Ferramentas Mentais

COMEÇAR NÃO É TÃO DIFÍCIL. RECOMEÇAR, QUANDO PARO POR ALGUMA RAZÃO, É O QUE TIRA TODA A MINHA ENERGIA

Que tal essa situação:

“Comecei minha dieta na segunda-feira a todo vapor. Na terça tudo perfeito. Na quarta, um pouco difícil, mas persisti. Na quinta-feira, festa surpresa de aniversário para Angela (eu havia esquecido). Não podia fazer essa desfeita. Mas foi só uma fatia de bolo de chocolate, um pudim, uma empada, um refrigerante (light claro), e apenas duas bolas de sorvete. Na sexta-feira decidi, vou começar o regime valendo na segunda-feira do próximo mês”.

Ou então essa situação:

“Decidi que toda manhã vou chegar no escritório, colocar uma aviso de não perturbe, e trabalhar a primeira hora do dia nos meus projetos mais importantes. O resto do dia é de todo mundo, mas a primeira hora é só minha. Segunda-feira cheguei no escritório, montei meu cartaz, e trabalhei como uma máquina durante uma hora. Produzi muito . Fiquei muito animado. Terça-feira arrumei tudo novamente, mas quando ia começar, infelizmente, Marcondes precisou de minha ajuda logo que cheguei, e nao deu para me concentrar.  Não desisti, na quarta-feira montei tudo, mas quando estava prestes a começar, Joana precisou que eu explicasse como operar a cafeteira do escritório, levou uma hora para ela entender. Na quarta-feira decidi que meu plano não é viável. Deixei para lá”.

As pessoas mais bem sucedidas do mundo também tem contratempos quando tentam implementar novos hábitos em suas vidas. O que destaca essas pessoas é sua capacidade de voltar rapidamente aos trilhos.

E essa capacidade de continuar de onde pararam ou foram interrompidas começa pelo fato de que essas pessoas escolhem se comprometer com coisas que são importantes para ELAS.

Você se surpreenderia se soubesse a quantidade de tempo que muitas pessoas gastam perseguindo coisas com as quais elas não se importam. Mas que quando não são alcançadas, fazem com que elas se sintam fracassadas por não conseguir algo que não era importante para eles.

Não faz sentido certo? Mas acontece. O tempo todo.

Em algum momento de sua vida vai acontecer de que você não será capaz de seguir a execução dessas coisas importantes como planejado. Nestes momentos você precisa de estratégias para lhe colocar de volta nos trilhos de seus objetivos e impedir que esse fato destrua sua energia de continuar.

Considere as estratégicas a seguir, como ferramentas poderosas que podem ajudar você a voltar aos trilhos quando imprevistos acontecerem.

ESTRATÉGIA #1 | O QUE NÃO ESTÁ ESCRITO SERÁ ESQUECIDO

coffee 2608864 640

E se você pensou “eu tenho uma excelente memória”, que pena, pois isso não tem nada a ver com memória. Tem a ver com compromisso.

Ver algo por escrito remete você a uma contrato. E neste caso um contrato muito especial firmado entre você e você, com o único objetivo de concretizar algo que é importante para você.

Descumprir isso, te fará se sentir mal com ninguém mais do que você.

Torne visível todas as atividades relacionada ao que planejou fazer. Se é uma tarefa ou compromisso coloque no seu calendário com data e hora específicas para serem executadas.

Use uma agenda para isso!

Já se é uma nova rotina que você quer implementar em sua vida então associe ela a alguma rotina pré-existente.

Por exemplo,  se você quer adquirir o hábito de ler um pouco depois de se acordar, mas já tem o hábito de tomar uma xícara de café toda manhã sempre que se levanta, que tal fazer café na noite anterior e deixar a o livro na cozinha embaixo da cafeteira

Assim quando você chegar para tomar seu café sagrado de toda manhã, o livro estará lá e assim aumentam suas chances de pegar ele e ler um pouquinho. Se ele estivesse no escritório ou na sala talvez você nem dele lembrasse.

