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AMIZADES TODO MUNDO TEM, MAS UMA REDE DE RELACIONAMENTOS JÁ NÃO É PARA TODO MUNDO

Esses tempos de distanciamento nos afastam das pessoas. 

Mas nossa necessidade de contato, quer seja na busca por relacionamentos, conselhos ou mesmo apenas empatia, é fundamental para nosso crescimento pessoal, educacional e profissional.

Existem opções suficientes de contato online para que você permita que o distanciamento social impeça você de estabelecer conexões mutuamente benéficas com outras pessoas.

Talvez as relações virtuais que você estabelece não sejam a mesma coisa que seu contato físico com as pessoas, no entanto, se feito estrategicamente, as conexões que você estabelece online podem ser muito significativas.

Neste ponto você pode estar pensando que o distanciamento social não afastou você dos seus amigos e amigas. Que as redes sociais mantêm você em contato com todo mundo.

Mas seus amigos e amigas das redes sociais são apenas uma parte da sua rede de relacionamentos. E para ter uma carreira bem sucedida sua rede de relacionamentos profissionais tem que além de sua  rede de amizades.

Por isso, aqui estão cinco estratégias de relacionamento online que ajudarão você a construir relacionamentos mais fortes enquanto você não consegue se conectar pessoalmente.

#1 | NÃO DEIXE SEUS RELACIONAMENTOS ESFRIAREM

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Frequentemente, quando as pessoas decidem investir mais esforços na construção de uma rede de relacionamentos profissional, é natural pensar em acrescentar novos nomes à sua lista de contatos..

Mas antes disso é importante não esquecer dos contatos que você já tem. Mas talvez estejam um pouco enferrujados. Gente que você já não fala há algum tempo

– Aquele colega de sala que agora nas aulas online você simplesmente não fala mais;

– Aquele professor com muita experiência de mercado, cuja aula virtual você entra sem falar e sai sem dar um pio;

– Aquela colega de trabalho que você perdeu contato porque agora ela trabalha de casa.

A lista aqui pode ser enorme como você pode imaginar.

O importante aqui é refletir que, mesmo que você não tenha mantido contato com essas pessoas, ainda é mais fácil reconectar-se com elas do que começar novos relacionamentos do zero 

Ao menos, sobre essas pessoas você sabe alguma coisa, e já teve ao menos um mínimo de contato pessoa, o que permite que você:

  • Enviar uma mensagem para verificar e ver como eles estão;

  • Comente em suas postagens de mídia social;

  • Compartilhe um conteúdo valioso que lembrou você delas.

Esse é um momento importante de você plantar a semente dos bons relacionamentos. com o tempo elas florescerão e criaram raízes fortes que tanto para boas amizades quanto para  oportunidades as mais diversas no futuro.

 

#2 | NÃO CONFIE NA MEMÓRIA

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Para nós é muito fácil lembrar qual foi a última vez que postamos um comentário na rede social de um amigo, ou interagimos com alguma publicação de alguém que nos interessa.

Mas quando você quer expandir seus relacionamentos para além de suas amizades e criar uma rede de relacionamentos profissional, sua memória não é um instrumento dos mais confiáveis.

Você não vai querer esquecer como você conheceu uma determinada pessoa, ou quando interagiu com ela pela última vez. 

Para garantir que você se lembre de detalhes críticos e se comunique de forma consistente, você precisa criar um sistema de gerenciamento de contatos.

E não precisa ser nada sofisticado. Você pode usar o recurso de Contatos do Google (se é que já não usa) para cadastrar os dados de contato de todas as pessoas com que se relaciona.

O importante, para profissionalizar sua rede de relacionamentos, é registrar além de dados como telefone, e-mail, endereço e perfil nas redes sociais, registrar também informações que ache importante sobre a pessoa, sobre a data em que fez seus contatos anteriores com ela dentre outras informações. 

Crie um dossiê que você possa consultar no futuro.

