Não sei se já ouviu essa história dos irmão gêmeos que tinha comportamentos completamente opostos.
Um era extremamente otimista, e o outro extremamente pessimista.
Preocupados com o futuro dos filhos, os pais consultaram um psicólogo para pedir ajuda.
Pais: “Doutor nossos filhos vão ter problemas no futuro, nosso filho otimista não vê nada negativo na vida, não vê perigo em nada, ele vai acabar se machucando. E nosso filho pessimista só vê o lado negativo da vida e nunca quer fazer nada diferente com medo das consequências negativas. Os dois comportamentos vão causar problemas quando eles crescerem, o Sr. pode nos ajudar?”
O psicólogo então sugeriu a seguinte estratégia para curar as crianças:
Psicólogo: “É fácil. Quando chegar o dia do aniversário deles, prometam para o seu filho otimista um Pônei, que é algo que ele quer, só que na hora do presente dêem para ele um balde de esterco. O choque de realidade entre o que ele espera receber e o que realmente vai receber, vai mostrar para ele que nem tudo é bom na vida e ele vai ficar curado. E em relação ao seu filho pessimista, prometam para ele uma bicicleta de 10 marchas, que ele quer, mas na hora do presente dêem uma de 12 marchas muito melhor do que a que ele está esperando. Ele vai perceber que coisas boas acontecem na vida e ficará curado”.
Os pais ficaram felizes com essas solução simples para o problema, nunca teriam pensado nisso. Prepararam tudo para o dia da festa e fizeram exatamente como o psicólogo mandou.
Deram o balde de esterco ao otimista ao invés do pônei, e uma super bicicleta para o pessimista, e deixaram eles sozinhos refletindo sobre a vida.
Algum tempo depois foram procurar as crianças para ver o milagre acontecer, mas encontraram o filho otimista, correndo pela festa com o balde de esterco na mão, todo feliz e saltitante. Eles abordaram a criança para saber o que aconteceu.
Pais: “Filho por que você está tão feliz se recebeu um balde de esterco ao invés de um pônei?”
Filho otimista: “Por que se o balde de esterco está aqui, o pônei não pode estar longe”.
Quando viram que a solução não tinha funcionado para o filho otimista, correram desesperados para procurar o filho pessimista e encontraram ele chorando como se o mundo fosse acabar. Eles perguntaram o que tinha acontecido:
Pais: “Filho por que você está chorando, você não recebeu um presente muito melhor do que esperava?”
Filho pessimista: “Recebi, e com essa bicicleta vou pode correr muito mais rápido do que com a que eu queria, é claro que vou cair e me machucar e ao invés de passar as férias brincando vou passar no hospital, buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!”.
# TODO MUNDO TEM UMA OPINIÃO SOBRE SUA VIDA, MAS SE LEMBRE QUE A VIDA É SUA
Essa anedota reforça um fato que já foi comprovado cientificamente por alguns experimentos.
Seres humanos possuem uma predisposição para certos comportamentos, e se essa predisposição existe, algumas pessoas vão tentar analisar os fatos como são e dar sua opinião sobre eles, mas outras vão torcer os fatos para se adaptarem ao que elas acreditam que é o certo.
Sempre que ouvirmos a opinião dessas pessoas temos que ter isso em mente para que não tomemos decisões que venham a prejudicar nossas vidas.
Para entendermos melhor queria que você conhecesse duas pessoas:
João
João vem de uma família de servidores públicos, pais e parentes, e ouviu a vida toda que um concurso público é o objetivo de sua vida e que vai dar segurança para ele até ele morrer.
Maria
Maria vem de uma família de comerciantes. Ela passou a vida toda ouvindo que empreender é a chance que uma pessoa tem de ter uma vida plena sem limites financeiros.
Imagine se você estiver conversando com João e Maria e disser para eles que passou num concurso, mas está pensando em largar para abrir um negócio.
João provavelmente vai ter uma lista enorme de razões para tentar fazer você desistir dessa ideia. Enquanto Maria vai ter uma série de argumentos do porque essa é uma excelente ideia.
Com quem está a razão?
Provavelmente nem com um, nem com a outra, pois qualquer ideia tem lados positivos e negativos. E aqui está o perigo de você se importar demais com a opinião dos outros.
# COMO LIDAR COM O CRITICISMO?
Receber uma crítica nunca é divertido, seja bem-intencionada ou de uma inimizade.
Se a crítica pretende ser construtiva, você pode usá-la para se tornar uma pessoa mais completa. E se o objetivo é apenas prejudicar, você precisa aprender a não se abalar com ela.
# MUDE SUA PERSPECTIVA
#1 | Conheça a diferença entre críticas destrutivas e construtivas
Este é o primeiro passo para poder lidar com críticas.
Você precisa entender as intenções da pessoa que está criticando você.
Antes de qualquer coisa você precisa se perguntar se a pessoa está ou não interessada no seu melhor.
Se for uma crítica totalmente negativa vamos ver mais a frente com lidar com ela, mas se a crítica for construtivas, então ela foi pensada para ajudar você. Logo, alguma coisa de útil dá para tirar dela.
O problema é que as vezes a forma como a pessoa tenta te ajudar é horrível e faz você não querer mais ouvir o que ela está dizendo. É neste momento que você precisa se concentrar na mensagem.
#2 | Aceite que você está longe da perfeição
Essa é uma ótima maneira de lidar com as críticas.
Se você deseja tirar o melhor das críticas que receber, então precisa aceitar que nem tudo que você faz é perfeito.
Toda pessoa tem falhas, e se você não vê nenhuma sua, então você não está se analisando tão de perto quanto deveria e provavelmente as outras pessoas vêem você de uma forma muito diferente de como você se ve.
Aqui está uma exercício fácil para você saber se você se desconectou da realidade:
Faça uma lista das suas 10 maiores falhas. Não precisa ser mais, mas não pode ser menos. Você consegue pensar em 10 coisas você precisa melhorar? Não consegue? Estão precisa de muito mais de críticas do que imagina. Este exercício não é para você se sentir mal, é para você perceber que tem muito espaço para melhorias em sua vida.
#3 | Não leve para o lado pessoal
O segredo para aproveitar críticas é nunca levar para o lado pessoal.
você sempre pode ver o lado negativo de algo, mas isso não quer dizer que não tenha um positivo.
Se seu chefe chama a atenção que a qualidade do seu trabalho tem caído nos últimos meses, uma possibilidade é que ele esteja perto de demitir você, mas outra possibilidade é que ele gosta de você e quer que você resolva esse problema justamente por não ter que te demitir.
#4 |Não seja tão sensível
Se você sempre se chora, fica na defensiva e se chateia quando alguém faz uma critica para você é bom começar a trabalhar sua resistência.
Tente se concentrar na mensagem e para de imaginar qual a intenção por trás da crítica.
Controle suas emoções ou isso pode comprometer sua reputação.
Você não quer a reputação de alguém que não tem estabilidade emocional para receber críticas.
Sabe por que?
Se as pessoas começarem a achar que você é sensível demais para ouvir críticas, é menos provável que lhe digam a verdade, e a única pessoa prejudicada aqui é você que vai sempre cometer os mesmos erros porque ninguém vai ter a coragem de te dizer a verdade.
# APRENDA A APROVEITAR A CRÍTICA POSITIVA
#1 |Escute com atenção o que estão querendo dizer e não a forma como disseram
Se você ouviu com atenção o que foi dito e percebeu que a mensagem é positiva, ou seja, a pessoa quer seu bem, então você pode analisá-la para que você possa começar a descobrir o que fazer em seguida.
Mas cuidado para não escolher olhar o lado negativo da mensagem.
Assim, quando você não recebe quase nenhum like de uma publicação sua você pode passar a tarde com raiva das pessoas que não te apoiaram, esse é um modo de encarar. O outro modo, é pensar que quem aprovou outras publicações e não essa, está apenas alertando você que neste caso em particular você tem o que melhorar.
E você pode passar a mesma tarde entrando em contato com elas e pedindo dicas de como melhor.
O mesmo evento mas com abordagens completamente diferentes.
#2 |Só porque você não gostou não quer dizer que não seja verdade
Se você receber uma crítica que não gosta, mas ela vier de uma pessoa que quer seu bem, é necessário considerar a possibilidade de que realmente exista alguma verdade nessas palavras.
É ainda mais provável que seja verdade, se essa não foi a primeira vez que você ouviu isso.
Se dez pessoas lhe disseram que você deixa tudo para a última hora, então elas não podem estar todas erradas completamente erradas, podem?
Reserve um momento para considerar a possibilidade de que essa pessoa realmente se preocupa com você e que o que ela está falando tem um fundo de verdade.
#3 |Faça um plano para resolver a crítica
Você aceitou que a crítica é válida, ótimo.
Mas não ache que com isso você fez grande coisa, você precisa fazer um plano para resolvê-lo.
Isso pode levar muito tempo mas nunca é tarde para começar.
Depois de elaborar um plano, ponha mãos à obra.
Se sua namorada pensa que você é egoísta, deixe ela escolher primeiro o sorvete na próxima vez que saírem.
Se seu chefe acha que você não tem compromisso com o trabalho, invista um pouco mais de tempo no próximo relatório de vendas.
Em outras palavras, mostre para você, antes de qualquer outra pessoa, que você é capaz de corrigir qualquer problema com que você precise lidar.
#4 |Agradeça pela crítica, publicamente se possível
Se você recebeu críticas respeitosas, dedique um tempo para agradecer , publicamente se possível. Agradecer às pessoas que lhe dão críticas honestas é um sinal de maturidade.
#5 |Pare de se enganar
Se acusarem você de se atrasar sempre, você pode dizer que não tem dinheiro para o Uber e depende do transporte público, e esquecer que podia sair um pouquinho mais cedo de casa.
Se acusarem você de sempre tirar notas baixas, você pode dizer que trabalha o dia todo e estuda de noite e não tem tempo de estudar, e esquecer que passa o final de semana fazendo maratona no Netflix.
Se acusarem você de vender pouco, você pode dizer que não nasceu para vendas, e esquecer que já faltou a três treinamentos de vendas oferecidos pela empresa.
Em relação a críticas entendo plenamente professor, pois passei por diversas que na verdade me deixou bastante frustrado ou seja, traumatizado. Ao decorrer do um tempo fui driblando cada uma delas ate eu saber lidar com que era verdadeiramente construtiva e destrutivas.
É a mais pura verdade Fernando. Temos que ter muito cuidado a quem damos ouvidos. E como conquências com quem compartilhamos tanto nossos bons momentos, quanto nossos momentos de dificuldade. Se escolhermos errado podemos estar dando energia para algo que não vai dar energia de volta.