Ferramentas Mentais

10 ESTRATÉGIAS PARA SE DESTACAR NA HORA DA ENTREVISTA DE EMPREGO

A entrevista, num processo seletivo, tem um papel muito importante no momento da decisão de contratar ou não uma determinada pessoa.

A entrevista ajuda a ver se o que seu currículo diz sobre você, está alinhado com aquilo que a pessoa que lhe entrevista está vendo diante dela.

Mas a entrevista vai além, ela ajuda a avaliar se aquela pessoa pode contribuir com a empresa, em outros aspectos, que nem sempre estão retratados no currículo. A entrevista é, portanto, a chance que você tem de mostrar seu diferencial, e o porque você é a pessoa adequada para aquela vaga.

Existem algumas estratégias básicas que podem ajudar a não desperdiçar a chance oferecida por uma entrevista.

O importante é entender que a entrevista de emprego começa antes de você se sentar na frente de alguém para conversar ou responder perguntas.

 

 

 

Falhar em se preparar com antecedência

é o mesmo que se preparar para falhar.

 

 

Use essas 7 estratégias, sempre que quiser garantir que a sua entrevista de emprego, deixe clara para o entrevistador ou entrevistadora,  tudo que você tem a oferecer para a empresa.

 

 

 

Estratégia #1 | Vista-se apropriadamente

blur 1850082 640

As primeiras impressões contam. Ao menos inicialmente.

Você pode até corrigir uma má primeira impressão com o tempo. Mas imagine se a primeira má impressão fechar as portas da empresa para você?

Você precisa evitar isso. E isso começa ao se vestir apropriadamente.

E vestir-se apropriadamente não é o mesmo que vestir-se formalmente. É vestir-se segundo o código de vestuário da empresa onde você vai fazer a entrevista.

Toda empresa tem um código de vestuário, mesmo que não esteja escrito em canto nenhum, há um código.

 

 

Sua missão: Descobrir qual é esse código.

 

 

Visite as redes sociais da empresa. Veja fotos. Visite o site. Converse com pessoas.

Você não espera encontrar todo mundo de camisa e jeans num escritório de advocacia, nem todo mundo vestido de paletó e gravata numa empresa de comunicação espera?

Vestir-se apropriadamente, inclui roupas, mas não exclui acessórios como relógios, brincos, pulseira, maquiagem, para citar alguns. Pense em tudo, para não acertar em algumas coisas, e errar feio em outras.

Cada ambiente tem seu código vestuário, se você descobrir qual é, já causará uma excelente primeira impressão, antes mesmo de proferir uma palavra sequer.

Isso pode ser tão simples quanto ligar para a empresa e perguntar qual o código de vestuário deles. Talvez você tenha que falar com alguém que trabalha ou trabalhou lá. Mas o certo é que, esse pequeno esforço, pode lhe ajudar a causar uma ótima primeira impressão.

Lembre-se sempre há um código de vesturário. Se lhe disserem que não há, você apenas precisa se destacar. No caso de qualquer dúvida, escolha sempre ir um pouco mais formal do que você imagina que é necessário, pois é sempre mais fácil tirar um Blaser ou arregaçar uma camisa de manga comprida, do que precisar desses acessórios e não tê-los.

Você também pode se assessorar com especialistas, que entram em maiores detalhes de como acertar no seu vesturário. Aqui está um exemplo para das damas. E aqui um exemplo para os cavalheiros. Especialistas dedicam muito tempo aos detalhes que podem lhe ajudar a causar uma boa primeira impressão.

 

 

 

 

Estratégia #2 | Chegue cedo

late riser 149016 640

Não se engane aqui.

Pontualidade é uma arte praticada por cada vez menos pessoas, e como tudo que é escasso, tem muito valor.

Ser pontual, não garante, mas sugere compromisso com suas responsabilidades. Entretanto, não cumprir horários promete um futuro de dores de cabeça. Os entrevistadores e entrevistadoras estão atentos a esses pequenos sinais de seriedade dos participantes dos processos seletivos.

Se eles não são decisivos, esses aspectos certamente são usados como critério de decisão ou mesmo desempate, nas etapas finais do processo de contratação.

Não importa a razão do seu atraso, tudo se resumirá a levar a sério o horário marcado e sair mais cedo.

