“Sucesso é composto de 1% de inspiração e 99% de transpiração. “
Thomas Edison
Imagine quantas vezes você precisou realizar uma tarefa que era importante para seu futuro, mas não estava com vontade na hora.
E acabou não fazendo a tarefa, ou se fez, fez mais tarde, ou pior, tarde demais.
Não estar com vontade de fazer alguma coisa não impede que você a faça. Pensar assim é apenas uma desculpa que você se dá para justificar o porque você não fez aquilo que devia fazer.
Não estar com vontade não lhe impede de:
-
-
Abrir o computador e trabalhar
-
-
-
Ler um relatório
-
-
-
Preparar uma apresentação
-
-
Visitar alguém
“Amadores esperam pela inspiração. Profissionais, por outro lado, produzem, estejam inspirados ou não”
James Clear
Para piorar estamos expostos à um fluxo constante de tentações e distrações que atacam nossa força de vontade.
Mas é possível fortalecer sua força de vontade e atingir seus objetivos mais importantes.
Veja algumas estratégias para tal:
#1 Cuide de SEUS objetivos, primeiro, e frequentemente
Não confunda suas responsabilidades do dia a dia, com seus objetivos de vida. Preparar um relatório de vendas do dia é importante para manter seu emprego, mas ser aprovado num curso de especialização é importante para sua carreira. Essas duas coisas não tem o mesmo peso.
As responsabilidades diárias são necessárias para manter seu dia a dia, mas nem todas as responsabilidades estão ligadas à seus objetivos de vida.
Você sentirá maior motivação, se trabalhar frequentemente naquelas tarefas que lhe ajudam a atingir seus objetivos e intercalá-las com tarefas menos importantes.
Se possível faça isso diariamente!
Muita gente prefere esperar o melhor momento para produzir. Elas esperam esse momento para fazerem algo de melhor qualidade, mas a perfeição não existe.
Quanto mais claros seus objetivos, mais razões você tem para alcançá-los, e maior será a sua determinação.
Se você não tem objetivos de vida, esse é um momento importante para parar e pensar. Onde você quer estar daqui a 10 anos? E daqui a 20? E em 40?
Pensar HOJE onde você deseja estar AMANHÃ, lhe dará a motivação diária para manter sua força de vontade alta.
Pense em como sua vida será quando atingir esses objetivos. Ter uma visão de como seus objetivos podem mudar sua vida, são um forte motivador para se manter fiel à eles.
Não comece seu dia sem saber qual a parte dele vai lhe ajudar a concretizar seus sonhos!
#2 Não se engane, isso prejudica só você
Toda pequena vitória deve ser comemorada. Elas são o alicerce de seus sonhos para o futuro.
Mas, alto lá, cuidado com o que você chama de comemoração.
Não adianta ir para a academia todos dia bem cedinho, e toda tarde se presentear com uma fatia de bolo pela conquista da manhã.
Suas recompensas não devem prejudicar suas conquistas.
“Quando você faz algo bom, você se sente bem consigo mesmo. Isso significa que é mais provável que você confie em seus impulsos – o que geralmente significa dar a si mesmo permissão para fazer algo ruim. ”
Kelly McGonigal autora de
Ao deixarmos que o lado positivo de nossas conquistas, justifiquem o lado negativo de nossas ações, nos programamos para o fracasso.
Evite essa armadilha!
#3 Sua força de vontade diminui ao longo do dia
Já está estabelecido que a força de vontade é um recurso finito. Ou seja, isso significa que, todo dia, quando acordamos, temos uma capacidade limitada de força de vontade, de resistir às tentações e perseverar em nossas metas.
Toda decisão que tomamos ao longo do dia, diminui um pouco do nosso estoque de força de vontade. Torna a próxima decisão mais difícil. É mais fácil resistir a um doce no começo do dia do que no final do dia.
Esse assunto é tratado em maior detalhes no livro:
O livro apresenta vários exemplos de como a força de vontade vai diminuindo durante o dia à medida que tomamos decisões. O importante do livro é que ele chama a atenção que essas decisões não precisam ser grandes decisões.
-
-
O que vou tomar no café da manhã?
-
-
-
Que roupa usar hoje?
-
-
-
O que vou lanchar?
-
-
-
Onde vou almoçar?
-
-
-
O que vou almoçar?
-
-
-
Que filme quero ver agora?
-
-
-
Por onde vou começar o trabalho hoje?
-
-
Vejo agora minhas mensagens ou termino o que estou fazendo antes?
Cada uma dessas decisões consome um pouco de sua força de vontade.
Isso significa que quando você chega no trabalho ou faculdade, sua força de vontade pode estar seriamente comprometida por causa de uma série de pequenas decisões tomadas até você chegar lá.
