Ferramentas Mentais

CUIDE DA SUA REDE DE RELACIONAMENTOS HOJE, PARA QUE ELA CUIDE DE SUA CARREIRA AMANHÃ

Se você tivesse que responder a seguinte pesquisa:

Como andam as oportunidades profissionais para você no mercado atual?

Opção A – Há tantas que eu tenho até dificuldade em escolher.
Opção B – Os tempos estão difíceis e as oportunidades escassas.

Qualquer que seja a opção que você tenha escolhido, ela está mais relacionada com sua rede de relacionamento do que você talvez imagine.

Agora vamos fazer um exercício mental:

Imagine que você entre numa sala e veja quatro pessoas conversando animadamente. Elas trocam ideias e o clima entre elas parece cordial e de amizade. Uma delas é Bill Gates (Fundador da Microsoft), a outra é Jeff Bezos (Fundador da Amazon) e atualmente o homem mais rico do mundo com uma fortuna avaliada em 170 bilhões de dólares, e a outra é Mark Zuckerberg (Fundador do Facebook) e a outra você nunca viu na vida

Apesar de você nunca ter visto essa pessoa na vida, vou fazer algumas perguntas sobre ela, e veja se você é capaz de responder ao menos algumas

Você diria que essa pessoa é uma pessoa influente no mundo dos negócios?
Você diria que essa pessoa é um referencial em alguma área do saber?
Você diria que essa pessoa é bem sucedida?
Você diria que essa pessoa é alguém que valeria a pena ter no seu círculo de relacionamentos?

Você concordaria comigo que responder SIM a todas essas perguntas é algo que a maioria das pessoas faria? Talvez você tenha respondido SIM para algumas das perguntas, talvez para a maioria, talvez mesmo para todas.

E se o fez, provavelmente teria respondido acertadamente, pois o que você está fazendo é uma inferência por associação.

Jim Rohn colocou isso de forma exemplar:

20160304132547 jim rohn

Você é a média das cinco pessoas com quem passa a maior parte do tempo.

Essa idéia está fundamentada também pela ciência.

Diversos estudos foram dedicados a analisar efeitos das redes de relacionamento no sucesso da carreira, e demonstraram que sua rede de relacionamento pode ajudar a construir e manter a ascensão na sua carreira, podem ajudar a atingir uma remuneração satisfatória e realização pessoal.

Portanto, faz sentido investir investir numa rede de relacionamentos não é? Então porque há tanta gente que não investe nada em se relacionar?

Talvez, simplesmente porque não sabem sequer por onde começar. Afinal de contas os cursos superiores não ensinam isso. Ao menos não faz parte da grade curricular. Os cursos de pós-graduação não ensinam isso tão pouco.

E é disso que eu gostaria de falar hoje.

POR ONDE COMEÇAR?

idea 1876653 640

Todos nós temos nosso círculo de amizades. As pessoas que nos cercam desde que nascemos. Nosso parentes. Os amigos decorrentes das nossas circunstâncias:  Amigos do bairro; Amigos da escola. Essas pessoas em sua maioria nos foram presenteadas pela vida e pelas circunstâncias. Não foram escolhas conscientes e voluntárias. Muitas delas estarão lá por toda a nossa vida.

Entretanto, as escolhas que fazemos na vida, particularmente em termos de carreira, nos colocam em ambientes diferentes daqueles em que estamos acostumados e nos quais crescemos. Novos modos de pensar e agir são necessários para lidar com novos desafios. É preciso aprender rápido como agir nessas novas situações.

E é nesse momento que percebemos que precisamos de uma rede de suporte diferente. Não necessariamente amigos, mas pessoas com quem possamos nos relacionar para dar conta das novas realidade de nossa atuação profissional. Se essa pessoas se encontram na sua rede de amizades tanto melhor. Mas isso não é verdade para a maioria das pessoas.

A dificuldade de entender essa nova realidade pode tornar o caminho para o sucesso desnecessariamente difícil ou demorado, na melhor das hipóteses. Na pior das hipótese, pode ser a razão de uma carreira de insucessos.

