Edição #14

 

Motivação 3.0

 

de Daniel H. Pink

   

"Quando se trata de motivação, há uma lacuna entre o que a ciência sabe e o que as empresas vem praticando dentro do ambiente de trabalho. O atual sistema de trabalho é construído em torno de motivadores externos, de recompensas e punições para tratar a questão da motivação. Segundo Pink afirma, esse sistema de recompensas e punições para trazer controle e motivação para as pessoas é antiquado e está ultrapassado, e já não vem funcionando bem já há algum tempo. Uma atualização se fazia necessária, e a ciência mostra o caminho. A nova abordagem proposta em Motivação 3.0 - A surpreendente verdade sobre o que realmente nos motiva de Daniel H. Pink possui três elementos essenciais: 1. Autonomia - o desejo de dirigir nossas próprias vidas. 2. Excelência - o desejo de melhorar cada vez mais em algo que importa. 3. Propósito - o desejo de fazer o que fazemos a serviço de algo maior que nós mesmos. Segundo pink ao adotarmos os princípios de autonomia, domínio e propósito, poderemos ver uma transformação positiva em nossas vidas. ."

 

JAÉLISON RODRIGUES

PREFÁCIO

 

Motivação 3.0 - A surpreendente verdade sobre o que realmente nos motiva de Daniel H. Pink é um daqueles livros que faz você se perguntar por que estamos tendo tantos problemas para superar os modelos de negócios usados atualmente com as pessoas. 

 

Daniel Pink usa a imagem da estratégia usada antigamente de amarrar uma cenoura na ponta de uma vara e colocar a cenoura a alguns centímetros do cavalo que puxa uma carroça. 

 

O animal com fome tentaria se aproximar para comer a cenoura, mas quanto mais andasse mais a cenoura se afastaria, e essa era maneira simples de fazer o animal trabalhar prometendo uma recompensa para ele.

 

O que Daniel Pink chama a atenção é que esse tipo de estratégia não funciona bem no século XXI, hoje precisamos melhorar a autonomia, domínio e objetivo das pessoas

 

Motivação 3.0 destaca alguns pontos importantes. Particularmente, ele destaca quais tipos de trabalho podem ser motivados por cenouras e varas e quais não podem. 

 

Ou seja, ele sugere que diferentes partes de uma empresa podem ter diferentes estratégias. 

 

Ele chama a atenção de que as empresas precisam se adaptar e evoluir. Um ótimo exemplo disso é a pergunta que foi feita em 1995 para a população: 

 

Que Enciclopedia  você espera que sobreviva com o passar do tempo:

 Encarta ou Wikipedia?

 

Em 1995 consideraram o surgimento de um outro tipo de enciclopédia, a Wikipédia, onde as pessoas participam voluntariamente da construção desse conhecimento online.

 

Para Pink passamos de um mundo de Motivação 2.0 (recompensas e punições) para um mundo do Motivation 3.0 (satisfação inerente ao próprio trabalho). 

 

Em outras palavras, tarefas rotineiras ainda podem se beneficiar de incentivos (ou seja, Motivação 2.0); mas para os criativos, os incentivos podem ter um efeito limitador e portanto precisam de um outro tipo de motivação (ou seja, Motivação 3.0).

ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA MOTIVAÇÃO 3.0

 

Nesse contexto existem três elementos estruturais na Motivação  3.0: 

 

1) Autonomia;

2) Excelência;

3) Propósito.

Autonomia

 

Um exemplo de empresa que "obtém" autonomia é o Google, que libera 20% do tempo dos funcionários para eles se dedicarem a projetos de seu interesse, desde que alinhados com os objetivos da empresa. Alguns exemplos de produtos que saíram desses 20% do tempo são o Gmail e o Google Notícias.

 

O CEO da Zappos, Tony Hsieh, analisou ainda mais profundamente a autonomia: "Estudos demonstraram que o controle pessoal que uma pessoa sente ter sobre seu trabalho é um componente importante de sua felicidade. 

 

No entanto, o que as pessoas sentem que desejam controlar realmente varia, então não existe realmente um aspecto da autonomia que seja universalmente aceito como o mais importante. 

 

Indivíduos diferentes têm desejos diferentes, de modo que a melhor estratégia para um empregador seria descobrir o que é importante para cada funcionário.

Excelência

 

Sob domínio, há uma discussão sobre aprender francês que é bastante esclarecedora. Já parou para pensar que aprender francês para passar em um teste não é o mesmo que ter o objetivo de falar fluentemente francês. 

 

Ambos os objetivos podem estimular a conquista, mas apenas um leva à excelência.

 

No caso da prova o objetivo é passar no caso de falar fluentemente o objetivo é aprender.

 

Logo, dominar algo acontece quando uma pessoa entra em fluxo, aquela sensação de que o tempo voa quando estamos fazendo o que gostamos. Apesar desse sentimento existir, Pink adverte: 

 

"Por mais maravilhoso que seja o fluxo, o caminho para a maestria ... não é revestido de margaridas e coberto por um arco-íris. Se assim fosse, mais de nós faríamos a viagem da excelência". 

 

Essa ideia é reforçada por outro escritor que já fez parte aqui do Clube do Livro, no caso Malcolm Gladwell autor de Fora de Série. No livro ele  menciona a regra das 10000 horas de estudos como uma carga horária mínima, para dentre outras coisas, ser possível atingir a excelência em qualquer área.

 

A aqui é que ser profissional é fazer as coisas que você gosta de fazer, nos dias em que não tem vontade de fazê-las

Propósito

 

A ideia básica desse tópico não deve ser novidade para ninguém, as pessoas querem uma vida e um trabalho cheios de propósito. A valor do que Pink faz no livro, é que ele une aos outros dois conceitos de autonomia e excelência essa questão do propóstio, mostrando que a autonomia e a excelência ajudam a dar ainda mais força aos nossos propósitos.

CONCLUSÃO

 

Uma coisa que o livro busca deixar clara é que há uma enorme incompatibilidade entre o que a ciência sabe e o que as empresa praticam quando o assunto é motivação.

 

No entanto, sempre que existe uma lacuna, isso significa que há oportunidades. 

 

As empresas que entenderem como criar um ambiente onde seus colaboradores acordem com vontade de ir trabalhar sairão na frente da concorrência.

 

E se lembre, empresas são feitas de pessoas, e portanto as ideias desse livro podem ajudar você a ser essa pessoa, que faz a diferença nessas empresas que criam ambientes propícios à motivação.

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