Eu sei que essas estratégias podem parecer simples demais, ou mesmo sem aplicação prática, mas é muito fácil dizer para si que você vai mudar, mas se você não adotar algum modo de tornar essa decisão real e difícil de ser esquecida, as chances são de que se você escorregar, mesmo que seja uma única vez, não venha mais a se levantar.

ESTRATÉGIA #2 | PEQUENO NÃO É O MESMO QUE INSIGNIFICANTE

chihuahua 1031488 640

É bom não começar esse processo com a ilusão de que em breve tudo se encaixa e não haverá contratempos. Não é assim que funciona. Nem tudo se encaixará. E haverá contratempos o tempo todo.

Muitas vezes você não será capaz de cumprir completamente o que planejou.

E o perigo está em você pensar que, só porque não conseguiu fazer exatamente o que planejou,  aquilo que você consegui fazer não tem valor.

Quem começa pensando assim, pode acaber pensando que, se não dá para fazer tudo certo, então talvez não valha a pena continuar.

Pode ser que você não desista imediatamente. Se um contratempo acontece uma vez diminui seu ânimo, duas vezes diminui um pouco mais. Mas se isso se repetir algumas vezes, o ânimo desaparece completamente.

Neste momento, você para e não volta aos trilhos.

Se você foge da dieta um dia, você não sente que seu peso aumentou, se você foge duas vezes, também não dá para sentir esse peso todo. Mas em algum momento você vai perceber o efeito acumulado dessas pequenas escapadas.

Essa é a razão pela qual você deve cumprir o contrato que assumiu, a todo custo, fazendo ao menos alguma coisa, não importa quão insignificante ela pareça.

Na prática isso funciona assim:

  • Não dá para resistir ao bolo? Coma metade da fatia que ia comer.

  • Não está com coragem de fazer pernas hoje na academia? Corra 15 minutos na esteira do seu prédio.

  • Acordou muito tarde e não tem tempo de ler 30 minutos antes de sair para o trabalho? Leia 5 minutos.

Quando comparados com o que você deveria ter feito, essas atividades podem parecer pequenas, mas esse comportamento não tem nada a ver com os resultados que você quer atingir, tem a ver com o compromisso que você assumiu com você, de caminhar caminhar o caminho que escolhei, mesmo que a passos bem pequenininhos.

ESTRATÉGIA #3 | GARANTA QUE TEM ALGUÉM LÁ TE ESPERANDO, ISSO FAZ MILAGRES

bonding 1985863 640

  • Marque com Marcos para tomarem um açaí juntos depois do treino na academia;

  • Acerte para almoçar com a meninas que também estão fazendo dieta lá no seu trabalho;

  • Não estude sozinha na faculdade, monte um grupo de estudos na sala de reunião em grupos da biblioteca.

O que tudo isso faz, é que você pense duas vezes em desistir de fazer algo com que se comprometeu. Porque agora, se você falhar, estará falhando com outras pessoas além de você.

ESTRATÉGIA #4 | É NA ZONA DE DESCONFORTO QUE O REAL CRESCIMENTO ACONTECE, FUJA DO CONFORTÁVEL

beyond 2753554 640

Resolve essa equação para mim:

Imagine uma pessoa que consegue correr 5 km tranquilamente. Agora imagine que essa pessoa sempre que treina, não fazer nenhum esforço para correr um pouquinho mais. Daqui a 10 anos ela estará provavelmente correndo 10 km ainda, não porque não tenha capacidade de correr mais, mas simplesmente porque escolheu manter o que é confortável para ela.

Isso vale para tudo. Se algo está dentro de sua zona de conforto você vai ter sempre mais do mesmo.

Sempre que planejar algo que é importante para você pense em algo que exigirá um pouquinho mais do que você se acostumou a fazer. E de pouquinho em pouquinho, você será capaz de fazer cada vez mais e mais.

