E se alguém lhe perguntasse quais são seus objetivos para o futuro, como você responderia?
Você falaria a primeira coisa que viesse à sua mente, ou você já tem uma resposta pronta para essa pergunta?
Ou ainda, não teria palavras, não saberia o que dizer, teria que pensar melhor?
Muitas pessoas não teriam uma resposta imediata para essa pergunta.
Talvez, por não nunca terem pensado nisso, ou talvez por que o que desejam para o seu futuro é algo muito íntimo, muito distante e muito incerto, para compartilharem com outras pessoas.
METAS DE LONGO PRAZO
Mas, antes de qualquer coisa, o que são metas de longo prazo?
De modo simples, uma meta de longo prazo é algo que está no seu futuro e que não pode ser atingido rapidamente.
Pode levar semanas, meses ou mesmo anos.
Requer dedicação, planejamento, muito trabalho e tempo para acontecer.
Não existe uma meta de longo prazo que valha para todo mundo, pois cada pessoa é diferente, e diferentes são as metas de cada pessoa.
Mas algumas possibilidades são:
Entrar em forma
Comprar um apartamento
Abrir um negócio
Casar e começar uma família
Alcançar uma promoção
Conquistar uma graduação
Viajar para o exterior
Mas não importa se a sua é uma dessas ou outra, todas terão em comum o esforço que será necessário para que elas se tornem realidade. Colocar essas metas de longo prazo num altar, e passar horas e horas pensando no dia em que elas vão se tornar realidade, é um exercício muito agradável, mas com pouco efeito prático, se não passar disso.
Para que uma meta de longo prazo se torne uma realidade ela precisa fazer parte do seu dia a dia. Você tem que pensar e agir sobre isso frequentemente. E é aqui, justamente aqui, que o projeto se torna cansativo, distante, ou mesmo inatingível. As metas de curto prazo se mostram essenciais nesse momento.
Metas de curto prazo,o que são, e por que são tão necessárias?
Ao planejar a execução de uma meta de longo prazo, é muito útil dividir a meta em pequenos pedaços.
Essas metas de curto prazo, permitem que você acompanhe o processo, e servem para lhe dar uma sensação de realização.
Toda vez que você atinge uma dessas pequenas metas, que eventualmente vão permitir que você atinja sua meta maior, sua motivação aumenta um pouco. A sua meta de longo prazo pode levar anos para ser atingida, e isso pode ser desanimador.
Essa é a importância de dividir seu projeto em metas de curto prazo. Elas nos ajudam a lembrar, constantemente, o porque estamos comprometidos com o projeto, além de nos presentear com um senso de conquista durante a caminhada.
Metas de longo e curto prazo já fazem parte da sua vida, sabia?
Na realidade a maioria das pessoas já está acostumada a trabalhar com metas de longo e curto prazo.
Pense em alguém que está fazendo uma faculdade. Um curso superior é algo difícil e demorado de conseguir. Leva anos de dedicação diária. Podemos dizer facilmente que esse é uma meta de longo prazo.
Mas podemos também dizer que ela é mais facilmente atingida por causa das metas de curto prazo. Pense nos semestres. A cada semestre você conclui uma etapa. Dá um passo a mais na sua meta.
Podemos ainda, dividir o semestre em disciplinas. Cada disciplina em que você recebe a aprovação lhe aproxima ainda mais da conquista que almeja.
É possível dividir ainda mais, pois cada disciplina tem trabalhos, seminários, avaliações e muitas outras pequenas etapas que, quando vencidas, lhe aproximam da conquista que você deseja.
Ou seja, você já tem costume de atingir metas de longo prazo usando metas de curto prazo.
O que a maioria das pessoas não está acostumada a fazer, é fazer isso por conta própria.
Elas precisam de uma faculdade, de um professor, fazendo essas cobranças, ou então, uma supervisora no seu trabalho que, constantemente, lhe cobra para atingir certas metas.
O problema são todas aquelas metas que são importantes para você, sua vida e sua carreira, que nunca são atingidas porque não tem ninguém lhe cobrando!
“Um sonho é apenas um sonho. Um objetivo é um sonho com um plano e um prazo. ”
Harvey Mackey
VISUALIZANDO SEU FUTURO
Não tenha medo de começar, apenas tome cuidado para não começar errado
Quem está parado, está andando para trás…
Quem está andando, está parado…
Que está correndo está andando.
Essa ideia acima é válida desde há muito tempo, e chama a atenção que, se não nos mexermos, seremos passados por qualquer um que esteja fazendo qualquer coisa.