Poucas situações vão justificar você se atrasar. Portanto, chegue cedo, 15 minutos antes da hora marcada já são suficientes.

 

 

 

Uma boa regra pessoal para qualquer entrevita é: “Você vai chegar 5 minutos antes do horário agendado para  uma entrevista? Então você já se atrasou. ” (pois, qualquer imprevisto vai lhe atrasar muito mais que isso).

 

 

 

 

 

 

O outro lado positivo de chegar cedo na entrevista, diz respeito a ter tempo de se ambientar e se acalmar antes do processo começar. Isso aumenta sua segurança na hora da conversa.

Estratégia #3 | Procure se relacionar como todo mundo que puder na empresa

workplace 1245776 640 1

 

Ao chegar na empresa, principalmente se você chegou antes do horário da mesma, você terá a chance de conversar e se relacionar com mais pessoas do apenas com o entrevistador ou entrevistadora.

E apesar de eu imaginar que ninguém vai para uma entrevista pensando em ser rude ou desagradável com as pessoas, pode acontecer de que seu comportamento seja entendido assim.

Você pode chegar cedo e ficar num canto, consultando seu celular  ou pior, ouvindo música,  esperando a hora de sua entrevista, e perder a oportunidade de falar com a secretária que lhe atendeu, ou com outras pessoas da empresa com as quais tenha a oportunidade de se relacionar.

É importante entender que a empresa quer contratar suas melhores opções, e além de um bom currículo, elas sabem que pessoas que conseguem se relacionar bem com outras, somam à empresa.

Essa é uma ótima oportunidade de mostrar que você é essa pessoa.

 

Muitos processos seletivos envolvem pedir a opinião de quem interagiu com os participantes do processo e pedir uma opinão sobre eles.

Como você não sabe quem pode ser interrogado sobre você, que tal tratar todo mundo com respeito e cortesia. Se sua gentileza não for retribuida, ao menos você fez sua parte, e pode esperar sua hora com tranquilidade.

Essa estratégia vale também para depois da entrevista. Nas próximas 24 ou no máximo 48 horas no máximo, depois da entrevista, agradeça, ao menos por e-mail, se não for possível pessoalmente, a todas as pessoas que lhe receberam no processo e que lhe ajudaram durante o sua entrevista, não só as pessoas que lhe avaliaram.

Talvez você não tenha acesso a todo mundo, mas talvez você se supreenda, se perguntar, com quantas pessoas lhe darão seus contatos, se você pedir. Se conseguir, faça uso deles e mande mensagens de agradecimento. Isso reforça sua lembraça naquelas pessoas que podem ter um voto decisivo na sua contrastação.

 

Estratégia #4 | Traga suas próprias perguntas para a entrevista

question mark 2123967 640

Isso mesmo, você também deve ter perguntas a fazer sobre a empresa, e a vaga que pretende ocupar.

Pode até parecer que numa entrevista você só deve responder perguntas, para que a empresa saiba se você é a melhor opção para eles.

Lembre-se que você deve tentar descobrir se a empresa é uma boa opção para você também. Essa é sua chance de descobrir isso.

Além disso, trazer perguntas sobre a empresa e a vaga, mostram aos avaliadores que você se envolveu com o processo e com a vaga, e que dedicou preparação para a entrevista.

Não pense que não ter nada para pergunta mostra que você já sabe o que precisa saber da empresa. Não perguntar nada pode sugerir, também, que você não tem empolgação, ou só está com interesse no dinheiro.

Por exemplo, se você pergunta…

 

 

 

Quais são as oportunidades de crescimento ou responsabilidades adicionais que existem para mim na empresa?

 

 

 

Isso mostra, para os avaliadores, que você não quer só começar, mas construir uma carreira na empresa, na medida em que será adaptável e flexível à mudanças.

Esse é o poder de Perguntar durante uma entrevista de empreso, e você não deveria deixar de tocar nesse ponto em algum momento da mesma.

 

Estratégia #5 | Conheça o máximo da empresa onde pretende trabalhar

library 1598427 640

Uma coisa que pode lhe ajudar muito na entrevista, é conhecer a empresa onde pretende trabalhar.

