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COMO RETOMAR O CONTROLE DE SUA VIDA DIGITAL

O mundo digital aparentemente oferece oportunidades ilimitadas para que tenhamos acesso à músicas, vídeos, artigos, textos e muito, muito mais.

Entretanto o lado negativo dessa abundância digital é que muitas vezes a sensação de opressão, exaustão e cansaço são enormes.

Para usufruirmos das vantagens que o mundo digital oferece, mas ao mesmo tempo fugirmos de seus aspectos negativos, precisamos reorganizar nossa vida digital.

Essa reorganização digital nada mais que é uma avaliação de tudo que é digital e que nos cerca, para em seguida removemos ou reordenamos tudo na forma de um sistema mais simples, seguro e confiável.

O caminho para a solução desse problema passa por construirmos um ambiente que não nos tente o tempo todo.

Talvez você imagine que não é realmente necessário fazer um reoganização da sua vida digital. Talvez você não consiga pensar em um aplicativo de celular ou site em particular que esteja comprometendo sua vida tanto, que justifique mudar suas práticas de uso de tecnologia.

Mas o problema é justamente esse, nenhum site ou aplicativo isoladamente é catastrófico. O problema é o impacto geral de vários desses aplicativos e serviços chamando a sua atenção o tempo todo.

Tantas luzes brilhantes podem fazer nossa atenção fugir de nosso controle.

Como tanta informação e distração ao seu redor é preciso trabalhar para se concentrar no que realmente importa para você e deixar o ruído de lado..

De uma  maneira geral, organizar sua vida digital é até simples:

  • Crie uma lista de tudo que é digital em sua vida: Arquivos, serviços, aplicativos, redes sociais, etc.

  • Exclua tudo o que você não precisa.

  • Reorganize o que resta.

  • Mantenha a vida organizada com hábitos simples e consistentes.

E pronto, sua vida está organizada!

Só que não é tão fácil de fazer assim certo?

Assim para ajudar você vou entrar em mais detalhes de como colocar  isso em prática e retomar o controle de seu tempo.

 

DIGITALIZE TUDO O QUE PUDER

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Documentos da faculdade, extratos bancários antigos, comprovantes de pagamentos, notas de compras, você ainda guarda esse tipo de documento físico?

Para começar instale um bom aplicativo de digitalização em seu celular e digitalize todo documentos que não precise ser digital e depois destrua o original.

É claro que você sempre  vai ter alguns documentos físicos, como seu diploma ou seu passaporte, mas a maioria dos documentos hoje pode ser digital.

Agora sua preocupação é conseguir chegar nesses documentos se você precisar deles no futuro.

 

GUARDE TUDO NA NUVEM

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Para começar você precisa ter cópias deles em um lugar seguro caso alguma coisa aconteça com seu computador ou celular.

Atualmente não faz sentido ter uma HD externo para fazer backup. Ao invés contrate um bom serviço de nuvem.

Esses serviços em nuvem podem ser:

Serviços de backup online: Serviço que copia arquivos para um servidor externo (por exemplo, iDrive, Carbonite ou Backblaze)

Serviços de sincronização online: Sincroniza arquivos entre um Serviço de nuvem e vários dispositivos (por exemplo, Dropbox, Tresorit, Box, Google Drive, iCloud):

Depois de digitalizar seus documentos físicos, aproveite o embalo e dê uma olhada nos outros arquivos digitais que você tem em seus equipamentos e coloque tudo dentro da nuvem. 

Assim se algo acontecer com algum de seus equipamentos, você simplesmente compra outro e baixa tudo de novo.

Eu particularmente uso dois: O Drive e o Dropbox.

No Drive eu coloco arquivos que eu possa editar online como planilhas e documentos de texto. O Drive é ótimo para mexer nesses arquivos online mesmo sem ter que baixar para canto nenhum.

Todos os meus outros arquivos que eu preciso consultar como PDFs, Vídeos e todo tipo de arquivo que eu preciso que esteja no computador para eu poder  mexer eu deixo no dropbox. 

No final é uma decisão muito pessoal, o importante é que de forma nenhuma seus arquivos estejam presos dentro de um único equipamento. Eles devem estar em nuvem.

Independente das soluções que escolher, depois de colocar tudo na nuvem, exclua os arquivos que você não deseja mais. 

Agora é a hora de organizá-los de forma lógica.

 

CRIE UM SISTEMA DE PASTAS E SUBPASTAS

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Agora é hora de reorganizar seu sistema de pastas, usando uma hierarquia simples. 

Pode ajudar a traçar sua hierarquia de pastas no papel. Se você tiver vários documentos de um determinado tipo, crie uma pasta para eles, por exemplo “Impostos” ou “Scripts”. 

Se ajudar, divida ainda mais suas categorias com subpastas. 

Os arquivos são mais fáceis de localizar se o sistema da sua organização não for muito complicado.

Um exemplo de uma hierarquia muito simples, para começar é:

  • PESSOAL

  • TRABALHO

  • ESTUDOS

Você pode continuar subdividindo suas pastas, por exemplo:

  • PESSOAL

    • Amigos

    • Família

    • Documentos

    • Pagamentos

  • TRABALHO

    • Produtos

    • Clientes

  • ESTUDOS

    • Faculdade

    • Cursos extracurriculares

Não tem fim para o número de subcategorias que você pode criar. O importante é que exista uma lógica que você pode seguir para chegar rapidamente naquele arquivo que você precisa.