 

#3 | PARTICIPE (ATIVAMENTE) DE REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS

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Há uma grande probabilidade de que você já participa de alguma das principais redes sociais do momento.

Mas o problema dessas redes é que elas têm como propósito socializar. Socializar informações, socializar notícias, socializar a vida pessoal.

E a não ser que você se enquadre no perfil de uma pessoa que é influenciadora digital, os benefícios profissionais para você são muito, muito pequenos.

No mínimo você deveria participar  de ao menos uma rede social profissional. 

E a principal delas no momento é o LinkedIn. Se você já participa, parabéns, se ainda não participa você deveria considerar criar um perfil lá.

Mas não basta se cadastrar, tem que participar. 

Só que, enquanto numa rede social normal você participa dando likes, ou fazendo comentários. Numa rede social profissional você participa atualizando suas capacitações, informando os eventos que participa ou até mesmo publicando um pequeno texto sobre um assunto profissional que interessa a você.

Você usa esse tipo de rede social profissional para construir uma imagem de profissionalismo ao seu redor.

 

Pensa assim, se você quisesse criar uma impressão de profissionalismo, além de seu currículo, você teria algum lugar para encaminhar uma pessoa interessa em conhecer mais sobre você?

Se não tiver o LinkedIn é esse lugar, pois diferente de um currículo onde há um espaço limitado para falar de suas experiências, aqui você tem espaço de sobra para falar do que interessa você profissionalmente.

Mas reserve um tempo para observar antes  de começar a postar. Assim como os eventos presenciais onde você teria a preocupação de saber como deve se vestir, cada plataforma de rede online tem sua própria cultura e expectativas comportamentais. 

Você precisa aprender quais são essas expectativas para que possa criar postagens com as quais as pessoas queiram se engajar.

 

#4 | PARTICIPE DE EVENTOS VIRTUAIS

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Eu não consigo lembrar de um momento onde houve tantos eventos virtuais gratuitos à nossa disposição.

Só porque você não pode conhecer pessoas pessoalmente no momento, isso não significa que os eventos não possam fazer parte de sua estratégia para criar uma rede de relacionamentos profissional. 

Há centenas de eventos virtuais ocorrendo todas as semanas, em diversas áreas, com ou sem certificado, gratuitos ou não,  que visam quase todos os públicos profissionais.

Priorize eventos pequenos, pois se o seu objetivo principal é estabelecer novos relacionamentos, existe uma maior probabilidade de fazer conexões significativas com pessoas. 

Eventos virtuais com várias centenas de pessoas, por incrível que pareça, podem dificultar estabelecer relacionamentos significativos com outras pessoas.

Por exemplo, onde você acha que é mais fácil de haver espaço para falar com outras pessoas. 

Num workshop de 20 pessoas, ou numa palestra com uma audiência de 1000 pessoas.

Lembre-se que você pode aprender ao mesmo tempo em que se relaciona nesses eventos.

Em pequenos eventos online, você tem uma chance muito maior de participar da conversa e ficar visível para os outros participantes. Isso torna muito mais fácil manter contato com essas pessoas posteriormente.

Procure eventos que tenham uma quantidade limitada de participantes ou sejam apenas para pessoas  convidadas. Eles tendem a atrair participantes de maior qualidade.

#5 | SE PREPARE PARA SE RELACIONAR

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Se você seguir essas estratégias acima, a consequência natural será que você terá uma boa chance de aumentar sua rede de relacionamentos profissional.

Mesmo que seu perfil seja o de uma pessoa tímida, é mais fácil tentar essa estratégia do que tentar o mesmo em eventos presenciais.

Concorda?

É no mínimo um bom ensaio.

O que você precisa manter em mente é que o mínimo que você fizer no sentido de expandir sua rede de relacionamentos será 100% mais do que quem não está fazendo nada.

O isolamento acabará um dia, isso é certo.

Mas no outro lado do túnel, tem gente que vai sair cercada de mais pessoas do que quando entrou.

Não tem porque essa pessoa não possa ser você.

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