Não é difícil encontrar pessoas que passam a maior parte de seus dias correndo para resolver problemas que muitas vezes não são nem delas, ou sendo distraídas por mensagens ou colegas de trabalho ou estudos, ao invés de se concentrar em tarefas que geram valor para elas mesmas.
O problema é que, para alcançar seus objetivos pessoais, você deve desacelerar, determinar quais são suas prioridades e trabalhar pacientemente para alcançá-las.
Para ajudar você nessa tarefa, aqui estão 5 estratégias simples e fáceis de implementar mas que pode ajudar, e muito, você a manter o foco em seus objetivos.
1# TENHA CLAREZA DE QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS E O PRIORIZE
Quando você não tem clareza de quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo, as chances de que você não saiba a forma mais valiosa de investir seu tempo são enormes.
Uma vez que você tenha metas claras existem diversas técnicas que você pode utilizar para transformá-las em tarefas concretas que vão ajudar você a atingir esses objetivos.
No entanto, antes de criar tais tarefas, você deve primeiro saber quais são os objetivos atualmente mais importantes para você:
-
É terminar a faculdade?
-
É conseguir um emprego?
-
É mudar de emprego?
-
É fazer uma pós graduação?
-
É conseguir uma promoção?
Invista seu tempo refletindo sobre o que deseja alcançar nos próximos 6 a 12 meses e só então transforme esses objetivos e metas concretas.
2# CRIE ILHAS DE CONCENTRAÇÃO AO REDOR DE PROJETOS IMPORTANTES
Se num mesmo dia você participar de mais de uma reunião, consulta e-mails várias vezes, checa mensagens o tempo todo, há muita pesquisa que comprova que você está acabando com sua produtividade.
Para obter o máximo valor do seu tempo, você deve aprender a entrar em Fluxo.
O Fluxo ocorre quando seu foco está 100% em uma única tarefa.
Quando você está nesse estado seu cérebro funciona no seu máximo e você acaba encontrando soluções melhores do que a que normalmente surgem em sua mente.
Normalmente, esses são seu momentos mais produtivos e agradáveis.
Entrar no fluxo é um poderoso impulsionador da produtividade, pois você se concentra sem interrupções. Isso quer dizer que o número de vezes que o seu cérebro para e começa a tratar de uma assunto é menor.
Isso é importante porque você pode facilmente levar até 25 minutos para que sua mente opere em sua capacidade total depois que você perde sua atenção no que está fazendo.
Se você quer tirar o máximo do seu trabalho ou estudos, então traga o Fluxo para sua vida. E você consegue isso definindo horários em seu dia, dedicados exclusivamente para um determinado tipo de atividade.
Não dá, é claro para fazer isso em todas as atividades do seu dia, mas certamente você deveria fazê-lo com aquelas atividades que têm um maior impacto nos seus planos futuros.
Essa horas reservadas para tarefas específicas vão aumentar seu foco consideravelmente.
3# CONSTRUA PARCERIAS DE RESPONSABILIDADE
O fato de ter reservado tempo para seus projetos pessoas não significa necessariamente que você vai ter a força de vontade necessária para concluí-los.
Há o perigo de pessoas tirarem sua atenção, distrações as mais diversas tirarem seu foco, e ao final do dia você terminar com aquela sensação de que deveria, poderia e queria ter feito mais, mas não fez.
Se isso acontece ou aconteceu com você, você sabe como essa é uma sensação desagradável. O fato de tentarmos atingir nossas metas sem ajuda pode ser muito opressivo.
Ter alguém para quem devemos prestar contas pode ajudar e muito. Esse é o papel de uma parceria de responsabilização. Essa pessoa é simplesmente alguém que tem o papel de cobrar de você as coisas que você prometeu fazer.
Não parece grande coisa, mas agora, se você se prometer a correr 1 quilômetro por dia de segunda à sábado, e sabe que no sábado vai ter que prestar contas do que fez durante a semana para alguém, isso pode dar a energia que você precisa na quinta-feira de levantar da cama e correr.
E ao mesmo tempo que essa pessoa é sua parceira de responsabilização, você pode fazer a mesma coisa por ela. Desta forma vocês se ajudam mutuamente.
Há muitas pesquisas que mostram que, se você tem uma parceria de responsabilização com alguém, suas chances de atingir uma meta podem aumentar em até 30%.
Portanto, divida suas metas de longo prazo em sub-metas de uma a duas semanas e encontre alguém que fique de olho se você cumpre elas ou não.
Lembre-se, essa parceria pode ser com qualquer pessoa, desde que você se reúna com ela regularmente e que ela também tenha metas que você vai monitorar.
Escolher alguém com quem você possa ter um relacionamento de responsabilidade mútua ajuda no cumprimento de ambas as metas.
4# MOVIMENTE-SE
É possível, para não dizer provável, que você em algum momento da vida já tenha sofrido os impactos de falta de sono, alimentação insuficiente ou mesmo cansaço por ficar muitas horas numa mesma posição.
Além de fazer um esforço maior para passar uma quantidade saudável de horas dormindo e se exercitando, faça breves pausas ao longo do dia para reenergizar seu corpo.
Há comprovação científica de que pessoas que caminham por 30 minutos no intervalo do almoço, se sentem mais relaxadas, entusiasmadas e produtivas pelo resto do dia.
Exercícios ajudam tanto na energia como na concentração e raciocínio, logo se você não não pratica alguma atividade física ou esporte regularmente aqui estão algumas dicas para não deixar seus níveis de energia baixas ao longo do dia:
-
Suba e desça alguns lances de escada;
-
Encoste-se contra a parede enquanto fala ao telefone e sustente o peso do seu corpo com as pernas;
-
Faça panturrilha sempre que você está de pé e esperando por algo.