Assim sendo, comece por entender a enorme importância para sua carreira que existe em cultivar uma Rede de Relacionamentos.

Isso provavelmente vai exigir que você saia de sua zona de conforto. Mas esse é o preço a pagar se desejar progredir em sua jornada profissional.

COMO COMEÇAR?

sky 2667455 640

Talvez você ainda não esteja onde deseja em sua carreira. Talvez você ainda esteja concluindo sua primeira graduação e não consiga ver o próximo passo a dar, para subir os degraus do sucesso.

Se essa é a sua situação atual, então isso é um bom sinal de que precisa investir mais em sua Rede de Relacionamentos.

Aquelas pessoas que têm uma rede de relacionamentos sólida, sabem que sempre podem contar com essas pessoas para lhes apoiar, aconselhar ou indicar o caminho a seguir.

Quanto mais pessoas você conhecer, maiores são as chances de oportunidades aparecerem para você, pois empresas buscam competências, mas pessoas indicam relacionamentos.

Em outras palavras, se você tiver as competências que as empresas buscam, ter tido uma indicação de alguém que a empresa respeita, pode fazer toda a diferença.

Mas como entrar no radar das pessoas cuja opinião faz tanta diferença, se elas não fizerem parte da minha rede de amizade?

Na realidade a estratégia é simples. Participe de conferências, encontros, palestras cujos temas sejam ligados a especialidade de sua área. Lugares que atraem especialistas, e pessoas interessadas nessas especialidades.

Nesses ambientes há muito o que aprender e pessoas a conhecer. De início pode ser desconfortável. Você pode ter mais a ouvir do que a dizer.

Mas crie o hábito de participar desse tipo de atividade e em breve sentirá sua confiança aumentar. E quando isso acontecer, e você desenvolver essa habilidade, ela se tornará inestimável para sua carreira.

Keith Ferrazi
Keith Ferrazi


“Acredito que estabelecer relacionamentos com outras pessoas é um dos conjuntos de habilidades empresariais e de vida mais importantes que você aprenderá. Por quê? Porque, as pessoas fazem negócios com pessoas que conhecem e gostam. Carreiras – em todos os campos imagináveis – funcionam da mesma maneira” – Keith Ferrazzi.

Em seu livro Nunca almoce sozinho Keith Ferrazi dá várias sugestões, dicas e ideias  para construir a sua rede de relacionamento. Se você quer entender melhor desse assunto essa é uma leitura que recomendo.

[Transparência: sou afiliado do programa da Amazon.]

Um alerta: Evite eventos cujo propósito é justamente promover uma rede de relacionamentos ou como muitos são chamados Eventos de Networking. Eventos produzidos especificamente para fazer as pessoas trocarem contatos profissionais. O problema dessa eventos é que eles atraem muitas pessoas que querem receber muito, mas tem pouco a oferecer.

QUAL O PRIMEIRO PASSO?

business 3850912 640

O primeiro passo é começar. Isso mesmo. Comece sabendo que falhará. Que não fará tão bem da primeira vez. Mas saiba também que começar HOJE, mesmo que mal, é mil vezes melhor que esperar estar perfeito para começar.

Depois de começar, você pode continuamente melhorar, até atingir um nível que seja satisfatório para você.

Muito bem, você decidiu se arriscar. Está num evento. Tem uma série de pessoas com quem você pode conversar. O que fazer agora?

pry 1332305 640

Não deixe que a timidez ou inexperiência em situação de conversação lhe atrapalhe.

Por outro lado cuidado com confiança demais. Não é porque você é o centro das atenções na sua rede de amizade que o mesmo acontecerá num ambiente profissional.

Tenha paciência e invista seu tempo que os resultados aparecerão.

Veja duas ideias importantes, que você pode por em prática, quando decidir sair de sua zona de conforto e se colocar naquela situação onde você tem a chance de expandir sua rede de relacionamentos.

