diferença entre praticar ativamente algo e assim atingir resultados concretos, em comparação com passivamente aprender algo simplesmente por aprender.
Vejamos três razões pelas quais você deveria priorizar a prática ativa, ao invés da aprendizagem passiva:
Razão #1 | Aprender, muitas vezes é uma desculpa, para não progredir
Digamos que você está pensando em começar uma dieta. Mas você não quer começar de qualquer forma. Você que começar direito.
Então você investe seu tempo em estudar as melhores opções de alimentos para seu estilo de vida. Pensa em cardápios variados, para evitar se entediar com a repetição das alternativas.
Você começa a se empolgar com a nova dieta que está prestes a começar. E isso lhe dá uma sensação ótima. Uma sensação de que já está fazendo progressos.
Só tem um problema, na realidade você não está fazendo nada na prática. Você não está se envolvendo com algo que realmente vai trazer os resultados que deseja.
Nesse tipo de situação é fácil se iludir. Fazer de conta que o que está acontecendo é uma preparação para uma melhoria sólida. Mas na realidade esse tipo de pensamento apenas nos dá uma sensação ilusória de progresso.
Como aqueles Hamsters, presos em rodas giratórias que não levam eles a lugar nenhum, nós confundimos o fato de estarmos em movimento, com estarmos tomando uma ação.
A aprendizagem para de ser útil quando não somos capazes de colocar ela em prática a nosso favor.
Razão #2 | Praticar é aprender, mas aprender não é o mesmo que praticar
Aprender machuca menos do que praticar, mas é praticar que engrossa sua pele para suportar os baques da vida.
O problema de aprender por aprender, é que apesar de você estar adquirindo novos conhecimentos, você na realidade não está necessariamente descobrindo como colocar esse conhecimento em prática.
Isso vale para um curso que você faz para aprender uma habilidade específica ou mesmo para um curso superior ou uma especialização.
Mesmo disciplinas que tenham conteúdos práticos não nos preparam para colocá-los em prática.
Quando a situação real acontece você sempre comete algum erro, e são esses erros que vão construir em você a segurança de enfrentar novos desafios.
Aprender por aprender pode ser valioso para você como pessoa, mas se você quer ser valioso para os outros e para o mercado, então você tem que ser capaz de expressar o seu conhecimento na forma de resultados concretos.
Razão #3 | Progresso é inevitável quando você abraça a prática ativa
Pense no estado atual da sua vida. Não estou falando dos seus sonhos. Não estou falando das coisas que você sabe. Estou falando das coisas que conquistou.
Se está trabalhando é por que passou por um processo seletivo.
Se foi aprovado em uma disciplina é porque conseguiu dar as respostas certas para a avaliação que fez.
Se está namorando é porque teve coragem de pedir alguém em namoro ou dizer sim para o convite.
Tudo que é uma realidade em sua vida hoje, é resultado de você ter posto em prática ações que levaram a esses resultados. Portanto, não são os sonhos que temos, ou as metas que idealizamos, que nos trazem resultados, mas as práticas diárias que adotamos para atingir esses objetivos.
Busque um lugar ao sol, bem longe da sua zona de conforto