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APRENDA A CUIDAR (PROFISSIONALMENTE) DE SUA REDE DE CONTATOS

Se você parar para pensar um pouco, aumentar sua rede de relacionamentos profissionais não é na realidade algo difícil de fazer.

Há, atualmente, uma abundância de oportunidades de conhecer pessoas novas.

Existem os eventos online, as redes sociais, grupos de interesses e uma porção de outras atividades em que você pode se engajar para conhecer novas pessoas e assim aumentar sua rede de contatos.

Se você já não faz, é um bom momento para investir seu tempo para aumentar sua rede de relacionamentos profissionais.

Mas, nem todo mundo sabe como gerar benefícios para a carreira em função dessa rede. Ao menos benefícios que sejam significativos para as suas carreiras. Mesmo pessoas que têm redes de relacionamentos enormes.

Uma coisa é conhecer muita gente, outra coisa é fazer com que essas pessoas conheçam você, saibam do que você é capaz de fazer, e se lembrem de você quando as oportunidades de carreira surgirem.

Para que isso aconteça você precisa tratar seus contatos profissionalmente, e  para isso você vai precisar de um sistema de gerenciamento desses contatos, que garanta que você tenha contato constante com todo mundo, com frequência suficiente para não cair no esquecimento.

TUDO EM UM ÚNICO LUGAR, UM ÚNICO LUGAR PARA TUDO

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Se você já tem o hábito de cadastrar as informações das pessoas com quem você entra em contato em um único lugar, isso é ótimo, parabéns.

Mas a maioria de nós acaba não tendo muito rigor nessa categoria. 

Quando o assunto são contatos com pessoas, esses contatos vão ficando ao longo do caminho. 

Alguns ficam na agenda do celular, outros naquele grupo de Whatsapp, ficam anotados na sua agenda.

E na hora que você precisa de alguns deles, de cara você já tem uma barreira inicial: LEMBRAR ONDE FOI QUE VOCÊ ANOTOU AQUELA INFORMAÇÃO.

Na melhor das hipóteses você pode perder tempo para achar a informação que precisa e, na pior, você pode acabar não achando.

Por isso, a primeira etapa para ter uma rede de contato profissionalmente gerenciada, é consolidar todos os seus contatos em um único lugar. 

Há muitas alternativas para você gerar esse banco de informações sobre seus contatos. Há soluções, gratuitas, para todos os gostos.

Algumas permitem que você crie bancos muito complexos, como é o caso do Notion. O Notion é indicado para quem tem conhecimentos de tecnologia do médio para o avançado. 

No entanto, para a maioria das pessoas o serviço de Contatos do Google é uma escolha garantida. 

Tem todo tipo de recurso que você possa pensar para garantir que sua lista de contatos profissionais esteja sempre atualizada. 

E se no futuro você precisar de recursos mais sofisticados como o que o Notion ou outros aplicativos podem oferecer, você sempre pode migrar seus dados para lá.

O importante é que todo mundo que você conhece tenha seus dados registrados em um único lugar.

Essa etapa é indispensável para você criar um sistema que permita que você gerencie de forma eficaz sua rede profissional de contatos.

AGRUPE AS PESSOAS EM CATEGORIAS DIFERENTES

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Como falei no começo, há muita gente que conhece uma  multidão de pessoas, mas na prática não transforma isso em benefícios para suas carreiras.

Para se relacionar com essas pessoas de forma profissional, você precisa criar categorias que enquadrem essas pessoas no tipo de relações que você tem com elas.

E tenha em mente que uma única pessoa pode estar em múltiplas categorias.

Se você trabalhar com sua irmã, ela estará na categoria Família, mas também na categoria Colegas de Trabalho.

Uma das características mais importantes de um bom sistema de gerenciamento de rede de relacionamento, é a capacidade de agrupar as pessoas em categorias.

Assim, você não só consegue falar com uma pessoa individualmente, mas é capaz também de entrar em contato com um grupo de pessoas que tenham alguma característica ou interesse em comum.

Por exemplo, talvez no seu trabalho você tenha 10 colegas, mas apenas 5 dessas pessoas se interessem em trabalhos voluntários para causas sociais.

Se você categoriza esses colegas, então quando você precisar de gente para uma causa social, vai entrar em contato apenas com 5 delas e não vai incomodar as outras que não tem interesse nesse tipo de atividade.

Atenção, esse exemplo é mais poderoso do que pode parecer a princípio, por isso vou detalhar um pouco mais.

Olhe o assunto pelos olhos de quem recebe contatos seus. 

Você começa a ser uma pessoa que não entra em contato para falar de coisas que não interessam a elas. 

Quando você entra em contato, sempre é para algo que é relevante. Algo que pertinente.

Você não é aquela pessoa que repassa para todo mundo, tudo que chega em você, e com pouco tempo ninguém aguenta mais, pois você vira uma fonte de distração e não de informação.

Um sistema de gerenciamento de rede de contatos permite que você seja uma fonte de informação e não de distração.

Como consequência essas pessoas começam a prestar mais atenção no que você diz.

Aqui estão alguns exemplos de categorias de contato que você pode ter:

  • Amizades 

  • Profissional 

  • Lazer 

  • Escalão Gerencial

  • Escalão da Diretoria

  • Pessoas de Recrutamento 

  • Especialistas em Tecnologia

  • Especialistas em Carreira

  • Família

  • Colegas

  • Inspiração

  • Religião 

  • Esportes 

  • Parcerias 

A lista não tem fim, a minha lista não é a sua lista, o importante é existir essa lista.

Ficou meio estranha essa frase acima não foi? Mas vou deixar pois ela é muito verdadeira!

Quando as pessoas que você conhece estão agrupadas em categorias fica mais fácil você falar com elas usando linguagens diferentes, sobre assuntos diferentes, com objetivos diferentes.

No final, VOCÊ se torna uma pessoa DIFERENTE aos olhos dessas pessoas.

NÃO DEIXE QUE ESQUEÇAM DE VOCÊ

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É natural que pessoas com quem você conversa frequentemente vem a mente mais rapidamente quando alguma oportunidade aparece.

Logo, se você souber de uma oportunidade de emprego, ou um desconto interessante num curso, é muito mais fácil lembrar de uma pessoa com quem você conversou há alguns dias, do que outra com que você falou da última vez no ano passado.

Você pode perder muitas oportunidades na carreira simplesmente porque alguém, na sua rede de relacionamentos, não lembrou que você teria interesse nela.

Logo, é muito importante você conseguir estabelecer uma conversa com alguma frequência com as pessoas importantes na sua rede de relacionamentos profissionais.

Mas você precisa tomar cuidado para não ser uma coisa gratuita.

Ligar só por ligar de vez em quando pode parecer estranho ou mesmo inconveniente.

Ligar para aquele gerente de uma empresa onde você gostaria de trabalhar, do nada, só para perguntar como ele está pode parecer estranho.

Existem outras estratégias mais eficazes, transparentes e autênticas que você pode adotar para manter um relacionamento profissional com essas pessoas, principalmente por conta do advento das redes sociais.

  • Você pode ficar sabendo que uma pessoa conseguiu um emprego novo que ela desejava muito quando ela compartilhar isso, entre em contato com ela para parabenizá-la;

  • Se por acaso você estiver passando perto do lugar onde essa pessoa trabalha num horário conveniente talvez seja uma boa ideia convidá-la para tomar um café;

  • Você viu nas notícias que essa pessoa conquistou algo importante na carreira, ligue para parabenizá-la;

  • Ela está esperando um evento importante acontecer; entre em contato para dizer que está torcendo por ela;

  • Você encontrou uma informação que acha que vai interessar muito a ela.

Se você ficar de olho, vão aparecer várias oportunidades como essa.

Além disso, há outros eventos mais frequentes como Aniversários; Ano Novo; Formatura e uma série de datas importantes que você pode adotar para entrar em contato com as pessoas.

E com um bom aplicativo você pode agendar esses lembretes para não ter que pensar neles até as datas chaves chegarem.

Se você não tem nada disso funcionando, não vou dizer que é algo que você pode montar da noite para o dia. 

Mas, investindo um pouco de tempo todo dia, em breve seu sistema vai estar configurado, dando o mínimo de trabalho para você mantê-lo, e plantando sementes importantes para sua carreira no futuro.

Para cada relacionamento que você tiver, você sempre vai poder destacar uma data ou evento que justifique seu contato de tempos em tempos.

Lembre, que as estratégias que estou tratando aqui não precisam ser aplicadas a TODO MUNDO da sua lista de contatos.

Mas deveria ser aplicada a todas as pessoas que você julga que podem ser importantes na sua carreira.

E o mais importante, se você centralizou seus contatos em um aplicativo, provavelmente ele tem a opção de agendar esses contatos para lembrar você quando a data chegar.

NUNCA FIQUE SEM ASSUNTO

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Você pagaria por um jornal que só tivesse as notícias de ontem?

Provavelmente não, simplesmente porque notícias velhas não dão boas conversas.

Todo mundo gosta de falar do presente e dos planos para o futuro.

Logo, um sistema de gerenciamento de seus contatos não vai funcionar bem se você não tiver o hábito de mantê-lo atualizado.

Logo se um fato interessante surgir, sobre uma pessoa importante para sua rede de relacionamentos profissionais, anote e atualize essa informação no seu sistema:

  • Se a pessoa concluir uma nova formação, anote;

  • Se ela mudar de celular, anote;

  • Se a filha dela nasceu, anote;

  • Aquela última vez que conversou com ela, anote;

  • O que vocês conversaram da última vez que falaram, anote.

Se você tentar fazer tudo isso hoje para todo mundo que você conhece, não vai conseguir. 

Lembre-se estamos falando de um sistema de gerenciamento de contatos PROFISSIONAIS.

Não são tantas pessoas assim, apesar de não serem poucas.

Mas se você tornar essas práticas um hábito, vai se surpreender como pode ter um sistema completo e muito atualizado em pouco tempo.

MAIS ISSO É MEIO QUE LOUCURA NÃO?

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Sei que você pode estar pensando isso agora.

Mas vale a pena refletir um pouco. Cerca de 80% dos profissionais de sucesso identificam sua rede de relacionamentos profissionais como um instrumento indispensável no crescimento de sua carreira.

Agora, imagine uma pessoa que investiu tempo e dinheiro em sua graduação, sua pós-graduação, em cursos, em congressos e sabe-se lá em quantas formações mais, mas não pensou em criar, investir e manter uma rede de relacionamentos profissionais poderosa.

Sabe o que essa pessoa é?

Ela é uma pedra preciosa em estado bruto, dentro de um saco de seda, dentro de uma caixinha de ouro, dentro de um baú de marfim, dentro de uma caverna, lá no fundo do oceano, que ninguém sabe que existe.

Se alguém soubesse que ela existe ela teria chances de ser lapidada e se transformar num diamante precioso. Mas para isso precisaria ser encontrada.

Não seja essa pessoa, garanta que vão encontrar você quando as oportunidades aparecerem.

E quanto à pergunta

Isso é meio loucura não?

Bem, a meu ver, ter uma pedra preciosa na mão e não fazer nada com ela é mais louco ainda.

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