 

 

Qual sua origem? Quais os segmentos em que atua? Quantas pessoas trabalham lá? Quando foi fundada? Quem gerencia a empresa? Como ela está envolvida com aspectos ambientais? Como funcionam seus programas internos de carreira? Qual a receita anual da empresa? Como a empresa contribui para as comunidades dentro das quais atua?

 

 

Você está pensando que talvez seja exagero saber isso? Pode até ser, mas acredite ou não, muita gente que trabalha na empresa, algumas até há muitos anos, não sabem de nada disso também.

Imagine a impressão que você causaria ao demonstrar um conhecimento sobre a empresa, que muitos de seus funcionário não tem.

 

E fazer isso é relativamente fácil, com todo acesso informação que hoje temos, principalmente, com muita dessa informação disponibilizada pela própria empresa. Invista ao menos um hora pesquisando sobre a empresa e sua cultura.

Todo esse conhecimento lhe permitirá ter uma conversa muito mais interessante com quem estiver lhe entrevistando.

 

 

 

Estratégia #6 | Lembre-se que haverá sempre mais oportunidades do que vagas

abundance 1868573 640

 

 

As suas oportunidades dentro de uma empresa vão além daquelas ofertadas na vaga de emprego. Você está na entrevista para preencher uma vaga, mas pode haver uma enorme quantidade de posições dentro das quais você também se encaixaria. 

Tome a precaução de descobrir as áreas da empresa onde você poderia atuar, mesmo que não estejam ligadas diretamente à vaga que você está concorrendo. Reflita sobre seu currículo e sua personalidade.

Pesquise onde uma pessoa com seu perfil poderia atuar nessa empresa. Outras áreas, outros departamentos. Durante a entrevista não perca a oportunidade de chamar a atenção dessas suas outras competências que se encaixam em outras áreas da empresa.

Pense sobre isso de antemão, e tenha pronta uma justificativa, caso lhe perguntem qual seria sua contribuição nessas outras áreas da empresa.

 

 

Lembrete: Como dito anteriormente, uma entrevista é um processo que começa muito antes de você chegar na empresa. Sua lição de casa é se preparar bem. Logo, não adianta pensar nisso na hora da entrevista. Se não se preparar antes, não se sairá bem improvisando.

 

 

 

Estratégia #7 | Conte histórias que mostrem como você pode agregar valor para a empresa

kids 3314398 640

 

 

 

Durante toda a entrevista, a empresa estará tentando alinhar sua personalidade e seu currículo, com o real benefício que você poderá trazer para a organização.

Muitas das perguntas que vão surgir, serão feitas com a intenção de descobrir a resposta para essa dúvida.

 

 

Quais as qualidades que você possui e que podem agregar valor para a empresa?

 

 

Não é somente um questão de dizer o que você pode fazer pela empresa, mas a forma como você o fará.

Muitas pessoas nesta etapa usam de referências não verificáveis para consolidar uma determinada qualidade.

 

 

“Eu sou comunicativa”

“Eu trabalho bem em equipe”

“Sou produtivo”

 

 

Essa são qualidades que toda empresa deseja, certamente, mas essas frases soltas não dizem tudo o que a empresa precisa saber para tomar uma decisão.

Essas frases fora de contexto, podem significar muito pouco na realidade.

O importante é dar contexto para elas, e você pode fazer isso contando Histórias curtas (1 minuto no máximo) sobre situações onde você demonstrou, ou onde foi necessária essa competência. Pode ser uma situação num trabalho anterior, onde graças a sua habilidade de comunicação, um problema foi resolvido.

Mas o importante das Histórias é que elas valem também para quem, ainda, não tem uma história profissional para contar. Nesse caso você pode se referir à sua atuação na comissão de formatura da sua faculdade ou seu papel na comissão de eventos de alguma organização que você participa.

O importante é que essa história mostre uma qualidade que você sabe que é importante para a empresa.

 

 

E você sabe quais são essas qualidades importantes para essa empresa, porque você fez sua pesquisa sobre a empresa certo?

 

 

Tenha ao menos três histórias prontas, sobre qualidades diferentes, para compartilhar na entrevista, quando a oportunidade aparecer. Você tem que pensar nelas antes, e como elas se encaixam na vaga e na empresa.

Isso também lhe ajudará com entrevistas comportamentais que buscam saber como você se comportaria numa determinada situação.