Esopo retratou isso na fábula A Lebre e a Tartaruga, onde uma tartaruga desafia uma lebre para uma corrida. Na prática a tartaruga não teria nenhuma chance, mas a lembre, por ser muito mais rápida, não se preocupou em competir desde o começo, parou para dormir um pouco e pegou no sono, quando acordou, já era tarde demais, e perdeu a corrida.
Ou seja, tudo que você precisa fazer para começar a desenhar seu futuro é parar e pensar um pouco sobre ele hoje. Só isso, e você já estará na frente da maioria das pessoas que NUNCA fizeram isso.
Pegue um pedaço de papel e um lápis, tire alguns minutos para você, num lugar reservado, e comece a colocar seus sonhos no papel.
Como? Pense como uma criança! Isso mesmo, como uma criança, sem se reprimir.
Uma criança faz isso mais facilmente do que uma pessoa adulta. Da próxima vez que estiver com uma criança, pergunte para ela o que ela quer ser no futuro, quando crescer.
Algumas respostas possíveis são:
Quero ser …
Exploradora de pirâmides
Astronauta
Laura Croft
Médico
Piloto de fórmula 1
Surfista
Boxeador
Sherlock Holmes
Dentista
O super-homem
A mulher maravilha
Quero ter visão de raio-x
E a lista continua…
Quando olhamos isso, pode parecer engraçado, mas há uma lição importante aqui:
Por não terem preconceitos, as crianças criam uma lista de opções para seu futuro, maior do que se elas se preocupassem com o que é possível ou não.
O que acontece depois?
Aos poucos elas vão vendo o que é possível e o que é impossível, o que é viável e o que não é viável para sua realidade, e vão escolhendo dentre seus sonhos, aqueles que têm mais potencial de serem concretizados.
Por que não tentar ser mais como você era quando era uma criança?
Pegue sua folha de papel e escreva tudo que gostaria para seu futuro. Não importa se parece real ou não agora. Pense em várias metas. Na sua carreira. Nas sua vida pessoal. Deixe sua mente voar.
TERMINOU?
AGORA COMEÇA O TRABALHO DE VERDADE.
Como saber se meu sonho tem chances de ser tornar uma realidade, e assim evitar começar algo que não vai ser concluído?
Pense até onde você já chegou com alguns minutos de esforço. Agora que você tem uma lista com várias opções de futuro. Todas elas, um futuro melhor do que a sua realidade hoje.
Mas há uma questão importante, e Brian Tracy resume bem isso:
“Não há tempo para fazer tudo na vida,
mas há tempo de sobra para fazer
o que é realmente importante.”
É improvável que você consiga concretizar todas essas suas metas do papel. Ao menos ao mesmo tempo. O segredo é escolher aquela que tem mais potencial de sair do papel e virar uma realidade. Se você escolher errado agora, investirá seu tempo em algo que, com o passar do tempo, pode se mostrar inviável e tenha de ser abandonado. Não seria uma pena começar e ter que parar?
E como aumentar minhas chances de começar bem?
COMO SABER SE UM SONHO PODE SE TORNAR REAL?
Agora que você já tem seus sonhos no papel, aqui estão cinco perguntas simples, que você deve se fazer sobre cada um dos sonhos da sua lista, para saber se ele tem o que é necessário para se tornar realidade.
Faça isso com cada um dos sonhos você colocou no papel. Isso vai lhe ajudar a ver claramente qual deles é aquele que você deve dedicar sua atenção completamente.
Pergunta #1 | Minha meta é específica?
Você tem que enxergar sua meta de longo prazo com a mesma clareza que você enxerga uma pessoa em pé na sua frente. Ela tem que ser claríssima. Você precisa saber exatamente onde deseja estar depois de atingir essa meta. Se você se confundir aqui, criará atrasos e diminuirá sua motivação.
E isso vale também para as metas de curto prazo que fazem parte da sua meta maior.
Ou seja, não basta pensar que você deseja passar numa disciplina com média maior ou igual a oito. Torne ela mais específica, por exemplo: Vou começar a estudar a teoria do assunto no próximo sábado. Na quinta-feira seguinte vou resolver alguns exercícios. Isso torna a meta muito mais real e realizável.
Elimine de sua lista os sonhos que não atendem a esse critério de especificidade.
Pergunta #2 | Será que isso é realista?
É importante definir metas de curto prazo que você realmente conseguirá realizar, e que podem ser atingidas no prazo que você estipulou. Se você não pensar nisso agora, com atenção, terá de encarar o desânimo em breve, e isso pode levar você a desistir da meta de longo prazo.
Quando você atinge uma meta que você planejou, no prazo que pensou, isso lhe dá uma carga de energia, que você pode direcionar para a próxima tarefa, e assim por diante.
Por exemplo, na situação anterior, onde você está se preparando para passar numa disciplina com uma nota acima da média, ao invés de tirar o sábado todo para estudar o assunto, o que pode ser cansativo e acabar lhe desanimando, você pode COMEÇAR no sábado, tirar um determinado tempo para estudar, e fazer isso todo dia, até que, na quinta-feira, esteja em condições de fazer o teste.
Elimine de sua lista os sonhos que não atendem ao critério de realismo.
Pergunta #3 | Eu sei exatamente o caminho que preciso seguir?
Praticamente, qualquer meta pode ser divida em partes menores e mais facilmente gerenciáveis.
Essas pequenas metas funcionam como os passos de uma receita de sucesso. De posse da receita, basta seguí-la, e se torna mais difícil não atingir o objetivo desejado.
Por exemplo, se você planeja passar um final de semana na praia, você precisa deixar tudo pronto para a viagem. Essa preparação pode ser dividida em partes menores, como por exemplo, hospedagens, lugares para fazer refeições, pontos turísticos a visitar, roupas a levar.
E mesmo qualquer um desses preparativos pode ser subdividido, por exemplo, o ato de preparar as roupas para levar para a praia pode ser dividido em ações menores como, separar roupas de banho, separar sapatos, etc. Não há limite para o quanto você pode subdividir o que tem a fazer.
O que é realmente importante, é só parar de dividir, quando você chegar num tamanho de tarefa que você sabe que dá para fazer facilmente, com qualidade e no prazo estimado. Termine essa tarefa e comece outra e faça uma atrás da outra até terminar e pronto:
SEU FINAL DE SEMANA NA PRAIA ESTÁ GARANTIDO E SERÁ UM SUCESSO!
E isso vale para seu sonho também. Faça isso com cada um de seus sonhos. Quando você não conseguir ver com clareza todas as etapas que são necessárias para sua conclusão, isso é um bom indicativo que esse sonho, ao menos para o momento, não seria o melhor investimento de seu tempo. Veja se não há outro sonho com mais potencial em sua lista.
FAÇA ISSO PARA TODOS OS SONHOS DE SUA LISTA!
Elimine de sua lista os sonhos onde você não consegue ver com clareza todas as etapas que são necessárias para sua realização.
Pergunta #4 – Eu tenho tempo suficiente para atingir esse sonho?
Pense quando você deseja que esse sonho se torne uma realidade. Literalmente! Defina um ano, um mês, um dia e, porque não?, uma hora.
Faça isso com cada sonho!
E depois reflita, seriamente. Há algum desses prazos que não é realista? Se houver, isso é um indicativo que, se você insistisse nesse sonho, mais a frente você teria de interrompê-lo.
Ou pior ainda, adiar um pouco, e depois adiar um pouco mais, e de adiando em adiando, o desânimo tomaria conta e a procrastinação reinaria.
Persiga sonhos cujos prazos você se sinta seguro que pode cumprir. Isso lhe dará ânimo, motivação e energia para começar e continuar.
Elimine de sua lista os sonhos, em relação aos quais, você não tem segurança de que será capaz de cumprir os prazos que são necessários.
Pergunta #5 – Como faço para começar?
Se você chegou até aqui, primeiro parabéns. Muitos teriam desistido muiiiito antes!
Em segundo lugar, e mais importante, você agora deve ter maior clareza do que é viável e do que não é viável dentre os sonhos que você colocou no papel. Cabe a você descartar o que não é viável e olhar para o que é possível.
Lembre-se você não vai conseguir fazer tudo ao mesmo tempo, portanto é chegada a hora da decisão mais importante neste processo.
Dentre o que é viável, escolha UM E APENAS UM SONHO para concretizar.
Coloque os passos que pensou para esse sonho numa sequência lógica. Coloque por escrito ou registre em algum lugar, mas é importante que você possa VER sua lista de tarefas a qualquer momento.
Depois disso, COMECE! Comece pelo primeiro item da lista, e só passe para o segundo, quando o primeiro estiver concluído. E siga, sem parar, até o último item da lista.
Você não vai ter que esperar seu sonho se tornar uma realidade para já começar a sentir a satisfação da realização. A cada tarefa concluída vá em sua lista e risque a mesma. Cada tarefa riscada aumentará sua sua sensação de sucesso e realização, lhe deixando mais perto da concretização do seu sonho.
IMPORTANTE
E se depois de tudo isso eu risquei TODOS os sonhos de minha lista? O que fazer? Ora, isso na realidade é bom, isso significa que você percebeu antes de perder um minuto que o que você havia pensado não era viável, ao menos no momento. Neste caso, comece tudo de novo, uma nova lista com novos sonhos, faça todo o processo novamente. Repita quantas vezes forem necessárias. O importante é saber que quando você finalmente escolher um sonho, esse sonho tem enormes chances de se tornar uma realidade.
ANTES DE VOCÊ IR EMBORA: 5 DICAS PARA NÃO PERDER A ENERGIA DURANTE SEU PROJETO DE CONCRETIZAÇÃO DE SONHOS
Dica #1
Você só pode fazer uma coisa por vez, escolha aquela que você julga mais importante naquele momento e se concentre nela. Não faça uma tarefa por ela ser mais fácil ou rápida, comece sempre pela mais importante, mesmo que seja a mais trabalhosa. No final do dia você se sentirá melhor.
Dica #2
Daqui a pouco pode ser nunca! Quando chegar a hora de fazer uma tarefa do seu projeto de sonho e der vontade de procrastinar, use a técnica dos 5 minutos. Ela funciona assim, sempre que der vontade de procrastinar numa tarefa realmente importante para você, se comprometa a começar por apenas 5 minutos. Contados no relógio. Faça cinco minutos e pode parar. Você vai se surpreender quantas vezes depois de começar a vontade de parar vai acabar. Duvida? Tente e me diga depois nos comentários se funcionou ou não.
Dica #3
Ao menos nas tarefas do seu projeto de sonho, tente fazer três coisas: 1) Se desconecte de tudo para poder se concentrar; 2) Escolha um lugar apropriado para trabalhar na sua tarefa e que tenha tudo que você precisa para começar e terminar a tarefa; 3) Cada vez que terminar uma tarefa risque ela da sua lista de tarefa. Isso lhe dará um importante senso de progresso.
Dica #4
Se lembre que você não vai conseguir prever tudo que pode acontecer durante a realização de seu projeto de sonho. Muitas coisas podem mudar, coisas novas podem aparecer. Esteja, desde o começo, com a mente aberta à possibilidade de fazer alterações. Acrescentar coisas, remover outras e ajustar algumas. Lembre que o importante é atingir sua meta, mesmo que ajustes tenham de ser feitos durante o caminho. O galho de Bambu, que não consegue se moldar à ventania, acaba se partindo. É por isso que eles são tão flexíveis.
Dica #5
Presentei-se. Recompense seu esforço. Eu sei que, para algumas pessoas, pode parecer bobagem se presentear com alguma coisa, toda vez que você conclui alguma parte do seu projeto de sonho. Mas há estudos suficientes chamando a atenção dos benefícios do reforço positivo. Ele funciona. E esse é um hábito simples de incorporar ao seu projeto de sonho. Como funciona? Para cada etapa do seu projeto de sonho, imagine uma recompensa. Não precisa ser nada demais. Quando eu terminar a Etapa 1 vou ao cinema. Quando eu terminar a Etapa 2 vou naquela doceria perto de casa. Quando terminar a Etapa 3 vou jantar fora. O importante aqui não é a recompensa. O importante é que você se comprometa a só se recompensar quando atingir a meta. SEM META, SEM RECOMPENSA! Não custa tentar, e você pode se surpreender com os resultados.
Deixe seu comentário aqui. Suas ideias, experiências e reflexões podem ajudar a outras pessoas, a darem o passo que falta para uma vida pessoal e profissional de sucesso.
Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
🙂
Concordo que tem sido enriquecedor e que também estou tentando melhorar através dos ensinamentos propostos aqui. E em especial à esse tema, pois não é fácil para mim definir metas e cumpri-las.
Oi Irllanna, tudo é uma aprendizagem. E definir e cumprir metas é um passo gigantesco mas também de extrema importância na nossa jornada da produtividade.
Tem sido enriquecedor os materiais postados! Estou começando a colocar em prática aos poucos e adquirindo conhecimento para todos os âmbitos da minha vida.
Novos hábitos precisam de tempo para tomar corpo. O importante é começarmos. E depois colhermos os resultados.