Edição #15

 

Hiperfoco

 

de Chris Bailey

   

"A tese abrangente de Chris Bailey em Hiperfoco (Como trabalhar menos e render mais) é que as empresas de tecnologia são realmente muito boas em fazer com que você pare o que for mais importante que você está fazendo, e gaste tempo em qualquer aplicativo ou site em que eles estão ganhando enormes quantias de dinheiro e, portanto, nossos cérebros são constantemente superestimulados.. Ao aprender a conviver com mais tédio, Bailey argumenta, torna mais fácil se sentir presente em todos os aspectos de nossas vidas: trabalho, relacionamentos e o que mais você quiser fazer com seu tempo."

 

JAÉLISON RODRIGUES

PREFÁCIO

 

Hiperfoco é um guia prático para gerenciar sua atenção - o recurso mais poderoso que você precisa para se tornar mais criativo, realizar tarefas e viver uma vida significativa. 

 

Atualmente nossa atenção é constantemente sobrecarregada. 

 

Por um lado nossos cérebros lutam contra fazermos várias tarefas ao mesmo tempo e por outro nos sentimos compelidos a realizar várias tarefas ao mesmo tempo, enquanto enchemos cada momento de nossas vidas até a borda com distrações em fim. 

 

O Hiperfoco é um antídoto para viver neste mundo de distração e estímulo constantes. 

 

Este livro oferece um arsenal de ferramentas para que você possa recuperar sua atenção que o mundo ao seu redor vem roubando.

 

As três principais ideias do livro que merecem ser citadas são:

IDEIA #1 | NOSSA ATENÇÃO É FASCINANTE

 

Centenas de estudos mostram que nossa mente divaga muito por causa de estresse, tédio, problemas pessoais, sobrecarga no trabalho, e quando estamos fazendo algo que é chato ou desinteressante.

 

Se trabalharmos num ambiente de escritório aberto, daqueles tipos sem paredes e com baias, nossas chances de nos distrairmos é 64% maior. E também são maiores as chances de outras pessoas nos interromperem.

 

Estudos mostram que as pessoas nos interrompem de maneira mais estratégica - como quando nos levantamos depois de terminar uma teleconferência.

 

Nós levamos cerca de 50% mais tempo para terminar uma tarefa, se ficarmos alternando entre tarefas, ao invés de nos concentramos em uma até ela ter terminado.

 

Se estamos com sono ou em um estado de cansaço, então temos apenas 40% de nossa atenção disponível para trabalho, estudos e as pessoas ao nosso redor.

 

E se você for uma pessoa impulsiva, tentar bloquear distrações vai aumentar ainda mais seus níveis de estresse. Curiosamente, se você é uma pessoa impulsiva, se distrair de vez em quando ajuda. Mas cuidado, pois impulsividade está altamente correlacionada com procrastinação.

IDEIA #2 | GERENCIAR SUA ATENÇÃO ESTÁ SOB SEU CONTROLE

 

Apesar de diversas pesquisas mostrarem que distração é um mal instalado em nossa sociedade, existem dezenas de estratégias simples que podemos adotar para focar mais profundamente. 

 

No livro  você aprenderá sobre inúmeras estratégias de foco, todas apoiadas por pesquisas científicas, como por exemplo:

 

  1. Se tornar consciente das coisas que realmente tiram sua atenção;
  2. As quatro etapas para entrar em Hiperfoco;
  3. A razão pela qual, tornar seu trabalho mais difícil, pode, na realidade, ajudar você a se concentrar mais profundamente;
  4. Identificar as distrações que vale a pena você eliminar em sua vida;
  5. Consumir cafeína da maneira certa para aumentar seu foco;
  6. Como criar um modo sem distrações no qual trabalhar.

 

Essas são algumas idéias - dentre  dezenas mais abordadas no livro - permitirão que você se concentre de maneira mais profunda e clara a cada dia.

IDEIA #3 | DISTRAÇÕES PODEM SER MAIS CARAS DO QUE VOCÊ IMAGINA

 

Uma parte interessante do livro é a ligação que ele estabelece entre as distrações e o preço que temos que pagar por elas.

 

Quando não estamos no controle de nossas vidas, estamos, na realidade, trabalhamos no modo de piloto automático.

 

Nesse formato, nossa atenção é facilmente captada pelo que é imediato e conveniente, como nossos telefones, notificações de mensagens, pela televisão e outra série de fontes de distração.

 

As distrações nos custam minutos valiosos de produtividade.

 

Num dia normal, quando estamos na frente do computador, alternamos entre tarefas a cada 40 segundos. E se paramos para fazer algo, então precisamos em média de 20 minutos para voltar aos trilhos. 

 

Mas o verdadeiro custo da distração é mais profundo do que apenas o preço que nossa produtividade paga. Quando estamos imersos em distrações, nossas vidas são menos significativas. Quando nossa atenção é dividida, nosso cérebro processa o mundo à nossa volta de maneira diferente do que quando simplesmente focamos no que é significativo e produtivo. 

 

Também nos tornamos menos criativos quando nos distraímos continuamente, pois temos menos espaço de atenção para pensar e refletir. 

 

Se formos fazer as contas, desperdiçamos anos de nossas vidas por conta das distrações.

 

Entretanto, o antídoto para viver em um mundo de distração é simples: administrar deliberadamente sua atenção. Tornar isso uma parte importante da sua vida. Abrir espaço no seu dia para controlar as distrações e direcionar sua atenção.

CONCLUSÃO

 

Nossa atenção nunca foi tão sobrecarregada como é hoje e nunca estivemos tão ocupados ao realizar tão pouco. 

 

Em Hiperfoco, Chris Bailey fornece ideias sobre como podemos gerenciar melhor nossa atenção. Ele revela como o cérebro alterna entre dois modos mentais - Hiperfoco, nosso modo de concentração profunda e o Foco de Dispersão, nosso modo criativo e reflexivo - e como o caminho mais seguro para sermos nossos eus mais criativos e eficientes no trabalho é combiná-los. 

 

Os melhores planos de produtividade exigem estratégias e táticas,  e em Hiperfoco você vai encontrar bons exemplos de ambas.

A Biblioteca do Ferramentas Mentais

AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR MINHAS INDICAÇÕES DE LIVROS PARA IMPULSINOAR SUA CARREIRA

Bem-vindo à biblioteca do Ferramentas Mentais!

Se você perdeu uma edição anterior do Clube do Livro, você a encontrará na Biblioteca do Ferramentas Mentais.

Para participar das promoçoes e sorteios você precisa assinar o Clube do Livro e passará a receber as notificações por e-mail.

Que conhecer mais sobre o Ferramentas Mentais?

JUNTE-SE À COMUNIDADE

Rolar para cima