1440 minutos!
É isso que você tem à sua disposição todos os dias a partir da meia-noite.
Para a maioria de nós, esses primeiros minutos do dia, até a hora que acordamos, são investidos em restabelecer nossas energias em relação ao dia anterior.
Depois disso abrimos os olhos, e temos até às 23:59 para fazermos o que quisermos.
Quando digo fazer “o que quisermos”, sei que não é 100% verdade, pois há muitas coisas que temos que fazer, mas que não faríamos se pudéssemos escolher.
-
Talvez você não quisesse ir trabalhar hoje;
-
Talvez preferisse não assistir aulas na faculdade;
-
Talvez ficar em casa, ao invés de participar do aniversário do seu primo, fosse uma ideia mais atraente para você.
Mas independente das coisas que você QUER fazer, ou que você PRECISA fazer, o fato é que todas elas vão ter que encontrar espaço dentro dos 1440 minutos do seu dia de hoje, ou de amanhã ou outro dia qualquer.
Não adianta reclamar, inclusive…
“As pessoas que fazem mal uso de seu tempo, geralmente, são as primeiras a reclamar de quão pouco tempo elas têm.”
Jean de La Bruyère (Les Caractères)
Por outro lado é ilusório imaginar que vamos sempre, todos os dias, aproveitar todos os minutos disponíveis da melhor forma possível.
Particularmente, há muitos desses minutos de um dia que simplesmente eu desperdiço.
É inevitável!
O segredo é fazer aqueles minutos que aproveitamos valerem a pena.
Há alguns passos você pode dar para fazer com que ao menos alguns desses minutos do dia produzam resultados extraordinários de forma que você ainda assim consiga tirar o máximo dos seus dias.
Aqui está 5 dicas de como fazer isso…
Dica #1 | Encontre seu melhor momento do dia
Já aconteceu de alguém chegar para falar com você, na hora errada, sobre o assunto errado, da forma errada? Se aconteceu, provavelmente o resultado dessa conversa não foi dos melhores certo?
Todo mundo tem sua melhor hora para certas coisas, e isso inclui você.
E apesar do foco de muitas estratégias de produtividade serem centradas e forma de gerenciar o tempo, elas vão se mostrar muito ineficientes se você simplesmente não tiver a energia necessária para concluir uma determinada tarefa.
Por isso vale, e muito, a pena, você observar em que horários do dia você se sente mais à vontade fazendo certos tipos de tarefas. E quando descobrir isso, agende para fazer esses tipos de tarefas nesses horários. Simples assim! Você aumentará imediatamente a qualidade e rapidez de seus resultados.
É claro que nem sempre será possível fazer isso: Se você estuda à noite, você não tem como mudar o horário de uma aula para de tarde.
Mas você pode escolher se vai estudar o assunto dessa disciplina à noite, depois de voltar da aula, ou de manhã cedinho antes de sair para o trabalho, ou ainda, na hora do almoço.
Isso você pode pode escolher. E deveria escolher o horário em que se sente capaz de produzir melhor em relação a essa tarefa em particular.
Dica #2 | Tire o peso das decisões das suas costas
Basta um segundo de indecisão e você pode perder seu dia!
Imagine que você ganhou alguns minutos no seu dia para fazer o que quiser.
Esse é o momento ideal para tirar o máximo desses minutos extras.
Essa oportunidade se transforma num problema se você não tinha pensado o que fazer com esse tempo extra.
É nesse momento que alguém que tem clareza do que quer fazer, pode pedir ajuda a você e, como você não planejou nada vai ajudar essa pessoa.
Ou talvez, você comece a fazer qualquer coisa, sem parar para pensar se esse é o melhor uso do seu tempo naquele momento.
Nunca comece seu dia sem ter em mente uma lista do que Pretende fazer durante o dia. Você pode até não ter certeza de que terá chance de fazer algo de sua lista, mas se a oportunidade surgir, não terá dúvidas do que deve fazer.
Dica #3 | Uma mente limpa tem mais foco
Se você já assistiu algum filme ou seriado de tribunal já pode ter visto a seguinte cena:
O advogado de acusação quer condenar o criminoso. Ele sabe que a pessoa cometeu o crime de roubo de loja. Ele inclusive tem uma filmagem da câmera interna da loja mostrando o criminoso roubando alguns itens. Ele mostra esse vídeo para o júri. E tudo parece bem. Mas, então, o juiz pergunta se ele tem autorização da loja para mostrar esse vídeo. E o advogado diz que não tem. Neste momento, o juiz se volta para o júri e diz que, como esse vídeo foi conseguido sem a autorização da loja, e sem a autorização das pessoas que aparecem no vídeo, o júri deve ignorar o que eles acabaram de ver, na hora de decidir sobre o criminoso, pois essas provas não foram autorizadas.
