A ciência cognitiva pode ajudar você a tirar notas melhores em suas próximas avaliações.
Você já ouviu falar da Ciência Cognitiva?
Ela se dedica a estudar a Cognição, que se trata do processo de aquisição de conhecimento e entendimento através do pensamento, experiência e sentidos.
O objetivo da ciência cognitiva é entender os princípios da inteligência com a esperança de que isso leve a uma melhor compreensão da mente e do aprendizado.
Muitos estudos têm sido feito nessa área e algumas descobertas podem nos ajudar a melhorar a forma como estudamos e a qualidade do que aprendemos.
É disso que quero falar com você.
5 estratégias, tiradas da ciência cognitiva, que você pode colocar em prática na próxima vez que tiver que estudar para uma avaliação.
Vamos lá?
ESTRATÉGIA #1 – Espaçamento
QUANTO ESTUDAR E QUANTO REVISAR?
Parte 1 – Quanto estudar
A primeira pergunta a responder é quanto estudar
É claro que a resposta para essa pergunta é que você se sairá melhor quanto mais estudar.
Se passar semanas se preparando é claro que terá um desempenho muito melhor do que se passar apenas algumas horas estudando.
Quanto a isso não há dúvidas.
Já a forma como você deve dividir seu tempo para estudar não é tão clara.
Principalmente, quando você não tem todo o tempo do mundo para estudar.
Há muita informação acerca da melhor forma como você deve distribuir o tempo que tem para estudar, mas um ponto em comum nessa literatura é que o tempo de estudo é muito mais eficiente se estiver espalhado por várias sessões, ao invés de pegar direto e estudar por muito tempo sem parar.
Assim, se você tem 12 semanas para fazer uma avaliação, que tal tentar estudar 2 vezes por semana até o dia da prova. Neste caso você teria 24 sessões de estudo até o grande dia.
Desta forma você pode dividir o assunto em 12 partes e se dedicar a cada uma delas separadamente.
Portanto, entre hoje e o dia da avaliação, é importante que você procure ter VÁRIOS momentos de estudo.
Parte 2 – Quanto repetir
Agora você precisa pensar quantas vezes você precisa entrar em contato com cada uma dessas partes para realmente fixar esse conteúdo.
Imagine se você apenas dividisse o conteúdo em 12 partes, e só estudasse a primeira uma vez. No dia da avaliação você teria visto esse assunto há 3 meses. Provavelmente não lembraria de muita coisa.
Para manter cada assunto claro em sua memória, você deve revisar cada um desses assuntos ao longo dessas 12 semanas ao menos 5 vezes.
Ou seja, entrar em contato com um determinado assunto, mais de uma vez ao longo de um período de tempo vai fazer você lembrar mais sobre esse assunto do que simplesmente sentar e estudar durante várias horas lendo e relendo.
Essa abordagem é ideal para reter informações com o mínimo de esforço.
Você só precisa de disciplina para manter o cronograma de estudos em dia. Mas se conseguir seu aproveitamento será ótimo.
Mas isso nos leva para a segunda estratégia.
ESTRATÉGIA #2 – PRÁTICA DE RECUPERAÇÃO
O QUE ESTUDAR E COMO FAZÊ-LO
Como vimos, depois de definir sua programação, é hora estudar e mais importante, revisar o conteúdo estudado, ao menos 5 vezes.
Mas na hora de revisar alguma coisa há formas diferentes de como fazer isso, mas há muita diferença entre o que funciona na realidade e o que a maioria das pessoas faz na prática.
As alternativas mais comuns são:
-
Revisar o assunto uma única vez;
-
Revisar o assunto várias vezes;
-
Relembrar o assunto que estudou sem consultar o material;
-
Desenhar um mapa conceitual.
Na sua opinião qual você acha que é a melhor técnica para revisar um assunto para uma avaliação?
No estudo realizado por Jeffrey D. Karpicke e Janell R. Blunt em 2011, era justamente isso que eles queriam descobrir.
Eles convidaram um grupo de pessoas para estudar um determinado assunto. Depois de terem estudado o assunto eles dividiram essas pessoas em 4 grupos que deveriam revisar o assunto de formas diferentes.
-
Um grupo deveria revisar o assunto apenas uma vez antes da prova;
-
Um grupo deveria revisar o assunto várias vezes antes da prova;
-
Um grupo deveria revisar o assunto apenas tentando lembrar o que estudou anteriormente, sem consultar nenhum material;
-
Um grupo deveria desenhar um mapa conceitual do assunto estudado.
Bom dia ,muito obrigada pelas palavras maravilhosa , eu vou tenta seguir tudo o que foi dito neste contexto pois não sou boa de palavras com você Jaélison muitíssimo obrigado e Deus te abençoe grande mente
Oi Maria, sou eu quem agradece por sua palavras. Fico feliz de saber que as ideias do texto estimularam vocêd a tentar essas estratégias. Estarei sempre por aqui se precisar de algo.