Produtividade não é um assunto novo, nem pouco estudado. Há muito conhecimento referente à como produzir mais e melhor usar seu tempo.
O problema muitas vezes é justamente esse. Muita informação, muitas técnicas, muitas estratégias e muitas ferramentas fazem com que acabemos não sabendo o que usar, e onde aplicar para termos bons resultados.
Se você está neste dilema, por que não começar com um modelo simples de produtividade?
Quero sugerir que você adote por algum tempo o modelo dos 3 Princípios, 2 Táticas e 1 APP.
Incorpore ao seu dia a dia e analise os resultados. Se forem satisfatórios você pode ir melhorando seu modelo com novos recursos ou migrar para modelos mas robustos.
Mas o importante é começar.
Esse modelo de produtividade é simples e aqui está sua estrutura:
Princípios
# 1 | Seu tempo pertence a você
# 2 | Foque no importante
# 3 | Tenha algo a perder
Táticas
# 1 | A regra dos dois minutos
# 2 | Blocos de Produtividade
APP
# 1 | Contrate um assessor de foco particular
Vamos entender como colocar tudo isso para funcionar junto.
Princípio # 1 | Seu tempo pertence a você
A primeira coisa que pode mudar significamente o jogo de gerenciar melhor seu tempo é entender que ele pertence a você.
É muito comum ouvir pessoas dizendo a famosa frase “eu não tenho tempo”.
É muito provável que você já tenha usado ela mais de uma vez.
Eu não tenho tempo para academia, eu não tenho tempo para preparar refeições em casa, eu não tenho tempo para ler.
Mas se nós pararmos para pensar, em muito momentos do nosso dia nos estamos fazendo aquilo que queremos fazer.
O caso geralmente não é uma questão de “eu não tenho tempo para ir para a academia”, mas na realidade uma questão de que a academia não é uma prioridade para mim, prefiro ficar vendo filmes.
No momento que você percebe isso, você percebe que o tempo é seu para fazer o que desejar.
O problema é muitas vezes não usamos esse tempo para fazer algo que vai fazer diferença para nossas vidas.
É aqui que entra o segundo princípio.
Princípio # 2 | Foque no importante
Também conhecido como o Princípio de Pareto ou 80/20.
A ideia geral deste princípio é que para a maioria das coisas na vida, 80% do que conquistamos depende apenas de 20% do que plantamos.
Por exemplo, se você pensa numa disciplina da sua faculdade, 80% dos seus resultados em uma avaliação dependem de você realmente entender 20% do conteúdo dessa disciplina.
Esses 20% darão a você a base para entender outros conceitos e conseguir 80% dos resultados que precisa.
E inclusive ir além e se desenvolver ainda mais.
Josh Kaufman, no vídeo abaixo, dá um bom exemplo de como investindo no que é realmente importante você consegue resultados impressionantes.
Portanto o segundo princípio de produtividade na verdade tem a ver com você investir MUITO do seu tempo naquelas POUCAS coisa que podem fazer ENORME diferença em sua vida.
Que coisas são essas? Você sabe! Aquelas que você gostaria de conseguir (ficar em forma, melhorar sua alimentação, aumentar suas notas) mas “não tem tempo”.
Agora você já sabe:
O tempo é seu para fazer o que quiser
Onde você usa o tempo é uma questão de prioridade
E você deve focar nos 20% de coisas que trazer 80% dos seus resultados.
Princípio # 3 | Tenha algo a perder
A Lei de Parkinson dia que “o trabalho se expande para se adaptar ao tempo que reservamos para ele”.
Na prática você já pode ter passado por isso. É aquela sensação de “tenho que fazer agora” quando chega muito perto o prazo de alguma coisa que você vinha deixando para depois.
Como aquele projeto de um curso que você tem que apresentar com sua equipe, e que apesar de ter sido pedido há 30 dias atrás, vocês nunca tinham tempo para se juntarem e ensaiarem a apresentação.
Quando menos perceberam faltam dois dias para apresentação e agora todo mundo consegue arranjar ‘um tempinho’ para o ensaio e no final de contas dá tudo certo.
Isso acontece o tempo todo, com todo mundo. Mas você pode usar esse princípio a seu favor.
Sempre que tiver alguma coisa a fazer se comprometa a concluir essa atividade num prazo apertado, mas que dê para ser feito.
Faça disso um jogo, se comprometa com alguém que se você não conseguir terminar a tempo vai ter que pagar um lanche para ela. Ou dar para ela sua caneta de estimação. Algo que você não quer perder.
Quando temos um prazo apertado e algo que gostamos a perder, é incrível como o impossível acaba sendo feito, não é?
Use isso a seu favor, crie tarefa desafiadoras, com prazos apertados e onde você tem algo a perder.
Tática # 1 | A regra dos dois minutos
No livro A Arte de Fazer Acontecer de David Allen, dentre várias táticas para aumentar sua produtividade há uma muito simples, muito fácil de implementar e muito poderosa chamada a Regra dos Dois Minutos.
A ideia pode parecer óbvia demais. Ele sugere que se você tiver uma tarefa que leve no máximo 2 minutos você deveria fazê-la imediatamente. Parece algo que todo mundo faria certo?
Mas imagine a seguinte situação, você está no trabalho, terminou uma tarefa e sobrou um tempinho para dar olhada nas suas mensagens:
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Você entra no seu whatsapp
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Você só vai olhar para seus grupos de trabalho
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Digamos que você tem 10 grupos
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Você entra no primeiro grupo e vê que uma tarefa para você
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Você vê que essa tarefa vai levar 2 minutos, justamente o tempinho que você tem
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Mas ao invés de fazer isso bate a curiosidade e você vai dar uma olhada nos outros grupos
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Em cada grupo tem alguma coisa para você resolver
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Quando termina de ver o último percebe que seus 2 minutos acabaram e tem que voltar ao trabalho
Dicas perfeitas para nós que trabalhamos, estudamos e temos tantas outras atividades.
Taiza, tem estratégia por trás de tudo, e não deixaria de ser diferente na adminitração do tempo. A questão é trocarmos experiências para aprendermos o maior número de estratégias possíveis.
Um abraço.