Agora eu pergunto, você acha realmente, que só porque o juiz disse para elas esquecerem o que viram, que elas vão conseguir tirar isso da mente na hora de decidir se aquela pessoa é culpada ou não?
Claro que não vão, e é por isso que o advogado exibiu o vídeo, mesmo sabendo que ele seria excluído dos autos. O que ele queria era a informação na cabeça das pessoas. De lá ninguém poderia tirar ela até eles chegarem a um veredito.
E o que isso tem a ver com aproveitar melhor todos os minutos do seu dia?
Da mesma forma que aquele júri, as informações que chegam a você ficam na sua cabeça até você resolvê-las. Assim, se você consulta seu Whatsapp, Instagram ou e-mail logo nos primeiros momentos do seu dia, e houver alguma informação lá que você precise resolver, você vai ficar pensando nela até resolver.
Mesmo que só possa resolver isso de noite, ela vai ocupar minutos importantes do seu dia, sem trazer resultado positivo nenhum.
Mas se você não consultar os contatos que recebeu logo no começo do seu dia, você pode seguir sua própria agenda em vez de reagir à agenda de todos.
Isso faz toda a diferença, pois você não começa seu dia desperdiçando energia mental pensando em todas as mensagens que recebeu desde que foi dormir.
Tenho um desafio: Sei que esperar até de tarde ou de noite para ler suas mensagens, não é viável para a maioria das pessoas, mas e esperar até as 10:00 da manhã? Ou então 9:00 ou mesmo 8:00? Será que é tão difícil? Dá realmente para você dizer que é IMPOSSÍVEL? Será que não vale a pena tentar? Talvez você perceba que, com a mente livre, você pode trabalhar naquilo que é mais importante para você, sem pensar no que o resto do mundo quer que você pense.
Dica #4 | Pratique o isolamento estratégico
Nesses breves minutos em que você puder se concentrar em algo, quer seja profissional, acadêmico ou pessoal, você quer estar 100% presente. Tirar o maior proveito possível.
Para isso há poucas alternativas melhores do que o isolamento estratégico.
Em outras palavras minimize, se não possível eliminar, toda e qualquer fonte de distração que possa comprometer a qualidade de sua concentração.
-
Peça que não ninguém te incomode, nesses minutos;
-
Desligue seu celular, ou ao menos coloque no silencioso, e tire do seu campo de visão, nesses minutos;
-
No computador ou laptop, só deixe abertos os programas que vai precisar, nesses minutos;
-
Bônus 1: Se não tiver que usar a internet desconecte, nesses minutos;
-
E uma dica bônus, oculte a barra de ferramentas, nesses minutos.
Agora façamos esse experimento mental:
Você conseguiu 20 minutos do dia. Olha para o relógio e vê que esse é o horário do dia que você sente mais criatividade. Ao olhar para sua lista de tarefas, vê que tem que fazer um resumo do assunto de uma das disciplinas que está estudando atualmente. Desliga o celular. Abre seu editor de texto. Oculta a barra de ferramentas do computador e desconecta da internet.
Eu pergunto:
“Você é capaz de me dizer que o resultado dessa atividade será o mesmo e terá a mesma qualidade caso você não tivesse tomado essas precauções?”
Dica #5 | Aja como alguém que quer produzir e não descansar
Certa tarde, terminei tudo que tinha que fazer, e não tinha nada mais para aquele dia. Não havia nada urgente que eu precisasse adiantar. Eram umas 16:30. Assim sendo, eu pude dar o dia como encerrado.
Aproveitei os minutos ganhos e fui assistir o próximo filme da minha lista.
Deitei no sofá e comecei. Não sei ao certo se foram 15 minutos ou 45 minutos, mas fui ficando lento, perdendo o fio da história, e daqui a pouco eu já estava sonolento. Em breve dormindo.
Resumo da ópera. Na hora do jantar não tinha assistido filme nenhum.
Algumas informações importantes. Na noite anterior eu havia dormido muito bem. Neste dia, depois do almoço ainda tive tempo de dormir um pouco.
Então como é que mesmo descansado, o sono bateu?
Pode haver muitas razões, que vão variar de pessoa para pessoa. Mas vou chamar atenção de uma que valerá para a maioria de nós.
Cometi um grande erro: Eu me deitei.
Ao me deitar eu passei uma série de informações para meu cérebro e meu corpo.
Deitar está relacionado com:
-
Descansar
-
Dormir
-
Relaxar
-
Não ficar pensando ou refletindo