Me fale de uma situação onde você esteve sobre muita pressão e como contornou a mesma?

Conte sobre uma época em que você não foi capaz de atingir uma meta que você tinha, e como você lidou com isso?

Apesar do número de perguntas ser maior do que você pode se preparar, se suas histórias forem bem pensadas, elas serão bastante adaptáveis e poderão se encaixar em uma gama grande de situações e diferentes tipos de perguntas. 

 

 

 

 

BONUS: Tenha também Histórias sobre características suas que você não gosta. Talvez chamando a atenção de como elas lhe atrapalharam no passado. Mas o ponto importante aqui, é que essa histária deve terminar deixando claros os passos que você tomou para superar essa dificuldade. Não adianta dizer que você é vítima do perfeccionismo. Em muitos contextos, perfeccionismo é uma qualidade. Vai parecer apenas que você está tentando passar uma qualidade como defeito. Não faça isso. Mostre como isso lhe prejudicou no passado e o que fez para que não acontecesse novamente.

 

 

 

 

 

Observe que eu usei a grafia Histórias e não Estórias. Apesar da distinção entre elas estar em desuso, há uma diferença que acho importante. Enquanto estórias são retratos que não são necessariamente reais. A estória do Saci-Pererê. Histórias são relatos de eventos que realmente aconteceram. A história do Brasil. Portanto, quando sugiro que você pense numa História que aponte uma qualidade sua, o que estou sugerindo é que você procure no seu passado, situações pessoais ou profissionais que você possa contar, e que apontem para uma determinada qualidade sua, para a qual você quer chamar a atenção. Sua vida é cheia de histórias. O trabalho aqui é pensar naquelas que lhe ajudarão a se destacar no processo seletivo.

 

 

 

Não subestime sua história de vida. Mesmo que tenha relativamente pouca experiência, sempre haverá algo a dizer que possa enriquecer sua entrevistas.

Não superestime sua história de vida. Não é porque você tem muita experiência, que não precisa lapidar sua histórias, para contá-la com naturalidade na hora da entrevista.

Independente do seu momento de vida, revisitar seu passado e organizar suas contribuições em algumas histórias concisas, pode lhe ajudar muito na hora da entrevista.

 

 

 

Estratégia #8 | Pratique sua entrevista

golf 1802020 640

 

Há quem diga que “A prática leva a perfeição”. Gosto de pensar que “Praticar da forma correta, leva a perfeição”.

Suas história vão lhe ajudar em momentos específicos da entrevista, onde exemplos do que você é capaz de fazer serão necessários. Tenha as histórias prontas para esses momentos específicos.

Em outros momentos da entrevista, haverá uma série de outras perguntas, relacionadas à particularidades do processo seletivo.

É importante se preparar para elas também. Pesquise as perguntas mais frequentes em sua área. Pense nas respostas que você daria se as recebesse. Ponha, se possível, por escrito.

Imagine como inserir suas histórias dentro dessas perguntas. Junte tudo num documento que possa revisar e estudar.

Depois de tudo pronto encontre alguém que possa lhe ajudar a praticar.

 

 

 

Pratique, pratique, pratique!

 

 

 

Pratique não só para saber a respostas dessas perguntas, mas até o ponto em que você dá essas respostas com naturalidade. Peça para a pessoa que está lhe ajudando, para mudar a ordem das perguntas. Fazer variações. Tentar criar situações difíceis para você resolver na hora do ensaio.

Quanto mais difícil você puder tornar seu ensaio, maior será sua tranquilidade na hora da entrevista.

Eu não disse que seria fácil. Mas justamente por ser trabalhoso, imagine quantas pessoas desistem de se preparar adequadamente para uma entrevista e acabam se saindo mal.

 

 

 

Estratégia #9 | Não tente enganar ninguém, se você não sabe a resposta, não responda

question 3385451 640

 

 

 

Você se preparou. Estudou as possíveis perguntas que poderiam ser feitas. Preparou histórias para salientar qualidades suas, que são importantes para a empresa.

Mesmo assim, vão surgir situações ou perguntas para as quais você não se preparou. Esse é o momento de se perguntar se vale a pena colocar em risco todo o trabalho feito até aqui, e tentar inventar algo na hora.

Lembre-se que você não tem que ter todas as respostas. Ninguém sabe tudo. Ninguém é 100% perfeito.