Ideia #1 –  Seja acessível

audience 868074 640

Se você investiu seu tempo e dinheiro para estar numa situação social onde há a possibilidade de expandir sua rede de relacionamentos, não jogue tudo fora e se escondendo num canto.

Na hora em onde as pessoas se reunirem para conversar, escolha uma posição central, bem no meio das pessoas, onde possa aproveitar qualquer oportunidade de conversação.

Se lembre, você não tem que conversar, você tem que se colocar numa situação em que possa aproveitar essa oportunidade.

E se a oportunidade aparecer, comece a praticar.

Veja algumas ideias de como não ficar sem o que falar numa conversação:

Mantenha em mente que isso é uma prática que você deve adotar. Quanto mais vezes você estiver em situações sociais em que precise conversar maiores serão suas chances de moldar seu desempenho.

Ideia #2 – Faça como Tom Cruise

infinity 2155823 640

No filme No Limite do Amanhã, a terra foi invadida por alienígenas. Pode continuar lendo não tem spoiler. Há uma guerra entre a Humanidade e os invasores. Os seres humanos estão perdendo, pois não conseguem avançar nas linhas inimigas.

Um recruta (Tom Cruise) é enviado para as linhas inimigas. Mas, cinco minutos depois de pousar ele é morto por um alienígena. Mas logo depois de morrer ele volta no tempo para momentos antes de entrar na batalha.

Ele é enviado novamente para o campo de batalha, mas desta vez, como ele sabe o que vai acontecer, é ele quem mata o alienígena que ia matá-lo. Assim ele consegue avançar um pouco mais no campo de batalha, mas, infelizmente, mais a frente outro alienígena o mata.

Mas como da primeira vez ele volta no tempo e é enviado novamente para o campo de batalha. Dessa vez ele consegue evitar ser morto por duas vezes, mas na terceira novamente é morte. Mas antes disso ele avança um pouco mais no campo de batalha.

E assim é o filme, cada vez que ele morre, ele volta sabendo um pouco mais, o que permite que ele avance nas linhas inimigas.

Será que ele vai aprender o suficiente a cada experiência para vencer os alienígenas.

Veja o filme.

Até lá assista o trailer:

A lição importante aqui é que, não é porque não deu certo da primeira vez que dará errado na segundo. Na realidade, com a experiência cada nova tentativa se torna mais fácil.

A questão é: Você tem disposição para tentar tantas vezes quantas forem necessárias para transformar isso num diferencial?

O QUE ESTÁ ESPERANDO?

feet 349687 640

Entender a importância é só começo. Colocar as engrenagens em movimento é que é o segredo.

O que você vai fazer para aumentar sua rede de relacionamentos?

O que quer que seja, faça hoje. Que tal agora?

Se você já tem experiência com isso que tal compartilhar com a comunidade? Talvez você tenha outras dicas que possamos usar para expandir nossas redes de relacionamento.

Não deixe de deixar seu comentário.

[Alguns dos links acima são links afiliados, o que significa que, se você optar por fazer uma compra, eu ganharei uma comissão. Esta comissão vem sem nenhum custo adicional para você. Por favor, entenda que eu faço essas recomendações porque as julgo úteis para você, e não por causa das pequenas comissões que eu receberei se você decidir comprar alguma coisa. Essa receita me ajuda a manter essa plataforma, e assim ser capaz de continuar fornecendo esses conteúdos para você. Por favor, não gaste dinheiro com esses produtos, a menos que você sinta que precisa deles ou que eles o ajudarão a atingir suas metas.]

6 comentários em “CUIDE DA SUA REDE DE RELACIONAMENTOS HOJE, PARA QUE ELA CUIDE DE SUA CARREIRA AMANHÔ

  1. Daniele Lino

    Boa tarde!!!

    O assunto abordado me fez lembrar a oportunidade de emprego que surgiu em minha vida,
    pelas mãos de uma amiga de longas datas que sabia que estava estudando administração e conhecia minhas experiências profissionais,
    fui indicada para a vaga de emprego e fui selecionada,
    isso aconteceu no momento certo que eu estava desempregada e a indicação dela foi de extrema importância.