DICA 1: Não deixe nada na sua área de trabalho. É muito comum colocarmos coisas na nossa área de trabalho ou deixar na pasta de Downloads. O problema é que depois não vamos lembrar exatamente o que salvamos lá e podemos passar muito tempo para  encontrar. Com alguns segundos a mais podemos deixar um arquivo numa pasta que faça mais sentido e que nos ajude a encontrar ele mais tarde mais rapidamente.

CUIDE DE SUAS FOTOS

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Apesar de tecnicamente fotos serem arquivos digitais como planilhas e documentos de texto, fotos tem algumas características importantes que as destacam dos demais arquivos digitais.

E para mim a mais importante dessas características é o fato de que fotos estão relacionadas com a emoção. São registros de momentos importantes de nossas vidas.

Elas envolvem um lugar, um momento no tempo, um grupo específico de pessoas e uma emoção. Tudo isso está lá numa simples foto.

É por isso que não devemos tratar fotos como arquivos. Os programas que gerenciam arquivos não vão guardar essas informações tão importantes.

É por isso que sugiro que você armazene suas fotos em um aplicativo (em nuvem claro), que permita que você resgate esses momentos.

Há vários, mas o que uso é o Fotos da Google. 

quando você colocar uma foto no Fotos da Google, ele é capaz de saber onde a foto foi tirada, ele permite que você crie Álbuns diferentes com a mesma fotografia. Logo sua foto de formatura pode aparecer no seu álbum CARREIRA mas a mesma foto pode também aparecer no seu álbum FAMÍLIA. 

E talvez o mais interessantes é que o Fotos do Google reconhece os rostos das pessoas nessas fotos.

Isso quer dizer que você pode fazer uma pesquisa em todas as fotos do seu Fotos do Google e encontrar todas as fotos em que uma determinada pessoa aparece e criar um álbum com todas elas.

Quando você tira uma foto do seu celular, ele imediatamente manda uma cópia dela para o Fotos do Google, e se acontecer de seu celular encher de fotos, você pode apagar tudo do celular, liberar espaço para  começar tudo de novo e ainda assim terá acesso a todas as suas fotos do celular ou qualquer outro aplicativo ligado na sua conta.

E olhe que isso é o que conheço do Fotos do Google, é possível que você saiba um ou dois truques a mais. Ou talvez você conheça algum aplicativo ainda melhor.

O ponto importante aqui é que você trate suas fotos de forma especial, com um aplicativo especial. Suas memórias merecem essa atenção.

 

REAVALIE SUA RELAÇÃO COM AS REDES SOCIAIS

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Comece silenciando as histórias de pessoas que não te interessem tanto, e aproveite para criar uma lista de amigos próximos para compartilhar suas histórias.

Reduza o número de pessoas que você segue ou é amigo. Escolha perfis que ajudam ou enriquecem sua vida.

Remova os aplicativos das redes sociais de seu celular. É mais fácil evitar se perder notícias constantes se não tiver o aplicativo instalado em seu celular. Você sempre pode ver depois em algum computador.

Mas se não der para desinstalar, ao menos agende um horário para verificar suas redes sociais. Crie seus próprios limites.

Silencie notificações.

Envolva-se mais, goste menos. Em outras palavras, dar um “gostar” é uma interação superficial e passiva. Em vez disso, tente se envolver com conteúdo genuinamente interessante. Comentar em postagens em que você realmente tem algo a dizer é uma forma mais ativa de usar a mídia social.

 

QUANTO MENOS MELHOR

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Uma interface digital é nada mais nada menos que um aplicativo. Seu Instagram é uma interface digital, seu WhatsApp é outra interface digital, seu e-mail outra e assim vai.

O número de interfaces digitais em nossos aparelhos duplicou nos últimos anos, mas cerca de 30% desses aplicativos instalados não foram usados mais do que uma única vez.

O problema é que cada um desses aplicativos tem seus próprios interesses, e quer sua atenção em momentos diferentes do dia. 

No final de contas, você passa SEU dia dando muito de sua atenção aos interesses DESSES aplicativos.

Aqui estão algumas dicas para minimizar o número de aplicativos com os quais você tem que lidar diariamente:

  • Para começar exclua aplicativos você não usa frequentemente. Se precisar você sempre pode instalar novamente quando quiser.

  • Use um aplicativo para cada finalidade: Uma aplicativo de email, um aplicativo de mensagem instantânea, um aplicativo de gerenciamento de tarefas, um aplicativo para leitura de livros digitais e assim vai. 

  • Organize aplicativos em seu celular em pastas e mova os aplicativos mais viciantes para a segunda ou terceira tela de seu smartphone. Tornar um pouco mais difícil o acesso a um aplicativo dá a você um momento para pensar se realmente deseja abri-lo naquele momento.

  • Mantenha apenas os aplicativos que você realmente precisa usar com frequência na primeira tela do seu celular.

  • E vale sempre lembrar: Desative notificações.

AVALIE SUAS RAZÕES

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Nada do que falei aqui é fácil. Exige determinação, tempo e sacrifício.

Logo, antes de começar qualquer uma dessas coisas você deve se perguntar a razão pela qual deseja fazê-las.

Se sua vida digital não interfere nos seus planos de vida então talvez não haja razão para todo esse esforço.

Mas se algum dia você lamentou não ter feito algo, atingido algum objetivo por ter se perdido no mundo digital, então essas ideias que dei aqui podem ser um excelente começo.

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