Edição #9
Mindset
A NOVA PSICOLOGIA DO SUCESSO
de Carol S. Dweck, ph.D.
"No livro Mindset, Carol S. Dweck explica por que não são apenas nossas habilidades e talentos que nos trazem sucesso - mas a forma como abordamos essas habilidades e talentos que pode ser usando uma mentalidade fixa ou de crescimento. Ela esclarece porque elogiar a inteligência e a capacidade não promove a auto-estima e leva à realização, mas pode realmente comprometer o sucesso. Com a mentalidade certa, podemos motivar nossos filhos e ajudá-los a melhorar suas notas, bem como alcançar nossos próprios objetivos, pessoais e profissionais. Dweck revela o que todos os grandes pais, professores, CEOs e atletas já sabem: como uma idéia simples sobre o cérebro pode criar um amor pelo aprendizado e uma resiliência que é a base de grandes realizações em todas as áreas."
JAÉLISON RODRIGUES
PREFÁCIO
Carol S. Dweck é professora de psicologia de Lewis e Virginia Eaton na Universidade de Stanford e conhecida e reconhecida por seu trabalho sobre traços psicológicos da mentalidade em Mindset inglês daí o livro em português ter mantido esse título.
Mas o subtítulo A NOVA PSICOLOGIA DO SUCESSO dá uma dica de para onde o livro vai nos levar.
No livro Carol resume décadas de pesquisas sobre comportamento em 8 capítulos, onde assim estruturados:
- Os capítulos de 1 a 3 expõem a teoria básica e as evidências que dão suporte à existências desses modelos mentais (Mindsets). Paralelamente, ela lança uma luz sobre conceitos como fracasso, esforço e o que significa ter talento.
- Os capítulos de 4 a 7 expandem os capítulos anteriores com exemplos práticos encontrados em esportes, negócios, relacionamentos e ensino. Aqui você aprenderá como lidar com as adversidades e obter a vitória como resultado de aprender e melhorar. O objetivo dessa parte do livro é levar quem lê a entender que é possível mudar sua mentalidade para uma mentalidade vencedora.Esta parte do livro tem o potencial de transformar sua mentalidade em uma mentalidade vencedora.
- E o capítulo 8 nos fornece orientações práticas sobre como adotar uma mentalidade que nos permite crescer.
Carol nos dividem em dois tipos de mentalidade:
- Mentalidade fixa
- Mentalidade de crescimento
O livro apresenta a teoria que fundamenta a existência desses dois tipos de mentalidade. Todos nós temos essas duas mentalidades, mas é a forma como elas estão equilibradas que nos tornam quem somos.
OS TIPOS DE MENTALIDADE
Isso nos afeta principalmente ao aprender ou enfrentar desafios. É por isso que é tão importante entender esses dois modelos mentais, e vamos começar descrevendo cada um deles.
A mentalidade fixa acredita que a inteligência é estática. Isso leva ao desejo de parecer inteligente e, portanto, causa uma tendência a evitar desafios, ficar na defensiva ou desistir facilmente, ver o esforço como infrutífero, ignorar feedback negativo útil e sentir-se ameaçado pelo sucesso de outros. Qualquer tipo de revés é percebido como falha. Como resultado, uma pessoa com uma mentalidade fixa pode chegar ao platô mais cedo e não atingir todo o seu potencial.
A mentalidade de crescimento acredita que a inteligência pode ser desenvolvida. Isso leva a um desejo de aprender e, portanto, causa uma tendência a aceitar desafios, persistir em face de contratempos, ver o esforço como o caminho para o domínio, aprender com as críticas e encontrar lições e inspiração no sucesso de outras pessoas. Para alguém com a mentalidade de crescimento, o fracasso não permite que ela cumpra seu potencial. Uma pessoa com a mentalidade de crescimento pode atingir níveis mais altos de conquista.
Compreender qual mentalidade governa suas decisões é portanto absolutamente importante, pois essa mentalidade define nossa realidade. A vida é 10% do que acontece conosco e 90% como reagimos a ela. Então, como essas duas mentalidades afetam nossas reações?
Acreditar que as habilidades são fixas torna cada falha um lembrete de nossa inadequação. Dessa forma, mentalidades fixas são auto sabotadoras. Não apenas as pessoas com uma mentalidade fixa evitam correr riscos, elas também desistem mais facilmente de si mesmas e dos outros em muitos: no lazer, no trabalho, na escola e em casa.
Mas quando adotamos uma mentalidade de crescimento e acreditamos que os traços e habilidades são treináveis - que sempre podemos melhorar - mudamos totalmente nossa abordagem. As derrotas tornam-se oportunidades de aprendizado e os contratempos estabelecem novos limites que podemos testar, forçar e melhorar. Uma mentalidade de crescimento não apenas torna possível o crescimento: também torna o processo emocionante.
PONTOS IMPORTANTES
#1 | Destemor
Este livro vai ajudar você a perder completamente o medo do fracasso. Mesmo quem se considerar ter uma mentalidade de crescimento sempre haverá certas áreas em que você acha que não tem que melhorar e é nesses momentos em que essa Mentalidade Fixa pode impedir seu crescimento.
#2 | Trabalhar duro e desistir
A mentalidade fixa despreza o trabalho duro e fica com raiva quando algo é desafiador. Seu primeiro instinto é parar, pois acha que você "parecerá burro" por ter que fazer um esforço para fazer algo que outras pessoas fazem com facilidade.
Sabendo que é assim que a mentalidade fixa funciona, você poderá interrompê-la antes que ela assuma o controle.
Em outras palavras, você será capaz de reconhecer que é sua mentalidade fixa que impede seu progresso e não deixa você melhorar. Tudo que você precisa fazer é se concentrar e trabalhar até ter resolvido o que estava tentando resolver ou feito o que estava tentando fazer. Não haverá desculpas entre você e seu objetivo.
#3 | Sucesso
Como dito anteriormente, depois de entender as duas mentalidades e aprender a controlá-las, obter sucesso é apenas uma questão de tempo. Você será capaz de melhorar a cada desafio que enfrentar. Você não terá medo do fracasso e ousará ter sucesso.
O livro é repleto de exemplos de pessoas e empresas de sucesso nos ajuda a perceber que o talento tem pouco ou nada a ver com esse. Ser bem-sucedido depende em grande parte de nossa atitude, e não unicamente do nosso ambiente ou de fatores externos.
UM PONTO NEGATIVO
Carol S. Dweck é uma renomada pesquisadora no campo da psicologia social e estuda esse mesmo campo há mais de 30 anos.
Por causa de seu estilo acadêmico, o livro às vezes fica chato.
Para pessoas que não estão acostumadas a ler artigos científicos, algumas partes deste livro podem ficar pesadas.
Principalmente nos primeiros capítulos, ela parece repete as mesmas idéias repetidas vezes.
Entendo que é para reforçar a importância dos conceitos mas mesmo assim fica pesado em alguns momentos.
PONTOS POSITIVOS
Entretanto o ponto que achei fraco do livro é também seu ponto mais forte, que é o fato de que tudo que Carol trata no livro provém de uma pesquisas científicas.
Ao contrário da maioria dos livros de auto-ajuda, este é acompanhado por mais de 30 anos de pesquisa e muitos artigos diferentes.
Por isso, podemos ter certeza de que os conceitos sobre os quais ela fala são reais e podem ser confiáveis.
CONCLUSÃO
Embora os primeiros capítulos sejam lentos e repetitivos, os capítulos 4 a 7 são preenchidos com exemplos úteis.
Você aprenderá como aplicar as mentalidades em diferentes campos.
Ao fazer isso, este livro pode impactar seus relacionamentos e sua atitude em relação ao trabalho, desafios e carreira.
E só isso já é uma excelente razão para você lê-lo.
A Biblioteca do Ferramentas Mentais
AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR MINHAS INDICAÇÕES DE LIVROS PARA IMPULSINOAR SUA CARREIRA
Se você perdeu uma edição anterior do Clube do Livro, você a encontrará na Biblioteca do Ferramentas Mentais.
Para participar das promoçoes e sorteios você precisa assinar o Clube do Livro e passará a receber as notificações por e-mail.