    1. Oi Dani,

      Parabéns pela nova posição!!!

      Já ouviu falar que o universo conspira para nos ajudar? E ele conspira ainda mais a nosso favor quando temos pessoas que se preocupam conosco e que estão dispostas a nos ajudar sempre que possível. E pessoas que se preocupam conosco, são fruto de nos preocuparmos com elas. É uma troca saudável. Ela acontece masi naturalmente nas famílias, mas não tem por que não acontecer entre amigos e conhecidos.

      Espero que usemos nossa comunidade aqui não só para trocar ideias e experiências, mas nos ajudar mutuamente.

  2. Leandro

    Boa noite Senhores (as)

    Hoje tenho consciência do quanto uma rede de relaciomentos é importante na vida de qualquer indivíduo. Estou fora do mercado de trabalho há alguns anos (formal) e as poucas vagas que surgem são indicações de colegas (trabalho, acadêmicos e infância). Por mais que tenhamos uma boa formação acadêmica, não podemos negligenciar essa área tão importante e poderosa (rede relaciomentos).

    Atualmente venho buscando participar, sempre que possível, de eventos e congressos. Realmente existe essa dificuldade em se relacionar com as pessoas com pessoas que não conhecemos, esse desconforto. Ainda mais quando você não está inserido no mercado de trabalho e não tem um status profissional como as outras pessoas. Isso lhe tira toda a sua confiança.

    Além disso é importante você organizar um local (agenda, celular, planilha, rede social etc.) com os dados das pessoas que você conhece, identificando suas áreas de atuação e habilidades. Neste sentido, algumas redes sociais como: Facebook e LinkedIn abrem oportunidades para você aumentar sua rede de contatos.

    No entanto, devemos ter bom senso na hora de sair adicionando a pessoas, e atentar-se a uma abordagem adequada, tendo em mente que nem sempre seremos bem-sucedidos.

    Bom estudo a todos e já aproveito para deixar minhas redes sociais. Espero vocês lá!

    Instagram: @leandrodayvison
    LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/leandrodayvison

    1. Oi Leandro,

      Gotaria de agradecer por compartilhar suas experiências conosco. Quando você coloca as sugestões aqui apresentadas dentro do contexto de sua realidade tenho certeza de que muitas pessoas se identificam com a sua situação e vão aproveitar suas dicas para progredir em suas vidas e carreiras.

      Obrigado por suas contribuições para o Ferramentas Mentais.

      Abraço.

  3. Cristyane

    Boa noite!

    Quanto a este assunto, tenho a realidade viva, pois chegar onde cheguei, depende muito de uma excelente relação entre amigos.
    Uma indicação para um cargo muito importante requer bastante confiança, amizade e respeito e não apenas curtir fotos no facebook.
    Não se trata de amigos da bebedeira, mas sim dos casos que você conhece no ensino médio e cultiva com sabedoria uma relação amigável e começa a desenvolver um relação maior, como contar nos momentos de dúvida profissional, de como resolver problemas que você foi escolhido para ajudar, pois naquela determinada coisa, você (na escola) sempre se mostrou desenvolvida e assim conquistar uma posição futura.
    Hoje sei como isso acontece e quando chegar minha hora de escolher os amigos para compartilhar momentos importantes, saberei escolher os certos, não aqueles que agradavam demais, mas aqueles que se mostraram competentes para o que eu preciso.

    1. Oi Cris,

      Você reforça uma coisa importante no seu comentário. Não indicamos profissionalmente amigos por serem amigos simplesmente. Indicamos pessoas que confiamos que tem qualidades necessárias para atender as vagas a que temos acesso.

      Sabe qual é a melhor amiga ou amigo nosso? Aquela (e) que nos ajuda a ajudá-lo. Aquela pessoa que tem as qualidades de caráter e as competências técnicas necessárias para trazermos para nosso círculo profisisonal ou então indicar para nossa rede de relacionamentos sabendo que será uma situação de ganha-ganha.

      Bem pontuado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima