É uma contradição, mas quem mais precisa gerenciar melhor seu tempo, é quem pior uso faz dele.
Superar esse dilema agregaria muito valor à vida dessas pessoas.
Se por um lado 61% das pessoas acham que num dia não há tempo suficiente, por outro há aquelas pessoas bem-sucedidas que não se sentem sem tempo.
E a chave desse sucesso, dentre outros fatores é claro, está no fato de que algumas pessoas sabem como gerenciar seu tempo tão bem que são capazes de se destacar no trabalho, tendo tempo sobrando para uma vida pessoal gratificante.
Isso também está ao seu alcance, e tudo depende de uma mudança estratégica de hábitos improdutivos.
Com essas 4 técnicas de gerenciamento de tempo, você vai se sentir mais confortável na hora de gerenciar sua carga de trabalho e estudos.
#1 | DAVID ALLEN E AS ETAPAS DA PRODUTIVIDADE
David Allen é o autor do livro A Arte de Fazer Acontecer. Ele é um especialista em produtividade com milhões de cópias vendidas.
A verdade é que seus livros são densos. Carregados de informação, e com sistemas de produtividade rígidos, mas que funcionam.
Quando tiver tempo vale a pena ler, mas até lá, esses cinco passos já vão trazer muita ordem à sua vida:
1) GERE UMA LISTA ANTE DE COMEÇAR
Comece seu dia com uma lista de tarefas pessoais, profissionais e acadêmicas que devem ser feitas naquele dia. Esta simples ação garante que você tenha clareza do que pretende realizar durante o dia e não se deixe desviar tão facilmente de seus objetivos por distrações das mais variadas espécies.
2) SE CONCENTRE NO REALIZÁVEL
Agora, analise sua lista. Verifique a viabilidade de cada tarefa e se concentre naquilo que é possível ser feito. Adie ou elimine todo o resto.
3) AGENDE O QUE SERÁ FEITO
Quando souber o que realmente será feito, reserve o tempo em sua agenda para fazê-lo. Literalmente anote hora e local onde realizará essas ações. Defina lembretes se achar necessário. Proteja esses horários de interrupções.
4) CORRIJA SEMPRE QUE NECESSÁRIO
Os imprevistos acontecem o tempo todo. Seus planos não foram escritos a ferro e fogo. Sempre que necessário reavaliar o que planejou. Se adapte ao que acontece ao seu redor. Volte continuamente para sua lista, calendário e lembretes para verificar se todas as suas tarefas estão sendo concluídas a tempo e para priorizá-las conforme necessário. Ser ágil com sua programação ajuda você a aproveitar ao máximo seu tempo limitado.
5) AGORA DEIXE DE CONVERSA E FAÇA
E quando tudo estiver pensado, planejado e agendado, baixe a cabeça e comece a executar o que programou. Se concentre no que precisa ser feito e comece a riscar tarefas de sua lista sem perdão.
Repita esse processo diariamente e sua produtividade agradecerá.
#2 | REDUZA O ATRITO DE SUAS DECISÕES
Uma pessoa pode ter que tomar mais de 30000 decisões num único dia.
Parece muito porque há muitas coisas que não consideramos uma decisão, mas são:
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Levanto do lado direito ou esquerdo da cama?
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Escovo os dentes agora?
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Frito ou mexo os ovos?
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Uso minha meia branca ou a preta?
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Vou de Uber ou de 99?
O tempo é essencial em nossas vidas, e sabe administrar é uma dádiva.
Concordo com você em número, gênero e grau Dionefi. Por isso acho tão importante aprendermos a fazê-lo de forma planejada e profissional. Obrigado por compartilhar sua opinião. Abraço.