ESTRATÉGIA #5 | “DIGA-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS! DIGA-ME ONDE HABITAS QUE TE DIREI SE VOCÊ TEM CHANCES DE TER SUCESSO”

office scene 4255945 640

Da mesma forma que as pessoas que nos cercam e com que nos relacionamos influenciam nosso comportamento, as coisas que nos cercam influenciam nosso espírito.

Fotos, pinturas, livros, brinquedos, utensílios e outros objetos que nos cercam, são parte do nosso ambiente e podem nos levar a concretizar nossos objetivos ou perder completamente o rumo.

Se nós não projetamos o ambiente onde passamos a maior parte de nosso tempo trabalhando ou estudando, é possível que tenhamos lembretes visuais de coisas que façam com que percamos o foco daquilo que estamos fazendo no momento. Os post-its com as reuniões da semana fazem com que toda vez que olha para eles você se lembre de alguma coisa pendente e perca o foco.

Lembretes visuais também pode ser usados de forma positiva. A foto da praia onde você quer passar as suas férias num porta retrato na sua mesa, lembra você toda vez que você olha para ela, a razão de você estar fazendo hora extra todos os dias.

Portanto, desenhe seu ambiente de trabalho/estudos/convivência. Potencialize os lembretes que reforçam os compromissos que assumiu com você, e elimine ou minimize aqueles itens que tirem sua atenção do que é realmente importante.

Isso vale para os objetos que estão ao seu redor, mas vale também para os programas instalados em seu celular e computador. Na hora que estiver se concentrado no que é importante, dê um jeito de não deixar que esses programas sequestrem sua atenção.

DE VOLTA AOS TRILHOS E NO CONTROLE DE SUA JORNADA

gleise 1555348 640

Eu não disse que adotar essas estratégias seria fácil. Para começar é provável que você vá sentir que está perdendo mais do que está ganhando.

Mas se você usar essas estratégias para criar um plano para voltar aos trilhos rapidamente sempre que perder o rumo, em menos tempo do que pode imaginar, você pertencerá a esse grupo seleto de pessoas que passam mais tempo contando suas conquistas do que reclamando de seus fracassos.

4 comentários em “COMEÇAR NÃO É TÃO DIFÍCIL. RECOMEÇAR, QUANDO PARO POR ALGUMA RAZÃO, É O QUE TIRA TODA A MINHA ENERGIA”

  1. Maria Terêsa

    Olá, bom dia, professor Jaélison,
    Este assunto é muito pertinente, parece até que o senhor é um vidente, mas sei que é fruto de pesquisas e estudos para tanto conhecimento assim tão esclarecedor, e tbm as dicas de como proceder para melhorar e transformar a experiência desagradável em excelente, com otimismo, força e persistência!
    Começar, às vezes parar , continuar, porém nunca desistir. Seguir tentando até conseguir.
    Mas uma vez obrigada! Valeu!
    Abraços e até a próxima!

    1. Oi Terêsa,

      Eça de Queirós já disse “Não há nada novo sob o Sol” em A Cidade e as Serras. E a ciência ajuda a identificarmos aquelas coisas que mais se repetem, para o bem e para o mal. Portatno o segredo e fazermos menos do que faz mal, fazermos mais do que faz bem e trocarmos experiências com outras pessoas para que nossa jornada seja ainda mais prazeiroza e sem transtornos.

  2. Sergio juca

    As metas para mim como para muitos são difíceis de atingir mas aprendi sempre a fazer um parâmetro com coisas que me dão prazer e que faço sem sacrifício algum e coloco as coisas “difíceis” lado a lado , e não raro descubro que a questão não era dificuldade mas prioridade .

    1. Perfeito Sérgio. A maior parte das coisas na vida são uma questão de prioridade sobre dificuldade. Tempo é uma questão de prioridade. E eu diria que se você priorizar corretamente, mesmo que no final do dia não tenha feito tudo que desejava fazer, mesmo assim estará feliz por ter priorizado o que é importante. Assim sendo prioridade é também uma questão de felicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima