Edição #13

 

(In) Distraível

 

de Nir Eyal

   

"Em (In) distraível, o designer comportamental Nir Eyal mostra como seria a vida se você seguisse suas intenções e não se deixasse levar por distrações. Em vez de sugerir uma desintoxicação digital, Eyal revela a psicologia oculta que o leva à distração e ensina como fazer pactos consigo mesmo para manter seu cérebro nos trilhos."

 

JAÉLISON RODRIGUES

PREFÁCIO

 

Nir Eyal, é um ex-professor da Stanford Graduate School of Business, e no livro (In) distraível ele entra em vários detalhes ligados às dificuldades de mantermos nossa concentração em uma tarefa nos tempos modernos e apresenta várias estratégias de como manter nosso foco nas tarefas que nos propusermos a fazer.

 

Usando muitos diagramas para apresentar itens de ação e pesquisas atuais sobre retenção de atenção, Eyal argumenta que aprender a lidar com o desconforto deve ser dominado para superar a distração. 

 

Para ele: 

 

“Administração de tempo é o mesmo que adminsitração da dor”.

 

Ele explora por que as pessoas se distraem e oferece soluções sobre como ajustar o pensamento de alguém para reimaginar gatilhos, entender a força de vontade e como solidificar sua identidade em torno de ser um "ser indistraível". 

 

Os capítulos são dedicados ao que Eyal considera as maiores distrações da vida, incluindo uso de smartphones, e-mail e socializar com colegas de trabalho e amigos. 

 

No final de cada capítulo, ele lista soluções para gerenciar esses gatilhos e dá dicas simples de como manter sua atenção nas tarefas.

 

Apresenta técnicas simples como o Encaixotamento do tempo (Timeboxing), e dá sugestões para reorganizar a tela do telefone, usar a pressão dos colegas de maneiras úteis através de micro-compromissos, bem como sugere que você se concentre em incentivos financeiros.

 

Eyal também sugere aplicativos que podem ajudar a atingir seus objetivos. 

 

As ideias de Eyal podem ajudar você a se relacionar melhor com as distrações e assim aprender a extrair mais resultados de cada um dos seus dias.

FÁCIL DE LER

 

O livro é uma leitura fácil. De fato, se assemelha a uma coletânea de diversos artigos , todos girando ao redor do tema de evitar distrações de forma podermos nos concentrar no que tem que ser feito.

 

Você pode começar de onde quiser e parar no final do capítulo. Isso torna o livro uma leitura fácil pois você pode se concentrar naqueles tópicos em que acha que precisa melhorar mais.

OS PONTOS FORTES

 

Ele tentou cobrir todos os aspectos ligados a distrações, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Vemos muitas estratégias práticas que podemos implementar facilmente e que podem nos ajudar a levar uma vida livre de distrações.

Algumas dessas estratégias são bem conhecidas, como remover todas as notificações do seu celular, remover todos os aplicativos de mídia social do telefone e acessá-los apenas no seu PC ou laptop ou dificultar o acesso ao telefone, mantendo-o dentro de um gaveta fechada ou a 10 metros de distância ou em uma sala diferente.

Algumas das estratégias são inovadoras, como decidir o que você fará em determinados momentos com certas pessoas (amigos ou familiares) para que, quando chegar a hora, não nos deixemos fazer outra coisa nem passemos mais do que o tempo determinado.

Outra idéia interessante que ele compartilha vem de um estudo de caso de hospital. Ele diz que, na maioria dos locais de trabalho modernos (escritórios abertos), as pessoas não percebem se e quando alguém está tentando se se concentrar para resolver um problema importante, logo todo mundo, interrompe todo mundo o tempo todo. Ele sugere que se pudéssemos indicar claramente às pessoas que nos cercam aqueles momentos em que precisamos nos concentrar, só isso aumentaria significativamente nossos resultados.

AS CINCO PRINCIPAIS IDEIAS DO LIVRO

 

  1. Ser (in) distraÍvel é aprender a canalizar sentimentos de insatisfação para melhorar as coisas;
  2. Para dominar os gatilhos internos, aprenda a lidar com o desconforto, observe os impulsos e permita que eles se dissolvam e reimagine o gatilho ou a tarefa;
  3. Para dedicar tempo à tração, transforme seus valores em tempo, agende um horário para si e para relacionamentos importantes e sincronize seu calendário com as partes interessadas;
  4. Para recuperar os gatilhos externos, defenda seu foco, envie menos e-mails, entre e saia das conversas em grupo em horários programados e desative as notificações da área de trabalho e dos dispositivos móveis;
  5. Para evitar distrações com pactos, planeje quando é provável que você se distraia, torne comportamentos indesejados mais difíceis e se adote a identidade de uma pessoa "indistraível".

CONCLUSÃO

 

Ao pensar em si mesmo como uma pessoal indistraível, você adota uma nova identidade.

 

E uma nova identidade vai dar a você o direito de fazer coisas "estranhas", como planejar meticulosamente seu tempo, recusar-se a responder a todas as notificações imediatamente ou colocar uma placa na sua mesa quando não quiser que te incomodem.

 

A Biblioteca do Ferramentas Mentais

AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR MINHAS INDICAÇÕES DE LIVROS PARA IMPULSINOAR SUA CARREIRA

Bem-vindo à biblioteca do Ferramentas Mentais!

Se você perdeu uma edição anterior do Clube do Livro, você a encontrará na Biblioteca do Ferramentas Mentais.

Para participar das promoçoes e sorteios você precisa assinar o Clube do Livro e passará a receber as notificações por e-mail.

Que conhecer mais sobre o Ferramentas Mentais?

JUNTE-SE À COMUNIDADE

Rolar para cima