Se preferir ver um resumo com os principais pontos do livro veja o vídeo de Lucas Conchetto.
Mas não menospreze o efeito das pequenas decisões sobre sua força de vontade.
#4 Elimine o máximo de decisões do seu dia, deixe para decidir o que realmente importa, o resto deve ser automático
Como vimos, podemos ficar exaustos por tomar decisões ao longo do dia, e como consequência a cada momento é mais fácil cedermos às tentações.
“Tomar decisões usa a mesma força de vontade que você usa para dizer não a rosquinhas, drogas … Sua capacidade de fazer um investimento de forma correta ou a decisão de contratar a melhor pessoa para o projeto pode ser reduzida, simplesmente porque você gastou um pouco de sua força de vontade mais cedo. ”
Roy F. Baumeister (Autor do livro Força de Vontade – A redescoberta do poder humano)
Como eu posso eliminar decisões desnecessária do meu dia?
Eis algumas ideias:
-
-
Prepare seu café da manhã de amanhã, enquanto janta. Ao menos alguns itens você já pode deixar prontos.
-
-
-
Prepare a roupa que vai usar no dia anterior, ou mesmo, deixe as roupas da semana toda preparadas, use o final de semana para isso. Você sabia que Albert Einstein tinha vários conjuntos de roupas exatamente iguais, para que todo dia ele não perdesse tempo pensando que combinação ele iria usar?
-
-
Adote uma rotina para o começo do seu dia, logo depois de acordar. Se você não sabe por onde começar, nem os benefícios que isso pode trazer, veja o post: COMECE SEU DIA VENCENDO: CRIE UMA ROTINA PARA SUAS MANHÃS.
“Cada vez que nos engajamos em um hábito ruin, aumentamos a probabilidade de que o façamos novamente no futuro. Mas da mesma forma, sempre que nos engajamos em um bom hábito, aumentamos a probabilidade de que façamos isso novamente. Você pode aprender a programar seu próprio cérebro de modo que fazer as escolhas certas e exercitar a força de vontade venha a parecer fácil e natural. ”
Richard O’Connor
Que tal tornar as decisões mais simples do seu dia automáticas?
#5 Use as redes sociais a seu favor
Para ter uma maior força de vontade amanhã você precisará fazer algumas mudanças hoje. E toda mudança é difícil e exige força de vontade. E você acaba num círculo vicioso que pode consumir sua força de vontade.
Aqui você pode fazer uso do poder as redes sociais para lhe ajudar a não desanimar, não perder a motivação durante o processo.
Use as redes sociais para compartilhar seu desejo de aumentar sua força de vontade. Compartilhe as ações que está tomando para aumentar a sua força de vontade. O apoio dos seus amigos, a cada etapa, pode lhe dar a energia que precisa. Além disso, a responsabilidade de não falhar com o que você se comprometeu publicamente a fazer, também pode lhe ajudar a se manter nos trilhos.
Você ainda pode ir além, e criar um grupo de pessoas, com os mesmos objetivos que os seus, e estabelecer uma competição saudável, onde todos os (as) participantes compartilham e cobram uns dos outros ao mesmo tempo.
“Aumentar sua força de vontade pode ser contagiante. Nosso ambiente social pode aumentar (ou diminuir) nossa força de vontade. Use-o a seu favor.”
Kelly McGonigal (Autora de Os Desafios à Força de Vontade)
O importante é se cercar de ajuda para que decisões não importantes do seu dia dia se tornem automáticas e você possa direcionar todo o poder de sua força de vontade para as decisões que fazem a diferença para seu futuro.
#6 Exercite o músculo da Força de Vontade
Como um músculo, a Força de Vontade deve ser cuidada. Não deve ser sobrecarregada. E se treinada pacientemente ela vai ficar cada vez mais forte. Mas isso não é nem fácil, nem rápido.
“Qualquer músculo do seu corpo pode ser fortalecido por meio de exercícios – esteja você construindo seu bíceps, levantando halteres ou treinando seus polegares por meio de mensagens de texto. Se o autocontrole é um músculo (mesmo um músculo metafórico), também deve ser possível treiná-lo. Tal como acontece com o exercício físico, usar o músculo da Força de Vontade pode ser cansativo, mas com o tempo, o treino deve torná-lo mais forte. ”
Kelly McGonigal (Autora de Os Desafios à Força de Vontade)
Simplesmente genial essa postagem!!!
Ao conseguir um pequeno avanço tudo começa a fazer mais sentido para alcançar as metas almejadas!!!
Liliane, muito obrigado pelo seu comentário. E você está certa, pequenos passos na direção certa nos leva bem longe!!!