Mas você pode ser 100% consistente.

O entrevistador ou entrevistadora sabe disso, e está à busca da melhor opção possível para a empresa. E consistência é algo que chama a atenção.

Portanto, em primeiro lugar não se preocupe se você não tiver pensado em tudo que podem lhe perguntar, e em segundo lugar, não perca um segundo quando lhe perguntarem algo que você não sabe ou que não se preparou. Admita de cara. Seja transparente. Se você fez sua lição de casa, não será isso que lhe prejudicará.

Ao deixar claro o que você sabe e o que não sabe, você demonstra que conhece seus pontos fortes e principalmente suas limitações. Isso fala a seu favor.

Isso lhe dará mais consistência.

 

 

 

Estratégia #10 | A entrevista não é nada mais que dois lados de uma negociação que tem algo a trocar entre si

shaking hands 3091908 64017

 

 

É importante ter em mente que o resultado da entrevista deveria ser uma situação ideal para ambos os lados.

Nem você é a parte poderosa da situação, nem os avaliadores.

Ningúem está em uma situação de superioridade nesse contexto. Há apenas uma busca do melhor cenário.

Você deve manter isso em mente, para que sua postura durante a entrevista seja de tranquilidade e igualdade de termos. Não estou falando aqui de arrogância, pois isso lhe prejudicaria. Estou chamando a atenção para evitar o contrário da arrogância, que é a insegurança.

Faça sua parte. Se prepare o melhor que puder, e espere para colher os resultados de seus esforços. 

 

 

 

PARA VOCÊ PENSAR | Isso não é muito trabalho para uma única entrevista?

thought 2123971 640

 

 

 

 

Bem, se você conseguir a vaga, terá valido o esforço não?

Mas entendo o que está por trás desse pensamento. Se eu não conseguir a vaga, então, neste caso, terá sido muito trabalho perdido.

Só que se você olhar melhor verá que não foi trabalho perdido.

As perguntas que você praticou, muitas delas, se repetirão em outras entrevistas.

As histórias que você criou, são sobre qualidade SUAS, e portanto serão úteis em outras situações. E numa nova entrevista você pode revisá-las. Acrescentar mais detalhes, deixando-as mais ricas. Ou então, agora que sabe como fazer, pode acrescentar novas histórias, com novas qualidades para as quais você quer chamar a atenção.

E apesar das informações que você pesquisou sobre a empresa e a vaga serem específicas para essa empresa e essa vaga, a habilidade de fazer essas pesquisas pertence a você.

Agora você já terá mais facilidade de pesquisar a nova empresa que oferece uma nova vaga. Talvez, você já tenha encontrado algumas fontes de informação, que serão úteis sempre que precisar participar de uma nova entrevista, e assim, a pesquisa será mais rápida.

Ao usar essas estratégias para participar de UMA entrevista, você acaba desenvolvendo a habilidade de se preparar bem para QUALQUER entrevista, aumentando suas chances, até finalmente conquistar a posição que deseja.

 

 

 

Sua contribuição é importante

action 2277292 640

Você tem alguma dica de entrevista que não foi mencionada aqui? Alguma experiência interessante que, se compartilhada, você acha que ajudaria alguém?  Se tem, deixe sua mensagem aqui.

Troque ideias.

Dê sua contribuição para ajudar os membros de nossa comunidade a crescer em suas carreiras.

4 comentários em “10 ESTRATÉGIAS PARA SE DESTACAR NA HORA DA ENTREVISTA DE EMPREGO”

  1. Claudio

    Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
    completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
    Compartilhei no meu pinterest.

    1. Oi Cláudio, Fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo e que seja útil para você, e obrigado por compartilhar.

      Um abraço.

  2. Liliane Maciel

    Muito interessante e bem objetivo o post da semana. Estive a pouco tempo em entrevista de estágio, e observei que tudo o que foi colocado aqui faz total sentido, pois as entrevistas tem um certo padrão.
    Outras dicas foram super válidas, como a das Histórias, e ainda subestima e superestima. Muito bom!

    1. Muito obrigado Liliane E você está certa, entrevistas de emprego tem um certo padrão. Varia de empresa para empresa, de profissional para profissional, mas se dominarmos o básico, teremos mais chances de nos destacar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima